10 coisas para ver e fazer no Lago de Como no Natal
Muitas cidades celebram o Natal em grande estilo e o Lago de Como não é exceção. Aqui estão alguns dos melhores planos para a época festiva.
A magia enche todos os cantos do Lago de Como e dos seus arredores. As regiões que se situam nas margens do lago transformam-se em verdadeiras aldeias de Natal, onde adultos e crianças podem dar largas à imaginação com múltiplos planos para fazer e desfrutar em família.
É por isso que uma viagem a esta região durante a época natalícia é uma das melhores coisas para ver e fazer no Lago de Como. Presépios vivos, entrega de cartas ao Pai Natal, espectáculos de luzes e uma longa lista de coisas fantásticas para fazer estão por todo o lado em Como e nas cidades vizinhas.
1. Experimente a magia das luzes de Natal em Como
Esta é, sem dúvida, uma excelente época para embarcar num dos melhores passeios no Lago de Como, especialmente para visitar o centro histórico de Como, que, no Natal, se transforma na Città dei Balocchi. Trata-se de um belo espetáculo de luzes ao ar livre.
Este espetáculo é também conhecido como o Festival da Luz Mágica, e não é mais do que um compêndio de imagens luminosas que iluminam casas, edifícios, praças e todos os cantos da cidade. Ao mesmo tempo, as luzes de Natal estão presentes nos bairros de Como, sendo a Piazza del Duomo um dos primeiros locais onde se pode apreciar o espetáculo.
No meio de todas as festividades, também se pode divertir em certas atracções turísticas, como o ringue de patinagem e a roda gigante, de onde se pode apreciar melhor o espetáculo de Como iluminada.
Detalhes interessantes
- Preço: Pode desfrutar das festividades gratuitamente.
- Como chegar lá: Primeiro terá de ir à Piazza Duomo e depois continuar pela cidade de Como para ver o espetáculo.
- Data e hora: Este espetáculo decorre entre a segunda semana de novembro e a primeira semana de janeiro.
2. Embarque nos cruzeiros entre as aldeias iluminadas
Quando se trata de fazer um passeio de barco pelo Lago de Como, não há melhor maneira de o fazer na época do Natal do que embarcar num dos cruzeiros de Natal. Ao embarcar num deles, poderá ver da água as outras aldeias com vista para o lago, que também são iluminadas de acordo com a época.
Estes cruzeiros são apenas a edição de Natal do Lake Como Summer Light, um evento realizado no Lago de Como durante o verão. A melhor altura para fazer um cruzeiro é quando o sol se põe e, com certeza, obterá os melhores postais.
Ficará encantado com as decorações que adornam as aldeias de Blevio, Faggeto, Torno, Lezzeno, Pognana, Nesso e Careno, enquanto o cruzeiro se dirige para o centro do lago. No regresso, é possível ver as decorações de Sala Comacina, Brienno, Argegno, Colonno, Cernobbio, Carate Urio e Moltrasio. Não perca os petiscos de Natal servidos a bordo dos Cruzeiros das Luzes de Natal.
Detalhes interessantes
- Preço: Para desfrutar desta experiência, terá de pagar um preço médio de 40 euros por pessoa.
- Como chegar lá: Terá de chegar ao porto para embarcar, a expensas próprias, a pé, de transportes públicos ou de carro particular.
- Data e hora: Normalmente, há cerca de três a quatro cruzeiros programados ao longo da época, com partidas entre dezembro e janeiro. Este cruzeiro parte normalmente por volta das 18:00 horas de Como e regressa aproximadamente às 21:00 horas.
3. Ver os presépios vivos nas aldeias do Lago de Como
Nas aldeias em redor do Lago de Como, pode ver diferentes presépios vivos que são organizados para comemorar o nascimento do Menino Jesus. Há também mercados de Natal onde se pode apreciar a oferta gastronómica da época e comprar tudo o que é necessário para completar as decorações.
Esta oferta de mercados de Natal e presépios vivos é uma das melhores coisas para fazer no Lago de Como, especialmente depois do pôr do sol, porque a atmosfera torna-se mágica, ideal para o entretenimento das crianças.
Poderá tirar muitas fotografias na árvore tradicional e também poderá pat inar na pista de gelo que é colocada todos os anos no meio da celebração. Vai adorar o aroma das castanhas assadas e saborear o vinho quente, que fazem parte das tradições gastronómicas natalícias da região.
A animação sonora que acompanha as projecções de luz também se junta à festa e vai gostar de ouvir o narrador do evento a anunciar todas as actividades a partir do Broletto. Como se isso não bastasse, vai querer apanhar o comboio de Natal que o levará através das decorações da Via Garibaldi e da Piazza Verdi para ver os presépios.
Detalhes interessantes
- Preço: Não há qualquer custo para apreciar os presépios.
- Como chegar lá: Esta festa realiza-se na própria cidade de Como, pelo que se pode ir a pé para o evento.
- Data e hora: Esta atividade decorre normalmente entre a segunda semana de novembro e a primeira semana de janeiro. Recomendo que vá a este evento à noite.
4. Admire o presépio flutuante de Cernobbio e o presépio vivo de Agregno
Continuando com a ideia de visitar presépios, há um que é realmente especial e que vai adorar ver. Trata-se do presépio flutuante de Cernobbio, que pode ser visitado e contemplado quando é inaugurado, logo após a missa da meia-noite.
Este presépio já se tornou uma tradição entre as coisas para ver e fazer no Lago di Como em dezembro. Pode ser encontrado na Riva di Cernobbio até à chegada dos Reis Magos, a 6 de janeiro. É uma atividade muito agradável na qual se pode participar.
Trata-se de um grupo de pessoas que sai da Igreja do Santíssimo Redentor na noite de 24 de dezembro e, entre tochas e alegria, marcha até ao lago para colocar a imagem do Menino Jesus no presépio, que os habitantes locais mergulham depois na água até à chegada dos Reis Magos.
Em Argegno, por outro lado, pode desfrutar de um belo presépio vivo, cuja tradição anual é marcada para 1 de janeiro, no meio de uma celebração conhecida como a "Capela", na qual são reencenados os acontecimentos de vários momentos da vida de Jesus. Verá muitas figuras em trajes de época e poderá tirar uma fotografia com elas.
Detalhes interessantes
- Preço: Não há qualquer custo para participar nesta experiência.
- Como chegar lá: A procissão parte da Igreja do Santíssimo Redentor em Cernobbio e caminha até à margem do lago.
- Data e hora: O presépio é inaugurado na noite de 24 de dezembro e permanece no local até 6 de janeiro, dia dos Reis Magos. Para ver a procissão e participar nela, é necessário ir durante a noite de 24 de dezembro.
5. Participar na celebração da Pesa Vegia em Bellano
No dia 5 de janeiro, Bellano celebra a festa da Pesa Vegia, uma tradição que está presente no Natal no Lago de Como há cerca de 400 anos. No meio da celebração, os habitantes recriam fogueiras, fazem cavalgadas de reis e reúnem-se na margem do rio, para comemorar um acontecimento histórico que coincidiu com a celebração da Epifania e que é agora mais do que tradicional.
Esta celebração tem a ver com a alegria e a gratidão dos habitantes de Bellano quando, por volta de 1600, conseguiram que o então governador da região defendesse a manutenção do antigo sistema de pesagem, ou pesa vegia (que era a unidade de comércio na altura), em vez de adotar um novo sistema de pesagem, a pesa nova, que não beneficiava os comerciantes.
A notícia da manutenção da pesa vegia chegou precisamente na véspera da Epifania, a festa que substitui os Reis Magos em Itália. E foi assim que o sagrado e o profano se entrelaçaram numa bela tradição. É possível participar nas actividades e descobrir a alma religiosa dos habitantes locais.
Detalhes interessantes
- Preço: Não é preciso pagar nada para desfrutar destas celebrações.
- Como chegar lá: Para chegar a Bellano, terá de viajar de barco ou por terra, em carro particular ou utilizando transportes públicos.
- Data e hora: Pode desfrutar desta experiência na noite de 5 de janeiro, quando os habitantes locais se reúnem para celebrar mais um ano de tradição.
6. Embarque no mágico Lario Express para percorrer o Lago de Como
Entre as experiências de Natal mais incríveis está este passeio de comboio, que é a versão de inverno do Lario Express. É um comboio histórico organizado pela Fondazione FS e parte de Milão para visitar o interior da Lombardia, visitando cada uma das aldeias do Lago de Como.
É uma boa atividade para incluir na sua lista de coisas a fazer no Lago de Como no inverno, porque as carruagens antigas vão dar-lhe a impressão de estar parado no tempo. Poderá ver da sua janela, como cada aldeia apresenta as suas melhores decorações de Natal contrastando com as suas paisagens.
Alguns dos lugares que verá no passeio são: a Basílica menor de Seregno, a antiga aldeia de Cantù e a abadia beneditina do final do século XIX. Vai adorar ver a arquitetura medieval destes lugares.
Detalhes interessantes
- Preço: Terá de pagar entre 5 e 7 euros por pessoa para embarcar neste comboio. A diferença de preço depende da idade de cada passageiro. Se quiser incluir o passeio de barco, o preço ronda os 17 euros por pessoa.
- Como chegar: Toda a viagem é feita de comboio, mas para chegar ao local de embarque, terá de o fazer por sua conta, seja de carro particular ou utilizando os transportes públicos.
- Datase horários: Esta experiência está disponível durante a época de inverno, entre novembro e janeiro. As partidas variam em termos de horário, mas a maioria parte entre as 8:30 e as 11:00.
7. Conhecer o Pai Natal num barco a vapor
Até 18 de dezembro, tem a oportunidade de fazer uma viagem no barco a motor Orione. Esta é uma experiência mágica de Natal que terá a oportunidade de desfrutar duas vezes por dia. Todo o barco está decorado com motivos natalícios e oferece entretenimento para todos a bordo, pelo que é um ótimo plano se estiver a viajar com crianças.
Uma das atracções mais aguardadas a bordo é o encontro com o Pai Natal, em que as crianças aproveitam a oportunidade para lhe dar os seus desejos de Natal. Para além da visita guiada, toda a zona está enfeitada para o Natal, especialmente parte da frota de navios, que está iluminada para a época.
Detalhes interessantes
- Preço: Terá de pagar cerca de 80 euros para entrar no barco de Natal.
- Como chegar lá: Toda a experiência é feita de barco, mas para chegar ao ponto de partida, terá de o fazer por sua conta, seja de carro particular ou de transportes públicos.
- Data e hora: Esta experiência está geralmente disponível entre a segunda semana de dezembro e a primeira semana de janeiro.
8. Celebração da Befana a 6 de janeiro
La Befana é a forma italiana de celebrar a Epifania ou a chegada dos Reis Magos. Em todo o território, a Befana é celebrada como uma bruxa boa que traz brinquedos para as crianças e carvão para aqueles que não se comportaram bem durante o ano.
No caso do Lago de Como, a Befana é celebrada no centro histórico de Como, onde os habitantes locais se organizam para se vestirem a rigor, realizam celebrações em honra da Befana e, sobretudo, colocam diferentes bruxas em sua representação em alguns edifícios da cidade. Vai adorar participar e assistir a estes espectáculos em que as crianças são os protagonistas.
Para além das celebrações, no Lago de Como também há encontros nas casas onde se come a comida tradicional italiana de Natal. Outra tradição interessante desta celebração é a famosa queima de uma boneca de aspeto humano.
Detalhes interessantes
- Preço: Não há taxa de entrada para participar nestes eventos.
- Como chegar lá: Geralmente, as celebrações da Befana realizam-se no centro histórico de Como.
- Horário: A queima da boneca tem lugar à noite, enquanto as festividades da Befana começam na manhã do dia 6.
9. Mercados em todo o Lago de Como
As ruas e praças do centro de Como e das outras cidades à volta do lago estão repletas de mercados de Natal, bem como de atracções para todas as idades. Se há uma coisa que torna o ambiente muito mais mágico, são as decorações e a música de Natal.
Quando se visita o centro em busca dos mercados, é possível passear pelas mais de cinquenta casas da Piazza Cavour, onde se encontram muitos produtos típicos e artesanato de Como e do resto da região da Lombardia.
Pelo menos vinte destas casas dedicam-se a oferecer comida de rua, para que possa apreciar a gastronomia. Uma das mais belas atracções é a árvore de Natal que se ergue na Piazza Duomo e é o símbolo mais representativo do Natal no Lago de Como.
Detalhes interessantes
- Preço: Não é preciso pagar nada para desfrutar dos mercados, mas é preciso pagar pelo que se quer comprar no interior.
- Como chegar lá: Os mercados estão situados no centro de Como e também no centro histórico de cada uma das aldeias à volta do lago, podendo-se lá chegar a pé ou de carro.
- Horário de abertura: Geralmente, esta atividade pode ser vivida desde a primeira semana de dezembro até à primeira semana de janeiro. A árvore de Natal é iluminada à noite.
10. Mercados de Natal e atracções em Castello di Carimate
Castello di Carimate é um lugar especial no Lago di Como, e durante a época natalícia é ainda mais especial. Durante esta época, a área é inundada por mercados de Natal cheios de actividades para crianças e adultos. Também se pode encontrar aqui as criações de diferentes artesãos e um número infindável de ofertas gastronómicas.
Este mercado de Natal realiza-se aqui durante pelo menos quatro dias, sendo a casa do Pai Natal uma das atracções mais populares para as crianças. Se é um amante da cozinha italiana, pode deliciar-se com pratos à base de polenta. De facto, ir a estes mercados é uma opção ideal para uma escapadela romântica.
Pormenores interessantes
- Preço: Não é necessário pagar uma taxa de entrada para ver os mercados e experimentá-los, mas é preciso pagar pelo que se quer comprar no interior.
- Como chegar lá: Estas actividades têm lugar no Castello di Carimate, na cidade de Como.
- Data e hora: Funciona durante quatro dias ao longo da época, normalmente na semana anterior ao Natal. Aberto das 10:00 às 20:00.