Mais sobre: Bilhetes e visitas à Pinacoteca de Milão
A Pinacoteca di Brera é uma parte essencial dos passeios culturais completos na capital da Lombardia. Apesar de a principal atração da cidade ser o Castelo Sforzesco, a apenas duas ruas de distância encontra-se este museu, imperdível quando se planeia o que ver e fazer em Milão.
A coleção deste templo da arte vai desde a famosa Sagrada Família de Bramantino até à Madona com Anjos de Andrea Mantegna. São mais de 400 obras de renome. Sem dúvida, este é um paraíso para os amantes da arte e para os interessados em cultura geral. Continue a ler para saber mais sobre como visitar a Pinacoteca em Milão.
Visita guiada à Pinacoteca de Brera em Milão
Explore a Galeria de Arte de Brera com esta visita guiada
Compreender a história e o valor das obras-primas da Pinacoteca de Milão graças às explicações de um guia especializado que também o levará a descobrir o pitoresco bairro de Brera.
Graças a esta visita guiada à Pinacoteca de Brera, pode entrar no museu diretamente e sem esperar na bilheteira. No interior, poderá admirar as belas obras de Rafael, Caravaggio, Rubens, Ticiano e muitos outros. Graças às explicações do guia que o acompanhará durante a visita, ficará a conhecer o contexto histórico e artístico.
Mas a visita guiada de cerca de duas horas inclui também um passeio pelo bairro central de Brera, onde se situa a Pinacoteca e um dos mais selectos de Milão. Poderá deambular pelas ruas estreitas e descobrir as suas lojas e restaurantes exclusivos.
Recomendado se... Deseja conhecer em profundidade uma das colecções de arte italiana mais importantes do mundo com um guia que lhe explicará a sua história e conhecerá a cultura de Brera, um dos bairros mais encantadores de Milão.
Quanto custa visitar a Pinacoteca em Milão?
Os bilhetes de admissão geral à Pinacoteca di Milano podem ser adquiridos por cerca de 15 euros.
Os bilhetes devem ser adquiridos online e com antecedência, uma vez que a bilheteira do museu é apenas para assistência aos visitantes e não vende bilhetes.
Bilhetes a preço reduzido: quem os pode comprar?
- Os idosos com mais de 65 anos têm uma tarifa especial às terças e quartas-feiras. O seu bilhete custa 1 euro.
- Os cidadãos da Comunidade Europeia com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos pagam apenas 2 euros pelos seus bilhetes.
- Os cidadãos italianos com um certificado de desemprego pagam apenas 5 euros.
- Os cidadãos da Noruega, da Islândia, da Suíça e do Principado do Liechtenstein pagam apenas 2 euros pelos seus bilhetes.
A melhor opção, a visita guiada com visita a Brera
No entanto, os bilhetes não incluem um guia áudio. Este tem um custo adicional e está disponível em inglês e italiano. Por esta razão, recomendo que reserve uma visita guiada à Pinacoteca de Milão por um pequeno suplemento.
A visita ao museu dura 2 horas e um guia ensina-o a apreciar o significado de obras tão importantes como "O achamento de São Marcos" de Tintoretto ou "Cristo morto no Sepulcro" de Rafael, entre muitas outras.
Esta visita inclui também um passeio pelo bairro de Brera, onde se situa a galeria de arte, uma experiência completa não só para os amantes da arte, mas para todos os que querem aproximar-se do património histórico e cultural da cidade de Milão.
Há visitas guiadas à Pinacoteca de Milão e vale a pena?
Claro que há, especialmente se não fores um conhecedor de arte e estiveres interessado em conhecer a história das obras, os estilos, as mensagens e as curiosidades de cada peça. Lembre-se que são cinco séculos de história, tradição e cultura.
A importante coleção de obras de artistas como Rafael, Caravaggio, Hayez e Mantegna na Pinacoteca de Milão merece uma visita guiada por um especialista em arte para o ajudar a contextualizar e a compreender o simbolismo de cada peça. Além disso, se estiver interessado numa visita mais personalizada, quando reservar a sua visita guiada à Pinacoteca de Milão, pode selecionar a opção de uma visita privada, exclusiva para si e para o seu grupo.
Além disso, o guia especializado levá-lo-á a descobrir o Palácio de Brera, onde se encontra o museu e que foi fundado pelos jesuítas. Durante a visita, não perderão o pátio interior do edifício, uma maravilha da arquitetura italiana.
É possível visitar a Pinacoteca gratuitamente?
- Pessoas com deficiências comprovadas. Se for necessário um acompanhante, este também terá direito ao mesmo benefício.
- Cidadãos italianos residentes no estrangeiro que apresentem o seu certificado (AIRE).
- Professores italianos com o seu certificado MIUR.
- Membros dos Museus da Lombardia.
- Membros do I.C.C.C.R.O.M.. Devem apresentar um cartão válido.
- Inspectores e conservadores honorários do Ministério da Cultura italiano.
- Militares da Unidade Italiana de Proteção do Património Cultural.
- Professores e estudantes de:
- Academia Italiana de Belas Artes ou equivalente na Comunidade Europeia. 2. Arquitetura, conservação do património cultural, educação, literatura orientada para a arte ou arqueologia em universidades italianas ou equivalentes na Comunidade Europeia. 3. Cursos de formação avançada nas Escolas do Ministério da Cultura italiano.
A Pinacoteca reserva-se o direito de conceder este privilégio a outros grupos, a fim de proteger o museu e promover o estudo da arte em Itália.
Os bilhetes para a Pinacoteca de Brera estão incluídos em algum dos passes turísticos da cidade?
Não, os passes turísticos, como o Milano Pass, incluem a entrada na Pinacoteca Ambrosiana, mas não na Pinacoteca di Brera. No entanto, sendo o bairro de Brera o bairro boémio e luxuoso, foi criado o Passaporte La Grande Brera.
Ao visitar 5 dos pontos de interesse em Brera, como o Palazzo Citterio ou o Museu do Teatro Scala, pode preencher os carimbos que preenchem o seu passaporte e obter a sua entrada gratuita na Pinacoteca di Brera!
Como chegar à Pinacoteca de Milão
O endereço da Pinacoteca de Mil ão é Via Brera, 28, 20121 Milão. Devido à sua localização central na capital da Lombardia, é possível chegar ao museu de várias maneiras:
- De autocarro: Com as linhas 61 e 57 da cidade.
- Demetro: Pode chegar ao Palazzo de Breda através da linha 2 Lanza, da linha 3 Montenapoleone ou da linha 1 Cairoli.
- De elétrico: Pode fazer a ligação com as linhas 1, 4, 8, 12, 14 e 27.
- De carro particular: Pode chegar lá pela Via Brera 3, onde há um parque de estacionamento.
Actividades familiares na Pinacoteca de Milão
Uma das actividades familiares oferecidas pela Pinacoteca de Brera é o projeto Arte Orto, nascido da ideia de combinar arte e jardim.
Os percursos oferecem a adultos, famílias e crianças uma série de itinerários artísticos botânicos, concebidos para focar a atenção nos diferentes tipos de plantas medicinais representadas na Pinacoteca di Brera e ligá-las às suas irmãs no Jardim Botânico.
O projeto teve início em 2014, sob a direção do complexo de museus de Brera (Museo Poldi Pezzoli, Museo del Novecento e Palazzo della Ragione) em colaboração com a Aboca Spa. Recomendo que consulte previamente o calendário de actividades.
Em alternativa, quando o orçamento ou o tempo não forem suficientes para visitar a Pinacoteca di Brera no seu interior, pode optar por fazer um passeio de bicicleta por Milão e passear pelo pátio interior do edifício, ao qual pode aceder gratuitamente.
O que não perder na Pinacoteca de Milão
Na Pinacoteca de Brera, é possível ver uma vasta lista de obras, a mais completa de Itália, segundo os especialistas. As suas origens remontam a 1571, quando os jesuítas iniciaram a construção do Palazzo di Brera para o converter num prestigiado colégio. Mais tarde, a Imperatriz Maria Teresa da Áustria fundou a Pinacoteca em 1776, juntamente com a Academia de Belas Artes.
Curiosamente, à entrada é recebida por uma esfinge de Napoleão Bonaparte, que reabriu o local a 15 de agosto de 1809, dia do seu aniversário. A intenção do militar era reunir o maior número possível de pinturas das regiões italianas conquistadas, era um símbolo de poder, por isso transformou-a num museu.
Como está dividida a Pinacoteca de Brera
Um total de 38 salas compõem a Pinacoteca di Brera. Nelas encontrará as obras organizadas de acordo com dois critérios. Em primeiro lugar, por ordem cronológica e, em segundo lugar, pelo artista ou escola a que pertencem.
A mais famosa coleção de obras de arte de Milão não se encontra apenas no Palazzo Brera, pois existem outras áreas muito interessantes.
As suas obras mais importantes
A coleção de obras deste museu reúne uma vasta gama de frescos. Alguns meios de comunicação, como o The Telegraph, afirmam que existem mais de 500 jóias artísticas, outros dizem que o número é de cerca de 450 peças, incluindo Canaletto, Raphael, Modigliani, Bramante, Rubens, Titian, Rembrandt e muito mais.
Embora não seja claro o número de peças da coleção, existe um top 10 de obras da Pinacoteca di Brera que são frequentemente o foco de atenção entre os amantes da arte:
- A Ceia em Emaús, de Caravaggio.
- O Beijo de Francesco Hayes.
- A lamentação sobre o Cristo morto, de Andrea Mantegna.
- O noivado da Virgem, de Rafael.
- Cristo na Coluna, de Donato Bramante.
- Madona com santos e Federico de Montefeltro como doador, de Piero della Francesca.
- Naturezas mortas de Giorgio Morandi.
- A Virgem do Monte Carmelo, de Giovanni Battista Tiepolo.
- A Pietà de Giovanni Bellini.
- O Milagre de São Marcos, de Tintoretto.
A Biblioteca Nacional Braidense
É mais conhecida como Biblioteca de Brera e foi fundada em 1770 por Maria Teresa de Habsburgo-Lorena, mas as suas portas só foram abertas ao público em 1786. É uma parte essencial da oferta cultural da cidade. É especializada em arte, literatura e curadoria. A Biblioteca Nazionale Braidense tem vista direta para a Piazza Brera, um dos edifícios mais antigos do centro histórico de Milão.
O Museu Astronómico de Brera
Com os seus cerca de trinta instrumentos científicos dedicados à investigação do cosmos, como o telescópio Amici de Schiaparelli, é único pelo prestígio que representa.
O Museu Astronómico de Brera goza de relevância social pelo seu empenho no desenvolvimento científico. Se procura o que fazer em Milão na primavera ou no outono, esta é uma paragem ideal, especialmente entre maio e julho, quando as actividades culturais estarão na ordem do dia.
O Orto Botanico
Um espaço único para fazer uma pausa na arquitetura e deixar-se levar pela natureza. O Orto Botanico é considerado o pequeno pulmão verde devido à sua proximidade com o Parque Sempione.
Se visitar o Castelo de Milão, compreenderá a razão da sua alcunha, enquanto as flores, as árvores e os ornamentos desenham uma paisagem de 10 à frente dos seus olhos.
Sabia que
Sabia que alguns dos clássicos da Pinacoteca de Brera são tão cobiçados que chegaram ao mercado NFTs? Sim, toda a gente quer pôr as mãos nas cópias digitais certificadas e ainda está a pensar se deve visitar o museu?
Quanto tempo dura uma visita à Pinacoteca?
Os visitantes gratuitos têm 90 minutos para explorar a Pinacoteca di Brera durante cada visita. Note-se que a visita guiada dura cerca de duas horas.
É importante lembrar que o horário de entrada é rigoroso. Terá até 15 minutos após a hora indicada no seu bilhete para entrar no museu.
Se exceder este prazo, a entrada ficará deserta. A recomendação é chegar 5 minutos antes da hora do bilhete para evitar qualquer inconveniente.
Quantas pessoas podem visitar a Pinacoteca num grupo?
A fim de prestar o melhor serviço possível aos visitantes e cuidar do museu, um máximo de 24 pessoas, incluindo o guia, quando aplicável, pode entrar no museu de cada vez.
Quais são os horários de abertura da Pinacoteca de Milão?
De terça-feira a domingo, das 8h30 às 19h15. Este horário de abertura é válido durante todo o ano, exceto às segundas-feiras, 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro, quando o museu está encerrado.
Dicas para visitar a Pinacoteca de Milão
- Apareça na hora do seu bilhete a horas. Eles são rigorosos neste ponto.
- Usar sapatos confortáveis. São 24.000 mts2 e a visita dura 90 minutos.
- Contrate um guia. O espaço é muito grande e o audioguia não é oferecido em inglês. Um perito local poderá ajudá-lo, fornecer-lhe informações e dados relevantes para a sua visita.
Esta é a loja da Pinacoteca de Milão
A filosofia de Brera é estudar a arte para a conhecer, respeitar e valorizar. Foi assim que se tornou a "boémia de luxo" e, em conformidade com esta missão, a loja da Pinacoteca de Brera abriu as suas portas: a Bottega Brera.
Este espaço exprime a identidade cultural profundamente enraizada de Milão. Aqui encontrará uma livraria, uma coleção de objectos de design, roupas, jóias e lembranças. A partir do pátio de honra do Palazzo di Brera, pode levar uma recordação para casa.
- Horário de funcionamento da Bottega Brera: de terça-feira a domingo, das 10:00 às 19:00 horas. O acesso a este espaço é gratuito.
Onde comer perto da Pinacoteca de Brera em Milão
Existem muitas opções de paragem para uma boa refeição napolitana no bairro de Brera, no entanto, destaco um top 5 de locais que não desiludem:
- Ristorante Nabucco O seu compromisso é com a comida italiana clássica. Os seus risotos, milanesas e massas frescas não desiludem e o tiramisu deste restaurante é descrito por muitos como uma verdadeira iguaria. Não perca, todos os comensais destacam a qualidade dos produtos desta sobremesa, uma iguaria imperdível. Está localizado na Via Fiori Chiari 10, 20121.
- Tramé: Se procura uma paragem rápida para continuar a sua excursão, Tramé é a solução. Vendem suculentas sandes ao estilo veneziano. Eles atendem a todos os gostos e os preços são acessíveis. A partir de 7 euros pode desfrutar de uma sanduíche e de um spritz, não lhe parece bem? Encontre-os na Piazza San Simpliciano Corso Garibaldi 22, 20121.
- Ristorante Lucca: O seu menu é versátil, atendendo a todos os gostos. Inclui uma variedade de comida tradicional, vegan, vegetariana e sem glúten. O estilo da Toscana e da Itália central são os temas centrais da sua cozinha. Este restaurante é frequentemente visitado por clientes que procuram jantar e ficam pelo serviço, música, boa comida e a possibilidade de serem servidos em espanhol. Está localizado na Via Panfilo Castaldi 33, 20124.
- La Tartina: um lugar de tapas no distrito de Brera, você disse, La Tartina é a resposta. Este lugar tranquilo é ideal para desfrutar de uma cerveja gelada acompanhada de bruschettas italianas, a versão local das tapas, aqui muito mais abundantes, no estilo caseiro milanês. Peça a tábua de charcutaria e queijo ou os canapés gourmet, são deliciosos. Pode encontrá-lo na Via San Carpoforo 4 Brera Area, 20121.
- Carminio: Pode comer qualquer prato que quiser neste sítio, mas as suas saladas e sopas estão noutro nível. Cada prato é mais sumptuoso e mais rico do que o anterior. Situado na Via del Carmine 3, 20121.
A visita virtual à Pinacoteca de Brera
A Escola de Belas Artes criou um catálogo virtual com cerca de 600 obras de arte.
Um resumo da história dos frescos, dos artistas que os criaram, da inspiração e da data de criação está disponível no sítio Web da Pinacoteca de Milão, em inglês e italiano.
Também pode interessar-lhe visitar perto da Pinacoteca
- O Palazzo Citterio, adjacente ao Orto Botanico. É um imponente palácio do século XVIII, onde frequentemente há exposições de arte antiga e moderna.
- Se estiver interessado na mundialmente famosa Ópera de Milão, visite o Teatro La Scala, aqui encontrará todas as informações de que necessita, bilhetes, horários de funcionamento e como visitar o teatro no seu interior.
- O Museu Poldi Pezzoli. Este museu está constantemente a renovar-se, oferecendo exposições de arte antiga, moderna e contemporânea. Informe-se sobre o seu itinerário aqui
- A Galleria Vittorio Emanuele II, onde o luxo e a boa cozinha se combinam num ponto de encontro fixo na cidade.
- Visitar o Castelo de Milão. A duas ruas da Pinacoteca, esta fortaleza milanesa tem a marca de Leonardo da Vinci em toda a sua obra.