Mais sobre: Tours em Kuala Lumpur
Há muitas coisas para ver e fazer em Kuala Lumpur, uma das cidades mais importantes da Malásia, onde convergem as culturas chinesa, indiana e malaia. As excursões que se podem fazer na cidade são uma oportunidade para mergulhar na sua cultura, arte, história e arquitetura, o que, sem dúvida, enriquecerá a sua estadia na cidade.
Na capital da Malásia, pode admirar o contraste entre as modernas Torres Petronas ou a Torre KL e os templos antigos, como a Mesquita Masjid Jamek Sultan Abdul Samad ou o templo hindu Sri Mahamariamman, nas várias excursões que se podem fazer na cidade. Há também muitos espectáculos de música e luz e excursões gastronómicas, que certamente acrescentarão uma nova experiência à sua estadia em Kuala Lumpur.
1. Faça uma visita guiada à cidade de Kuala Lumpur
Uma visita guiada às principais atracções da cidade é uma obrigação durante a sua visita à capital da Malásia, especialmente se ficar apenas alguns dias. Estas visitas guiadas podem ser de meio dia e normalmente incluem transporte e recolha no hotel. São ideais para pessoas de todas as idades e podem ser efectuadas todos os dias do ano. Além disso, é normalmente acompanhado por um guia local que lhe fornecerá uma grande quantidade de informações sobre os sítios que visitar.
Alguns dos sítios imperdíveis que verá nestas excursões incluem as Torres Petronas e a Torre KL, que oferecem vistas panorâmicas a partir de 300 metros de altura ou mais. As :::link|text=melhores excursões à cidade de Kuala Lumpur|element=sc-206-1713::: incluem entradas para estas torres, mas podem não estar incluídas, ou podem incluir apenas a entrada para uma delas.
Outras atracções populares incluem Chinatown, o bairro chinês, e Little India, o bairro hindu, onde, para além de lojas coloridas e bancas de comida de rua, também verá templos antigos, como os templos Sri Mahamariamman (hindu) e Guan-Di (chinês). Poderá também ter a oportunidade de visitar o bairro de Bukit Bintang, conhecido pela sua espantosa arte de rua.
Também não faltam locais historicamente significativos, como a Praça Merdeka, também conhecida como Praça da Independência, ou o Palácio Nacional, que foi a residência do Yang di-Pertuan Agong. A Mesquita Masjid Jamek Sultan Abdul Samad é outro local popular, assim como o Rio da Vida, onde os rios Klang e Gombak se encontram e onde um dos melhores espectáculos de luz da cidade tem lugar à noite.
Pormenores interessantes
- Preço: a partir de 30 euros por pessoa.
- Duração: cerca de 4 horas.
- Meio de transporte: veículo com ar condicionado.
- Vantagens desta opção: para além da vista das Torres Petronas, verá as atracções obrigatórias da cidade, bem como os seus bairros mais emblemáticos, praças históricas e templos antigos.
- Desvantagens desta opção: a entrada nas atracções pode não estar incluída no preço da excursão.
2. Percorra a cidade ao seu próprio ritmo em autocarro turístico
Se preferir explorar a cidade ao seu próprio ritmo, uma alternativa conveniente é viajar pela cidade a bordo de um dos autocarros turísticos de Kuala Lumpur e visitar as atracções que mais lhe interessam. Estes autocarros funcionam todos os dias do ano, tanto de dia como de noite, e param nas principais atracções da cidade.
Normalmente, estes autocarros podem ser alugados por 24 ou 48 horas, ou mesmo por mais tempo, se a sua estadia na cidade for mais longa. Pode entrar e sair dos autocarros as vezes que quiser. Por exemplo, pode ir às Torres Petronas, subir à ponte que liga as duas torres, apreciar a vista panorâmica do 86.º andar e, depois, sair e apanhar outro autocarro para ir à próxima atração.
Na maioria destes autocarros, pode ouvir um guia áudio que lhe fala dos locais por onde o autocarro passa e lhe dá muita informação histórica e cultural. Também costumam ter uma vista panorâmica da cidade, para que possa aproveitar melhor a viagem.
Que atracções se podem visitar num autocarro turístico?
- As Torres Petronas, com 452 metros de altura. São de visita obrigatória tanto de dia como de noite.
- A Torre KL, com 421 metros de altura, que também oferece vistas panorâmicas da cidade e das Torres Petronas.
- KLCC Park, um espaço verde situado perto das Torres Petronas.
- Praça Merdeka, uma praça histórica também conhecida como Praça da Independência.
- Mesquita Masjid Jamek, uma das mais antigas mesquitas da cidade, com entrada gratuita.
- Bukit Bintang, um bairro conhecido pela sua arte de rua.
- Chinatown, o bairro chinês, onde se situam os templos Guan-Di (chinês) e Sri Mahamariamman (hindu), ambos de entrada gratuita.
- Little India, o bairro hindu, onde existem muitos bazares, bancas de comida de rua e lojas coloridas.
Detalhes interessantes
- Duração: É possível reservar passes de autocarro turístico para 24 ou 48 horas ou mais.
- Preço: a partir de 16 euros para adultos e cerca de 8 euros para crianças com mais de 5 anos. As crianças com menos de 5 anos viajam gratuitamente.
- Meio de transporte: autocarro turístico com vista panorâmica.
- Vantagens desta opção: Pode explorar as atracções mais populares de Kuala Lumpur ao seu próprio ritmo.
- Desvantagens desta opção: Os autocarros podem ser ligeiramente mais longos nas horas de ponta.
3. Experimente a deliciosa comida de rua de Kuala Lumpur
Uma das formas mais interessantes de conhecer a cidade de Kuala Lumpur é provar as comidas que a tornam única, especialmente as vendidas nas bancas de rua. É por isso que é recomendável fazer uma visita gastronómica guiada pela cidade e aprender todos os segredos culinários com um guia especializado, que também pode ensinar-lhe a história e a cultura da capital da Malásia.
Estas visitas duram normalmente 2-3 horas e realizam-se ao fim da tarde ou à noite. Incluem normalmente degustações de alimentos típicos da Malásia, tanto doces como salgados e agridoces, bem como bebidas e chás de ervas, como o tradicional chá malaio Teh Tarik, feito com leite condensado e açúcar.
Um dos locais mais populares para comer comida local é Jalan Alor, uma rua movimentada repleta de bancas de comida de rua e restaurantes na zona comercial de Bukit Bintang. Aqui poderá provar alguns dos pratos mais deliciosos do país, como o satay, um prato no espeto com molho de amendoim, ou o hokkien mee, noodles fritos servidos com marisco ou peixe.
Detalhes interessantes
- Duração: cerca de 2 a 3 horas.
- Preço: a partir de 85 euros por pessoa.
- Meios de transporte: de carro e a pé.
- Vantagens desta opção: Poderá ver os principais locais da cidade para saborear comida típica, bem como aprender sobre a história e a cultura de Kuala Lumpur.
- Desvantagens desta opção: As degustações podem ou não estar incluídas no preço da excursão.
4. Participe numa excursão privada a Kuala Lumpur e às Grutas de Batu
Se só estiver em Kuala Lumpur por alguns dias, pode juntar-se a uma das visitas guiadas que lhe mostram as atracções mais importantes da cidade, juntamente com as Grutas de Batu, um complexo de templos e santuários hindus que se situam numa colina a cerca de 13 km da cidade. A visita a estas grutas é uma das melhores excursões que se pode fazer a partir de Kuala Lumpur.
Este tipo de excursão costuma levá-lo a alguns dos pontos de referência da cidade, como o Mercado Central, onde há muitas lojas e bancas de comida de rua, e a Mesquita Nacional da Malásia ou Masjid Negara, que combina arquitetura árabe, malaia e moderna. Também costumam levá-lo a Chinatown, com a sua movimentada Petaling Street, cheia de lojas e bancas de comida de rua.
Mas a pérola desta excursão é, sem dúvida, as Grutas de Batu, dominadas pela imponente estátua dourada do deus Murugan, com 43 metros de altura. Aí, uma escadaria com cerca de 272 degraus coloridos conduz-nos às grutas de calcário, que são três: Cathedral Cave, Ramayana Cave e Cave Villa. É um local de grande beleza, onde os anfiteatros naturais se combinam com a espiritualidade.
Muitas destas excursões, mas não todas, incluem almoço e serviço de transporte de e para o hotel. Esta é definitivamente uma das melhores formas de chegar às Grutas de Batu, uma vez que será acompanhado por um guia especializado que lhe dará informações valiosas sobre a cidade e as grutas. Por favor, note que existem regras de vestuário para entrar nos templos, tais como não usar calções ou saias curtas.
Pormenores interessantes
- Duração: cerca de 4 horas.
- Preço: a partir de 60 euros por pessoa.
- Meio de transporte: em veículo com ar condicionado.
- Vantagens desta opção: Verá algumas das principais atracções de Kuala Lumpur e as Grutas de Batu, um complexo de templos situados numa colina, em grutas de calcário.
- Desvantagens desta opção: É necessário ter uma condição física média para poder subir as escadas de acesso às grutas.
5. Descubra a iluminação de Kuala Lumpur à noite
Um dos melhores :::link|text=passeios pela cidade de Kuala Lumpur|element=sc-206-1713::: é aquele que o leva pelos locais mais emblemáticos da cidade à noite, quando a iluminação é o centro das atenções. Para além dos edifícios modernos e dos templos antigos iluminados, é possível assistir a espectáculos que combinam luzes e música ao ar livre.
Para explorar a cidade à noite, é possível entrar num autocarro de turismo aberto, onde se pode admirar a linha do horizonte da cidade. Com estas excursões, pode admirar a iluminação única dos marcos da cidade, como as Torres Petronas, a Torre KL, o Palácio Nacional, o Palácio da Cultura e a Estação Ferroviária KL Sentral. Normalmente, é acompanhado por um guia local que lhe mostrará os locais mais representativos e lhe dará informações sobre cada um deles.
Os destaques destas excursões são, sem dúvida, os espectáculos de luz no River of Life e no Lake Symphony, onde as luzes e a música criam atmosferas memoráveis na capital da Malásia. O River of Life é a confluência de dois rios cujas águas são iluminadas à noite, enquadrando a Mesquita Masjid Sultan Abdul Samad, enquanto o Symphony Lake é composto por duas fontes que exibem um espetáculo de água, música e luzes.
Pormenores de interesse
- Duração: aproximadamente 2 horas.
- Preço: a partir de 16 euros para adultos e cerca de 8 euros para crianças com mais de 5 anos. As crianças com menos de 5 anos viajam gratuitamente.
- Meios de transporte: em autocarro turístico com vista panorâmica ou minibus privado.
- Vantagens desta opção: Poderá admirar a linha do horizonte de Kuala Lumpur à noite e a iluminação única das principais atracções.
- Desvantagens desta opção: A entrada nas Torres Petronas ou na Torre KL pode não estar incluída na excursão.
6. Ver a cidade das alturas na Torre KL
Embora não seja propriamente uma excursão, uma visita à Torre KL, um dos marcos icónicos da cidade, é uma experiência a não perder, oferecendo vistas panorâmicas a partir de uma altura de 300 metros. No edifício, que se dedica à radiodifusão e às telecomunicações, encontrará também centros comerciais, restaurantes, um bar giratório e espaços onde se realizam recitais, festas, espectáculos e outros eventos.
No seu miradouro coberto, pode admirar a cidade a 275 metros de altura, ou subir mais alguns metros até ao Sky Deck, um terraço ao ar livre, ou ao Sky Box, uma espécie de cubo suspenso com chão e paredes de vidro, situado a 300 metros de altura. Outra opção é o Tower Walk 100, uma caminhada ideal para quem não tem medo das alturas. Se estiver interessado em aceder a todas as plataformas de observação, pode comprar pacotes de bilhetes com desconto, mas não se esqueça de os reservar com antecedência.
Depois de apreciar a vista, pode almoçar ou jantar no bar giratório de 275 metros de altura, onde pode admirar a vista única de 360 graus da cidade. E se estiver a visitar Kuala Lumpur com crianças, encontrará muitas opções de entretenimento para elas, incluindo um aquário e um cinema XD, e a Upside Down House, uma casa completamente virada ao contrário na base da Torre.
Pormenores interessantes
- Duração: cerca de 2 horas.
- Preço: a partir de 11 euros para adultos e cerca de 7 euros para crianças com menos de 12 anos. As crianças com menos de 4 anos são gratuitas. Os pacotes de acesso a todos os miradouros custam cerca de 35 euros por pessoa.
- Meios de transporte: não incluídos.
- Prós desta opção: Pode admirar Kuala Lumpur a partir de um miradouro único, situado a quase 300 metros acima do nível do mar, e acrescentar outras experiências como o Sky Deck, Sky Box e Tower Walk 100.
- Desvantagens desta opção: Pode estar no topo da Torre KL durante cerca de 20 minutos. O preço do bilhete não inclui o transporte para a Torre.
7. Faça uma visita guiada a KL com entrada para as Torres Petronas
Sem dúvida, seu passeio não estará completo se você não subir nas Torres Petronas, os dois edifícios idênticos que estão ligados por uma ponte e são um dos ícones mais fotografados da cidade. Por isso, uma boa opção é participar numa visita guiada às principais atracções da cidade, incluindo a entrada nas Torres Petronas.
Estas visitas são normalmente realizadas em pequenos grupos de pessoas, acompanhadas por um guia local especializado que fornece informações interessantes sobre as atracções visitadas, como o Palácio da Cultura, a Praça Merdeka, a Mesquita Nacional, a Torre KL e os bairros emblemáticos de Chinatown e Little India. Também costuma visitar templos como o Sri Mahamariamman e Guan-Di.
Trata-se de excursões de meio dia, que podem ser feitas todos os dias do ano, exceto em alguns feriados e às segundas-feiras, quando as torres não estão abertas ao público. Se quiser ir por conta própria, pode chegar às torres confortavelmente nos autocarros turísticos de Kuala Lumpur, que também o levam às principais atracções da cidade e funcionam tanto de dia como de noite.
As Torres Petronas, com 452 metros e 88 andares, são uma das mais altas do mundo. Aí pode atravessar a SkyBridge, a ponte que liga as duas torres, e depois ir até ao miradouro no 86º andar, a 370 metros acima do nível do mar. Antes de descer, pode visitar as exposições de informação da torre no 41º andar.
Detalhes de interesse
- Duração: entre 4 e 6 horas.
- Preço: a partir de 100 euros por pessoa. O preço varia consoante o número de pessoas que participam na visita privada.
- Meio de transporte: veículo com ar condicionado.
- Vantagens desta opção: Poderá ver as principais atracções de Kuala Lumpur e subir às emblemáticas Torres Petronas. Os transferes e o serviço de guia estão geralmente incluídos.
- Desvantagens desta opção: Normalmente não inclui almoço e/ou lanche. Como se trata de uma excursão privada, o custo é mais elevado.
8. Explorar as Terras Altas de Genting e as Grutas de Batu
Outra opção para uma viagem às cavernas de Batu é participar de uma excursão que inclui um passeio por Genting Highlands, um resort localizado em uma colina na selva a uma altitude de 1740 metros. Esta excursão inclui várias opções de entretenimento, uma vez que o resort tem um parque temático, casino, cinema, lojas e até um simulador de para-quedismo.
Durante a excursão, será imerso nas montanhas Titiwangsa, a principal cadeia montanhosa da Malásia. Depois, quando subir ao topo da colina no teleférico da estância, descobrirá a grande vista panorâmica das montanhas da selva.
Esta excursão a Genting Highlands é normalmente combinada com uma visita às Grutas de Batu, uma gruta natural de calcário onde se encontram templos. Aí poderá ver a estátua dourada do deus Murugan, uma das estátuas mais importantes da Malásia, e a colorida escadaria de 272 degraus que conduz a uma das grutas. Por favor, note que não é permitido o uso de calções ou saias curtas para entrar nos templos.
Durante toda a excursão, será acompanhado por um guialocal que lhe poderá dar muitas informações sobre os locais que visitar. A maioria destas excursões inclui transporte de e para o seu hotel em Kuala Lumpur e são excursões de dia inteiro. Muitas podem incluir almoço, ou pode escolher um prato local na estância. Esta excursão é ideal se estiver à procura de uma opção que combine diversão, paisagens, templos e cultura local.
Detalhes de interesse
- Duração: cerca de 10 horas.
- Preço: a partir de 80 euros por pessoa.
- Meio de transporte: veículo com ar condicionado.
- Vantagens desta opção: poderá ver as Grutas de Batu e o Genting Highlands Resort, que oferece muitas opções de diversão, com transporte incluído e um guia local.
- Desvantagens desta opção: muitas excursões não incluem almoço e/ou bebidas.