Mais sobre: Bilhetes e Visitas à Capela Sistina
Os frescos da Capela Sistina são um dos poucos conjuntos artísticos que parecem estar fora do tempo e do espaço: quando se olha para cima para os admirar, tem-se a sensação de ver algo antigo e moderno ao mesmo tempo, e o espanto é tão grande que só se pode perguntar como é que algo tão impressionante pôde ser criado. Faz parte dos Museus do Vaticano, por isso, para a visitar, terá de comprar um bilhete ou fazer uma visita guiada ao museu.
Bilhetes para os Museus do Vaticano e a Capela Sistina sem filas
Com os seus bilhetes para os Museus do Vaticano, pode também entrar na Capela Sistina sem esperar.
Esqueça as filas nas bilheteiras e garanta a sua entrada na Capela Sistina ao melhor preço com estes bilhetes que lhe dão acesso prioritário ao interior dos Museus do Vaticano.
Continue a ler para saber quais as opções que tem para visitar um dos maiores tesouros artísticos do mundo e algumas dicas para aproveitar ao máximo a sua visita. Descubra o valor escondido da Capela Sistina com os seusbilhetes sem filas para os Museus do Vaticano. Com tudo o que há para ver dentro da principal atração de Roma, vai arrepender-se de ter perdido tempo na fila para comprar bilhetes na bilheteira.
Se preferir ir ao seu próprio ritmo para poder passar o tempo que precisar em cada uma das maravilhas artísticas dos Museus do Vaticano, a melhor coisa a fazer é comprar bilhetes sem guias ou grupos. Quando chegar à Capela Sistina, no interior do museu, poderá contemplar os impressionantes frescos de "O Juízo Final" de Miguel Ângelo sem pressas.
Recomendado se...
A sua estadia em Roma não é muito longa, uma vez que a entrada sem filas irá poupar-lhe muito tempo que pode gastar a visitar outros locais emblemáticos.
Como comprar bilhetes para visitar a Capela Sistina?
Como indiquei, para aceder à Capela Sistina é necessário ter um bilhete para os Museus do Vaticano: o melhor é reservar online e com antecedência, para evitar filas e garantir a disponibilidade ao melhor preço. Em Hellotickets encontrará as visitas guiadas mais baratas em inglês e terá a opção de cancelar o bilhete ou a visita se tiver um imprevisto.
É possível comprar bilhetes para a Capela Sistina na bilheteira?
Os bilhetes podem ser comprados na bilheteira dos Museus do Vaticano e da Capela Sistina, mas não recomendo de todo que o faça. A fila é tão longa que dá literalmente a volta às paredes do Vaticano (verá isso se alguma vez passear por lá e ficará realmente surpreendido por ver uma fila tão longa). O meu conselho é que os compre online e com antecedência para garantir que tem lugar no dia e hora da sua escolha.
Visita gratuita aos Museus do Vaticano
Para uma visita autoguiada, comprar online os seus bilhetes para os Museus do Vaticano e a Capela Sistina é a melhor opção.
Evitará as filas para entrar nesta atração turística muito concorrida, cujas multidões são a única coisa que pode estragar a sua experiência. Terá acesso prioritário aos Museus do Vaticano, na entrada receberá um mapa e uma breve orientação sobre o percurso recomendado, e poderá entrar na Capela Sistina e nas Salas de Rafael.
Com estes bilhetes, pode ficar nos Museus do Vaticano o tempo que quiser para visitar as salas ao seu próprio ritmo.Recomendo-o se... quiser evitar as multidões e não precisar de um guia para visitar os Museus do Vaticano.
Visite o Vaticano com um bilhete premium de acesso antecipado
Se está à procura de uma experiência premium para visitar a Capela Sistina, esta é a melhor opção. Trata-se de uma visita guiada à Cidade do Vaticano, com o bónus adicional de entrar no Vaticano de madrugada, evitando as multidões e explorando este local deslumbrante na companhia exclusiva do seu grupo.
Como pode imaginar, a Capela Sistina é uma das atracções turísticas mais visitadas do mundo, pelo que evitar as multidões e admirá-la em paz mudará totalmente a sua experiência.Recomendo-o se... procura a experiência perfeita da Capela Sistina, para evitar as multidões de turistas e visitar o Vaticano ao amanhecer.
Como evitar as filas de espera para entrar na Capela Sistina?
As filas de espera para entrar nos Museus do Vaticano e na popular Capela Sistina podem durar várias horas, o que certamente complica a sua experiência.
É por isso que é melhor comprar os seus bilhetes online, evitar ir à bilheteira e, ao fazer a reserva, escolher uma opção que garanta que vai evitar as filas. Por exemplo, com esta visita guiada à Capela Sistina, aos Museus do Vaticano e a São Pedro, terá acesso direto sem ter de esperar.
Quais são os horários de abertura da Capela Sistina e a melhor altura para a visitar?
Aqui estão todas as informações que você precisa saber sobre os horários de abertura para a sua visita.
- De segunda a sábado, das 9:00 às 18:00 horas.
- A última entrada é às 16:30 horas e por volta das 17:30 todos os visitantes do Vaticano começarão a sair.
- A melhor altura para visitar a Capela Sistina é de manhã cedo, seja com uma visita guiada Early Bird ou na primeira entrada após a abertura.
- Tende a ser menos concorrida às quintas e sextas-feiras.
- Também pode visitar os Museus do Vaticano pouco antes da hora de encerramento para evitar as multidões, mas arrisca-se a ficar fechado antes de concluir a sua visita.
- No último domingo de cada mês, os Museus do Vaticano e a Capela Sistina estão abertos das 9h00 às 14h30, com a última entrada às 12h00. Neste dia, a entrada na Capela Sistina é gratuita, pelo que pode ser uma boa opção se estiver com um orçamento apertado, mas não recomendo, pois as filas e as multidões são monstruosas.
- Uma experiência muito agradável é visitar os Museus do Vaticano à noite. Estão abertos às sextas-feiras das 19h00 às 23h00, de meados de abril a finais de outubro.
Dicas para visitar a Capela Sistina
Aqui ficam algumas dicas que aprendi na minha visita à Capela Sistina e que o vão ajudar a poupar tempo e a percorrer a imensidão do Vaticano como se já lá tivesse estado.
Como encontrar a Capela Sistina
Para chegar à Capela Sistina, assim que entrar no Vaticano, suba as escadas rolantes e vire à esquerda para o pátio do Pátio dos Abacaxis. Atravesse o pátio e vire à esquerda, onde encontrará um lance de escadas.
Atravesse o pátio octogonal e entre na Sala Redonda, onde pode ver a banheira de Nero. Agora vire à esquerda, passe pela sala do túmulo de Constantino, suba as escadas, entre na Sala das Tapeçarias e siga em frente para encontrar a Capela Sistina.
Vestuário e fotografias
Para visitar um local cuja alcunha é a Santa Sé, sabe que tem de se vestir adequadamente (como faz para tantos outros locais de culto em Roma, pelo que para a sua visita à Capela Sistina já estará habituado). Os joelhos e os ombros devem estar totalmente cobertos, mesmo no verão.
O meu conselho é usar uma camisola leve que possa vestir facilmente. E não,não pode tirar fotografias no interior da Capela Sistina por várias razões, especialmente para evitar que um possível flash estrague os frescos que a decoram. Os guardas estão muito atentos a isto e gritarão contigo se te virem a tirar fotografias, seja com uma câmara ou com um telemóvel, e se te apanharem várias vezes podem mesmo expulsar-te da sala. Por isso, já sabe, aproveite a sua visita e admire com os seus próprios olhos a beleza de cortar a respiração que tem à sua frente.
O que precisa de saber antes de reservar o seu bilhete para a Capela Sistina?
- Quando reservar os seus bilhetes ou a sua visita, receberá um e-mail de confirmação no endereço que indicou. Aconselho-o a abri-lo para verificar se está tudo correto e a guardá-lo num lugar de destaque, para que o tenha à mão à entrada do Vaticano ou no ponto de encontro com o seu guia.
- Pode obter um reembolso de 100% se quiser cancelar a experiência, mas tenha cuidado, porque só se devolver os seus bilhetes 24 horas antes do dia da experiência. Para devolver os seus bilhetes ou cancelar a sua excursão, consulte o e-mail para obter instruções.
- Às quartas-feiras, não é possível entrar na Basílica de São Pedro porque é o dia da Audiência Papal. Aconselho-o a reservar para qualquer dia que não seja quarta-feira, de modo a poder incluir esta visita na sua visita ao Vaticano.
- Se comprou ou está a pensar comprar o cartão Omnia, tenha em conta que este inclui a entrada nos Museus do Vaticano, pelo que pode poupar-se a ter de o comprar separadamente. No entanto, se quiser fazer uma visita guiada, terá de a reservar separadamente.
História da Capela Sistina
A Capela Sistina foi construída entre 1473 e 1481 sob a direção do Papa Sisto IV. O objetivo inicial era ser uma capela papal privada e também um local para eventos importantes do Vaticano.
O projeto inicial e a construção foram encomendados a arquitectos conhecidos como Giovanni de Dolci. Na sua decoração participaram artistas como Botticelli, Perugino, Ghirlandaio e Cosimo Rosselli.
Em 1508, foi efectuada uma grande renovação artística quando o Papa Júlio II encarregou Miguel Ângelo de pintar a cúpula. Obra-prima do Renascimento que demorou quatro anos a ser concluída, cobre mais de 500 metros quadrados e representa cerca de 300 figuras.
Descrição das principais obras da Capela Sistina
O teto da Capela Sistina foi pintado por Miguel Ângelo entre 1508 e 1512. A cúpula está decorada com cenas bíblicas. No centro da cúpula, há nove painéis principais que narram episódios-chave do Livro do Génesis:
- A separação entre a luz e as trevas.
- A criação dos astros e das plantas.
- A separação entre as águas e a terra.
- A criação de Adão.
- A criação de Eva.
- O pecado original e a expulsão do Paraíso.
- O sacrifício de Noé.
- O Dilúvio Universal.
- A embriaguez de Noé.
O Juízo Final, pintado por Miguel Ângelo entre 1536 e 1541, está situado na parede do altar e mostra o Juízo Final de Cristo sobre a humanidade. Outros frescos do Renascimento: Antes de Miguel Ângelo, artistas como Botticelli, Perugino e Ghirlandaio pintaram frescos sobre a vida de Moisés e de Cristo.
- Sandro Botticelli é o autor de cenas como As Provações de Moisés e A Tentação de Cristo.
- Domenico Ghirlandaio pintou cenas como A Chamada dos Apóstolos.
- Pietro Perugino executou frescos como A Entrega das Chaves a São Pedro.
Significado religioso e artístico da Capela Sistina
A Capela Sistina é um espaço profundamente cristão. Cada um dos frescos reflecte conceitos essenciais da fé cristã, tais como:
- Criação: A Criação de Adão, situada no teto, reflecte o toque de Deus e os dedos de Adão.
- O pecado e a queda: O pecado original e a expulsão do paraíso.
- Redenção e Juízo: em O Juízo Final de Miguel Ângelo.
Para além disso, a Capela Sistina é o local dos conclaves papais, onde os cardeais se fecham para deliberar e rezar.
Detalhes da restauração
Entre 1980 e 1994, a Capela Sistina foi submetida a grandes obras de restauro para limpar e preservar os frescos pintados por Miguel Ângelo, Botticelli e Perugino, entre outros.
O objetivo era remover a fuligem e a sujidade, revelar as cores originais e reparar as fissuras e os danos estruturais. Atualmente, o sistema de controlo da temperatura, da humidade e da filtragem do ar permite que a Capela Sistina se encontre num estado de conservação ideal.
O que mais se pode ver nos Museus do Vaticano?
Aqui estão as salas que mais me impressionaram durante a minha visita aos Museus do Vaticano, sem qualquer ordem específica, apenas para vossa referência. No total, para ver tudo logo de manhã e sem pressas especiais, demorei cerca de 3 horas.
- Galeria de Imagens do Vaticano: Este palácio alberga mais de 400 obras de arte de pintores como Giotto e Fra Angelico, os maiores expoentes do início do Renascimento, e Rafael, Leonardo da Vinci e Caravaggio.
- Coleção de arte religiosa contemporânea: Ao longo de 55 salas, encontrará cerca de 800 obras de artistas como Chagall, Dalí, Gauguin, Kandinsky ou Van Gogh, algo que definitivamente não esperava encontrar no Vaticano.
- Museo Pio-Clementino: Existem várias salas dedicadas à exposição de esculturas gregas e romanas, algumas delas muito famosas, como o Apolo de Belvedere, o Apoxymen ou a Afrodite de Cnido. Recomendo vivamente que dêem um passeio por aqui.
- Museu Egípcio Gregoriano: Aqui são guardados restos arqueológicos e obras de arte do Egito, Assíria, Mesopotâmia e outras culturas antigas, principalmente da Villa de Adriano em Tivoli.
- Salas de Rafael: A visita mais importante dos Museus do Vaticano depois da Capela Sistina. Existem 4 salas que exibem frescos de Rafael e de membros da sua escola.
- Sala da Imaculada Conceição: Uma sala inteiramente decorada com frescos dedicados à vida da Virgem Maria.
- Galeria dos Mapas: Esta sala alberga aquela que é provavelmente a maior coleção cartográfica do mundo, exposta nas paredes de uma impressionante galeria.
- Capela Sistina: Acho que não se vai esquecer de visitar a Capela Sistina na sua visita aos Museus do Vaticano, mas como já se viram coisas mais estranhas, deixo-a aqui para fechar a lista, pelo sim pelo não.
Outras experiências em Roma que valem a pena
Nem tudo em Roma se resume a visitar os seus monumentos e edifícios históricos. Há muitas pessoas que se concentram em todos os locais e atracções imperdíveis, para no final da viagem se aperceberem que perderam o que realmente importa: conhecer a cidade.
Para não perder nada, aqui está um artigo que o vai guiar na escolha da melhor visita guiada a Roma, uma experiência que recomendo vivamente: Os 11 melhores tours em Roma. E embora não tenham o esplendor e a imensidão das salas de exposição do Vaticano, os Museus Capitolinos são uma visita que vale a pena e que não costuma estar incluída nos circuitos turísticos mais típicos.
Se quiser saber mais sobre este museu, escrevi um guia que o pode ajudar a planear a sua visita: Bilhetes e visitas aos Museus Capitolinos de Roma. Além disso, lembre-se que também pode comprar um bilhete que lhe permite visitar o Coliseu e o Fórum Romano, para além dos Museus do Vaticano e da Capela Sistina.