Mais sobre: 10 coisas para fazer em Atenas
A capital da Grécia é um destino ideal para o turismo cultural sem sacrificar o relaxamento, as belas paisagens ou as ilhas paradisíacas. Aqui estão as 10 melhores experiências a não perder na sua viagem a Atenas.
1. Visitar a Acrópole
A Acrópole de Atenas é coroada pelo Partenon e os seus restos mortais estão localizados no topo de uma montanha que é visível de quase todo o centro da cidade. A entrada na Acrópole dá-lhe acesso a todos os vestígios da cidade, incluindo monumentos como:
- O Parthenon.
- O edifício Propylaea.
- O Templo de Atena Nike.
- O Templo de Erechtheion.
Pode visitar a Acrópole por conta própria, mas a minha recomendação é que contrate uma visita guiada para aproveitar ao máximo toda a cultura e significado do sítio arqueológico.
Em qualquer caso, se quiser ir por conta própria, é aconselhável comprar os seus bilhetes para a Acrópole online e com atenção para evitar as longas filas nas bilheteiras.
2. Fazer uma visita guiada à cidade
A cultura ateniense não termina com uma visita à Acrópole. No centro da cidade, há outros pontos turísticos imperdíveis que também não podem deixar de ser visitados:
- O Templo de Zeus.
- O Jardim Nacional.
- O Estádio Panathinaikó.
- Arco de Adriano.
- A Praça Syntagma.
A melhor maneira de ver estes e outros sítios importantes e de conhecer a sua história é fazer uma visita guiada a Atenas. O verdadeiro valor desta atividade reside nas explicações do guia, por isso, ao escolher uma opção ou outra, certifique-se sempre de que um guia local e especializado o acompanha durante a visita.
3. Participe numa excursão nos arredores
Perto de Atenas existem locais de grande interesse cultural que podem ser visitados numa visita organizada. É essencial ter um guia especializado durante o passeio e um veículo confortável e com ar condicionado para desfrutar da experiência.
Delfos
Delfos é uma cidade situada a duas horas da capital grega e as suas ruínas são um dos sítios arqueológicos mais importantes do país.
Dependendo do tempo que tiver disponível, pode escolher entre duas opções diferentes:
- Fazer uma viagem de um dia a Delfos a partir de Atenas: pode ver o sítio arqueológico, que inclui o Oráculo de Delfos, o Templo de Apolo, o tesouro ateniense ou o Santuário de Atena.
- Fazer uma viagem de dois dias a Delfos a partir de Atenas, que inclui também uma visita à cidade de Meteora.
Meteora
O nome Meteora significa "pedra no ar" e é uma homenagem à paisagem que aí se encontra, sem dúvida uma das mais belas de toda a Grécia. Os mosteiros de Meteora são uma das principais atracções desta ilha situada perto de Delfos, para a qual estão disponíveis várias excursões a partir de Atenas:
- Visitar Meteora a partir de Atenas de comboio: acompanhado por um guia especializado, percorrerá as paisagens da cidade, considerada Património Mundial da UNESCO, e visitará três mosteiros.
- Visitar Meteora a partir de Atenas numa excursão privada: esta opção é semelhante à anterior, mas a excursão será privada, ou seja, só para si e para os seus acompanhantes.
- Fazer uma viagem de 2 dias a Meteora a partir de Atenas: de autocarro, passando também por Delfos.
O Peloponeso
Ligada a Atenas pelo canal de Corinto, esta península é um ponto de passagem obrigatório para os amantes da história antiga. Nela se encontram sítios culturais como Micenas, Nafplio e Epidauro que não desiludirão o viajante. Pode ser visitada numa viagem de um dia a partir de Atenas.
Mykonos
Na mítica ilha dos moinhos de vento, pode passar um dia de sonho numa visita totalmente organizada e guiada, para que só tenha de se preocupar em desfrutar desta joia do Mar Egeu. Tal como acontece com as outras cidades, uma excursão é uma das melhores formas de chegar a Mykonos a partir de Atenas:
- Reserve uma excursão a Mykonos a partir de Atenas: viajará de ferry até à ilha, onde poderá passear pelas suas ruas calcetadas, ver a Pequena Veneza e admirar os seus míticos moinhos de vento.
Cabo Sunio
Outro ponto obrigatório na sua viagem a Atenas é o espetacular Cabo Sunio. Aqui verá o Templo de Poseidon no topo de um penhasco e, se a sua visita coincidir com o pôr do sol, poderá ver um dos pores-do-sol mais espectaculares do mundo:
- Passeiopelo Cabo Sunio: este passeio de meio dia começa à tarde para poder assistir ao pôr do sol - a não perder!
- Visita ao Cabo Sunio e ao Templo de Poseidon: esta opção inclui a entrada no templo e o seu guia irá contar-lhe tudo sobre a história e a mitologia grega deste local sagrado.
- Visita privada do Cabo Sunio e do Templo de Poseidon: semelhante à anterior, mas só para si e para o seu grupo.
4. Visita à cidade em autocarro turístico
A cidade de Atenas tem alguns pontos turísticos magníficos, mas nos meses de verão o calor impede-o de os apreciar com conforto.
R eservar um lugar no autocarro turístico de Atenas é uma excelente forma de percorrer a cidade sem se cansar, enquanto desfruta de vistas panorâmicas e de comentários áudio que o ajudam a ligar-se aos monumentos e à história da cidade. Pode comprar um bilhete válido por24 ou 72 horas, dependendo da duração da sua estadia em Atenas. Isto é ideal para os viajantes que têm pouco tempo na cidade e não querem perder uma visão geral da cidade.
Para aqueles que gostam de fazer um pouco de exercício enquanto conhecem a cidade, não há melhor plano do que um passeio de bicicleta por Atenas- consegue imaginar ver os monumentos gregos antigos com um guia especializado enquanto anda de bicicleta?
5. Fazer um cruzeiro pelas ilhas gregas
Mesmo se estiver em Atenas por pouco tempo, terá a oportunidade de visitar outras ilhas da Grécia numa excursão de dia inteiro. Uma viagem às Ilhas Gregas levá-lo-á a três ilhas, cada uma com paisagens autênticas que lhe darão uma imagem mais completa do país.
- Hydra é conhecida pelas suas casas de pedra e pelas vistas panorâmicas sobre as colinas.
- Poros é uma pequena ilha com um porto pitoresco que vai adorar fotografar.
- Em Aegina, conhecida pelos seus templos, pode acrescentar à sua reserva uma visita guiada ao Templo de Aphaea, dedicado à deusa grega Aphaia.
6. Passeio pelo bairro de Plaka
Plaka é um dos bairros mais autênticos de Atenas e um dos preferidos de muitos viajantes que visitam Atenas. Situa-se no sopé da Acrópole e a sua principal atração é o facto de as suas ruas e arquitetura manterem o encanto da Grécia tradicional.
É uma paragem obrigatória em muitas das visitas guiadas de Atenas.Um conselho: quando visitar o bairro, evite as ruas mais turísticas e passeie o mais possível. Uma vez terminada a exploração de Plaka, caminhe até ao bairro vizinho de Anafiotica, onde as fachadas de terra e as ruas labirínticas dão lugar a casas brancas e azuis dignas de um postal.
Recomendo também um passeio noturno pelas suas ruas: os espectáculos de música grega nas tabernas não o deixarão indiferente. Se quiser saber mais sobre este bairro, visite o nosso artigo onde pode veras melhores coisas para fazer em Plaka.
7. Provar a comida local
Pode ou não ficar fã da cozinha grega depois da sua viagem, mas o que é certo é que não pode deixar Atenas sem provar algumas das suas especialidades. A Grécia tem mais pratos do que apenas o famoso iogurte (que também pode pedir) e alguns dos mais populares são:
- Moussaka: uma espécie de lasanha de legumes
- Gyro: carne desfiada servida em pão pita.
- Feta Me Meli: queijo feta cozido embrulhado em massa filo
- Souvlaki: uma espetada de carne de porco, frango ou borrego servida com legumes e pão pita.
- Tzatziki: um aperitivo feito com iogurte, alho, azeite e endro fresco.
- Salada grega: caso não conheça os ingredientes, inclui tomate, azeitonas, pepino e queijo feta.
Não há dúvida de que reservar uma excursão gastronómica a Atenas é uma das melhores formas de provar todas as suas especialidades.
8. Apreciar as vistas da cidade
Parece que quem não vê uma cidade de cima não a viu de todo e, talvez inconscientemente, muitos de nós fazem as suas viagens à procura de miradouros ao longo do caminho. Há vários em Atenas e são ideais para ver o pôr do sol e as vistas da Acrópole iluminada. Eu recomendo dois:
- O monte Lycabettus. O miradouro mais famoso de Atenas situa-se a dois quilómetros do centro e pode ser subido a pé ou de funicular. A vista do Panteão iluminado é de cortar a respiração.
- Colina de Philopappou. Situado a sul da cidade, embora a subida exija algum esforço, as árvores que ladeiam o caminho proporcionam sombra durante a subida. Ver o pôr do sol aqui vale o esforço da subida.
9. Fazer compras no bairro de Monastiraki
Bairro de influência turca, repleto de mesquitas, restaurantes tradicionais, lojas e agitação. É essencial passear por ele durante a sua visita e parar para observar os pormenores que encontrará nas suas lojas e bancas de comida. Há também dois locais muito interessantes para visitar: a Torre dos Ventos e a Biblioteca de Adriano. Não deixes o bairro sem comer num dos seus restaurantes.
10. Visite a Ágora Romana e a Ágora Antiga
Ágora significa praça ou assembleia, dois conceitos que na Grécia antiga estavam intimamente ligados, pois era precisamente nas praças das cidades que todos os habitantes da cidade se reuniam para comerciar e discutir assuntos políticos. Se quiser fazer uma viagem no tempo, a visita a estas duas praças durante a sua estadia em Atenas é obrigatória: - Na Ágora Antiga encontrará um dos edifícios mais bem conservados de toda a Grécia: o Templo de Hefesto (fará lembrar um pouco o Partenon), aberto ao público durante a manhã. Outros pontos de interesse perto desta praça são o Odeão de Agripa, a Via Panathenaica e a Stoa de Átalo.
- A Ágora Romana, por sua vez, situa-se perto do bairro de Monastiraki e alguns dos seus recantos fazem lembrar o Fórum de Roma. Foi construída entre 19 a.C. e 11 a.C. pelo imperador Augusto. Pode visitá-lo todos os dias, das 8 às 17 horas.
A propósito, se fizer um passeio de bicicleta por Atenas, pode seguir um caminho secreto na Ágora que o levará ao nascimento da democracia.
Algumas dicas para a sua viagem a Atenas
Depois de ter confirmado os seus transferes do aeroporto de Atenas, é sempre uma boa ideia organizar a sua viagem de acordo com o tempo que tem disponível. Atenas tem muito para ver e fazer. Para o ajudar a organizar a sua viagem, eis uma lista de guias de viagem com as melhores coisas para ver e fazer em Atenas, divididas por dias:
- O que ver e fazer em Atenas em 1 dia
- O que ver e fazer em Atenas em 2 dias
- O que ver e fazer em Atenas em 3 dias
- O que ver e fazer em Atenas em 7 dias
Se está a pensar qual a melhor altura para visitar a capital grega, quer seja no inverno ou no verão, há sempre algo para todos. De janeiro a dezembro, passando pela época natalícia, Atenas tem grandes coisas reservadas para si, pelo que uma escapadela para explorar a sua incrível história e natureza é sempre uma boa ideia.