Mais sobre: Bilhetes e visitas ao Castelo Sforzesco de Milão
Visitar o Castello Sforzesco é uma das coisas para vere fazer em Milão. Embora a cidade seja atualmente conhecida como a capital da moda da Europa, entre os museus, teatros e áreas monumentais, o Castello di Milano é um plano irresistível para qualquer bom viajante que percorra a maior área metropolitana de Itália.
O Castello di Milano alberga 7 museus, bibliotecas e requintadas galerias de arte dedicadas a Leonardo da Vinci, Michelangelo, Andrea Mantegna e Bramantino. Também é ladeado por atracções turísticas como a Piazza Mercanti, o famoso Duomo, o Arco do Triunfo de Milão e muito mais. Eis como obter bilhetes e tudo o que precisa de saber para tirar o máximo partido da sua visita.
Como obter bilhetes para o Castelo de Milão
A entrada no Castelo Sforzesco é gratuita. Basta comparecer no horário de entrada e poderá visitar o interior do castelo. No entanto, para visitar os museus e exposições, terá de comprar um bilhete. Não se preocupe, os preços são baratos, como já vimos, a partir de 3 euros.
Os bilhetes incluem um guia áudio?
Não, o preço do guia áudio começa em 3 euros. Este é um dos maiores e mais simbólicos castelos da história europeia, e cada canto está imbuído de personalidade e interesse, como os famosos nós venezianos que fazem parte da decoração da Sala delle Asse, uma obra cujos ramos de árvores entrelaçados, desenhados por Leonardo Da Vinci, compõem um dos espaços emblemáticos do castelo.
Se falar inglês ou italiano, recomendo que compre o audioguia para não perder nenhum pormenor. O audioguia não está disponível em inglês.
Quanto custa o bilhete de entrada no Castelo de Milão?
A entrada no Castelo Sforzesco é gratuita, no entanto, para visitar as suas salas, museus e exposições especializadas, terá de comprar um bilhete que custa entre 3 e 5 euros.
É possível visitar o Castelo de Milão de graça?
Sim, na primeira e terceira terça-feira de cada mês, a partir das 14:00 horas, a entrada é gratuita. Outro dia que também pode entrar gratuitamente são os domingos. No entanto, lembre-se que este bilhete não inclui uma visita guiada e os quartos disponíveis são limitados.
Considerando que só as defesas exteriores têm 3 km de comprimento e quatro níveis, é aconselhável comprar uma visita guiada.
Quem pode entrar gratuitamente no Castelo de Milão?
-
Os visitantes com menos de 18 anos. Os visitantes com mais de 18 anos devem comprar bilhetes.
-
Os grupos de estudantes do ensino secundário e os professores que antecipam a sua visita podem escrever para castellobookshop@gmail.com para acelerar o processo.
-
Guias turísticos certificados e pertencentes à União Europeia.
-
Intérpretes turísticos que assistem os guias.
-
Pessoas com deficiência, sendo que o seu acompanhante também tem direito ao benefício.
-
Jornalistas.
-
Superintendentes e pessoal académico autorizado pela direção do museu. Para usufruir deste benefício, é necessário comunicar previamente a sua visita, escrevendo para castellobookshop@gmail.com.
-
Membros da Sala delle Asse e dos Amigos da Coleção A. Bertarelli. Coleção Bertarelli.
A visita guiada ao Castelo de Milão: vale a pena?
Sendo a principal muralha de Milão, vale a pena dedicar algum tempo a conhecer este edifício medieval. Não é de surpreender que se deva reservar com antecedência para dar uma olhadela às salas, museus, exposições e bibliotecas no seu interior. A famosa fortaleza de Milão abriga e oferece ao público:
- O Museu La Pietà Rondanini - dedicado a Miguel Ângelo, que completou esta obra poucos dias antes de falecer.
- O Museu de Instrumentos Musicais.
- O Museu Egípcio.
- O Museu de Arte Antiga. Um dos museus mais interessantes de Milão, onde pode reservar a sua visita tátil.
- O Museu de móveis antigos e esculturas de madeira.
- Dois museus arqueológicos.
- Uma das maiores colecções de pintura italiana. Uma visitaà Pinacoteca de Brera é uma atividade de topo para os amantes da arte.
E uma dúzia de outras salas gigantescas.
A sala egípcia é frequentemente submetida a restauros para proteger as obras que contém, por isso certifique-se de que está disponível antes de a visitar.
Algumas secções do castelo, incluindo as muralhas com ameias e a passagem coberta "Ghirlanda", são acessíveis apenas por visita privada. Recomendo-vos que escolham na Hellotickets, entre os melhores passeios e excursões de Milão, aquele que melhor se adapta ao vosso tempo e orçamento.
Porquê visitar o Castelo de Milão?
O Castelo Sforzesco é uma fortaleza de estilo gótico construída no século XV pela dinastia Visconti que serviu de residência à família reinante da cidade em 1450. É régio, dominador e, se quiser saber em profundidade porque é que foi o centro do Império Romano durante tanto tempo e a sua evolução dentro da dinastia Sforza, tem de o visitar.
Originalmente, este castelo era uma cidadela militar. Ao longo dos anos, as mudanças de governos e repúblicas deixaram a sua marca neste lugar, razão pela qual é impossível falar de arte, cultura e tradição milanesa sem destacar este espaço.
Por outro lado, o desenho das suas muralhas de tijolo murado foi obra de Leonardo da Vinci, que acrescentou imponentes ameias redondas, jardins, museus e uma torre com vistas panorâmicas da cidade e é considerada uma das obras-primas do génio. A esta fortaleza juntou-se a Torre Branca, um dos bens culturais modernos do Parco Sempione, tão impressionante que é considerada a Torre Eiffel de Milão.
Os bilhetes de entrada para o Castelo de Milão estão incluídos em algum dos passes turísticos da cidade?
Sim, deixe-me dizer-lhe:
-
Com um Passe dos Museus da Lombardia. Na compra da sua assinatura, recebe um ano de visitas gratuitas aos museus e exposições participantes, incluindo a visita ao Castelo de Milão. A assinatura é anual e os bilhetes para adultos custam cerca de 45 euros.
-
Com o programa Esselunga. Combinando assinaturas, cupões e bilhetes conjuntos, os bilhetes podem ser trocados pela entrada no Castelo de Milão. A aprovação depende das promoções sazonais, bem como da disponibilidade de lugares.
Como chegar ao Castelo de Milão
O Castelo Sforzesco está localizado na Piazza Castello, 20121 em Milão. Pode visitá-lo de diferentes maneiras, deixo-lhe como chegar lá a partir do ponto de encontro mais frequente: a estação Milan Centrale.
- De metro:
Pela linha 1, a partir das estações Cadorna ou Cairoli, estarás a 200 metros do castelo. A primeira deixa-o num dos lados, passando pelo Museo della Pietà Rondanini, enquanto a segunda alternativa convida-o a passar pela Torre del Filarete.
Apanhe a linha 2 do metro da estação Centrale Fs até à estação Lanza. Aí, caminha-se 300 metros e chega-se às portas do castelo.
- De autocarro:
As linhas 18, 50, 37, 58, 58, 61 e 94 param em frente ao Castelo.
- De elétrico:
As linhas 1, 2, 4, 12, 14 e 19 têm uma paragem a poucos metros de distância.
- De carro:
Pode seguir pela Via Vittor Pisani e encontrá-la-á a 3,6 km. Se optar por seguir pelo Foro Buonaparte, encontrará a 4,5 km (esta estrada também o leva diretamente ao parque de estacionamento mais próximo, o Buonaparte Parking).
Onde estacionar
Se for com o seu carro particular ou alugado, tem várias opções de estacionamento.
- No Salone del Mobile de Milão: localizado no Foro Buonaparte, 65, 20121 Milão.
- No Estacionamento Buonaparte: a apenas 300 metros do Castelo, pode encontrá-lo na Via Giacomo Puccini, 5, 20121 Milão.
- Na Garagem Sforza: está localizada na Via Francesco Sforza, 4, 20122 Milão. Ironicamente, apesar do seu nome, esta é a opção mais distante do castelo, a 1,8 km. Esta opção é adequada se quiser entrar no Duomo de Milão antes de chegar ao castelo.
É aconselhável ir ao Castelo de Milão com crianças?
Sim, é aconselhável, especialmente se for um passeio em família. O Castelo de Milão é um belo lugar onde as crianças têm actividades especiais dentro e à volta das suas muralhas góticas.
- No interior do Castelo
As crianças entre os 4 e os 12 anos podem desfrutar de workshops e visitas guiadas todos os fins-de-semana. As actividades fazem parte de uma colaboração entre Ad Artem, Aster, Opera d'Arte e Le Voci della Città para que as crianças explorem e descubram a história da cidade. Pode visitar o sítio Web doCastelo Sforzesco para mais informações e para planear a sua visita com antecedência.
- À volta do Castelo
Para além do imponente edifício cunhado por Leonardo da Vinci, os parques e jardins do Castelo formam o pulmão verde de Milão com os seus caminhos e fontes ornamentais. É um sítio muito bonito. Neste espaço encontra-se o Parco Sempione, um projeto de Emilio Alemagna com uma torre, um aquário, um teatro, uma biblioteca e uma grande área verde com um lago a condizer com a natureza espetacular desta fortaleza milanesa.
O local presta-se a fotografias de 10 pontos, especialmente se for visitado no verão. Pode anotar esta visita no seu top de coisas para fazer em Milão com crianças.
O que não se pode perder no Castelo de Milão
- Uma visita à Sala delle Asse. O Castelo de Milão está impregnado de obras com a assinatura de Leonardo da Vinci e, com o passar do tempo, os investigadores continuam a desenterrar parte das memórias desse génio.
Na Sala delle Asse, para além de estarem rodeados pelos nós venezianos, destacam-se os frescos de "Trompe-l'œil" ou "armadilha diante dos olhos", onde o realismo está presente. Parte desta pintura foi descoberta em 1893 e tem sido objeto de um exame cuidadoso. Em 2013, outra parte do fresco e a sua história foram acrescentadas às curiosidades desta sala impressionante.
-
O Museu da Pietà Rondanini de Michelangelo. Conhecendo a importância deste artista, não vai querer perder esta sala peculiar.
-
Não perca uma visita à Pinacoteca di Brera, um local boémio que alberga obras-primas de Bramantino, Andrea Mantegna, Giovanni Bellini, Canaletto, Lorenzo Lotto, Correggio, Tintoretto e muitos mais.
-
O Parque Sempione. Os seus jardins e ornamentos valem por si só uma visita ao Castelo de Milão. Do seu ponto mais alto, pode obter uma bela vista panorâmica da capital lombarda, enquanto a atmosfera o relaxa.
-
Por último, mas não menos importante, aproxima-te do Arco della Pace ou do Arco Triunfal de Milão.
Quanto tempo é necessário para visitar o Castelo de Milão
O Castelo Sforzesco é enorme e abriga, como vimos, uma grande quantidade de museus internos, salas de exposição, bem como actividades sazonais. Para o visitar na sua totalidade, o ideal é reservar pelo menos meio dia do seu itinerário. 4 a 5 horas será o tempo suficiente para completar a visita.
Na minha opinião, o ideal é reservar um dia para passear pelo Castelo Sforzesco, subir ao Terraço do Duomo de Milão e visitar a Pinacoteca di Brera.
Horário de funcionamento do Castelo de Milão
O horário de abertura do Castelo é de segunda a domingo, das 7.00 às 19.30 horas. Os Museus do Castelo têm um horário de abertura mais curto, podendo ser visitados de terça a domingo, das 10h00 às 17h30.
Todas as secções estão encerradas às segundas-feiras, 25 de dezembro, 1 de janeiro e 1 de maio.
Conselhos para visitar o Castelo de Milão
- Viajar de transportes públicos. Use o metro ou um autocarro para chegar ao Castelo - é conveniente, rápido, barato e tem paragens a poucos metros de distância.
- Reserve um dia para explorar a área. O Castelo Sforza é o centro das principais atracções turísticas de Milão, desde o TeatroLa Scala de Giuseppe Piermarini até à Igreja de Santa Maria delle, Património Mundial da UNESCO, com a sua mundialmente famosa visita guiada à Última Ceia de Milão.
- Use sapatos confortáveis e roupas frescas, especialmente se visitar a cidade no verão.
- Compre os seus bilhetes com antecedência ou inscreva-se numa das visitas guiadas mais completas ao Castelo Sforzesco. Veja aqui como o fazer e porque é que eu gosto desta opção.
A melhor visita guiada ao Castelo de Milão
Se você está interessado em visitar a capital da Lombardia sem esquecer os principais marcos de sua extensa lista de monumentos, eu recomendo uma visita guiada do Duomo ao Castelo Sforzesco.
A experiência oferece a oportunidade de visitar o pátio e o interior do Castelo Sforza e conhecer a história de uma das famílias nobres mais imponentes de Milão de uma forma muito mais íntima e pessoal. Este passeio também destaca diferentes marcos italianos para explorar a memória artística da Lombardia.
Porque gosto desta opção: é, sem dúvida, um dos melhores passeios e excursões de Milão e inclui um mínimo de quatro paragens.
- Castelo de Milão. Mais conhecido como a sua fortaleza amuralhada.
- Teatro La Scala, onde a ópera de Milão ganha vida.
- A Igreja de Santa Maria delle Grazie. Onde se pode visitar, entre outras coisas, a Última Ceia de Leonardo Da Vinci em Milão.
- A visita à praça do Duomo, onde há mais 10 coisas para ver e fazer, incluindo a Catedral, o ponto central da praça.
Este passeio é o mais completo, incluindo as quatro paragens acima mencionadas com tempo suficiente para apreciar as obras e continuar o passeio pela cidade.
Este passeio é recomendado se quiser ver os quatro locais de interesse acima mencionados, mais uma visita à Galeria Vittorio Emanuele II. Em suma, trata-se de uma visita guiada por especialistas, com contrastes e história, para que não perca um único pormenor.
Outros factos interessantes sobre a visita
- Preço: A partir de 204 ¤.
- Duração: Cerca de 3 horas.
- Oque pode incluir a visita: Um historiador especializado e multilingue que conduz a visita e responde às suas perguntas. Uma visita guiada ao interior do Castelo de Milão. Bilhetes de entrada para o Teatro La Scala e para a Catedral de Milão.