Mais sobre: Visitas guiadas do Vaticano
Com os Museus do Vaticano e a Praça e a cúpula de S. Pedro como principais marcos, o Vaticano é uma visita obrigatória entre as coisas para ver e fazer em Roma. A história por detrás dos seus muros não pode ser lida nos livros de texto e essa é uma das principais razões para os visitar.
A experiência de visitar os Museus do Vaticano por conta própria é totalmente diferente de os visitar com um guia especializado que explica e contextualiza os séculos de arte nestes museus. Escolher uma visita guiada entre as muitas opções pode ser complicado, mas estas são as melhores opções:
Visita guiada aos Museus do Vaticano, Capela Sistina e Basílica de São Pedro
Visita completa ao Vaticano e à Basílica de São Pedro
Se quiser visitar os Museus do Vaticano e a Basílica de São Pedro no mesmo dia sem perder os túmulos papais, poupando dinheiro e tempo, esta é a melhor opção.
Esta opção de uma visita completa ao Vaticano com um guia especializado é para aqueles que desejam aproveitar ao máximo o dia no ambiente do Vaticano e ver as suas principais jóias arquitectónicas. Com esta visita de 2 horas, poupará muito tempo nas filas e terá também acesso exclusivo aos túmulos papais na Basílica de São Pedro.
Para além de explicações sobre obras específicas, esta visita completa ao Vaticano e a São Pedro inclui também informações interessantes, como um olhar sobre a arquitetura da zona, uma visão da vida política e religiosa do Vaticano (digna de uma série e, de facto, existem várias) e anedotas que a maioria dos turistas não conhece.
Recomendado se... Deseja completar a sua visita ao Vaticano descobrindo outro dos locais de visita obrigatória em Roma, aproveitando a sua proximidade.
Outras opções de visitas guiadas ao Vaticano
Se quiser esquecer as filas e o tempo de espera, aqui estão algumas outras sugestões de visitas guiadas ao Vaticano:
- Visita guiadade manhã cedo ao Vaticano e à Capela Sistina: evite as multidões e desfrute da visita com toda a tranquilidade.
- Visita guiada ao Vaticano e àCapela Sistina para crianças: um tipo de visita guiada diferente, com jogos e curiosidades para tornar a visita mais agradável para os mais pequenos e mais descontraída para os adultos.
- Visita guiada privada aos Museus do Vaticano e à Capela Sistina: desfrute de uma experiência exclusiva para si e para o seu grupo, com um guia especializado ao seu lado durante toda a visita.
O que precisa de saber sobre a sua visita guiada ao Vaticano
Ao reservar uma visita guiada (e isto funciona praticamente em todos os casos) pode deixar de se preocupar com horários, percursos e esperas (a grande maioria das visitas ao Vaticano não tem filas de espera). Por mais paradoxal que possa parecer, sente-se menos turista numa visita guiada, porque a única preocupação são as histórias que o guia está a contar.
Cancelamento gratuito
Há opções de reembolso se cancelar com 24 horas de antecedência. Isto permite-lhe ajustar os seus planos em caso de circunstâncias imprevistas sem perder o seu dinheiro. Ao efetuar a sua reserva, certifique-se de que os bilhetes de entrada estão incluídos e garanta um acesso sem filas: embora possa parecer básico, nada deve ser tomado como garantido.
Organize a sua visita guiada ao Vaticano
Horários de abertura
Embora existam vários horários para visitar o Vaticano com uma visita guiada, recomenda-se que escolha o início da manhã para evitar coincidir com as horas de ponta nos Museus do Vaticano. É também importante notar que as visitas que incluem uma visita à Basílica de São Pedro depois das 14:00 não garantem o acesso à Basílica.
Como chegar ao Vaticano
Embora seja um pouco distante, o Vaticano pode ser alcançado a partir do centro de Roma a pé, a partir de pontos turísticos como a Piazza Navona ou o Campo di Fiori. Em qualquer caso, a opção mais fácil é apanhar a linha A do metro para Ottaviano S. Pietro.
Duração
Uma visitaguiada ao Vaticano pode demorar cerca de três horas, embora o tempo total possa variar e ser mais longo. Se quiser ver em profundidade os pontos altos dos Museus do Vaticano, não é recomendável uma visita de menos tempo. Se estiver a visitar o Vaticano por conta própria, poderá estar interessado nesta publicação sobre a duração das visitas guiadas ao Vaticano.
Comer na zona
Saia da área para almoçar, a menos que o seu guia lhe dê uma recomendação específica para comer perto do Vaticano. Tenha em atenção que a maior parte dos locais perto da Praça de São Pedro são caros e alguns podem cometer o grave pecado de lhe oferecer um prato de massa ou de pizza aquecida.
Excursão com crianças
Não é recomendável fazer uma visita guiada aos Museus do Vaticano com crianças, exceto se for especificamente adaptada para elas. A visita é demasiado longa para os mais pequenos, os museus estão cheios de gente e eles não vão gostar e você não vai gostar. Quanto aos carrinhos de bebé, podem ser caóticos nas horas de ponta.
Ana's Traveller Tip
Evite contratar os "guias" que o abordarão na Praça de São Pedro. Muitos não são oficiais e não estão qualificados para efetuar uma visita guiada de qualidade.
Perguntas frequentes dos viajantes interessados numa visita guiada ao Vaticano em Roma
Como devo vestir-me no Vaticano?
Devido à idiossincrasia particular do lugar, uma das principais regras do Vaticano é usar roupas "decorosas". Para entrar, os ombros e os joelhos devem estar cobertos. Isto também significa nada de chapéus, suspensórios, decotes, calças ou saias curtas.
Posso tirar fotografias no interior do Vaticano?
Nos Museus do Vaticano, não são permitidas fotografias com flash nem selfie sticks. Pode tirar fotografias com o seu telemóvel e com uma máquina fotográfica que não inclua acessórios profissionais (para esta última, deve ser pedida uma autorização especial).
No caso da Basílica de São Pedro, lembre-se de que está num local de culto; embora muitos turistas não respeitem isso, não é apropriado estar a tirar fotografias enquanto os visitantes tentam desfrutar do isolamento que o local deve transmitir.
Vale a pena subir à Cúpula de São Pedro?
Embora a entrada na Basílica de São Pedro seja gratuita e provavelmente a veja durante a sua visita guiada ao Vaticano, há uma taxa separada para subir à Cúpula de São Pedro. Se estiver em forma e não sofrer de claustrofobia, vale a pena. Caso contrário, a partir da Colina Gianicolo terá uma vista muito semelhante da Praça de São Pedro.
Posso visitar os Museus do Vaticano à noite?
Nalgumas sextas-feiras do ano, os Museus do Vaticano estão abertos durante a noite (embora normalmente não haja visitas guiadas nessa altura). Informe-se sobre a data e aproveite a oportunidade para os visitar se estiver em Roma, uma vez que são normalmente muito menos concorridos.
E se eu só quiser bilhetes para o Vaticano?
Naturalmente, há também a opção de comprar bilhetes para o Vaticano sem qualquer tipo de visita guiada. É verdade que isso lhe permitirá conhecer toda a área ao seu próprio ritmo, sem ter de estar atento às explicações de um guia, mas, por outro lado, perderá o encanto de conhecer em pormenor a explicação de toda a arte, o modo de vida e as curiosidades que o Vaticano esconde. No entanto, o preço dos bilhetes para o Vaticano sem uma visita guiada será mais baixo e pode beneficiar de descontos nos bilhetes para o Vaticano se cumprir determinados requisitos de idade ou profissionais.
Outras visitas guiadas em Roma
Outra visita guiada que pode interessar-lhe se visitar o Vaticano é a visita à Necrópole sob a Basílica de São Pedro. Esta visita requer uma autorização especial, porque dá acesso ao local onde o apóstolo está sepultado, mas há algumas excursões especializadas que oferecem esta visita.
Quanto a outras visitas guiadas em Roma que valem a pena, a favorita é sem dúvida a visita ao Coliseu e ao Fórum de Roma. A área não tem nada a ver com o Vaticano, mas é o outro ponto obrigatório da cidade eterna e a história que carrega consigo é fascinante, razão pela qual existem bilhetes combinados para o Vaticano e o Coliseu.