10 coisas para ver e fazer em Livorno no Natal

Quer viver um Natal mágico ao estilo toscano? Então convido-o a visitar Livorno e a desfrutar da melhor época do ano.

Matías Rodríguez

Matías Rodríguez

leitura de 10 minutos

10 coisas para ver e fazer em Livorno no Natal

Natal em Livorno | Mixar Luminarie

O Natal é uma época mágica para visitar a Toscana. Uma das melhores coisas para fazer em Livorno é viajar para as aldeias vizinhas. Isto permitir-lhe-á conhecer diferentes áreas e celebrações interessantes.

No entanto, Livorno é uma das cidades com belas tradições que também pode desfrutar. Desde assistir a eventos em que a Befana aparece, desfrutar de festivais ou simplesmente fazer uma ceia de Natal ao estilo italiano. Onde quer que vá, encontrará um pouco de magia natalícia, pois a Itália é conhecida como o país onde nasceu o Natal. Vai perdê-lo?

1. Celebrar a Festa do Javali em Livorno

Carne de javali| ©ettore
Carne de javali| ©ettore

Se estiver em Livorno desde novembro, pode entrar no espírito festivo logo pela manhã. É o Festival do Javali que tem lugar na cidade medieval de Suvereto, uma cidade na província de Livorno. Durante pelo menos 10 dias, até ao dia 8 de dezembro, pode vir a esta zona para festejar.

É um evento gastronómico em que o prato principal é o javali. Para além da degustação desta carne, também se pode provar o vinho e o azeite italianos. Se gosta de vinho e este festival não é suficiente para si, recomendo-lhe que faça uma excursão de vinho por Livorno, que no inverno é muito popular. Esta excursão dá-lhe a oportunidade de provar alguns dos melhores vinhos da Toscânia.

No festival também pode provar mel artesanal de qualidade. Para além de apreciar a variedade gastronómica, terá a oportunidade de ver os habitantes locais vestidos com trajes tradicionais medievais. Se gostar da ideia, pode comprar alguns e juntar-se à celebração. Poderá também assistir aos vários concursos de temática medieval, uma parte importante do festival.

Reservar uma excursão de vinho em Livorno

2. Desfrutar da ceia de Natal com gastronomia típica de inverno

Panforte| ©Alpha
Panforte| ©Alpha

Outra forma ideal de conhecer uma região é apreciar a sua gastronomia. Durante o mês de dezembro é fácil encontrar pratos típicos de Natal, pelo que pode fazer o seu jantar de Natal em qualquer altura. No entanto, o que eu mais recomendo é que a possa saborear na véspera de Natal para viver todas as tradições e a magia do Natal.

A comida de Natal em Itália varia de região para região. Enquanto em muitos lugares é comum comer peixe, em Livorno e noutras cidades da Toscana é costume saborear um aperitivo composto por uma mistura de salsichas, azeitonas, queijo pecorino e fígado de galinha. Esta refeição é conhecida como Crostini Toscani ou piscatoni.

Depois da entrada, é a vez da massa recheada, o primeiro prato. Esta massa com ovos é recheada com espinafres e ricotta ou batatas com molho de ragu de carne. O prato principal é um lombo de porco assado à moda da Toscana. Para terminar esta festa, pode comer-se uma deliciosa sobremesa tradicional de Natal da Toscana: panforte. São também consumidos os deliciosos biscoitos cavallucci e ricciarelli.

Estes pratos requintados podem ser saboreados nos melhores restaurantes de Livorno. Entre eles, o Al Fosso Reale e a Trattoria Armandino - Specialitá di pesce. Prepare-se para comer deliciosos pratos natalícios para celebrar o Natal.

3. Encontre a Befana em várias zonas de Livorno

Befana| ©Norma D
Befana| ©Norma D

Entre os dias 5 e 6 de janeiro, em Itália, celebra-se a tradição da bruxa Befana, muito semelhante à dos Reis Magos. A bruxa caracteriza-se por usar um lenço na cabeça, sapatos rotos e um saco. Durante a noite, voa por cima dos telhados com a sua vassoura, entra nas casas e deixa brinquedos, doces ou carvão nas meias das crianças.

A tradição da Befana pode ser vivida em Livorno através da participação em diferentes eventos. Por exemplo, em Villa Fabbricotti, o Teatro della Brigata organiza habitualmente um evento em que aparece esta simpática bruxa. Pode vir e reservar uma meia com presentes por apenas 5 euros.

Porta a Mare também acolhe frequentemente um evento em que a Befana chega numa Vespa para distribuir presentes. Esta atividade é geralmente gratuita e em colaboração com o Vespa Club de Livorno. No entanto, é exclusivamente para crianças, por isso, se estiver a viajar com elas, será uma experiência agradável.

Se quiser ver o Pai Natal e a Befana num só lugar, recomendo que visite a Aldeia de Natal dentro da Fortezza Nuova. Nos dias 5 e 6 de janeiro, as crianças podem visitar este local, conhecer estas personagens mágicas e receber presentes.

Dica de viajante
Se viaja com crianças e quer que elas aprendam sobre novas culturas e tradições, como a Befana em Itália, recomendo que lhes explique com antecedência. Conte-lhes um pouco sobre as origens da tradição, como é esta personagem mítica e como as crianças italianas celebram as festas. Isto irá ajudá-los a compreender o que estão a ver e eles irão gostar ainda mais.

4. Desfrutar das iluminações de Natal de Livorno

Luzes de Natal| ©zeta_focus
Luzes de Natal| ©zeta_focus

Uma das actividades tradicionais de Natal é decorar as casas e as ruas com luzes coloridas. Esta é também uma bela tradição que pode ser apreciada em Livorno desde os primeiros dias de dezembro até às primeiras semanas de janeiro. Ano após ano, a administração municipal encarrega-se de decorar as ruas para o prazer dos habitantes locais e dos turistas.

Para apreciar as decorações de Natal, pode passear pelo centro da cidade, desde a Via Marradi até à Via Grance. Outros locais a visitar incluem a Piazza Cavallotti, Borgo Cappuccini, Venezia, Salviano e a Estação. Outros locais a visitar são a Piazza del Luogo Pio, a Piazza Attias e a Piazza Grande.

Para ver as decorações em todo o seu esplendor, uma das melhores coisas a fazer em Livorno é um passeio noturno. A noite cai por volta das sete horas, por isso é a altura ideal para um passeio.

Enquanto caminha pelas ruas, pode visitar algumas bancas de comida para acompanhar o seu passeio com um doce frito ou uma bebida quente. Terá também a oportunidade de provar os biscoitos de Natal típicos da região. Outra boa ideia é terminar o passeio com uma ceia de Natal ao estilo toscano.

5. Visitar a Aldeia de Natal de Livorno

Criança com o Pai Natal| ©_drz_
Criança com o Pai Natal| ©_drz_

Todos os anos, Livorno acolhe a Aldeia de Natal, organizada pela Proloco e patrocinada pela Câmara Municipal. Tem lugar no parque Villa Fabbricotti e está normalmente aberta de meados de novembro a 6 de janeiro. Para entrar, é necessário comprar um bilhete que custa em média 10 euros. Os bilhetes para crianças são mais baratos.

Se decidir visitar esta atração, encontrará uma estrutura de mais de 350 metros quadrados. É um local onde se pode sentir o espírito natalício e reviver todas as histórias infantis que se ouvia em criança. Por isso, recomendo que vá mesmo que não esteja a viajar com crianças - prepare-se para uma aventura mágica e para reviver a sua criança interior!

Dentro da aldeia encontrará várias áreas como o Pólo Norte, os correios, o sótão do Pai Natal e a oficina de brinquedos onde são feitos todos os presentes. Verá também a pitoresca sala dos duendes e um mercado. Aqui pode comprar comida, bebidas, lembranças e muito mais.

Encontrará também mais de 10 casas de madeira que albergam oficinas de artesãos. Também é possível assistir a espectáculos de música, desfiles de duendes, espectáculos de marionetas e muito mais. É um lugar mágico, onde poderás assistir a eventos muito emotivos com o Pai Natal, a Befana e os duendes de Natal - não te esqueças de tirar uma fotografia com todas estas personagens tão queridas!

Detalhes interessantes

  • Preço: cerca de 10 euros.
  • Localização: Villa Fabbricotti, Livorno, Itália.
  • Quando ir: de meados de novembro a 6 de janeiro.

6. Assistir aos concertos de Natal e de Ano Novo

Catedral de Livorno| ©W. Wilson Chen
Catedral de Livorno| ©W. Wilson Chen

A música é uma parte importante do Natal, por isso recomendo que vá ao maior número possível de concertos de Natal enquanto estiver em Livorno. Verá uma oferta variada em diferentes locais a partir do início de dezembro. A melhor parte é que a maioria deles é gratuita, por isso basta reservar um tempo na sua agenda para esse dia.

Os locais habituais para os concertos de Natal são a Adega Barontini Cup, a Igreja dos Capuchinhos e a Catedral de São Francisco em Livorno. Os grupos musicais que actuam todos os anos são o Coro da primavera e a Orquestra do Teatro Goldoni. No entanto, isto pode variar de ano para ano, tal como o programa de cada concerto. Note-se que, na maioria das vezes, actuam durante a tarde.

As datas para estes concertos são normalmente o primeiro de dezembro, o dia 20 e o dia 23. Pode também assistir a um concerto de Ano Novo, conhecido como Concerto di Capodanno. Estes eventos realizam-se normalmente no Teatro Goldoni em Livorno. Os músicos são da Orquestra do Instituto Mascagni.

Entre as peças musicais habitualmente apresentadas neste concerto encontra-se a Suite para Banda Militar do inglês Gustav Holst. Também o Concierto de Aranjuez para guitarra e orquestra de Joaquín Rodrigo e Sobre el hermoso Danubio azul. Sem dúvida, esta é uma experiência musical que vai adorar viver nesta altura do ano.

7. Visitar o Mercado Central de Livorno

Mercado Central| ©Arnaud Bachelard
Mercado Central| ©Arnaud Bachelard

O Mercado Central de Livorno é um lugar que vale a pena visitar em qualquer altura do ano, mas especialmente na véspera de Natal. Este lugar foi construído no século XIX e é um dos edifícios mais importantes e caros da época.

Ao entrar neste mercado, pode admirar a sua beleza arquitetónica e tirar as melhores fotografias das suas férias. Além disso, se desejar, pode provar as especialidades locais, como uma grande variedade de peixe, carne, legumes, especiarias e bolinhos doces. No interior do mercado há também, frequentemente, diferentes eventos de que pode desfrutar.

Durante o mês de dezembro, pode desfrutar de tudo isto num ambiente natalício acolhedor. No entanto, tenha em atenção que o horário de funcionamento é um pouco diferente. Por exemplo, na véspera de Natal, ou seja, a 24 de dezembro, o mercado está aberto das sete da manhã às sete da noite. No dia 31 de dezembro, encerra às três da tarde.

O mercado, para além de o ajudar a encontrar os melhores produtos para a ceia de Natal, é o local ideal para ver de perto os habitantes locais. Um dos encantos de viajar para outros lugares é conhecer o dia a dia de quem lá vive. Se isso lhe interessa, pode ir nos dias de maior movimento e ver de perto a animação da época festiva.

Pormenores interessantes

  • Preço: entrada livre.
  • Localização: Via Buontalenti, 51, Livorno, Itália.
  • When to go: Todo o ano, mas dezembro é uma altura especial.

8. Visitar a Aldeia de Natal na Piazza della Repubblica

Piazza della Repubblica| ©Graham Hart
Piazza della Repubblica| ©Graham Hart

Outra atração que vai adorar visitar é a Aldeia de Natal na Piazza della Repubblica. Esta é um pouco diferente da que se encontra no parque Villa Fabbricotti. Nesta instalação encontrará uma pista de gelo, várias bancas de comida e uma grande árvore de Natal.

Para além da pista de gelo, a maior atração desta Aldeia de Natal é a sua grande roda gigante com cerca de 27 metros de altura. Se não tiveres medo das alturas, andar nela será uma experiência emocionante - poderás ver Livorno de cima! Se viajar com crianças, elas também poderão divertir-se na roda gigante ou no escorrega divertido.

Este evento é organizado ano após ano pela Fundação Lem e decorre entre os primeiros dias de dezembro e o dia 6 de janeiro. É um local ideal para passar um dia inteiro a desfrutar de boa comida e passeios. Ao chegar, irá reparar que se trata de um pequeno parque de diversões.

Embora a entrada nestas instalações seja gratuita, cada atração tem um custo específico. No entanto, por menos de 10 euros podes desfrutar da maioria delas. Aproveita o momento e bebe um chocolate quente. Lembre-se que as temperaturas em Livorno durante o mês de dezembro podem descer até aos 2 °C.

Detalhes interessantes

  • Preço: entrada livre.
  • Localização: Piazza della Repubblica.
  • Datas: desde os primeiros dias de dezembro até 6 de janeiro.

9. Visitar o aquário e assistir aos espectáculos de Natal

Aquário de Livorno| ©Valentina Ceccatelli
Aquário de Livorno| ©Valentina Ceccatelli

O Aquário de Livorno é um local divertido para visitar em qualquer altura do ano. No entanto, durante o mês de dezembro, torna-se um dos destinos mais populares, uma vez que oferece diferentes eventos e atracções. Além disso, sendo um local fechado, serve de abrigo nos dias mais frios, pelo que não se aborrecerá em nenhum momento em Livorno.

Durante todo o mês de dezembro e até à primeira semana de janeiro, pode ir ao aquário para ver a exposição de presépios submersos. É uma forma diferente e muito peculiar de ver um presépio e só a encontrarás aqui. Também pode ver todas as decorações de Natal e as belas luzes. Tenho a certeza de que vai adorar.

Para além desta atração particular, todos os anos, durante o mês de dezembro, costuma haver uma nova exposição. Em 2022, foi o caso dos cavalos-marinhos de barriga para baixo. Por isso, da próxima vez que viajar, não hesite em visitar este local para passar um bom bocado a conhecer os diferentes animais marinhos do Mar Mediterrâneo.

Detalhes interessantes

  • Preço: Os bilhetes custam em média 15 euros.
  • Localização: Piazza Mascagni, 1, 57127 Livorno, Itália.
  • Quando ir: Desde os primeiros dias de dezembro até 23 de dezembro.
  • Horário: O aquário está aberto das 10 às 18 horas.

10. Ver as tochas de Natal na Abbadia San Salvatore

Abbadia San Salvatore| ©Martin
Abbadia San Salvatore| ©Martin

O Natal em Livorno pode ser uma desculpa perfeita para fazer excursões a outras cidades da região. Desta forma, pode ficar a conhecer mais cidades e as suas tradições durante esta época do ano. Um dos lugares que recomendo visitar é Siena.

Nesta cidade, mais concretamente na localidade de Abbadia San Salvatore, celebra-se a tradição das famosas Tochas da Noite de Natal. O evento consiste em empilhar muitos pedaços de madeira para formar pirâmides que podem ter até sete metros de altura e são colocadas em todos os cantos do centro histórico.

Às seis horas da tarde do dia 24 de dezembro, os habitantes locais reúnem-se em frente à Câmara Municipal para dar início à Cerimónia de Acendimento com a "Bênção do Fogo". Recomendo que vá a este evento para poder apreciar os cânticos tocados por uma banda. A partir deste ponto, as tochas acesas são transportadas para os diferentes pontos da aldeia para iluminar as pirâmides.

Esta tradição tornou Abbadia San Salvatore conhecida como a Aldeia das Tochas. Ano após ano, os habitantes locais reúnem-se para este ritual e acordam de madrugada para festejar. Pode juntar-se a eles e comer doces sazonais, beber vinho quente e cantar.

Reservar uma excursão a partir de Livorno