Mais sobre: Transferes entre o aeroporto de Ciampino e Roma
Ciampino é o aeroporto low-cost de Roma, perfeito para uma escapadela de fim de semana. Ao contrário dos aeroportos operados por companhias aéreas de baixo custo noutras cidades, o Ciampino fica à mesma distância de Roma que o Fiumicino, o principal aeroporto da cidade.
E esta não é a única boa notícia! Há três formas diferentes de chegar à cidade e, se continuar a ler, dir-lhe-ei qual delas considero a melhor, além de algumas dicas para tornar a pior parte da viagem, chegar ao hotel, muito fácil e confortável. Sem mais demoras, eis como chegar a Roma a partir do aeroporto de Ciampino.
Opções para chegar a Roma a partir do aeroporto de Ciampino
Aqui estão as melhores opções para chegar ao hotel depois de aterrar no Aeroporto Ciampino:
- Transfer de chegada partilhado de Ciampino para Roma.
- Autocarro entre o aeroporto de Ciampino e Roma
Transferes partilhados do aeroporto entre Ciampino e Roma
Ao reservar este transfer com antecedência, elimina toda a preocupação de chegar ao seu hotel assim que aterrar em Roma. Os transferes partilhados funcionam da seguinte forma: terá um motorista à sua espera à saída do aeroporto para o levar a si e a outros 5 passageiros para cada um dos seus respectivos destinos.
Se viajar para Roma em companhia, pode solicitar um transfer partilhado para ir para o hotel em grupo. Os veículos costumam ter um máximo de 6 lugares e, no caso de serem quatro ou mais pessoas, talvez valha a pena reservar um transfer privado, sobre o qual vos dou todas as informações abaixo.
E da mesma forma, para quando tiver de regressar ao aeroporto no final da viagem, tem a possibilidade de reservar um transfer partilhado de Roma para Ciampino. Desta forma, poderá desfrutar dos últimos minutos da sua viagem em paz e tranquilidade, sabendo que tem um motorista que o irá buscar à hora exacta a que deve estar no aeroporto com antecedência.
Transferências privadas entre Ciampino e Roma
Estes são os transferes VIP, a experiência premium, a forma mais elegante de chegar a Roma. Ou simplesmente a forma mais barata de ir do aeroporto para a cidade, se estiver num grupo de seis pessoas.
O transfer privado de chegada de Ciampino para Roma funciona da mesma forma que os transfers partilhados, exceto que não irá partilhar o veículo com estranhos. Se forem duas pessoas, não é a opção mais económica, mas será como apanhar um táxi para o hotel, com a vantagem adicional de o motorista estar à sua espera no aeroporto e ajudá-lo com a sua bagagem.
Tal como acontece com os transfers partilhados, pode reservar um transfer privado de Roma para Ciampino e aproveitar o último minuto do seu dia em Roma.
O que deve saber antes de reservar um transfer aeroporto/cidade
- Faça a sua reserva de transfer depois de ter reservado o seu bilhete de avião! Terá de fornecer algumas informações essenciais sobre o seu voo, tais como o código de identificação do voo e a hora aproximada de aterragem (para reservar um transfer de chegada) ou de descolagem (no caso de um transfer de partida). Desta forma, o motorista do serviço de transporte saberá se o seu voo se atrasou, em que partida esperará por si para lhe facilitar a vida e, no caso dos transferes de regresso, irá buscá-lo à hora exacta para o deixar no aeroporto em tempo útil.
- Também lhe é pedido um número de telefone de contacto, para que o motorista o possa contactar em caso de problemas.
- O serviço funciona de segunda a domingo, a qualquer hora.
- Quanto tempo é necessário para chegar a Roma a partir de Ciampino? Cerca de meia hora, talvez 40 minutos, no máximo, num dia de muito movimento.
- O seu motorista esperará por si durante um máximo de 30 minutos. Mas não precisa de se preocupar, ele terá os detalhes do seu voo e saberá aproximadamente quanto tempo demorará desde a partida até ao ponto de encontro.
- A bagagem permitida no transfer é uma mala e uma mala de mão, e terá a ajuda do motorista para a colocar na bagageira. Se viajar com alguma bagagem extra, como um instrumento ou uma mala grande, recomendo que o discuta no momento da reserva ou que contacte a agência de transportes antes do dia do seu voo.
- Os transferes cobrem a área do centro de Roma e pode pedir para ser deixado no seu hotel ou em qualquer outro lugar que preferir, mas é bem possível que o motorista não o leve para fora da área metropolitana da cidade.
- Recomenda-se geralmente que o transfer de regresso seja efectuado 3,5 horas antes da hora prevista para o seu voo. A agência de transportes recomendar-lhe-á uma hora que pode alterar livremente.
Estão disponíveis cadeiras para crianças e bebés. Solicite-as aquando da sua reserva.
Como chegar a Roma a partir de Ciampino em transportes públicos
Já sabe qual a melhor forma de chegar a Roma quando aterrar no aeroporto, mas caso os transfers não o tenham convencido, tem duas outras opções para chegar ao seu hotel: apanhar o autocarro ou reservar um táxi.
Chegar a Roma a partir de Ciampino de autocarro
A melhor alternativa à reserva de um transfer, uma vez que o comboio não vai para Ciampino. A opção mais barata são os autocarros ATRAL que ligam o aeroporto de Ciampino à linha A do metro de Roma (na estação Anagnina). Uma vez lá, terá de apanhar o metro ou outro meio de transporte para chegar ao seu hotel, o que pode ser um pouco incómodo.
Existem também autocarros entre o aeroporto de Ciampino e o centro de Romaque vão diretamente para o centro de Roma. Têm várias paragens, pelo que pode sair na que estiver mais próxima do seu hotel. Uma vantagem deste meio de transporte é que também pode comprar o seu bilhete antecipadamente online, o que eu recomendo se escolher esta opção para garantir o seu lugar. Para o transporte de regresso ao aeroporto, pode comprar o seu bilhete na estação Termini.
Os autocarros de Ciampino demoram cerca de 45 minutos a chegar a Roma e partem aproximadamente de meia em meia hora.
Como chegar a Roma a partir de Ciampino de táxi
Com os transferes do aeroporto para o hotel, não vale a pena apanhar um táxi de Ciampino para Roma. O preço pode ser mais caro do que um transfer, sendo a tarifa fixada pelo município em 30 euros, aos quais o motorista pode acrescentar um suplemento noturno ou de bagagem.
A única vantagem é que não terá de reservar nada com antecedência, mas deve ter muito cuidado ao apanhar um táxi não oficial (procure carros brancos com o sinal de "táxi" no tejadilho e um número de licença claramente visível) e, para ter a certeza, combine um preço com o motorista antes de partir para Roma.