Mais sobre: Os 7 melhores tours pelo Panteão de Roma
É impossível falar de Roma e não voltar ao tempo do apogeu romano e à história fascinante que esta cidade possui em cada canto. Roma transpira cultura, arte e magnificência. O Panteão é uma grande prova disso mesmo. É visitado anualmente por milhares de turistas ávidos de conhecimento e desejosos de retratar a incrível arquitetura do local.
É, sem dúvida, uma visita obrigatória em Roma, e dir-lhe-ei porquê e como pode descobri-lo nos diferentes tipos de excursões disponíveis para escolher. Além disso, convido-o a visitar este post para saber tudo o que pode ver e fazer em Roma.
1. Visita expressa ao Panteão para pequenos grupos
Este passeio é perfeito para quem não tem muito tempo para visitar os lugares mais emblemáticos de Roma, mas ainda assim quer conhecer em primeira mão a riqueza cultural dos melhores sítios históricos
O passeio é sempre guiado e você poderá aproveitar cada minuto!
Toda a história do Panteão, os seus segredos, curiosidades e lendas. Também é possível acrescentar ao passeio a visita guiada às igrejas mais importantes das proximidades e às praças circundantes.
O passeio dura cerca de 35 minutos desde o ponto de partida acordado até ao fim.
2. Visita guiada ao Panteão e a Santa Maria Sopra Minerva em Roma
Se gosta de explorar locais históricos e grandes monumentos que viram a história da civilização moderna, então este passeio é ideal.
O que é que vai ver?
Um passeio único pela Roma religiosa com o Panteão de Agripa e a Basílica de Santa Maria Sopra Minerva no centro do passeio.
Poderá ver túmulos antigos, aprender sobre a arquitetura da época e admirar obras de arte requintadas.
A duração do passeio é de aproximadamente 1:30 horas.
3. Visita completa ao Panteão em Roma
Este passeio é perfeito para aqueles que querem aprender mais sobre os detalhes do Panteão de Roma.
O que você vai aprender?
Com guias especializados que contarão os maiores mistérios da construção do monumento, a incrível história dos famosos irmãos Rômulo e Remo, o tribunal contra os hereges e as bruxas chamado Dominicano e muitos outros detalhes.
O passeio é personalizado e os grupos nunca serão superiores a 15 pessoas, por isso é aconselhável reservar com antecedência.
A duração da visita é de 1 hora de pura história romana.
4. Visita enogastronómica à Fonte de Trevi, ao Panteão e ao mercado Campo Dei Fiori
Esta visita de meio dia permitir-lhe-á combinar o prazer da boa comida italiana, os melhores vinhos e os locais históricos mais importantes do bairro de Trevi.
O que é que vai ver?
Nada melhor do que degustar uma boa seleção de queijos e prosciutto, acompanhados por vinhos italianos de assinatura, em frente aos locais mais emblemáticos da capital italiana, como a Fonte de Trevi, o Panteão do século II e a Piazza Navona.
A excursão inclui uma visita ao mercado dos agricultores do Campo de Fiori, onde pode comprar iguarias locais e produtos frescos e artesanais.
É, sem dúvida, uma excursão diferente e divertida que o convida, de forma criativa, a desfrutar do melhor da cidade. Recomendo que continue a ler este artigo se estiver à procura de outras actividades para desfrutar em Roma.
Outros passeios gastronómicos à volta do Panteão
A principal rota turística que começa na famosa Fonte de Trevi e leva diretamente ao Panteão de Roma é um passeio obrigatório numa tarde ensolarada de primavera, onde se pode perder nas ruelas de paralelepípedos e descobrir novos e atraentes pontos turísticos ao seu próprio ritmo.
Se o seu alojamento for próximo da zona, pode começar o dia tomando o pequeno-almoço numa mesa na rua, num dos muitos bares da zona, e depois partir para o seu passeio com toda a energia.
Os restaurantes e as bancas de comida são óptimos para provar a comida típica italiana, como a pizza napolitana!
5. Autocarro turístico de Roma com paragem no Panteão de Agripa
Os grandes autocarros panorâmicos são um clássico nas grandes cidades de todo o mundo, e Roma não é exceção! São perfeitos se quiser aproveitar ao máximo o seu tempo numa longa escala, se tiver apenas alguns dias em Roma, ou se apenas gostar de ser levado às melhores atracções.
Os autocarros têm muitas paragens hop-on hop-off, o que significa que pode entrar e sair quando quiser.
Pode comprar bilhetes para um ou vários dias, dependendo do seu itinerário. Recomendo estes autocarros turísticos de Roma
6. Passeio a pé em Roma com o Panteão e a Fonte de Trevi
Roma tem uma grande variedade de actividades e passeios para fazer e cada turista pode escolher de acordo com os seus gostos e orçamentos, por isso, desta vez, vou falar-vos de um excelente e económico passeio a pé pelos lugares mais emblemáticos da cidade.
O que é que vai ver?
Poderá descobrir de uma forma divertida os diferentes locais históricos da cidade, como o Panteão de Roma, a Fonte de Trevi, a popular Piazza Navona e a Piazza Barberini.
Poderá descobrir a história da igreja de Sant'Ignazio e conhecer a cultura local com um guia especializado que lhe contará todos os pormenores.
Este passeio termina perto da Praça do Vaticano e é ideal se planeia visitar esta área durante a tarde.
7. Excursão para apreciar o Panteão de Roma com a família e as crianças
Quem disse que não se pode visitar museus e sítios históricos com crianças pequenas?
O que é que vai ver?
Embora seja verdade que a concentração de uma criança é menor do que a dos adultos e que alguns pormenores podem não interessar a todas as idades, há formas criativas e inovadoras de aproveitar ao máximo a sua viagem a Roma em família.
Neste caso, a visita é personalizável e foi concebida para que crianças e adultos se divirtam com caças ao tesouro, curiosidades e factos coloridos para todas as idades.
Os guias são especialistas em contar anedotas e informações às crianças para captar o seu interesse. E como o passeio é familiar, é fácil conhecer outras crianças durante o passeio.
A melhor parte? Todos podem desfrutar juntos de uma deliciosa degustação do autêntico gelato italiano.
A excursão dura aproximadamente 2:30 horas e termina no ponto de encontro previamente combinado. Também gostaria de recomendar este artigo se quiseres saber 10 coisas que podes fazer em Roma com crianças.
Estrutura do Panteão
Do lado de fora, o Panteão é imponente e já pode ser visto da Place de la Rotonde, uma famosa praça de Roma localizada no bairro de Trevi.
Mesmo ao lado, pode ver-se um obelisco egípcio e uma bela fonte. Mas toda a beleza do lugar está, sem dúvida, no seu interior. É fantástico!
A forma do Panteão é bastante surpreendente e difere de todos os templos de Roma feitos até agora. De facto, mistura 3 formas diferentes:
- A sua estrutura é retangular
- A sua entrada é realçada por um frontão triangular.
- O seu interior é um cilindro coroado por uma cúpula.
Um pouco de história e curiosidades do famoso monumento
Como mencionei, o Panteão foi construído por volta de -27 a.C. Foi construído por Agripa, um general e político, sob o comando de Augusto, o primeiro grande imperador romano, e foi construído com pedra, tijolo e argamassa.
O monumento foi construído com pedras, tijolos e argamassa e é dedicado a todos os deuses, independentemente da sua origem, e em particular a Marte e Vénus. Daí o significado da palavra "Panteão": "pan" significa "todos" e "theos" significa "deuses".
O Panteão de Agripa ardeu durante o Grande Incêndio de Roma, no ano 80, mas foi reconstruído mais tarde, entre 118 e 125, pelo imperador Adriano.
É uma verdadeira proeza arquitetónica! A sua cúpula foi durante muito tempo a maior do mundo, com 43 metros de diâmetro.
De facto, o próprio Miguel Ângelo afirmou que o edifício tem um aspeto angelical e não humano.
Em 609, o Panteão tornou-se uma igreja cristã depois de ter sido entregue ao Papa Bonifácio IV. Também serviu de mausoléu para alguns reis de Itália, como Vítor Emanuel II, e outros grandes homens da nação, como o pintor Rafael.
Factos curiosos sobre o Panteão Romano
- O famoso óculo foi concebido desde o início para permitir que a luz penetrasse no panteão perpendicularmente nos equinócios do outono e da primavera.
- Quando se olha para o teto, notam-se cinco níveis, cada um dos quais simboliza as esferas celestes do antigo sistema planetário.
- Acima da nave do Panteão, encontram-se 7 altares dedicados aos deuses astrais: a Lua, o Sol, Vénus, Marte, Mercúrio, Saturno e Júpiter.
- Tanto a altura do Panteão como o seu diâmetro são exatamente iguais. Ou seja, 43,4 metros
- Embora o panteão seja um grande monumento de valor histórico incalculável, continua a funcionar como igreja e até realiza algumas cerimónias e casamentos.
Incrível, não é?
Onde fica o Panteão?
O Panteão de Agripa está localizado na Piazza Rotonda, nas ruas estreitas do bairro Centro Storico, muito perto da Piazza Navona.
O Panteão em Roma fica a 7 minutos a pé da Fonte de Trevi e a 15 minutos da Piazza di Spagna.
Pode ser acedido de metro, apanhando a linha A e saindo na estação "Barberini", ou de autocarro, com várias linhas que o deixam nas proximidades.
A história do Panteão é tão rica e esconde tantos mistérios que seria uma pena perdê-la!