Mais sobre: Bilhetes e visitas ao Museu Arqueológico de Nápoles
O Museu Arqueológico de Nápoles, conhecido como MANN, é um dos mais antigos e importantes museus dedicados ao mundo antigo. O seu nascimento e desenvolvimento estão ligados à família real dos Bourbons; a esplêndida coleção Farnese e os frescos e mosaicos encontrados em Pompeia foram herdados dos monarcas.
O MANN é uma visita obrigatória em qualquer viagem à cidade do Vesúvio e o meu artigo dá-lhe todas as informações que precisa de saber antes de comprar o seu bilhete. Descobrirá o que ver e fazer em Nápoles e no seu museu mais representativo.
Quanto custam os bilhetes para o Museu Arqueológico?
Um bilhete normal custa 15 euros, embora existam excepções. A lista abaixo detalha todas as opções disponíveis:
- Todas as pessoas com menos de 18 anos têm entrada gratuita.
- As pessoas com deficiência e os acompanhantes (um por pessoa) também têm entrada gratuita.
- Os cidadãos da UE entre os 18 e os 25 anos de idade (menos de 25 anos) pagam um preço simbólico: 2 euros.
- Também está disponível um bilhete de família. Neste caso, é válido para dois adultos e custa 26 euros.
Há visitas guiadas ao Museu Arqueológico de Nápoles e vale a pena?
O MANN organiza visitas guiadas durante toda a semana, exceto às terças-feiras, quando está encerrado. As visitas duram geralmente cerca de 2 horas e são conduzidas por guias certificados a nível regional.
A organização da visita depende da participação; no caso de grupos de mais de 10 pessoas, serão fornecidos auscultadores.
Geralmente, o bilhete normal custa cerca de 12 euros e é gratuito para crianças com menos de 18 anos.
Horário de abertura do Museu Arqueológico de Nápoles
O museu está aberto toda a semana, com exceção da terça-feira. Nos outros dias pode visitar das 9:00 às 19:30. Note-se que às 19:00 começam a organizar o encerramento do museu, pelo que é aconselhável chegar à entrada um pouco mais cedo. Nalgumas ocasiões, o horário de abertura é reduzido:
- 25 de dezembro: das 9:00 às 14:00.
- 1 de janeiro: das 14:00 às 19:30
As obras a não perder no Museu Arqueológico
A instituição cultural dedicada ao mundo antigo é um dos museus imperdíveis de Nápoles. Tem sido um farol de cultura desde o século XVIII e reúne obras perfeitamente preservadas. Aqui estão os nossos cinco melhores:
- Osfrescos e mosaicos de Pompeia, as decorações "destacadas" das villas e colocadas em segurança no interior do museu arqueológico. As pinturas e os mosaicos foram descobertos durante as escavações efectuadas no século XVIII. Se estiver interessado no assunto, recomendo que reserve uma excursão a Pompeia e Ercolano a partir de Nápoles.
- Collezione Farnese, a coleção de artefactos antigos e modernos de Alessandro Farnese, que mais tarde se tornou Papa com o nome de Paulo III. Os seus sucessores retomaram a herança e ampliaram a coleção com objectos adquiridos no mercado de antiguidades ou em escavações arqueológicas.
- Galeria dos Imperadores, uma série de esculturas modernas que representam os imperadores romanos. Entre as mais elegantes encontram-se o retrato de Júlio César e a estátua de Marco Aurélio.
- Coleção egípcia. O carro-chefe são as obras pertencentes à coleção Borgia, criada na segunda metade do século XVIII pelo Cardeal Stefano Borgia. Inclui principalmente acessórios do quotidiano e objectos funerários encontrados entre o delta do Nilo e a antiga cidade de Menfi. Esta coleção reflecte o interesse pela arte oriental da época.
- Gabinetto Segreto, uma coleção de artefactos eróticos encontrados nas residências de Pompeia. Este material extraordinário revela como a sexualidade era vivida no mundo antigo.
Como chegar ao Museu Arqueológico de Nápoles
A instituição cultural está localizada na Piazza Museo 19, a uma curta distância da central Piazza Cavour. Tecnicamente, faz parte do bairro "Stella", embora seja popularmente conhecido como Rione Sanità. Chegar aqui é muito fácil, basta escolher entre as seguintes opções:
- Metro, sem dúvida a opção mais conveniente. Pode sair nas estações "Museo" (linha 1) ou "Napoli Piazza Cavour" (linha 2). Na verdade, esta última não é um verdadeiro metro, mas uma espécie de comboio suburbano que funciona no subsolo como se fosse um metro. Em ambos os casos, terá de caminhar no máximo 5 minutos para chegar à entrada.
- Da Piazza Garibaldi (onde se encontra a estação central) pode chegar ao Museu Arqueológico apanhando o autocarro número 650. Para mais informações, recomendo que consulte o sítio Web da empresa de transportes local.
Esta é a loja do Museu Arqueológico de Nápoles
Perto da entrada, encontra-se uma livraria com livros dedicados à arqueologia, catálogos de exposições e guias do museu.
A livraria é gerida pela Electra, uma editora do Grupo Mondadori, que também está presente noutras instituições culturais do país. Para além dos volumes, é possível comprar marcadores de livros, reproduções de obras de arte, gadgets, t-shirts, artigos de papelaria e muito mais.
Quanto tempo é necessário para visitar o Museu Arqueológico?
Depende do vosso interesse. De um modo geral, é aconselhável passar pelo menos duas horas. No entanto, os apaixonados pela arte antiga podem dedicar até meio dia à visita.
Note-se que, para além dos achados arqueológicos, o museu acolhe também exposições que não estão necessariamente ligadas à arte clássica. Se estiver interessado nelas, a visita será inevitavelmente mais demorada.
É aconselhável ir ao Museu Arqueológico de Nápoles com crianças?
Na minha opinião, esta não é uma atração particularmente recomendada para crianças. Se eu estivesse a viajar com os meus filhos, escolheria as seguintes opções:
- Città della Scienza, o primeiro museu de ciência interativo de Itália. Foi concebido especialmente para famílias e, entre as suas atracções mais famosas, podemos mencionar o museu dedicado ao corpo humano e o planetário 3D. Para mais informações, consulte o sítio Web oficial (Via Coroglio 57/104).
- Visitas ao subsolo de Nápoles, a opção ideal para os pequenos exploradores. Há dois percursos que passam por corredores, cisternas e espaços utilizados durante os bombardeamentos da Segunda Guerra Mundial.
- Jardim Zoológico, uma área verde que voltou ao seu antigo esplendor. Alberga animais raros como o condor real e o rinoceronte negro. Na primavera e no verão, está aberto das 9h30 às 19h00 (fins-de-semana) e das 10h00 às 18h00 (dias úteis).
- Observatório Astronómico de Capodimonte. Organiza ASTROKIDS, ateliers para crianças e pais para difundir a paixão pela astronomia. Destinam-se a crianças entre os 6 e os 10 anos de idade. Para mais informações, consultar o sítio Web oficial (Salita Moiariello 16).
Onde comer perto do Museu Arqueológico de Nápoles
Depois de uma visita, às vezes dá vontade de comer. Felizmente, o Museu Arqueológico está localizado num dos bairros mais populares da cidade - Rione Sanità - que possui uma série de restaurantes e bares com cozinha. Todas as opções ficam a menos de 15 minutos a pé do museu:
- Cantina del Gallo, uma paragem obrigatória em Rione Sanità. Os seus pratos de assinatura são três: pennette alla sorrentina (massa curta com molho de tomate, mozzarella e manjericão), bacalhau assado e pizza cafona (com batatas e salsicha). Via Alessandro Telesino 21.
- A Pizzeria da Concettina ai Tre Santi, uma das melhores pizzarias da cidade, é uma empresa familiar que já vai na sua quarta geração! Fica a cerca de dez minutos a pé do museu (Via Arena alla Sanità 7).
- Taverna Luciana, um restaurante informal que oferece pratos tradicionais napolitanos. O destaque é a Pizza Luciana que homenageia o bairro "Stella" (estrela em espanhol). A massa tem esta forma e é guarnecida com uma camada de molho de tomate e um saboroso polvo. A cornija, neste caso as pontas da estrela, é recheada com provolone, mexilhões, azeite picante e pecorino (Via Santa Teresa Degli Scalzi 143/145).
- Starita, uma pizzaria com uma seleção muito vasta. Pode escolher entre pizzas clássicas, especiais, sazonais e fritas. Tem mais duas filiais: uma em Milão e outra em Nova Iorque, um sucesso sem fronteiras (Via Materdei 27/28).
Tem espaço para a sobremesa? Então recomendo que vá à pastelaria Poppella, cujo carro-chefe é o fiocco di neve, um bolo de creme coberto com açúcar em pó. Também pode escolher um recheio de chocolate ou de pistáchio. O estabelecimento está localizado na Via Sanità 147. Se é um bom garfo, aconselho-o a ler o post sobre os melhores passeios gastronómicos em Nápoles.