Roma na Páscoa
Quer seja uma pessoa religiosa ou não, a Semana Santa em Roma é uma excelente oportunidade para conhecer o seu lado espiritual. Descubra como tirar o máximo partido desta experiência.
Viajar para Roma durante a Páscoa é uma das melhores alturas para visitar a capital italiana. O clima primaveril é mais agradável para passar o tempo ao ar livre, as férias são mais longas e a cidade transforma-se, fazendo sobressair o seu lado mais espiritual.
Ver pessoalmente a Semana Santa de Roma é, sem dúvida, uma das experiências que não pode deixar de fazer durante a sua viagem a Roma.Gostou da ideia? Neste post, vou contar como são essas festividades na capital da Itália e como você pode aproveitar esse evento especial na cidade.Vamos começar!
Como conseguir ingressos para curtir a Páscoa em Roma?
A participação nos eventos religiosos da Semana Santa em Roma é gratuita, mas é necessário adquirir um bilhete com bastante antecedência, uma vez que a procura é muito elevada e o número de lugares é limitado.
Para obter um bilhete, é necessário contactar a Prefeitura da Casa Pontifícia por fax, manifestando o seu interesse em participar num dos eventos religiosos da Semana Santa em Roma e indicando os seguintes dados:
- Data da Audiência Geral ou da Celebração Litúrgica
- Número de bilhetes solicitados
- Nome / Grupo
- Endereço eletrónico
- Endereço postal
- Telefone e fax
Assim que receber o seu pedido, o Vaticano informá-lo-á por correio para o seu endereço de residência e enviar-lhe-á uma notificação com informações sobre o local onde se poderá dirigir quando chegar a Roma para saber se finalmente lhe foram concedidos bilhetes ou se, infelizmente, não há disponibilidade devido ao grande número de pedidos para assistir às celebrações religiosas.
O meu conselho é que tente fazer este pedido com a maior antecedência possível (6 a 3 meses antes da sua viagem a Roma) e que peça poucos bilhetes, pois a combinação destes dois factores dar-lhe-á mais hipóteses de atingir o seu objetivo.
E se eu não conseguir bilhetes para a Semana Santa em Roma, o que é que posso fazer?
Não se preocupe! Caso não consiga bilhetes para os eventos religiosos do Vaticano, pode sempre viver a espiritualidade da Semana Santa de Roma fazendo outros planos interessantes de temática religiosa na cidade. Veja estas ideias!
-
Tour semi-privado da Páscoa em Roma: Este é um tour histórico-religioso guiado, centrado na Paixão de Cristo, onde também pode ver algumas das mais belas igrejas, basílicas e catedrais de Roma, bem como algumas relíquias sagradas relacionadas com a Semana Santa.
-
Tour das Igrejas de Roma: Este é um curto passeio a pé por algumas das mais belas igrejas de Roma. Uma excelente oportunidade para conhecer a arte sacra da Cidade Eterna, incluindo uma paragem para um café num local típico de Roma.
-
Visita privada àRoma católica: Esta é uma visita guiada privada às igrejas e basílicas de Roma que pode ser adaptada de acordo com os seus gostos e preferências.
Como é que posso ver o Papa de perto durante a Semana Santa?
A melhor maneira é conseguir bilhetes gratuitos para assistir às celebrações religiosas da Semana Santa, mas se isso não for possível porque não há mais lugares disponíveis, não se preocupe porque tem mais oportunidades.
Em geral, a maioria dos turistas e peregrinos que visitam o Vaticano tem duas opções para ver o Papa pessoalmente: as Audiências Papais de quarta-feira (para as quais também são necessários bilhetes) e o Angelus de domingo (para o qual não precisa de bilhete, basta ir à Praça de São Pedro ao meio-dia).
No post Audiência Papal em Roma, conto-te tudo sobre esta experiência, que não podes perder durante a tua visita a Roma, quer sejas uma pessoa religiosa ou não.
Como é a Semana Santa em Roma?
Nos países de cultura católica, a Semana Santa é celebrada com grande devoção, mas cada um fá-lo de uma forma diferente, seguindo os seus próprios costumes e tradições. Mas como é que a Semana Santa é celebrada em Roma? A seguir, veremos em pormenor.
Começa com o Domingo de Ramos
Em Roma, as celebrações da Semana Santa começam no último domingo da Quaresma, com a celebração do Domingo de Ramos, que marca o início da Semana Santa.
Neste dia, o Papa celebra uma missa na Praça de São Pedro, no Vaticano, para comemorar a entrada triunfal de Cristo em Jerusalém e, para o recordar, abençoa os ramos de oliveira transportados pelos fiéis.
No Domingo de Ramos, a cerimónia religiosa termina com a oração do Angelus, às 12 horas, com o Papa da janela do seu gabinete no Palácio Apostólico do Vaticano.
A entrada para este evento é gratuita, mas é necessário efetuar uma reserva antecipada. Trata-se de um evento muito concorrido, pelo que só haverá lugares de pé para ouvir a missa.
Quinta-feira Santa, dia de comemoração da "Última Ceia"
A partir de Quinta-feira Santa, começam os acontecimentos religiosos mais importantes da Semana Santa.
Neste dia, o Papa celebra novamente uma missa para comemorar a "Última Ceia" de Cristo antes da sua Paixão e na qual instituiu o sacramento da "Eucaristia", a fim de recordar o seu sacrifício na cruz para a salvação das almas nos séculos vindouros.
A missa termina com o lava-pés efectuado pelo Papa com um grupo de sacerdotes, recordando o momento em que Cristo lavou os pés dos seus Apóstolos como símbolo de humildade e exemplo de serviço aos outros.
Este ato religioso tem normalmente lugar na igreja de São João de Latrão, a primeira igreja construída em Roma por ordem do imperador Constantino, o Grande, no século IV d.C., e uma das mais belas da cidade.
Do pórtico da fachada principal de São João de Latrão, o Papa dá a sua bênção todas as Qu intas-feiras Santas e despede-se dos fiéis ali reunidos.
Participe na bela Via-Sacra de Sexta-Feira Santa.
Na Sexta-feira Santa celebra-se a Paixão de Cristo, pelo que não se celebram missas nos templos católicos, mas na sexta-feira à noite (hora da morte de Cristo na cruz) tem lugar a liturgia da Paixão do Senhor e, ao cair da noite, tem lugar o ato religioso mais comovente da Semana Santa em Roma: a Via Sacra que vai do interior do Coliseu até ao Templo de Vénus no Monte Palatino.
O Papa lidera esta solene procissão acompanhado por outros sacerdotes e centenas de fiéis que percorrem as ruas de Roma em memória do Calvário do Senhor até ao Monte Gólgota, onde foi crucificado. Em cada uma das estações que compõem a Via-Sacra, são lidas diferentes passagens do Evangelho, convidando à reflexão e ao recolhimento.
A Via Sacra de Sexta-Feira Santa é um dos momentos mais emocionantes da Semana Santa em Roma, pelo seu profundo significado religioso, mas também pela bela paisagem de monumentos e ruínas antigas que são iluminadas pela luz das tochas transportadas pelos fiéis durante a sua passagem.
Sábado Santo: um dia de silêncio, meditação e recolhimento
No Sábado Santo, durante o dia, as igrejas de Roma não celebram missas porque estão de luto. É um momento de recolhimento, meditação e comemoração da solidão da Virgem Maria, mãe de Cristo.
Tudo muda depois da meia-noite, quando é celebrada a Missa da Vigília na Praça de São Pedro. Neste ato religioso, acende-se um fogo no átrio que, depois de benzido, é utilizado para acender um grande círio pascal que representa Cristo ressuscitado. Por sua vez, a sua chama é utilizada para acender todas as velas que iluminarão a igreja como símbolo de esperança e alegria.
Grande festa no Domingo de Páscoa em Roma!
Também conhecido como Domingo de Páscoa, é a festa central do cristianismo onde se comemora a ressurreição de Cristo.
A cidade transborda de alegria no Domingo de Páscoa! Neste dia, de manhã cedo, o Papa oficia a Santa Missa na Praça de S. Pedro, onde é celebrada a Eucaristia Pascal. Além disso, é aceso o círio pascal, que representa a luz de Cristo ressuscitado e que se mantém aceso durante todo o dia.
Para concluir o evento, o Papa dá a bênção papal conhecida como Urbi et Orbi da varanda da Basílica de São Pedro para Roma e para o mundo inteiro. A mesma bênção que o Papa dá no dia de Natal.
Descubra o Vaticano, o epicentro da Semana Santa em Roma
Para além da sua importância religiosa como sede da Igreja Católica, o Vaticano tem muito para oferecer em termos de história e arte, o que o torna uma das atracções turísticas mais importantes e interessantes de Roma.
O que é que se pode ver no Vaticano?
- A Praça de São Pedro e a Basílica de São Pedro
- O Palácio Apostólico
- A Capela Sistina
- A Pietà de Miguel Ângelo
- O "Baldaquino e a Colunata de Bernini".
- Os Museus do Vaticano
- Os Jardins do Vaticano
E muito mais!
Para que saibas tudo o que podes fazer e ver no Vaticano, antes de viajares para Roma, recomendo-te que leias este post com tudo o que a Cidade do Vaticano tem para te oferecer na tua visita à "Cidade Eterna". Depois, pode decidir se quer descobrir o Vaticano ao seu próprio ritmo ou fazer uma visita guiada.
Há tantas coisas fascinantes para ver que vai ficar sem palavras - vai querer voltar!