Mais sobre: Passeios de gôndola em Veneza
Veneza é constituída por 150 canais e 455 pontes que conduzem ao majestoso Grande Canal. Muitos destes pequenos canais só podem ser vistos a partir das gôndolas, originalmente concebidas como um meio de transporte e agora um ícone do romantismo.
Passeio de Gôndola em Veneza
A melhor maneira de se deslocar ao longo do Grande Canal no mais puro estilo veneziano.
Desfrute de um passeio pelos canais de Veneza com um passeio numa autêntica gôndola. Escolha se quer comentários a bordo, se quer um passeio em grupo ou se prefere uma gôndola exclusivamente para si e para o seu parceiro.
A sua visita a Veneza não estará completa sem um passeio numa das lendárias gôndolas que percorrem o Grande Canal. Pode reservar um passeio de gôndola online e, uma vez lá, dirigir-se ao ponto de encontro e deixar que o gondoleiro o leve a contemplar as melhores vistas de Veneza.
No momento da reserva, pode escolher entre um passeio partilhado com um grupo em que o guia lhe contará os destaques dos monumentos que irá ver, ou, se preferir, pode escolher uma gôndola privada sem guia para que possa desfrutar de uma experiência mais íntima. Em ambos os casos, é possível escolher a hora do dia e o passeio dura cerca de 50 minutos.
Os melhores passeios de gôndola em Veneza
- Passeio de gôndola em Veneza -a partir de 48 €
Passeio de gôndola ao longo dos canais com visita à cidade a pé
Esta excursão cumpre duas das obrigações de Veneza: um passeio a pé acompanhado por um guia local que explicará a fascinante história desta fantástica cidade e um passeio de gôndola de 30 minutos ao longo do Grande Canal e de outras vias navegáveis através de bairros mais pequenos, como o Fenice.
Esta excursão é muito conveniente porque, por um pouco mais do que o preço habitual, obtém um passeio de gôndola que inclui a visita guiada a pé de Veneza. Começará o seu passeio a pé perto da formidável Praça de São Marcos e caminhará à sua volta enquanto aprende sobre a história da cidade conhecida como 'La Serenissima'.
O que verá a pé
- Teatro La Fenice. O Teatro Fenice foi em tempos um dos sete principais teatros de Veneza e é atualmente a única casa de ópera da cidade italiana.
- Ponte de Rialto. A mais famosa, mais antiga e mais visitada das quatro pontes que atravessam o Grande Canal de Veneza, com mais de dois milhões de turistas a atravessá-la todos os anos.
- Palazzo Contarini del Bovolo. Muito perto da Ponte de Rialto encontra-se este pequeno palácio do século XV, famoso pela sua espetacular e pitoresca escada exterior em espiral.
O que verá da gôndola
- Grande Canal
- Ponte de Rialto
- Praça de São Marcos
- Basílica de Santa Maria della Salute
- Teatro La Fenice
- Basílica dei Santi Giovanni e Paolo
- Campo Santa Maria Formosa
- Lado de Veneza
- Gôndola Bacino
- Casa de Marco Polo
Passeio de gôndola ao longo dos canais com serenata a bordo
Quer tornar o seu passeio ainda mais emblemático e romântico? Dê parte do protagonismo à pessoa responsável por fazer a magia acontecer, o gondoleiro. Com este passeio pode desfrutar de uma agradável viagem ao longo do Grande Canal de Veneza, vendo alguns dos impressionantes edifícios e monumentos que alinham as suas margens, enquanto um gondoleiro canta serenatas de música clássica italiana.
O que verá neste passeio de gôndola
- Grande Canal. Conhecido como "a estrada mais bonita do mundo", o Grande Canal é o maior de toda Veneza. Estende-se por 4 quilómetros através da cidade em forma de S e é regado por todos os cursos de água que o rodeiam. Daqui podem ver-se palácios impressionantes, como o Palazzo Grassi, do século XVIII, e o palácio mais famoso da cidade, o Ca' d'Oro, um palácio gótico que recebeu o nome do dourado que o adornava originalmente.
- Coleção Peggy Guggenheim. Este edifício alberga uma das mais importantes colecções de arte do mundo, que teve origem quando Peggy Guggenheim, de Nova Iorque, chegou a Veneza em 1949. Da sua gôndola verá o belo terraço onde o próprio Guggenheim costumava apanhar banhos de sol enquanto apreciava a vista sobre o Grande Canal.
- Palazzo Gritti Badoer. Este majestoso palácio deve o seu nome aos seus antigos proprietários, a poderosa família veneziana dos Gritti. O seu membro mais notável foi o Doge de Veneza durante o Renascimento, Andrea Gritti, que liderou os exércitos venezianos contra a Liga de Cambrai, que procurava travar as ambições expansionistas de Veneza em França.
Passeio de gôndola com visita à cidade e entrada na Basílica de São Marcos
Com este passeio de gôndola com visita guiada à cidade e entrada na Basílica de São Marcos, realizará 3 sonhos num só: um passeio de gôndola pelos pitorescos canais de Veneza, um passeio pelas ruas e passagens da cidade com o comentário de um guia profissional e uma visita guiada com acesso sem filas a uma das maiores atracções de Veneza, a Basílica de São Marcos.
Basílica de São Marcos
Desde que foi construída em 832, a Basílica de São Marcos tem sido o templo religioso mais importante de Veneza. Isso é o que você vai aprender na visita guiada incluída neste pacote, onde você vai descobrir que esta igreja foi construída para abrigar as supostas relíquias de São Marcos Evangelista roubadas de Alexandria.
Situado na Praça de São Marcos, este templo com planta em cruz latina e cinco cúpulas, abriga nos seus interiores dourados mais de 4.000 metros quadrados de mosaicos, importantes obras de famosos pintores venezianos e 500 colunas do século III. Não perca o seu tesouro bizantino de ouro e prata proveniente do saque de Constantinopla e a sua importante Pala d'Oro, um retábulo de pedras preciosas feito por ourives medievais.
Praça de São Marcos
A Basílica de São Marcos está localizada, sem surpresa, na Praça de São Marcos, uma das praças mais famosas do mundo e o centro da vida urbana e social de Veneza desde a sua fundação no século IX. A partir daqui, é possível admirar muitos edifícios e monumentos históricos, como o Palácio Ducal, as colunas de São Marcos e São Teodoro, a Torre do Campanário e a Torre dell'Orologio, um maravilhoso relógio astronómico.
Igreja de Santa Maria Formosa
Esta igreja de 1492, projectada pelo arquiteto renascentista Mauro Codussi, foi construída no local de um templo do século VII que, segundo a tradição, foi uma das oito igrejas fundadas por São Magno, bispo de Oderzo.
Itinerário em gôndola
- Grande Canal
- Praça de São Marcos
- Basílica de São Marcos
- Teatro La Fenice
- Basílica de Santi Giovanni e Paolo
- Igreja de Santa Maria Formosa
Passeio de gôndola e entrada na Basílica de São Marcos e no Palácio Ducal
Este é o pacote mais completo, combinando o passeio de gôndola e a entrada na Basílica e no Palácio Ducal, para que não perca nenhum dos pontos turísticos obrigatórios da cidade. Com este passeio, atravessará o Grande Canal e os seus afluentes fluviais mais encantadores num passeio de gôndola e terá acesso à Basílica de São Marcos e ao Palácio Ducal sem filas e com uma visita guiada, bem como a outros magníficos palácios em redor da Praça de São Marcos.
Além disso, terá acesso a um audioguia com um mapa digital dos 5 distritos de Veneza e informações sobre mais de 200 pontos de interesse para fazer o seu próprio passeio a pé pela cidade.
Palácio Ducal
O Palácio Ducal, na Praça de São Marcos, é um dos símbolos de Veneza e a antiga sede do poder político da cidade, passando de castelo fortificado no século IX e residência dos Doges a prisão da República. Das suas salas de poder, até 120 doges (duques) controlaram o destino de Veneza durante quase um século.
Tanto o seu exterior como o seu interior são espectaculares, com salas maravilhosas repletas de centenas de obras-primas de Ticiano, Tintoretto e Bellini, entre outros. Através da sua famosa Ponte dos Suspiros barroca do século XVII, os condenados à morte embarcavam na reta final das suas vidas enquanto olhavam pelas janelas e ansiavam pela última vez pela Lagoa de Veneza.
Basílica de São Marcos
Esta é uma visita única em que, para além de uma visita guiada à Basílica de São Marcos, pode desfrutar de uma parte da visita confortavelmente sentado no meio da Basílica.
Grande Canal
Durante o passeio de gôndola pelo Grande Canal, verá a Casa de Mozart, o Teatro La Fenice, a Coleção Peggy Guggenheim, a Punta della Dogana, a Ponte da Academia e a Ponte de Rialto, entre palácios que o deixarão sem palavras. Para mim, esta é, sem dúvida, a melhor parte da visita, uma vez que o ajudará a apreciar Veneza de um ponto de vista diferente.
Sobre os preços dos passeios de gôndola
Um passeio de gôndola em Veneza não é a atividade mais barata do mundo, mas é, na minha opinião, uma experiência única na vida. Supostamente, Veneza tem preços "oficiais" para os passeios de gôndola nos seus canais, mas a realidade é que, in situ, é muito difícil saber se os gondoleiros que estão sempre a chamar por si dos seus ancoradouros para contratar o seu serviço estão a cobrar o preço real ou se são gondoleiros "piratas".
O preço médio de um passeio de gôndola normal de 40 minutos pelos canais de Veneza é de 80 euros por passeio de gôndola, independentemente do número de pessoas que viajam e com espaço para até seis passageiros. De notar que, à noite, depois das 19h00, os preços sobem para 100 euros por viagem.
Por isso, acho que é uma boa opção reservar o serviço com antecedência ou até mesmo combiná-lo com outra atividade para torná-lo mais rentável.
Pode encontrar mais informações neste post onde explico quanto custa fazer um passeio de gôndola em Veneza.
Outras actividades interessantes em Veneza
Já teve vontade de dar um passeio de gôndola em Veneza? Se gostou desta atividade, tenho a certeza de que também gostaria de visitar as encantadoras ilhas de Murano e Burano. Aqui está o meu guia para as ilhas de Murano e Burano Excursões a Murano e Burano a partir de Veneza para que possas organizar a tua visita.