Nápoles no Natal
A cidade situada no sopé do Vesúvio é um destino turístico em ascensão. Vale a pena visitá-la durante a época natalícia para apreciar as suas tradições e a gastronomia local.
Comprou um bilhete para o mês de dezembro e está a pensar no que ver e fazer em Nápoles? A capital da Campânia enche-se de luzes e sai à rua com os seus tradicionais presépios.
O nosso top 10 começa com o ícone das festas napolitanas: os tradicionais presépios. No entanto, há muito mais em Nápoles...
1. Admirar os presépios da Via San Gregorio Armeno
Em Nápoles, os presépios não são apenas uma representação do nascimento de Jesus, mas um fenómeno cultural que mistura religião, história e atualidade. Durante a época natalícia, a Via San Gregorio Armeno fica repleta de presépios feitos pelas antigas lojas de artesanato.
Pode comprar tudo, desde presépios inteiros a figuras individuais, bem como pormenores como cabanas e animais de cerâmica. Para o ajudar nesta difícil tarefa, elaborámos uma pequena lista dos souvenirs mais típicos:
- Estatuetas do Maradona. Não é segredo que os napolitanos são loucos por futebol e o argentino é, de longe, o jogador mais amado. O Golden Boy conduziu o SSC Napoli a dois campeonatos no final dos anos oitenta e continua a ser muito amado. As estatuetas de San Gregorio Armeno incluem personalidades famosas e Maradona não podia faltar.
- Scio Scio, uma personagem que afasta o mau-olhado. É representado com a típica buatta, um incensório que era utilizado para espalhar aromas.
- Corno Rosso, um corno da sorte vermelho vivo. Segundo a tradição local, deve ser sempre oferecido como presente, não é necessário comprá-lo para si!
- La Bella 'Mbriana, um espírito bom mas caprichoso. Vive nas casas e favorece apenas as pessoas de quem gosta. Tradicionalmente, é representada por uma bela mulher com um longo vestido branco.
- Pulcinella, a personagem napolitana da Commedia dell'arte. Usa uma túnica branca larga, cingida por um cinto preto. O chapéu também é branco e contrasta com a máscara preta que lhe cobre o rosto. A sua principal caraterística é a ironia com que troça dos poderosos.
Enquanto decide o que comprar, pode deliciar-se com um calzone napoletano, uma pizza recheada com ricota, tomate, mozzarella e salame. Pode ser assada ou frita e é um clássico da comida de rua natalícia. Depois do passeio, pode visitar outro ponto de referência do bairro, o Cristo Velado de Nápoles.
2. Patinagem no gelo em Edenlandia
Edenlandia é um parque temático no bairro de Fuorigrotta. Há um pouco de tudo: carrinhos de choque, uma roda gigante, sala de fuga, montanhas-russas e muito mais. Há também um grande ringue de patinagem chamado "Regno di Ghiaccio".
Como é habitual, o bilhete custa cerca de 5 euros para adultos e crianças. A Edenlandia está aberta de segunda a sexta-feira das 15:00 às 21:00 e das 10:00 às 24:00 aos sábados, domingos e feriados.
Chegar lá é bastante fácil, pois fica muito perto da estação de metro Cavalleggeri Aosta (linha 2). Se estiver interessado em outras actividades com as crianças, recomendo que leia o post sobre como visitar Pompeia com crianças.
3. Passear debaixo da árvore na Piazza del Plebiscito
Apraça mais majestosa de Nápoles está localizada a meio caminho entre o passeio marítimo e a central Via Toledo. Na época do Natal, não pode faltar um passeio por esta zona.
A sua estrutura é algo única: é composta por dois corpos, um semicircular e outro retangular. Em cada esquina estão a Basílica de San Francesco di Paola e o Palácio Real.
É a sala de estar de Nápoles e todos os anos em dezembro acolhe uma gigantesca árvore de Natal. Pode ser um abeto ou um cone artificial, mas o resultado é igualmente encantador. Dada a grande dimensão da praça, é frequentemente complementada por um Pai Natal de luzes ou outras decorações.
4. Visitar o mercado de peixe de Porta Nolana
Nanoite entre 23 e 24 de dezembro, os napolitanos puros têm apenas um objetivo: comprar o peixe mais fresco. Para isso, costumam ir ao mercado de peixe de Porta Nolana, popularmente conhecido como "mercato ncopp'e mura". Vale a pena uma visita só para ver os habitantes locais a apinharem-se nas bancas para comprar lagostas, camarões, amêijoas e o "capitone", a enguia fêmea adulta utilizada numa receita típica de Natal.
Entretanto, pode animar o passeio experimentando a "pizza a portafoglio", uma pequena pizza que é embrulhada e fechada como uma carteira. É um ícone da comida de rua napolitana e, se lhe apetecer repetir, recomendo as criações da Antica Pizzeria Port'Alba (Via Port'Alba 18) e da Pizzeria Fortuna (Via Mancini 8).
Para mais informações sobre este tema, recomendo a leitura do post sobre os melhores food tours em Nápoles.
5. Conhecer o Pai Natal
No mês de dezembro, o Pai Natal chega ao sopé do Vesúvio. Encontrá-lo-á no Parco Robinson, uma área verde com árvores e plantas mediterrânicas e tropicais. Situa-se no perímetro da Mostra d'Oltremare, o principal recinto de feiras do sul de Itália.
A aldeia de Natal é imperdível se viajar com crianças. Para além do Pai Natal, os mais pequenos podem decorar uma árvore e bonecos de gengibre, escrever uma carta ao Pai Natal, ouvir histórias e divertir-se com o Circo de Natal.
O preço é geralmente de cerca de 13 euros para adultos e 10 euros para crianças. Os bilhetes podem ser comprados na Ticketone ou na bilheteira.
6. Encontrar uma recordação na Feira da Ladra de Vomero
Como outras cidades do mundo, Nápoles também tem alguns mercados de Natal durante as férias. Passear por eles e fazer algumas compras é algo que tanto adultos como crianças gostam. Neste caso, recomendo-lhe que visite o que se encontra em Il Vomero.
Il Vomero é um bairro situado no cimo de uma colina com vista para o centro histórico. No século XVII, as famílias aristocráticas mudaram-se para a colina para escapar às pragas que assolavam a cidade. O bairro manteve a sua essência e é pontuado por avenidas arborizadas, gazebos e edifícios Art Nouveau que albergam lojas de luxo.
Todos os anos, em dezembro, o bairro acolhe um mercado de Natal com casas de madeira típicas. Encontrará artesanato, presépios, decorações para a casa, pinturas e muito mais.
As bancas estão localizadas na Via Luca Giordano, Via Enrico Alvino e Via Merliani, na Piazza Muzii, dentro do Parque Mascagna e em frente ao mercado coberto na Via Kerbaker.
Pode ser facilmente alcançado através da linha 1 do metro (paragens Quattro giornate e Vanvitelli).
7. Tomar um aperitivo em Chiaia
Antes de se sentar à mesa para a ceia de Natal , é tradicional ir beber um copo no bairro de Chiaia. O epicentro da vida nocturna napolitana concentra-se em torno de uma praça e de três ruas: Piazza dei Martiri, Via San Pasquale, Via dei Mille e Via Gaetano Filangieri.
Esta área fica a uma curta distância a pé da orla marítima e tem uma grande variedade de bares. Aqui estão os meus favoritos:
- Barril, um lounge bar com um belo jardim. Aqui pode desfrutar de um copo de vinho ou de um cocktail original enquanto ouve jazz e bossa nova. Os napolitanos dizem que fazem o melhor mojito da cidade (Via Fiorelli 11).
- Chandelier Cafè, onde cada bebida é uma obra de arte. No dia 24 de dezembro organizam frequentemente um brunch muito cobiçado (Vico Belledonne a Chiaia 34/35).
- Birdy's Bakery, a padaria americana no coração de Nápoles. O sucesso foi tão grande que abriram uma segunda filial em Portici, uma câmara municipal na cintura urbana (Vico Belledonne a Chiaia 14).
8. Sentar-se nas bancadas do Teatro San Carlo
Sabia que Nápoles alberga o teatro lírico mais antigo da Europa? Foi inaugurado em 1737, 39 anos antes do Teatro alla Scala de Milão! O Rei Carlos III de Bourbon encomendou a obra a Giovanni Antonio Amadeo, um dos principais arquitectos do Renascimento. O edifício está situado no coração da cidade, a dois passos do castelo e do palácio real.
Em dezembro, o Teatro San Carlo acolhe espectáculos festivos, como a famosa comédia napolitana "Natale in casa Cupiello", concertos de Natal, jam sessions de jazz, "O Quebra-Nozes" de Tchaikovsky e outras exibições.
O programa de Natal começa normalmente no final de novembro e termina no início de janeiro. Para mais informações, recomendo que consulte o sítio Web oficial.
9. Provar os doces de Natal
Nápoles é conhecida pela sua pizza, mas a sua gastronomia vai muito para além disso e inclui sobremesas com uma longa história. A primeira da lista remonta ao tempo da Magna Grécia, uma expressão que indica as áreas do sul de Itália colonizadas pelas cidades-estado helénicas:
- Struffoli, bolinhos de massa feitos com uma mistura de ovos, farinha, açúcar, manteiga e uma escolha de limoncello, anis ou rum branco. Depois de fritos, são guarnecidos com pedaços de cedro, frutas cristalizadas e amêndoas coloridas e açucaradas. Para os melhores, os habitantes locais recomendam uma visita à antiga pastelaria Giovanni Scaturchio
- Divino Amore, bolos macios feitos com amêndoas, açúcar e frutas cristalizadas. Reconhece-se pela típica cobertura cor-de-rosa, embora existam versões modernas cobertas de chocolate preto. Foram inventados em homenagem a Beatrice de Provence, mãe do rei Carlos II de Anjou.
- Raffiuoli, pão de ló coberto com doce de alperce e pasta de amêndoa ou com creme de ricotta dolce (ricotta doce) e grãos de chocolate. Segundo o folclore, foram inventados no século XVIII pelas freiras beneditinas de San Gregorio Armeno. Muitos afirmam que os melhores se encontram na Pasticceria Capparelli (Via Dei Tribunali 327).
- Zeppole di Natale, saborosos bolinhos fritos feitos com batatas cozidas, ovos, farinha e manteiga. Depois de fritas, são polvilhadas com açúcar baunilhado e canela. Pode encontrar os verdadeiros na Pasticceria Ranaldi, no bairro Quartieri Spagnoli (Vico Lungo Gelso 97).
10. Visitar o Museu Nacional de Capodimonte
Durante a época natalícia, a instituição cultural está normalmente aberta à noite. É a ocasião ideal para passear entre as obras de arte europeias dos últimos sete séculos.
O sítio real de "Capo di Monte" foi fundado no século XVIII como uma reserva de caça de Carlos de Bourbon e está rodeado por um grande parque. Para mais informações sobre como chegar lá, horários de funcionamento e taxas de entrada, recomendo que dê uma olhada no site oficial.
Qual é a temperatura em Nápoles durante o período de Natal?
No último mês do ano, o clima é geralmente ameno. As temperaturas oscilam entre uma mínima de 5° e uma máxima de 15°. Com uma média de 120 mm de precipitação, dezembro é o terceiro mês mais chuvoso do ano, enquanto as quedas de neve são muito raras e concentram-se principalmente no cume do Vesúvio.
Se tiver a sorte de ver esta bela paisagem ao vivo, recomendo que visite o Vesúvio com uma visita organizada. Verá uma paisagem atípica onde as superfícies cândidas contrastam com o azul do Mar Mediterrâneo e as ilhas de Ischia e Procida ao fundo.