Mais sobre: Tours de Veneza
Veneza é uma cidade verdadeiramente única, colocada na lista de desejos de todos os entusiastas de viagens, há tanto para ver e fazer em Veneza. É por isso que uma excursão ou uma visita guiada é definitivamente a melhor decisão que pode tomar para aproveitar ao máximo a sua estadia e não perder nada de interessante. Aqui está uma lista dos meus favoritos pessoais, na esperança de que eles o inspirem a ter umas férias fantásticas.
1. Excursão a Murano e Burano a partir de Veneza
Esta excursão é a escolha ideal para quem está de férias em Veneza durante três dias ou mais, pois permite-lhe ver as tradicionais ilhas de Murano e Burano, situadas a norte da lagoa e famosas há séculos pelo seu delicado artesanato.
O que é que se vê nestas excursões?
Terá a preciosa oportunidade de visitar a ilha de Murano, com a sua prodigiosa indústria vidreira; além disso, verá a ilha de Burano, famosa pelas suas criações de rendas e casas coloridas; a gastronomia de Burano é igualmente espetacular. Algumas opções de viagem incluem também uma visita à ilha de Torcello a partir de Burano, famosa por ter sido a primeira ilha da lagoa a ser habitada.
Detalhes interessantes
- Duração da excursão: Pode variar consoante a empresa que contratar e o itinerário, mas deve reservar pelo menos 3 horas para este tipo de excursão. Se estiver a planear uma viagem mais longa, pode optar por uma excursão de dia inteiro às ilhas e conhecê-las em profundidade.
- Preço: Encontrará diferentes excursões a Murano e Burano a partir de Veneza, com opções de preço premium e opções mais gerais, com preços a partir de 30 euros por pessoa.
2. Passeio noturno pela Veneza misteriosa
Quem gosta de ouvir histórias intrigantes, lendas sobrenaturais e contos de terror, vai achar este tipo de experiência fascinante. Acompanhado por um guia especializado, terá a oportunidade de fazer um passeio a pé por ruelas estreitas e labirintos, enquanto ouve segredos e histórias de fantasmas que raramente são contadas nos livros.
O que é que se vê nestas visitas guiadas?
Este passeio levá-lo-á pelos bairros de Castello e Cannaregio para ouvir histórias perturbadoras dos antigos líderes de Veneza, os seus cidadãos mais notáveis. Conheça também a zona de Rialto, outrora a mais importante zona comercial de toda a ilha. Algumas alternativas combinam a experiência com uma paragem para um aperitivo num bacari.
Detalhes interessantes
- Duração da excursão: O tempo médio é de 1,5 horas. Este passeio tem lugar sempre ao pôr do sol ou ao anoitecer, pelo que é perfeito para combinar com outras opções.
- Preço: Cerca de 25 euros.
3. Passeio de gôndola com serenata
Em que outro lugar do mundo é possível desfrutar de uma experiência semelhante? Acho que não há nada mais tradicional do que um passeio de gôndola nas águas do Grande Canal. Viajar para Veneza e não desfrutar deste tipo de experiência é uma verdadeira vergonha. Os gondoleiros venezianos levam-no num passeio partilhado pelas águas da lagoa em gôndolas que podem acomodar até 6 pessoas; tem a opção de alugar a gôndola para seu uso privado.
O que é que se vê nestas excursões?
O passeio de gôndola é combinado com um passeio pelo Grande Canal de Veneza para apreciar as jóias arquitectónicas construídas ao longo desta importante via comercial ao longo da história. Para além disso, um talentoso cantor interpretará para si as mais românticas baladas venezianas.
Detalhes interessantes
- Duração da visita: Normalmente são visitas curtas, mas é necessário reservar pelo menos 30 minutos para a viagem mais o tempo necessário para chegar ao ponto de encontro.
- Preço: Os passeios de gôndola com serenata estão disponíveis a partir de 30 euros por pessoa; se necessitar de uma gôndola para uso privado, terá de pagar um preço mais elevado.
4. Faça um passeio a pé pelas ruas de Veneza.
Um guia profissional leva um pequeno grupo de turistas a percorrer os principais tesouros da cidade; estes passeios realizam-se normalmente durante o dia para admirar em pormenor a bela arquitetura dos edifícios venezianos.
O que é que se vê nestas visitas?
Este tipo de excursão consiste em explorar jóias arquitectónicas e importantes monumentos venezianos. O itinerário pode variar consoante a empresa que escolher contratar, mas algumas alternativas incluem: Visita guiada à Praça de São Marcos, paragem para ver a Casa di Marco Polo, vista da Basílica de Santa Maria della Salutte, passagem pelo Teatro La Fenice, a Basílica dei Santi Giovanni e Paolo, ect.
Detalhes interessantes
- Duração do passeio: Deve reservar pelo menos uma hora do seu itinerário para este passeio, quando combinado com outras alternativas, como um passeio de gôndola, o passeio pode ser alargado para cerca de três horas.
- Preço: Dependendo da duração e do itinerário das paragens incluídas na visita, o preço inicial pode variar entre 30 e 60 euros.
5. A Veneza lendária: ver a Basílica de São Marcos e o Palácio Ducal
Um guia especializado na arquitetura e na história de Veneza levará um pequeno grupo de turistas a ver duas das jóias mais opulentas da arquitetura veneziana: o Palácio Ducal e a Basílica de São Marcos. Se se interessa por arte, história ou arquitetura, esta é uma visita a não perder. A melhor parte? Ao contratar uma visita guiada, evita a fila de entrada e a visita ao interior pode ser feita muito rapidamente. É ideal para quem está em Veneza apenas por um dia.
O que é que se vê nestas visitas?
Terás a oportunidade de ver o interior do Palácio Ducal com todos os seus segredos, bem como o interior da Basílica de São Marcos com todos os seus maravilhosos tesouros trazidos de outras terras e tempos há muito tempo.
Detalhes interessantes
- Duração da visita: As visitas ao interior da Basílica e do Palácio costumam durar pelo menos uma hora cada uma, pelo que se deve reservar pelo menos duas horas no total para este tipo de experiência.
- Preço: Este tipo de experiência inclui a entrada sem filas na Basílica de São Marcos e a entrada sem filas no Palácio Ducal, para além de um guia especializado. Para isso, o preço a pagar é de pelo menos 80 euros no total.
6. Excursão às montanhas Dolomitas e à aldeia alpina de Cortina
Com tanta riqueza arquitetônica e cultural que a cidade de Veneza tem a oferecer, você pode querer escapar das multidões de turistas e passar um dia desconectado com a natureza. Uma opção altamente recomendada é fazer uma excursão às montanhas Dolomitas, onde se pode admirar paisagens idílicas, lagos espectaculares e aldeias encantadoras.
O que verá nesta excursão?
Com um motorista-guia num pequeno grupo, descobrirá paisagens de postal perfeito, incluindo: as impressionantes rochas conhecidas como os Três Picos de Lavaredo, o relaxante Lago di Misurina ou a bela aldeia alpina de Cortina D'Ampezzo.
Detalhes interessantes
- Duração da excursão: Cerca de 9 horas
- Preço: A partir de 166 euros, incluindo o transporte numa minivan com motorista-guia.
7. Uma viagem de um dia para descobrir a região de Pádua num cruzeiro.
Se a sua viagem a Veneza implicar uma estadia de cinco ou mais dias na cidade, uma das actividades que deve considerar incluir no seu itinerário é uma visita de cruzeiro à cidade de Pádua. Localizada na região do Veneto, tem um belo centro histórico e fica a apenas 38 km a oeste. O destino é uma das escapadelas preferidas dos habitantes da grande Veneza.
O que é que se vê nestas excursões?
As excursões deste tipo implicam um cruzeiro ao longo da Riviera del Brenta; a ideia é levar os turistas não só até ao destino final em Pádua, mas também mostrar-lhes os pontos de interesse ao longo do caminho. Embora possa variar ligeiramente em função da empresa que contratar, algumas paragens que podem ser incluídas na sua viagem são: Villa Foscari, o Museu Nacional e os jardins de Villa Pisani, o centro histórico de Pádua.
Detalhes interessantes
- Duração da excursão: A excursão completa, incluindo a viagem de regresso ao centro de Praga, demora 9 a 10 horas. É necessário reservar um dia inteiro do seu itinerário para este tipo de excursão, pelo que é ideal se estiver em Veneza durante vários dias.
- Preço: Este tipo de experiência está normalmente disponível a partir de 100 euros, o preço inclui o transporte e, na maioria dos casos, a entrada nos jardins e palácios do itinerário da visita.
8. Ver a paisagem fora de Veneza
Faça um passeio pela região vinícola nos arredores de Veneza. Um guia local especializado em vinho leva o grupo de turistas do centro de La Serenissima até ao coração do campo para absorver a beleza das paisagens, as esplêndidas vinhas e o processo de fabrico desta deliciosa bebida.
O que é que se vê nestas visitas?
Desfrute de degustações e aprenda o processo passo a passo da produção de prosecco, o nome local do famoso vinho espumante italiano. A experiência inclui a entrada nas vinhas, provas nas caves e uma visita a um restaurante local à hora do almoço.
Detalhes de interesse
- Duração da excursão: Com uma duração média de 6-7 horas, é necessário reservar um dia para esta aventura. As excursões deste tipo partem normalmente de manhã cedo de um ponto de encontro importante em Veneza, como a Praça de São Marcos, e dirigem-se para as regiões vinícolas italianas de Valdobbiadene Conegliano.
- Preço: Este tipo de experiência está disponível a partir de 130 euros por participante.
9. Tour Gastronómico de Veneza: Mercado de Rialto e degustação de comida
É impossível deixar Veneza sem saborear a sua fabulosa gastronomia. Neste tipo de excursão, um guia, especialista em gastronomia italiana, leva um pequeno grupo de turistas ao Mercado de Rialto, enquanto explora a tradição gastronómica da Sereníssima. Acompanhe esta experiência com factos históricos e lugares secretos que normalmente não aparecem nos guias.
O que é que se vê nestas excursões?
Para além de ver o famoso Mercado de Rialto e apreciar a sua curiosa arquitetura, terá a oportunidade de provar várias degustações em restaurantes e bares altamente cotados pelos locais; os vinhos italianos são frequentemente incluídos como parte da experiência.
Detalhes de interesse
- Duração da visita: Pode variar ligeiramente consoante a empresa que contratar, no entanto recomendo que reserve um mínimo de 2,5 horas para esta visita; algumas podem prolongar até 3,5 horas para a visita total.
- Preço: Quando vários bares e restaurantes estão incluídos, o preço a pagar é de aproximadamente 90 euros pela experiência.
10. Fazer a excursão alternativa a Veneza
Depois de ter experimentado a Veneza clássica, que inclui um cruzeiro ao longo do Grande Canal, uma visita ao Palácio Ducal, à Piazza e à Basílica de São Marcos, segue-se uma excursão a Veneza alternativa para explorar as jóias da arquitetura e da história que não são vistas nas excursões turísticas mais convencionais. É um complemento ideal se estiver de férias em Veneza num itinerário de quatro ou sete dias.
A maior parte das empresas que oferecem este tipo de excursão utilizam guias venezianos nativos, com alguma especialização em arte, arquitetura e/ou história, e os guias falam normalmente pelo menos duas línguas: inglês e italiano. Antes de efetuar a reserva, pode verificar a disponibilidade de guias que falem inglês, caso a excursão não o especifique.
O que é que se vê nestas excursões?
O seu programa turístico inclui uma visita às jóias escondidas de Veneza e, embora o itinerário possa mudar consoante a empresa que escolher, pode esperar ver alguns dos seguintes destinos: Uma visita ao campo de Barnabé, conhecendo o lado mais artístico de Veneza no distrito de Dorsoduro com seus palazzos, igrejas mais bonitas e museus.
Detalhes interessantes
- Duração da excursão: Dependendo do percurso da sua viagem, pode ser necessário mais tempo, mas, regra geral, este tipo de experiência dura em média cerca de 2 horas, partindo sempre de um ponto conhecido da zona do Grande Canal.
- Preço: As excursões históricas mais especializadas também tendem a ser um pouco mais caras, pode contar com um preço médio de 30 euros para esta experiência.
11. Fazer uma visita guiada ao gueto judeu em Veneza
Explore Veneza longe das multidões fazendo uma visita guiada ao Bairro Judeu de La Serenissima. Localizado na zona de Cannaregio, é conhecido pelos habitantes locais como il Ghetto. Os judeus que chegaram a Veneza a partir do século XVI foram obrigados a instalar-se nesta zona, que outrora estava um pouco separada do resto da cidade por grandes canais. Hoje, séculos depois, a zona tem uma arquitetura e um encanto particular que a distingue certamente do resto do que se encontra em Veneza.
O que é que se vê nestas excursões?
Um guia local dar-lhe-á a conhecer em profundidade a zona de Cannaregio, a sua história e evolução; dependendo da excursão que escolher, poderá ser incluída uma pequena degustação de comida de rua local. Todas as excursões deste tipo incluem uma paragem obrigatória nas sinagogas judaicas e uma visita à majestosa Basílica de Santa Maria della Salute. A partir da zona de Cannaregio é possível ver a Basílica de São Marcos de uma perspetiva diferente, por isso traga a sua máquina fotográfica para tirar fotografias.
Detalhes interessantes
-
Duração da visita guiada: Pode variar consoante a empresa que contratar. O tempo mínimo necessário para conhecer Cannaregio e os seus segredos é de duas horas, as excursões mais longas podem levar até 4 horas de itinerário.
-
Preço: Este tipo de experiências são realizadas em pequenos grupos de turistas, pelo que o preço ronda os 80 euros ou mais por passeio.