Mais sobre: Duração da visita ao Vaticano
Poderíamos passar anos em Roma e nunca acabaríamos de descobrir os seus recantos. A Cidade Eterna, como o seu nome indica, tem sempre algo de novo para oferecer. Mas como, infelizmente, as nossas férias e viagens não duram para sempre, vou dizer-lhe quanto tempo precisa para visitar cada um dos seus pontos-chave, e tenho a certeza que isso o ajudará a organizar a sua visita!
Quanto tempo é necessário para visitar os Museus do Vaticano?

Os Museus do Vaticano são infinitos: são milhares de obras, frescos, bustos, estátuas e galerias onde se poderia passar dias. Mas recomenda-se passar entre duas e três horas para descobrir as obras essenciais.
Se comprar bilhetes para o Vaticano para descobrir os museus por si próprio, organize primeiro as salas que mais lhe interessam para não andar sem rumo pelos museus. Pode também pedir um guia áudio à porta para o ajudar a orientar-se. Pessoalmente, recomendo a paragem na sala dos mapas, na sala dos bustos e, sobretudo, na Capela Sistina.
Se participar numa visita guiada aos Museus do Vaticano, à Capela Sistina e à Basílica de S. Pedro, a duração será normalmente de duas a três horas. O guia fará uma paragem para explicar as principais salas e dar-lhe-á uma visão geral dos principais artistas envolvidos na criação das obras mais importantes dos museus.
Quanto tempo preciso para descobrir a Capela Sistina?

É uma sala diáfana cheia de pormenores e, se quiser apreciá-los bem, recomendo que compre o seu bilhete para a Capela Sistina e que passe lá pelo menos 20 a 30 minutos. Se participar numa visita guiada à Capela Sistina (que recomendo a 100% para contextualizar as obras que vai ver), o guia dará uma explicação prévia dos frescos de Miguel Ângelo mais populares da abóbada da Capela.
Não se esqueça que dentro da Capela não pode falar (nem tirar fotografias) e tem de manter um silêncio rigoroso, pelo que os guias dão as explicações relevantes antes de entrar na visita, em frente a painéis explicativos nas portas do museu. Isto ajuda-o a concentrar-se nos pormenores e a apreciar a grandeza do local.
Quanto tempo leva para subir a Cúpula de São Pedro?

Demorará pelo menos uma hora e meia a subir à Cúpula de São Pedro. A este tempo terá de acrescentar o tempo de espera, quer suba a pé, quer utilize o elevador para a secção onde este está disponível. Tenha em conta que todos os dias há muitos visitantes que querem subir à Cúpula e as filas de espera podem ser longas.
Tenha em conta que o caminho para a subida é bastante estreito e que, uma vez no topo, vai querer parar (para descansar) e apreciar as maravilhosas vistas de Roma, por isso, reserve cerca de 90 minutos para subir, parar um pouco no topo e voltar a descer. Tenha calma e pense que esta é uma experiência única que tem de fazer pelo menos uma vez na vida. Falo-lhe mais sobre isso aqui: Subir a Cúpula de São Pedro em Roma.
Quanto tempo vou precisar para visitar a Basílica de São Pedro?

São necessários entre 60 e 90 minutos para visitar a Basílica de São Pedro, quer o faça por conta própria ou participe de uma visita guiada. Para além das enormes dimensões da nave da Basílica, ao atravessar o templo encontrará pequenas capelas, imagens e verdadeiras obras de arte, como a Pietà de Miguel Ângelo, uma escultura talhada em mármore à qual dedicará, sem dúvida, vários minutos, porque vale bem a pena.
Quando visitar a Basílica de São Pedro, pare para admirar a enorme cúpula e os seus pormenores do interior, bem como o Baldaquino (ou átrio) gigante de bronze no meio da Basílica. Dependendo do número de visitantes no dia, podem ser criadas "faixas" para formar um circuito, mas se não estiver demasiado cheio, poderá circular à vontade. Tenha também em atenção que as longas filas de espera, se não tiver reservado uma visita guiada, podem demorar até duas horas ou mais.
Quanto tempo leva para visitar a Necrópole e as criptas do Vaticano?

A visita à Necrópole deve ser sempre acompanhada por um guia oficial do Vaticano e dura sempre 90 minutos. É o momento ideal para descobrir as galerias e compreender a história e os rituais dos enterros dos Papas.
O local é bastante estreito e é considerado um sítio sagrado muito sensível, cuja preservação é essencial para os funcionários do Vaticano, pelo que não terá a oportunidade de passear pela área à vontade e não terá tempo livre durante esta visita à Necrópole e Criptas do Vaticano.
Quanto tempo levo para explorar a Praça de São Pedro?

O acesso à Praça de S. Pedro é gratuito e não há limite de tempo para o fazer. Pessoalmente, recomendo que passe uma hora lá, percorra a colunata circular, admire os pormenores do obelisco central e as fontes que o guardam.
Não excluo a possibilidade de comprar um gelado e tomá-lo sentado debaixo das espectaculares colunas, enquanto contempla a fachada de São Pedro. Também pode fazer uma pausa antes ou depois de uma visita intensa à Basílica ou aos Museus.
Tenha em conta que, se não tiver reservado uma visita guiada à Basílica de São Pedro, terá de esperar numa fila no meio da praça, que pode demorar até duas horas, para ter tempo de a ver (mesmo que seja do seu lugar na fila!).
Quanto tempo dura a Audiência Papal de Domingo?

A Audiência Papal dura normalmente menos de uma hora. O Papa sai para saudar os peregrinos das várias congregações que se reúnem na Praça de São Pedro para ouvir a sua bênção. Durante a Audiência, o Papa costuma ler o Evangelho e cumprimentar os grupos religiosos presentes nesse dia.
Normalmente, apesar de ter reservado o seu bilhete para a Audiência Papal, terá de chegar com bastante antecedência para conseguir um bom lugar (embora haja normalmente ecrãs onde é possível ver a audiência em tamanho maior), por isso espere ter de passar algumas horas no domingo de manhã. Para mais pormenores, consulte o meu guia sobre como assistir à Audiência Papal no Vaticano.
Quanto tempo devo passar no total na Cidade do Vaticano?

Se for a sua primeira vez no Vaticano e quiser visitar pelo menos os Museus, a Capela Sistina e a Basílica de São Pedro, precisará de pelo menos meio dia (pode visitar de manhã ou à tarde). Para evitar visitas desnecessariamente longas, planeie com antecedência e reserve os seus bilhetes com antecedência: evitará longas filas e entrará nos Museus e na Basílica com mais tranquilidade.
Se, para além das visitas básicas, quiser completar a sua experiência na Cidade do Vaticano com uma visita à Cúpula ou uma visita guiada à Necrópole, recomendo que reserve um dia inteiro na Cidade do Vaticano para não ter de se apressar e poder desfrutar ao máximo de cada visita.