8 coisas para ver e fazer em Amalfi em novembro
Em novembro, a temperatura em Amalfi começa a descer e o número de turistas que visitam a cidade começa a diminuir. É, portanto, um mês ideal para aproveitar as interessantes propostas que a Costa Amalfitana tem para oferecer.
novembro coincide com a época baixa em Amalfi, quando começa o inverno e as praias, que no verão estão cheias de guarda-sóis, espreguiçadeiras e banhistas a bronzearem-se, começam a esvaziar-se para dar lugar à paz e ao relaxamento que muitas vezes procuramos.
No entanto, a cidade continua a oferecer muitas coisas interessantes para fazer em Amalfi, emolduradas pelas suas belas paisagens e rica história, como visitar museus, assistir a festas religiosas, provar a sua gastronomia ou simplesmente dar um passeio para visitar locais e tirar as melhores fotografias apreciando a arquitetura árabe-siciliana e a paisagem mediterrânica.
1. Aproveite o inverno para saborear a gastronomia de Amalfi
Em Amalfi pode saborear os melhores pratos típicos da Costa Amalfitana, pelo que é ideal fazer um reconhecimento gastronómico da cidade. Além disso, as temperaturas de novembro são perfeitas para degustar pratos típicos quentes nos melhores restaurantes de Amalfi.
São muitos os pratos deliciosos que se podem provar nesta cidade, como as sempre presentes massas e pizzas que são um must nesta região. Entre os pratos típicos, também vale a pena mencionar:
- Ndunderi
- Scialatielli mexilhões e amêijoas
- Lula alla praianese
- Sopa marinada
- O pastarelle de Amalfi e o babà
Outra opção interessante é reservar uma aula de culinária em Amalfi, que normalmente inclui um passeio pela cidade e pela Costa de Amalfi, onde aprenderá os segredos da gastronomia típica de Amalfi, bem como degustações de deliciosas comidas e bebidas.
2. Desfrute das águas de Amalfi de uma forma diferente
Como é habitual, em novembro não deve apetecer-lhe nadar na costa de Amalfi. Embora as temperaturas sejam moderadas, uma vez que estamos no Mediterrâneo, a água é mais fria do que no resto das estações e não favorece a natação.
Mas isso não significa que tenha de renunciar a um bom mergulho, mesmo que não seja no mar. Uma vez que é preciso deixar a praia para trás, novembro é o mês perfeito para desfrutar de outras atracções de Amalfi, como visitar o seu spa com banhos romanos e experimentar um banho e uma massagem relaxantes.
Esta é uma atividade altamente recomendada para casais e perfeita para os dias de chuva na cidade. As termas de Amalfi são muito completas e dispõem também de argillarium, banho mediterrânico, pedilúvio, hidromassagem e duches emocionais. Depois de uma manhã a percorrer a cidade de alto a baixo, esta experiência vai certamente relaxá-lo completamente.
3. Visite a Cattedrale di Sant'Andrea Apostolo em paz e sossego
A Catedral de Santo André Apóstolo, ou mais comumente chamada de Catedral de Amalfi, é um grande complexo arquitetónico construído no século XI na Piazza del Duomo. É dedicada a Santo André Apóstolo, e foi remodelada várias vezes, pelo que alberga vários estilos arquitectónicos, sendo o mais predominante o românico árabe-normando.
Esta igreja costuma receber muitos visitantes, pelo que a encontrará sempre como parte dos melhores passeios em Amalfi, pelo que recomendo que visite este complexo em novembro, pois o tempo ainda costuma estar bastante agradável, com muitos dias de sol, e os turistas são poucos.
Diz-se que esta igreja é o local do milagre do maná, um líquido oleoso que jorra da cripta de Santo André e é recolhido pelo arcebispo, para que os fiéis possam levar um pouco dele consigo em algodão ou pano, pois acredita-se que este líquido teria produzido curas ou outros milagres.
Para mais informações
- Localização: Piazza Duomo 1, 84001 Amalfi, Salerno, Itália
- Horário de visita: diariamente das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 16h30.
- Horário damissa: dias de semana, sábados e vésperas às 19.00 horas. Domingos e feriados: 7h30, 10h; missa familiar, 11h15 e 19h.
Lorena's Traveller Tip
Há ainda uma outra crença que pode interessar-lhe: se for com o seu parceiro e/ou amante, não suba as escadas de mãos dadas, pois isso traria má sorte e, se o fizer, a ligação terminará em pouco tempo.
4. Sinta-se como um local na festa de Sant' Andrea
Todos os anos, a 30 de novembro, a cidade de Amalfi veste-se a rigor para comemorar o santo padroeiro da cidade, Santo André Apóstolo, com a sua festa religiosa mais querida, o festival de Sant' Andrea.
Nesta celebração de inverno, no final da missa, todos os presentes esperam que a estátua de bronze do apóstolo seja trazida para fora e acompanham-na numa procissão pelas ruas de Amalfi. A figura do santo, transportada por vários homens vestidos de vermelho, inicia o seu percurso pelas escadarias do Duomo, acompanhada por uma banda de música.
Os fiéis prestam toda a sua devoção ao protetor da cidade até chegarem à beira-mar, onde, num local estipulado, começa a bênção, cuja origem remonta a uma tradição de pescadores e marinheiros, que se realiza há séculos. A procissão termina quando a estátua de Santo André Apóstolo regressa à Piazza del Duomo e é transportada pelas escadas.
5. Visitar os sítios culturais de Amalfi
Quando o tempo está ruim (o que pode acontecer em novembro devido à chuva, vento e frio), não é preciso desperdiçar o dia, pois Amalfi tem algumas ótimas opções culturais para aproveitar e se abrigar do clima.
Entre elas, tanto a Biblioteca Comunale Pietro Scopetta quanto o Museo Diocesano di Amalfi possuem instalações confortáveis para que se passe um momento agradável enquanto se aprende sobre a cultura e a história da cidade.
Biblioteca Comunal Pietro Scopetta
A Biblioteca Comunale Pietro Scopetta possui mais de 20.000 volumes que pode consultar e desfrutar na sua sala de leitura, bem como material audiovisual e actividades permanentes que promovem o património histórico-artístico de Amalfi.
- Entrada: gratuita.
- Horário de funcionamento: segunda, quarta e sexta-feira das 8h30 às 13h30 e das 15h30 às 18h30; e terça e quinta-feira das 8h30 às 13h30. Fins-de-semana fechados.
- Localização: Supportico Sant'Andrea, 3, 84011 Amalfi SA, Itália.
Museu Diocesano
O Museu Diocesano é um museu de arte situado na Basílica do Crucifixo, que foi o primeiro núcleo do complexo episcopal. Situa-se ao lado da Catedral de Amalfi e alberga as obras de arte da Basílica e da Catedral.
Trata-se de um itinerário organizado em quatro partes: o claustro, as pinturas murais que datam dos séculos XIII e XIV, o tesouro da Catedral constituído por preciosos objectos litúrgicos e ornamentos, e as pinturas e esculturas. A sua visita será certamente uma experiência gratificante para quem gosta de arte religiosa antiga.
- Localização: Piazza Duomo, 84011 Amalfi SA, Itália.
- Horário de abertura: das 10h às 13h e das 14h30min às 16h30min. Domingos e feriados, das 11 às 14 horas.
- Taxa deentrada: cerca de 4 euros ou 6 euros para o Museu e a Catedral de Barbastro.
6. Mergulhar na época medieval
Como a água já estará um pouco fria em novembro, é a altura ideal para visitar locais menos conhecidos e ignorados no verão, como o Arsenale di Amalfi, situado à entrada da cidade velha. Este local oferece uma oferta cultural variada, ideal para aproveitar os dias chuvosos de novembro.
O edifício é considerado uma joia da arquitetura mourisca medieval. No Arsenal podem-se ver exposições temporárias, espectáculos, conferências, apresentações artísticas, peças de teatro e até casamentos. Atualmente, alberga também uma parte importante da coleção do Museu da Bússola e do Ducado Marítimo.
O Arsenale é o único estaleiro medieval ainda aberto no Ocidente. É importante notar que a maior parte da sua estrutura, com os seus dois longos salões abobadados, é a original. No passado, foram construídos aqui navios comerciais e de guerra para Amalfi, que era na altura uma das mais importantes repúblicas marítimas da península italiana.
Mais informações sobre Amalfi
- Localização: Largo Cesareo Console, Largo Cesareo Console, Amalfi: Largo Cesareo Console, 4, 84011 Amalfi SA, Itália.
- Horário: de terça-feira a domingo, das 10h às 13h e das 15h às 19h. Fechado às segundas-feiras.
- Entrada: gratuita
7. Visite o museu mais importante sem filas de espera
O Museo della Carta é o museu mais importante da Costa Amalfitana. Antigamente, era uma fábrica de papel e, em 1969, foi transformado num museu. Aqui pode ver a maquinaria e o equipamento utilizados no antigo moinho e até criar uma folha do precioso papel artesanal de Amalfi.
Esta é uma visita perfeita num dia nublado de novembro para aprender e investigar um dos mais importantes ofícios da cidade. Amalfi foi uma das primeiras a descobrir a existência do papel nos séculos XII e XIII e este foi uma parte fundamental do seu apogeu.
Neste museu também se pode visitar o sistema de canais e as torres de energia, a sala dos "magistri in arte cartarum", a biblioteca "Nicola Milano", a bilheteira e a sua loja, onde se pode aproveitar para comprar um cartão ou um pergaminho e levar para casa uma genuína recordação de Amalfi.
Para mais informações
- Localização: Via delle Cartiere, 23 84011 Amalfi (Sa)
- Horário de funcionamento: todos os dias das 10h00 às 17h00, exceto às segundas-feiras, quando está encerrado.
- Entrada: adultos a partir de 4,50 EUR, crianças a partir de 3 EUR, crianças com menos de 4 anos não pagam.
8. Captar as melhores imagens de inverno
A cidade velha, com o seu labirinto de escadarias e túneis antigos, irá oferecer-lhe uma viagem misteriosa e nostálgica em novembro. Entre estas escadarias, a Via Lorenzo D'Amalfi até à Piazza Dogi é uma das mais belas que se pode ver.
Pode entrar nos túneis sob as escadas da Catedral de Amalfi ou nos caminhos que levam ao Cemitério Monumental de Amalfi para obter algumas imagens deslumbrantes, mas solitárias, nesta altura do ano. novembro é também a altura ideal para passear pelas praças, pois é quando estas mostram o seu lado mais íntimo e local. Em particular, a Piazza Duomo e a Piazza Dogi.
Finalmente, este passeio fotográfico de inverno não estaria completo sem tirar algumas fotografias da Fontana de Cap é Ciuccio, uma fonte que comemora os burros que beberam as suas águas depois de descerem os caminhos de Amalfi. É também uma tradição atirar uma moeda para pedir um desejo.
Temperaturas em Amalfi em novembro
novembro é outono em Amalfi e o tempo é carateristicamente húmido mas agradável, com temperaturas que variam entre os 4°C e os 14°C de mínima e os 16°C e os 20°C de máxima. E embora o tempo em Amalfi possa variar ligeiramente de ano para ano, tem uma temperatura média de 16°C.
Metade dos dias do mês, Amalfi tem normalmente bom tempo, mas o céu permanece nublado a maior parte do tempo e em vários dias será surpreendido pela chuva. Além disso, tenha em conta que em novembro os dias são mais curtos, sendo o dia 30 de novembro o dia mais curto do mês, com apenas 9,5 horas de luz do dia.
Em Amalfi, o amanhecer é geralmente nebuloso e o mar está agitado. É importante usar roupas adequadas às baixas temperaturas, e não se esqueça de trazer um chapéu, cachecol, luvas e mackintosh para poder aproveitar a paz, o sossego e a solidão que a cidade oferece na época baixa, especialmente se ficar até ao inverno em Amalfi.
Preços de Amalfi em novembro
Nesta altura do ano, os preços em Amalfi são carateristicamente muito mais baixos do que na época de verão. Os preços dos alojamentos são significativamente mais baratos, assim como os preços dos restaurantes, aluguer de automóveis, estacionamento e transferências do aeroporto de Amalfi, entre outros.
Os preços dos voos para Amalfi também são consideravelmente reduzidos na época baixa, pelo que viajar em novembro é uma opção muito boa se quiser relaxar num lugar de sonho sem gastar tanto.
Dicas para desfrutar de Amalfi e deslocar-se no inverno
Alugar um carro é uma excelente opção. Durante o mês de novembro, em Amalfi, os ferries não circulam, há menos transportes públicos e o trânsito é muito mais leve do que noutras épocas do ano, pelo que pode circular mais livremente com o seu veículo e visitar cidades próximas, como Nápoles ou Sorrento, ou simplesmente percorrer as paisagens de Amalfi.
Uma visão particularmente comovente para apreciar a partir do conforto do seu veículo é o mar agitado a quebrar contra as falésias, impulsionado pelo vento e pela chuva. Se gosta de paisagens deslumbrantes com um pouco de romance, não pode perder a oportunidade de as visitar de carro e de conhecer as melhores praias de Amalfi.