Mais sobre: Melhores coisas para fazer em Amalfi
Pela beleza das suas paisagens e pelas águas quentes das suas praias, a Costa Amalfitana é um dos destinos mais visitados em Itália. E Amalfi é a principal cidade e uma das mais belas da região da Campânia, sobretudo pela combinação de vistas paradisíacas e arquitetura medieval.
Algumas das melhores coisas para ver e fazer em Amalfi incluem passear pela Piazza del Duomo, visitar a pitoresca Catedral de Santo André Apóstolo, dar um mergulho no Lido Delle Sirene, apreciar as vistas panorâmicas da região a partir da Torre dello Ziro e visitar os jardins da Villa Rufolo.
1. Passeio pela Piazza del Duomo
A Piazza del Duomo, situada no coração da cidade, é a praça principal de Amalfi e tem esse nome devido à sua proximidade com a Catedral de Santo André Apóstolo, um edifício românico árabe-normando que é também uma das mais famosas atracções da Campânia.
A Piazza del Duomo é o epicentro da vida social e cultural de Amalfi e um local popular para os turistas visitarem. Na Piazza del Duomo é possível relaxar, almoçar e desfrutar de uma vista panorâmica da cidade e do Mar Tirreno.
Mas é também o local onde se podem apreciar os pratos típicos da cozinha local, pelo que será também o ponto de encontro para o início dos melhores passeios gastronómicos de Amalfi. Nos arredores da Piazza del Duomo também se encontram cafés onde se pode saborear um café italiano.
Detalhes interessantes
- Localização: Piazza Duomo, Amalfi.
- Como chegar: Autocarros 5070 e 5120.
2. Dar um mergulho no Lido Delle Sirene
Lido Delle Sirene é um famoso trecho de costa perto do porto de Amalfi e da Marina Grande, ideal para as melhores vistas do Mar Tirreno. Ao contrário de outras praias da cidade, é muito menos frequentada e oferece todo o tipo de instalações, tais como balneários, duches, restaurantes e aluguer de guarda-sóis.
Lido Delle Sirene (a praia das Sereias) é normalmente incluída nos itinerários dos melhores passeios em Amalfi e é considerada uma das mais belas praias da Costa Amalfitana. No entanto, tem uma costa rochosa, o que dificulta as excursões de snorkelling e mergulho.
O Lido Delle Sirene é uma das melhores praias de Amalfi, mas a maioria das instalações são pagas, por isso pode não ser a opção mais barata, mas vale a pena conferir. Também pode ser possível vê-la do mar quando reservar um passeio de barco ao longo da costa de Amalfi.
Pormenores interessantes
- Localização: Piazzale dei Protontini 4, Amalfi.
- Como chegar lá: Autocarros 5110.
3. Aprecie as vistas panorâmicas da Torre dello Ziro.
A Torre dello Ziro é uma antiga fortaleza que foi construída no século XV para manter a costa a salvo dos piratas, uma vez que durante a Idade Média Amalfi era um dos principais portos de Itália no Mar Tirreno.
Esta estrutura de pedra foi construída com vista para o Golfo de Salerno, pelo que a partir daqui é possível desfrutar de algumas das melhores vistas panorâmicas da costa de Amalfi.
A Torre dello Ziro é um dos miradouros mais famosos da região e se planear passar os meses de verão, quando o pôr do sol é claro, poderá vislumbrar um dos melhores pores-do-sol da Campânia.
Pormenores interessantes
- Localização: Via Valle delle Ferriere 36, Pontone.
- Como chegar: através das linhas de autocarro 5110 e 5120 ou através de um percurso pedestre que demora 3 a 4 horas.
- Preço: A entrada na torre é gratuita, mas só se pode subir pelo exterior da fortaleza.
- Recomendação: Se gosta de caminhadas, recomendo que reserve uma excursão ao Valle delle Ferriere a partir de Amalfi.
4. Ver as falésias de Amalfi a partir do mar
Reservar um passeio de barco ao longo da Costa Amalfitana para ver as falésias da Costa Amalfitana a partir do mar é uma das melhores alternativas para descobrir os edifícios coloridos e todas as construções que estão localizadas em direção à costa do Mar Tirreno.
Recomendo que escolha alguns dos melhores passeios de barco em Amalfi para desfrutar de um perfil diferente da cidade. A maioria dos passeios começa no porto de Marina Coppola e durante a viagem terá tempo para dar um mergulho e descobrir outras cidades próximas, como Ravello, Atrani e Positano, a partir da costa.
Para além disso, também aprenderá sobre a fauna marinha da Campânia e visitará as grutas, cavernas, cascatas e locais históricos da região. Se quiser, pode também optar por um passeio noturno, que é uma das melhores coisas para fazer à noite em Amalfi
Detalhes interessantes
- Preço: 137 euros por pessoa.
- Duração: aproximadamente 4 horas.
5. Faça um passeio pela Via dei Mercanti e prove o limoncello.
A Via dei Mercanti é uma das principais ruas da cidade e o epicentro das compras na Campânia. Esta artéria está repleta de lojas que vendem as mais famosas marcas de roupa italianas e europeias, edifícios históricos, restaurantes e cafés. À noite, é também o centro da vida nocturna.
A melhor maneira de explorar a Via dei Mercanti é a pé, especialmente se planear visitar Amalfi em junho ou durante os meses de verão, quando a temperatura é quente e o tempo está agradável.
Outra caraterística da Via dei Mercanti é que encontrará muitos locais que oferecem o tradicional limoncello, uma bebida feita de casca de limão que é tão popular em Itália como o vinho, se não mais. Na Ruga Nova Mercatorum pode experimentar este licor que, por vezes, é o centro das atenções quando se reserva uma aula de culinária em Amalfi.
6. Visitar os jardins da Villa Rufolo
A Villa Rufolo é um edifício histórico em Ravello que se destaca pelos seus jardins, construídos em varandas com vista para o Mar Tirreno, e pela sua arquitetura mourisca. É possível passear pelos jardins, repletos de flores, fontes e esculturas, e desfrutar de vistas panorâmicas sobre a costa.
A Villa Rufolo é também um dos principais locais de Ravello, acolhendo os eventos culturais da cidade, bem como o festival de música mais importante de Itália.
Se quiser aproveitar ao máximo a sua visita a Ravello, pode também visitar o museu Villa Rufolo, que exibe obras de arte, achados arqueológicos e partituras de Richard Wagner. Pode também passear pelas ruas estreitas da cidade, muitas vezes repletas de lojas de artesanato e bancas de comida.
Detalhes interessantes
- Localização: Piazza Duomo 1, Ravello.
- Horário de funcionamento: diariamente, das 9.00 às 16.30 horas.
- Como chegar: de autocarro, linha 5110, ou de carro, pela estrada SS373.
7. Visita ao Claustro do Paraíso
O Claustro do Paraíso é uma das principais atracções de Amalfi e também uma das mais belas. Esta galeria aberta, decorada com elementos árabes, está ligada à Catedral de Santo André Apóstolo, mas é uma construção diferente desta. Foi construída no século XIII para albergar os túmulos da nobreza da Costa Amalfitana e desde então.
Este local ocupa um lugar central na história da cidade, pois contém as relíquias de Santo André Apóstolo e também a antiga abóbada incrustada de pedras preciosas que pertenceu ao bispado de Amalfi. O Claustro do Paraíso é também considerado uma obra-prima da arquitetura medieval italiana.
Para aceder ao Claustro, é necessário entrar primeiro na Catedral, mas são duas visitas e atracções independentes que podem ser visitadas por si só. Destaca-se também pelos seus mosaicos bizantinos e pelos seus jardins.
Detalhes interessantes
- Localização: Via Salita Episcopio 1, Amalfi.
- Preço: A entrada no Claustro tem um custo inicial de aproximadamente 3 euros por pessoa.
- Horário de funcionamento: diariamente, das 9h30min às 17h30min.
- Como chegar: através das linhas de autocarro 5110.
8. Conheça a Catedral de San Andrés Apóstolo
A Catedral de Santo André Apóstolo é a principal atração de Amalfi e também uma das mais importantes da Costa Amalfitana, já que este edifício religioso românico árabe-normando do século IX abriga:
- As relíquias do santo depois de terem sido transportadas de Constantinopla em 1208.
- O sarcófago do arcebispo Pietro Capuano, que se tornou uma das pessoas mais importantes da Igreja Católica no século XIII.
- Um altar incrustado com pedras preciosas.
- Mosaicos medievais, frescos e relíquias da Terra Santa.
- A entrada do Claustro do Paraíso, onde se encontram as relíquias do apóstolo Santo André.
O desenho da Catedral mostra as influências que a cidade teve ao longo da história, uma vez que Amalfi se tornou o mais importante porto italiano no Mar Tirreno. Este cruzamento cultural pode ser visto nas torres árabes que, combinadas com as portas de bronze do Golfo Pérsico, formam uma das mais belas fachadas de uma catedral europeia.
Pormenores interessantes
- Localização: Piazza Duomo 1, Ravello.
- Preço: 3 euros por pessoa, aproximadamente.
- Horário de funcionamento: diariamente das 10.00 às 18.00 horas.
- Como chegar lá: autocarro da linha 5110.
9. Visitar o Museu do Papel
O Museo della Carta ou Museu do Papel está instalado num moinho de pedra e não só apresenta exposições de instrumentos originais que remontam ao século XIII, como também é um testemunho do passado industrial da cidade, que esteve profundamente ligado à produção de papel e folhas.
Tem amostras de prensas de impressão, prensas, malhos de madeira e manuscritos da Idade Média, o que é um verdadeiro tesouro, uma vez que este período histórico foi conhecido como a Idade das Trevas devido à pouca informação e documentação que sobreviveu até aos dias de hoje. Para além disso, pode também assistir a demonstrações para perceber como funcionavam as máquinas antigas.
No Museu do Papel pode também visitar a loja, que oferece presentes e lembranças temáticas aos visitantes, incluindo artesanato em papel feito de flores secas e artigos de papelaria.
Detalhes interessantes
- Localização: Via delle Cartiere 23, Amalfi.
- Preço: 12 euros por pessoa, aproximadamente.
- Horário de funcionamento: diariamente das 10.00 às 18.30 horas.
- Como chegar lá: autocarro da linha 5110.
10. Visitar Positano, Ravello e Atrani
Amalfi é a mais famosa das cidades da Costa Amalfitana, mas a região também inclui alguns dos lugares mais bonitos de Itália, como Positano, Ravello e Atrani, que pode visitar nas melhores excursões de um dia a partir de Amalfi ou por conta própria.
Positano é uma bonita aldeia de ruas íngremes e estreitas e é considerada a Pérola da Costa Amalfitana. Ravello é famosa pelas suas luxuosas villas árabes, incluindo Rufolo, e pelas suas ruelas estreitas. E Atrani, que é uma das mais pequenas e pitorescas, tornará mágicas todas as fotografias que lá tirar.
Algumas excursões também incluem Minori, Maiori e Praiano, mas pode ainda aproveitar ao máximo a sua visita a Amalfi explorando as aldeias circundantes.
Planear a sua viagem a Amalfi
Qualquer altura do ano é uma boa altura para visitar este paraíso nas margens do Mar Tirreno. Com temperaturas amenas durante todo o ano, mesmo no inverno é possível desfrutar de passeios de barco ou de actividades ao ar livre, como trekking e caiaque, em Amalfi.
Para conhecer as melhores atividades por estação do ano não deixe de visitar os posts que a Hellotickets preparou para você:
- 10 coisas para ver e fazer em Amalfi em janeiro
- 10 coisas para ver e fazer em Amalfi em fevereiro
- 10 coisas para ver e fazer em Amalfi em março
- 10 coisas para ver e fazer em Amalfi em abril
- 10 coisas para ver e fazer em Amalfi em junho
- 10 coisas para ver e fazer em Amalfi em setembro
- 10 coisas para ver e fazer em Amalfi em outubro
- 10 coisas para ver e fazer em Amalfi em novembro
- 10 coisas para ver e fazer em Amalfi em dezembro
Além disso, se gosta de organizar as suas visitas de acordo com a duração da sua escapadela, temos para si os nossos guias de viagem para explorar Amalfi sem perder o melhor:
- O que ver e fazer em Amalfi em 2 dias
- O que ver e fazer em Amalfi em 3 dias
- O que ver e fazer em Amalfi em 4 dias
- O que ver e fazer em Amalfi em 5 dias
Finalmente, recomendo que reserve os seus transferes entre o aeroporto mais próximo e Amalfi para conhecer todas as opções e chegar ao seu alojamento em Amalfi com conforto. Agora só te resta... Aproveitar!