O que ver e fazer em Amalfi em 3 dias

Embora três dias em Amalfi possa parecer pouco tempo, quero mostrar-lhe como aproveitar ao máximo o seu tempo com este guia de três dias no paraíso italiano.

Nicolas Reffray

Nicolas Reffray

leitura de 8 minutos

O que ver e fazer em Amalfi em 3 dias

Vista del puerto de Amalfi |©Daniel Weber

Se está a planear uma viagem a Amalfi e só tem três dias para explorar esta bela região costeira de Itália, este artigo é para si. Aqui encontrará um itinerário detalhado de coisas para ver e fazer em Amalfi com as melhores recomendações para tirar o máximo partido da sua viagem.

Dia 1: Passeie pelas ruas de Sorrento e desfrute das praias de Positano

Rua de Sorrento|©abaesel
Rua de Sorrento|©abaesel

Comece este primeiro dia na Costa Amalfitana com um passeio pelas belas Positano e Sorrento. Estando separadas por apenas 17 quilómetros, Sorrento e Positano são duas regiões de Amalfi que podem ser visitadas no mesmo dia, dando-lhe tempo de sobra para desfrutar de ambas.

Passear por Sorrento

Sorrento é a maior cidade à beira-mar da Costa Amalfitana. Tem um grande encanto e vale bem a pena visitá-la. Entre as coisas que pode fazer, pode visitar:

  • A Catedral de Sorrento.
  • A Igreja de San Francesco.
  • O Museo Correale di Terranova, que alberga uma impressionante coleção de arte e objectos antigos.
  • As suas lojas, onde pode comprar presentes ou lembranças da sua viagem.

Fazer um passeio de barco em Positano

Depois de passar meio dia em Sorrento, recomendo que apanhe o autocarro 5070 para Positano. Lá, é possível contratar um passeio de barco para começar a percorrer a costa desta bela cidade e seus arredores. Sem dúvida, um dos melhores passeios de barco em Amalfi.

Esta é definitivamente uma das actividades a não perder durante a sua visita à Costa Amalfitana. Ideal para desfrutar de um dia cheio de sol, mar e vistas espectaculares. Durante o passeio de barco poderá:

  • Apreciar as vistas deslumbrantes da costa.
  • Admirar a aldeia de uma perspetiva única.
  • Ver as praias, os penhascos e as grutas marinhas que tornaram Positano famosa.

Reservar um passeio de barco pela Costa Amalfitana

Visitar as melhores praias de Positano

Depois do passeio de barco, nada melhor do que aproveitar a oportunidade para visitar as mais belas praias da região. Todas elas oferecem um ambiente tranquilo, águas cristalinas e a possibilidade de aproveitar o sol e a areia.

  • Spiaggia Grande: a praia mais famosa de Positano, onde encontrará numerosos restaurantes e lojas onde poderá comprar recordações da sua visita.
  • Fornillo: uma praia mais pequena, mas não menos bonita, que se destaca pela sua oferta de desportos aquáticos, como caiaque e paddle surf.
  • Laurito: embora seja um pouco mais difícil de alcançar, encontrará alguma privacidade, pois é uma praia muito menos concorrida e mais descontraída.

Fazer o Caminho dos Deuses em Positano

Positano não se resume à praia. O Caminho dos Deus es é considerado uma das mais belas trilhas para caminhadas na Costa Amalfitana.

A maioria dos visitantes começa a caminhada em Sorrento (de onde pode reservar uma visita guiada ao Caminho dos Deuses), e a caminhada em si demora cerca de quatro horas, mas também pode começar a caminhada a partir de Positano.

Ao longo do caminho, terá a oportunidade de desfrutar de uma vista panorâmica de toda a Costa Amalfitana de uma perspetiva que a maioria dos turistas não chega a ver. O trilho é fácil de seguir, por isso não precisa de um guia. É um passeio obrigatório, especialmente se visitar Amalfi em junho, devido às temperaturas quentes.

  • Depois deste dia de aventura, pode apanhar o 5070 de volta a Amalfi, embora o meu conselho seja optar por um táxi ou um ferry.

Reservar uma excursão ao Caminho dos Deuses

Dia 2: Veja o melhor de Atrani e Amalfi

Fabulosa vista para o mar, Atrani, Itália|©Andrey Sulitskiy
Fabulosa vista para o mar, Atrani, Itália|©Andrey Sulitskiy

Neste segundo dia, sugiro um passeio por Atrani e Amalfi, pois as duas cidades vizinhas oferecem uma combinação perfeita de tranquilidade, emoção, cultura e história.

Ambas têm um centro histórico repleto de monumentos e jóias arquitectónicas, bem como uma zona costeira privilegiada. E por estarem tão próximas uma da outra, o ideal é tirar um dia inteiro para conhecer o melhor de cada uma.

Visitar a pequena praça de Atrani

Atrani fica a apenas 5 minutos de autocarro do centro de Amalfi. Pode optar pelo autocarro 5120 ou 5110. A Piazza Umberto I é o centro nevrálgico da cidade. É um belo pátio urbano onde os habitantes locais e os turistas se reúnem desde o início da manhã até ao fim da tarde.

A praça tem muitos bares e restaurantes, bem como os degraus da igreja de San Salvatore (São Salvador), onde é comum os transeuntes sentarem-se e relaxarem.

La Piazzetta é um local ideal para provar deliciosas especialidades locais com uma boa vista, uma vez que fica a poucos passos do mar.

Aprecie a arquitetura da igreja de San Salvatore di Birecto

Atrani é uma cidade pequena, por isso pode andar por todo o lado. A igreja de San Salvatore di Birecto é o edifício mais proeminente da Piazzetta di Atrani.

Foi construída no século X e tem uma torre sineira sobre o relógio na fachada da igreja. Possui também uma porta de bronze de 1087, doada por um rico comerciante, bem como um pluteus de mármore do século XII, representando uma cena alegórica com dois pavões em relevo e uma árvore no centro.

Conhecer a igreja de Santa María del Bando

A Igreja de Santa Maria del Bando está situada na parede rochosa abaixo da Torre dello Ziro. É uma capela antiga à qual se pode chegar se se ousar subir as suas centenas de degraus.

Segundo a tradição, a igreja deve o seu nome ao costume de anunciar avisos do cimo do seu terraço. Em italiano, este tipo de anúncio chama-se "bando". Junto à igreja encontra-se a Gruta dos Santos, onde na Idade Média existiu um eremita.

Visitar a Colegiada de Santa Maria Madalena

A Colegiata de Santa Maria Magdalena foi fundada em 1274 sobre as ruínas de uma antiga fortaleza medieval. Foi construída pelos cidadãos em agradecimento a S.M. Magdalena por os ter libertado de uma guarnição de soldados sarracenos.

Situa-se no promontório sobranceiro à cidade, pelo que se pode desfrutar de uma vista espetacular sobre o Golfo de Salerno, um dos locais mais bonitos da Costa Amalfitana.

Visitar a Catedral de Amalfi

Pode ir a Amalfi de autocarro que, como já referi, fica apenas a 5 minutos de Atrani. Visitar a Catedral de Am alfi é uma experiência única e um magnífico exemplo da arquitetura medieval italiana e um importante local religioso.

Construída no século IX, a catedral apresenta uma impressionante fachada árabe-normanda e uma majestosa escadaria de mármore. No interior, é possível admirar a magnífica nave central, os mosaicos, os frescos na abside e a capela de São Pantaleão.

A catedral também alberga uma cripta com as relíquias de Santo André, o que faz dela um destino para milhares de peregrinos.

Passeie pelas ruas de Amalfi e prove a sua gastronomia

A catedral de Amalfi está localizada na praça principal da cidade, tornando-a o ponto de partida perfeito para explorar as ruas de Amalfi. Uma das primeiras coisas que se nota ao percorrer as ruas é a beleza dos edifícios. Por tudo isso, a opção ideal é fazer uma das melhores visitas guiadas a Amalfi.

Caminhando pelo centro histórico, encontrará muitas lojas e pequenos mercados onde poderá comprar lembranças e artesanato local, como cerâmica e têxteis. E se gosta de doces, não pode perder os deliciosos limoncellos e os tradicionais biscoitos de amêndoa conhecidos como amaretti.

A cidade também é famosa pela sua gastronomia, por isso há muitas opções para um delicioso almoço:

  • A famosa sopa de peixe "zuppa di pesce".
  • O "spaghetti alle vongole".
  • Massa com amêijoas num molho de tomate e alho.
  • A pizza napolitana é um clássico que vale a pena experimentar.
  • Quanto às bebidas, nada melhor do que um bom vinho local, como o Taurasi ou o Greco di Tufo.

Reservar uma aula de culinária em Amalfi

Relaxar nas praias de Amalfi

Depois de percorrer tantas atracções e de se deliciar com a melhor gastronomia local, nada melhor do que recarregar baterias numa das melhores praias de Amalfi.

Conhecidas pela sua areia fina e macia e pelas suas águas cristalinas e refrescantes, estas belas praias têm inúmeros bares na sua periferia, onde pode desfrutar de um delicioso cocktail ou de uma bebida refrescante. É a altura ideal para desfrutar da brisa do mar e do sol, enquanto aprecia a beleza das vistas panorâmicas e das falésias de cortar a respiração que rodeiam as praias de Amalfi.

Reservar um passeio de barco pela Costa Amalfitana

Dia 3: Desfrutar de Ravello

Ravello|©Bob
Ravello|©Bob

Para este terceiro e último dia na região de Amalfi, sugiro que visite Ravello. É uma vila situada a 365 metros acima do nível do mar e foi reconhecida como Património Mundial pela UNESCO em 1997.

Ao contrário de outras cidades costeiras, Ravello não tem praias. Situa-se a 6 quilómetros de Amalfi e pode ser alcançada pelo autocarro 5110.

Visitar a Catedral de Ravello

A Catedral de Ravello ou (Duomo di Ravello) é um belo edifício com uma fachada simples e uma porta de 1179 criada por Barisano da Trani. Está localizada na Piazza Duomo em Ravello e foi construída entre 1086 e 1087.

No interior da catedral existe uma relíquia com o sangue de San Pantaleone, que todos os anos apresenta o fenómeno de liquefação. O ambão de mármore do Evangelho, obra do escultor Bartolomeo da Foggia, datada de 1272, é também notável.

Visita à Villa Rufolo

A poucos metros da catedral encontra-se a Villa Rufolo, a principal atração turística de Ravello, não só porque acolhe o Festival de Ravello, mas também pela sua beleza e sobretudo pela incrível vista panorâmica de toda a Costa Amalfitana e do Golfo de Salerno.

Trata-se de uma antiga villa nobre que pertenceu à poderosa família Rufolo, uma família de banqueiros e comerciantes da cidade. A villa tem:

  • Duas torres e dois terraços construídos sobre a rocha, de onde se pode desfrutar de vistas deslumbrantes de toda a Costa Amalfitana.
  • O Auditório do Festival de Ravello.
  • Um pequeno museu.
  • Um claustro.
  • Uma capela.
  • Várias salas importantes e jardins maravilhosos.

Passeio pela Villa Cimbrone

Villa Cimbrone é uma villa de grande importância em Ravello agora convertida num hotel de 5 estrelas. No entanto, o seu Terraço do Infinito, considerado um dos mais famosos e espectaculares terraços da Costa Amalfitana, está aberto ao público para que se possa desfrutar de uma das mais belas vistas panorâmicas da região.

Os visitantes podem passear pelos belos jardins e tomar um café ou uma bebida no bar próximo.

  • Preço: Cerca de 8 euros por pessoa, uma vez que se trata de uma villa privada.
  • Como chegar lá: a villa só é acessível através de uma escada e a 20 minutos a pé da Catedral de Ravello.

Compras de lembranças na Via Roma

Localizada no centro histórico da cidade, esta é uma rua onde os visitantes podem comprar lembranças, produtos típicos, pinturas, vinhos e o famoso limoncello. No final desta rua é possível visitar a emblemática Igreja de Santa Maria a Gradillo, um símbolo da história de Ravello.

Visitar a Igreja de San Giovanni del Toro

A Igreja de San Giovanni del Toro tem um passado histórico importante, uma vez que foi construída no século XI pelas famílias patrícias da cidade, incluindo as famílias Muscettola, Pironti, Rogadeo e Rufolo.

Foi mais tarde restaurada em 1715, depois de ter sido afetada por um terramoto. No interior da igreja podem ver-se vários frescos e o púlpito, decorado com bacias persas do século XIII.

Finalmente, podem regressar a Amalfi para jantar na zona portuária e despedir-se da cidade italiana com um postal das suas casas iluminadas.

Reservar uma visita guiada ao Caminho dos Deuses