Os 10 melhores tours de vinho em Livorno

É um fanático do vinho? Então, o norte de Itália será um paraíso para si e irá divertir-se imenso a desfrutar das melhores excursões de vinho em Livorno.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 10 minutos

Os 10 melhores tours de vinho em Livorno

Vinha | alohamalakhov

Entre as melhores coisas para fazer em Livorno estão os passeios de vinho. Aqui pode explorar mercados, ruas bonitas e cidades próximas. Além disso, pode ver locais emblemáticos como a Torre de Pisa, catedrais e muito mais.

A partir de Livorno, pode explorar a região da Toscana. As cidades desta área incluem Pisa, Lucca, Bolgheri, Chianti, entre outras. Em cada uma delas é possível encontrar adegas com o melhor da Itália.

1. Livorno Shore Excursion: Pisa, Lucca e experiência do vinho Excursão privada de um dia

Pisa| ©Jose Palao Chinchilla
Pisa| ©Jose Palao Chinchilla

Se visitar Livorno, pode aproveitar a sua localização para fazer várias excursões a partir desta cidade. Entre os destinos que pode escolher estão Pisa e Lucca. Recomendo uma excursão a estas cidades com prova de vinhos incluída. Esta experiência dura normalmente cerca de oito horas e custa pelo menos 300 euros. Inclui transporte privado, passeio a pé e um guia profissional.

Neste tipo de excursão, encontrar-se-á com o seu guia no local combinado. Como se trata de uma excursão privada, só pode ir com o seu grupo de amigos ou familiares. Se não tiver qualquer problema em viajar com outros turistas, pode falar previamente com o guia, o que provavelmente reduzirá os custos. A partir do ponto de encontro, viajarão para Pisa, a primeira cidade da excursão.

Poderão ver a Torre Inclinada de Pisa, a Catedral de Pisa, o batistério, entre outros locais. Além disso, o seu guia levá-lo-á a visitar uma adega para provar uma variedade de vinhos. A próxima paragem será a cidade de Lucca, famosa pelas suas muralhas renascentistas bem conservadas que rodeiam o centro histórico da cidade.

Na cidade de Lucca, poderá admirar a Igreja de San Michele in Foro e a Torre do Relógio. O seu guia levá-lo-á a explorar as ruas estreitas e as famosas lojas da cidade. Como se trata de vinho, pode visitar uma segunda adega e provar alguns vinhos antes de regressar ao ponto de partida.

Detalhes interessantes

  • Preço: cerca de 300 euros.
  • Duração: cerca de 8 horas.
  • Meio de transporte: carro particular.
  • Vantagens desta opção: pode visitar duas cidades encantadoras num só dia e explorá-las à vontade.
  • Desvantagens desta opção: o almoço não está incluído no preço da excursão.

Reservar uma excursão a partir de Livorno

2. Tour de comida, vinho e mercado em Livorno

Mercado central| ©Arnaud Bachelard
Mercado central| ©Arnaud Bachelard

Gosta de ver como vivem os habitantes locais nas cidades que visita? Se sim, recomendo uma excursão que inclua comida, vinho e o mercado mais popular de Livorno. Poderá comprar produtos locais e ver muito mais do que uma excursão típica. O custo médio destas excursões é de 80 euros e a sua duração média é de três horas.

Para começar esta excursão, pode encontrar-se com o seu guia perto do porto. A partir daí, caminhará até ao Mercato delle Vettovaglie, onde começará a sua prova de vinhos num café local. Tenha em mente que este é um mercado grande e histórico, por isso não se arrependerá de uma visita!

Para além do delicioso vinho, pode comer especialidades locais nas várias bancas de comida. Podes falar com o teu guia com antecedência para saberes que tipo de comida vais provar, caso tenhas alguma alergia ou restrição. É de salientar que este passeio gastronómico é privado, pelo que o número de pessoas por grupo é reduzido.

Este tipo de passeio é ideal se estiver em Livorno apenas por um dia. Com tão pouco tempo, pode não ter tempo para visitar uma vinha, mas isso não é desculpa para não provar o melhor vinho da Toscana. Encontrará no mercado opções requintadas que o irão deliciar.

Detalhes interessantes

  • Preço: cerca de 80 euros.
  • Duração: aproximadamente 3 horas.
  • Meio de transporte: passeio a pé.
  • Vantagens desta opção: pode ver os habitantes locais a fazer compras e sentir a vibração da cidade. Também poderá experimentar diferentes comidas e bebidas.
  • Desvantagens desta opção: não é a melhor opção se quiser conhecer uma vinha e adegas.

Reservar actividades para fazer em Livorno num dia

3. Passeio marítimo de Livorno com degustação de vinhos

Veneza Nova| ©Donald
Veneza Nova| ©Donald

Durante muito tempo, Livorno foi um dos portos mais importantes de Itália. Na sua época, atraiu muitos comerciantes de todo o mundo. Atualmente, é conhecida como a pequena Veneza da Toscânia, pois tem muitos canais para passear.

Este tipo de visita dura cerca de duas horas e custa em média 65 euros. Pode encontrar-se com o seu guia no porto de Livorno e embarcar num barco que o levará a percorrer os bairros. Durante o passeio, verá igrejas elegantes, jardins, palácios e muito mais.

No final do passeio, pode fazer uma prova de vinhos nos bares da sua escolha ou escolhidos antecipadamente com o seu guia. Esta é normalmente a parte mais esperada da excursão, pois pode provar alguns dos vinhos como o Chianti, Brunello di Montalcino, Nobile Montepulciano, Vernaccia di San Gimignano ou o grande branco toscano.

Estas excursões são normalmente efectuadas por grupos de, no máximo, oito pessoas. Trata-se, portanto, de uma atividade agradável, segura e personalizada.

Detalhes de interesse

  • Preço: cerca de 65 euros.
  • Duração: cerca de 2 horas.
  • Meio de transporte: barco.
  • Vantagens desta opção: pode passear pelos canais de Livorno e provar alguns dos melhores vinhos da Toscana.
  • Desvantagensdesta opção: se tem tendência para enjoar facilmente, esta pode não ser a viagem certa para si.

4. Visitas e provas de vinhos em Bolgheri com guia de vinhos e motorista privado

Em Bolgheri| ©davide riverso
Em Bolgheri| ©davide riverso

Bolgheri é uma cidade da província de Livorno muito conhecida pela sua produção de vinho. Se procura uma experiência inesquecível e um vinho de qualidade, sugiro-lhe que faça uma visita às suas melhores adegas. Este passeio dura normalmente cinco horas e custa em média 1000 euros.

Este tipo de experiência inclui normalmente um motorista privado. Desta forma, será mais conveniente para si, pois esta pessoa irá buscá-lo ao seu hotel. Independentemente da tua localização em Livorno, podes chegar a Bolgheri sem qualquer problema. Quando estiveres lá, podes dar um bom passeio pela cidade. Prepara-te para fazeres algumas compras nas lojas locais. Pode comprar pequenas lembranças e outras guloseimas.

Para além de passear pelas ruas da cidade, pode visitar duas adegas. Estas podem variar consoante a sua disponibilidade para uma visita guiada. Em ambas poderá provar as melhores garrafas da sua colheita. A parte mais mágica deste passeio são as caminhadas pelas vinhas. Aproveite para tirar muitas fotografias.

No final do passeio, poderá regressar ao seu hotel em transporte privado. Vale a pena mencionar que estes passeios são normalmente feitos com apenas algumas pessoas. Desta forma, a experiência é mais íntima e personalizada.

Detalhes de interesse

  • Preço: cerca de 1000 ¤.
  • Duração: aproximadamente 5 horas.
  • Meio de transporte: carro particular.
  • Vantagens desta opção: o transporte privado leva-o à aldeia e trá-lo de volta ao seu hotel.
  • Desvantagens desta opção: só está incluída a prova de vinhos. Por vezes é acompanhada de simples tapas.

5. Excursão do porto de Livorno à região vinícola de Chianti

Numa adega de Chianti| ©Les arpenteurs
Numa adega de Chianti| ©Les arpenteurs

Para provar um dos melhores vinhos de Itália, recomendo uma viagem à região vinícola de Chianti a partir de Livorno. Greve in Chianti e Montefioralle estão entre as aldeias medievais que deve visitar, não só pelo seu bom vinho, mas por todas as belas paisagens que o esperam. Esta excursão demora cerca de nove horas e tem um custo médio de 400 euros.

Quando se trata de uma excursão privada, o motorista encontra-se normalmente no porto de Livorno. A partir daí, pode começar um belo dia nas estradas rurais. A primeira paragem é normalmente Montefioralle, uma aldeia medieval onde pode passear durante alguns minutos.

A próxima paragem é Greve, famosa por ser a capital do vinho de Chianti. Aqui terá a oportunidade de visitar o Museu do Vinho. Depois, poderá entrar numa adega familiar, onde o proprietário lhe mostrará as suas caves e vinhas. A visita termina com uma degustação de, pelo menos, três tipos de vinho.

Por vezes, o almoço está incluído, mas deve ser solicitado com antecedência. A segunda adega a visitar situa-se em Castellina, outra cidade encantadora da região. No final do passeio, o seu motorista privado levá-lo-á de volta ao ponto de partida.

Detalhes de interesse

  • Preço: cerca de 400 euros.
  • Duração: aproximadamente 9 horas.
  • Meio de transporte: carro particular.
  • Vantagens desta opção: pode incluir o almoço e permite-lhe visitar diferentes cidades.
  • Desvantagens desta opção: a duração pode ser demasiado longa para algumas pessoas.

6. Montalcino e Pienza Toscana: tour do vinho e do queijo a partir de Livorno

Queijo em Pienza, Toscana| ©ho visto nina volare
Queijo em Pienza, Toscana| ©ho visto nina volare

Através de uma excursão terrestre privada a partir de Livorno, pode descobrir o melhor da Toscana. Estas experiências duram, em média, nove horas e custam cerca de 500 euros. Note-se que muitos aspectos da excursão podem ser personalizados de acordo com os seus gostos e disponibilidade.

As paragens recomendadas nesta excursão incluem Montalcino, uma cidade de montanha. Aqui pode provar o vinho Brunello di Montalcino, um dos melhores vinhos de Itália, numa adega familiar, enquanto desfruta do clima de montanha.

Outra cidade a visitar é Val d'Orcia, onde se podem ver belas colinas cobertas de girassóis e vinhas verdes. Vale a pena mencionar que esta área é protegida pela UNESCO como Património Mundial.

A última paragem é a cidade de Pienza. Com a ajuda do seu guia profissional, ficará a conhecer a história por detrás de cada canto de Pienza. Aqui irá provar o queijo pecorino numa quinta familiar. No final da visita, regressará ao ponto de partida num carro privado.

Detalhes interessantes

  • Preço: cerca de 500 ¤.
  • Duração: cerca de 9 horas.
  • Meio de transporte: carro particular.
  • Vantagens desta opção: pode provar uma variedade de vinhos e queijos, bem como visitar várias cidades toscanas. Inclui um guia profissional e os grupos são totalmente privados.
  • Desvantagens desta opção: pode ser um passeio muito longo. Além disso, as pessoas intolerantes à lactose não poderão desfrutar da última prova.

7. Prova de vinhos em Pisa, Siena e San Gimignano a partir de Livorno

Prova de vinhos| ©USAG Livorno PAO
Prova de vinhos| ©USAG Livorno PAO

Se quiser explorar locais mundialmente famosos mas não quiser perder o melhor vinho, esta excursão é para si. Depois de chegar a Livorno, pode fazer uma excursão com um guia profissional para ver locais deslumbrantes e provar o melhor vinho. O custo médio desta excursão é de 500 euros e tem uma duração média de nove horas.

A partir do ponto de encontro, pode embarcar num carro privado para a cidade de Pisa. Aí verá a famosa Torre Inclinada de Pisa. Depois de uma visita a esta torre icónica, o seu guia levá-lo-á a almoçar num restaurante local como o Bar Centro Pisa. Aí poderá saborear um vinho ou um café e observar a paisagem.

A próxima paragem será a torre medieval de San Gimignano. Aproveite a oportunidade para visitar o Bar Le Torri ou o Bar Firenze. Aí pode provar o melhor vinho da carta ao ar livre. A maioria destes locais tem mesas na rua protegidas por guarda-chuvas. Vais sentir-te como um italiano!

A última paragem será na cidade murada de Siena, onde podes explorar os edifícios medievais feitos de tijolo. Tal como nos outros locais que mencionei, aqui o vosso guia levar-vos-á a um bar. Poderá apreciar o pôr do sol enquanto desfruta de um copo de bom vinho italiano. Regressará ao ponto de partida em carro privado.

Detalhes interessantes

  • Preço: cerca de 500 euros.
  • Duração: aproximadamente 9 horas.
  • Meios de transporte: carro particular e passeio a pé.
  • Vantagens desta opção: permite-lhe explorar diferentes pontos de interesse da zona enquanto bebe vinho em locais frequentados pelos habitantes locais.
  • Desvantagensdesta opção: não é totalmente focada no vinho, por isso, se esse for o seu principal interesse, esta pode não ser a melhor opção para si.

8. Excursão à costa etrusca com prova de vinhos a partir de Livorno

Costa Etrusca| ©DANI28256
Costa Etrusca| ©DANI28256

Se quiser explorar um pouco mais de Livorno a partir do mar, um passeio pela costa etrusca será a melhor opção para si. Embarque nesta aventura a partir de Livorno num barco com um guia profissional. Este pequeno cruzeiro tem um preço médio de 300 euros e dura pelo menos nove horas.

Graças ao seu guia, pode aprender sobre as jóias escondidas da costa etrusca. A primeira delas é a cidade de Bolgheri, conhecida por ter a área vinícola mais dinâmica. Aqui poderá fazer a sua primeira prova de vinhos numa adega familiar.

A próxima paragem será a pequena aldeia de San Vincenzo, situada mesmo em frente ao mar. Esta aldeia é normalmente visitada à hora do almoço. O almoço não está normalmente incluído nesta excursão. No entanto, o guia indicar-lhe-á onde pode comer o melhor de San Vincenzo na praia ou no porto.

A última paragem é Populonia, situada a apenas 30 minutos de San Vincenzo. Ficará encantado por visitar esta cidade de clima montanhoso e passear por uma vinha onde poderá provar bons vinhos. No final do passeio, poderá regressar ao ponto de partida de barco com o seu guia.

Detalhes interessantes

  • Preço: cerca de 300 euros.
  • Duração: aproximadamente 9 horas.
  • Meio de transporte: barco.
  • Vantagens desta opção: pode fazer uma viagem a várias pequenas aldeias toscanas a bordo de um pequeno barco.
  • Desvantagens desta opção: não é recomendável se tiver tendência para enjoar.

Dica de viajante
Para os passeios de barco, recomendo que tome um comprimido para o enjoo, caso seja muito sensível ao movimento da água.

Conselhos para uma visita guiada ao vinho de Livorno

Sapatos confortáveis| ©Alexandra Tran
Sapatos confortáveis| ©Alexandra Tran

Quando fores a Livorno para provar o delicioso vinho que é colhido nesta terra, deves preparar o teu estômago. Antes de beber álcool, é importante tomar o pequeno-almoço, o almoço ou o jantar. Desta forma, o vinho não o afectará tanto e poderá fazer uma visita tranquila.

Por outro lado, como pôde constatar, as visitas guiadas pelo vinho incluem normalmente várias aldeias ou cidades. Verifique muito bem quais são as que vai ver para poder escolher a que inclui mais destinos. Esta é a minha recomendação para conhecer a maioria das cidades imperdíveis da Toscana.

Por que é aconselhável fazer um tour de vinhos em Livorno?

Ruas de Livorno| ©un certain regard1
Ruas de Livorno| ©un certain regard1

Os vinhos da região conhecida como Toscana são os melhores produzidos em Itália. Em muitas das vilas e cidades é possível encontrar belos vinhedos e adegas onde se pode degustar um bom vinho. A experiência não se limita à degustação de uma bebida de qualidade, mas sim a uma experiência única nas vinhas.

As visitas guiadas de vinho são uma atividade turística muito popular. Recomendo vivamente que as faça na cidade de Livorno, em caves de vinho ou em bares de vinho populares. Em qualquer um destes destinos, poderá provar vinhos toscanos inesquecíveis.

Por outro lado, estas visitas organizadas e privadas poupam-lhe o trabalho de apanhar transportes públicos ou de reservar as visitas. Pode fazer todo o percurso sem se preocupar com estes pormenores.