Mais sobre: Excursões a partir de Kuala Lumpur
Se já viste os pontos altos de Kuala Lumpur e planeias ficar mais tempo nesta parte da Malásia, uma das melhores coisas que podes fazer é explorar as cidades circundantes e as maravilhas naturais.
Desde cidades históricas como Malaca até pontes suspensas através da selva e uma ilha de orangotangos, as excursões que podes fazer a partir de Kuala Lumpur vão fazer com que queiras passar muito tempo nesta parte da Malásia. Neste artigo, vou falar-te dos destinos mais interessantes que podes visitar a partir da capital, para que possas aproveitar ao máximo a tua estadia.
1. Visitar a cidade de Ipoh e a ilha de Orang Utang
Ipoh fica a 200 km de Kuala Lumpur e é famosa pelas suas grutas de calcário e selva exuberante, bem como pelos seus templos e edifícios coloniais, o que a torna num dos destinos obrigatórios perto de Kuala Lumpur. As excursões a Ipoh são geralmente viagens de dia inteiro e incluem normalmente um transfer de ida e volta. Também tem a opção de fazer uma visita privada com os seus companheiros de viagem.
Ipoh é uma das cidades mais importantes da Malásia e é popular pelas suas grutas de calcário, onde se encontram templos como Ling Sen Tong, Nam Thean Tong, Sam Poh Tong e Perak Tong Cave. Ao visitar estes templos, pode caminhar ao longo de trilhos naturais, ver lagoas de tartarugas e peixes e aprender mais sobre os costumes locais. A cidade é também muito interessante, com edifícios dignos de serem vistos, como a estação de comboios e o Castelo de Kellie.
Outra atividade interessante, normalmente incluída nas excursões a Ipoh, é uma visita à ilha de Orang Utan, onde os orangotangos vivem em liberdade e os visitantes podem vê-los a partir de jaulas numa das extremidades da ilha. A visita é feita de barco até à Bukit Merah Orang Utang Foundation, responsável pela conservação destes animais.
Muitos destes passeios podem incluir um almoço de comida típica da Malásia, bem como pequeno-almoço e lanche, pois são opções muito completas, mas vale a pena verificar pelo sim pelo não. Também são realizados com guias locais, que podem dar muitas informações sobre os sítios visitados e a história e cultura locais. Por outro lado, é um plano ideal se estiveres a visitar Kuala Lumpur com crianças, pois elas vão gostar muito de ver os orangotangos no seu habitat.
Detalhes interessantes
- Preço: a partir de aproximadamente 130 euros por pessoa. Ofertas de grupo disponíveis.
- Duração: cerca de 14 horas.
- Meios de transporte: carro particular e barco.
- Vantagens desta opção: verá a cidade de Ipoh, com as suas grutas e templos naturais de calcário, e os principais edifícios da cidade. Poderá também ver a ilha de Orang Utan, onde os orangotangos vivem em liberdade. O pequeno-almoço, o almoço e as refeições ligeiras estão geralmente incluídos.
- Desvantagens desta opção: como se trata de excursões privadas, são um pouco mais caras do que as excursões em grupo.
2. Fazer um cruzeiro em Putrajaya
Uma das cidades imperdíveis perto de Kuala Lumpur é Putrajaya, seu centro administrativo, que é considerada a "outra capital do país". Aí pode visitar a famosa Mesquita de Putra, de cor rosa, nas margens do Lago Putrajaya, e fazer um cruzeiro no lago para ver outros pontos de referência. A cidade fica a cerca de 30 minutos de Kuala Lumpur.
Este tipo de excursão dura geralmente meio dia e pode ser efectuado de manhã ou à tarde. Inclui também, normalmente, o transporte de e para o hotel e o acompanhamento de um guia local que lhe poderá fornecer uma grande quantidade de informações sobre a cultura e a história locais, o que enriquecerá certamente a experiência.
Concebida de raiz em 1995, Putrajaya é uma das cidades mais recentes e mais verdes do planeta. Foi concebida como uma cidade-jardim, pelo que quase 40% da cidade é constituída por parques verdes e tem cerca de 40 km de zona ribeirinha ajardinada, que se estende ao longo de Putrajaya.
É uma cidade muito interessante para visitar, especialmente se estiver interessado em arquitetura, pois pode admirar os elegantes e modernos edifícios islâmicos e o conceito de espaço aberto com que a cidade foi concebida. Pode também visitar a Mesquita de Putrajaya, construída em granito cor-de-rosa, que é uma das mais belas e modernas mesquitas do país.
Pormenores interessantes
- Preço: a partir de aproximadamente 65 euros por pessoa.
- Duração: entre 4 e 5 horas.
- Meios de transporte: miniautocarro com ar condicionado e cruzeiro.
- Vantagens desta opção: a maioria inclui o transporte de e para o hotel e todas as refeições.
- Desvantagens desta opção: muitos cruzeiros não estão adaptados a pessoas em cadeiras de rodas.
3. Experimente o rafting no rio Kampar
Se já participou nas melhores excursões em Kuala Lumpur e procura uma experiência mais cheia de adrenalina, o rafting no rio Kampar é uma opção que pode satisfazer as suas expectativas. São excursões em pequenos grupos, acompanhadas por um guia profissional que lhe fornece todo o equipamento e instruções necessárias para tirar o máximo partido da sua viagem.
O rio Kampar está localizado na ilha de Sumatra, numa área de exuberante floresta tropical e vulcões, nas margens do Oceano Índico. Muitas excursões vão buscá-lo ao seu hotel e outras providenciam um ponto de encontro nas proximidades, tanto para a viagem de ida como para a de regresso. Também é provável que incluam um almoço de comida típica indonésia, para que possa recarregar as baterias depois da viagem.
O rio Kampar é conhecido pelos seus rápidos de água branca, ideais para fazer rafting e experimentar a velocidade. Não é necessário ter qualquer experiência de rafting, uma vez que se trata de uma atividade para principiantes e os instrutores poderão ensinar-lhe tudo o que precisa de saber para desfrutar da experiência.
Detalhes de interesse
- Preço: a partir de aproximadamente 130 euros por pessoa.
- Duração: entre 6 e 8 horas.
- Meio de transporte: veículo com ar condicionado e jangada.
- Vantagens desta opção: é guiada por um instrutor especializado e inclui todo o equipamento de segurança, transporte de e para o parque de campismo e almoço.
- Desvantagens desta opção: não é adequado para mulheres grávidas ou pessoas com problemas de coluna.
4. Navegue com pirilampos em Kuala Selangor
Se é um amante da natureza, vai adorar Kuala Selangor, uma cidade a cerca de uma hora de Kuala Lumpur, onde pode fazer um passeio de barco até ao mangal de Kampung Kuantan e admirar uma das maiores colónias de pirilampos do mundo. A maioria das excursões inclui transporte de e para o seu hotel, para que possa relaxar e desfrutar da experiência desde o início.
Esta excursão começa normalmente à noite, uma vez que os pirilampos só podem ser vistos no escuro. Ao anoitecer, é habitualmente levado a ver as atracções mais emblemáticas de Kuala Selangor, a pé ou de elétrico, como a histórica colina Bukit Melawati, onde se situa o Farol e o Forte Altingsburg, enquanto um guia fornece informações sobre cada local. As excursões também incluem normalmente um jantar de pratos locais, especialmente marisco, que pode saborear antes de embarcar na viagem de barco.
A joia da coroa deste passeio são os pirilampos encontrados na Reserva de Kampung Kuantan. Normalmente, é levado num barco sem remos para a reserva de pirilampos, onde verá milhares de pirilampos a brilhar no escuro, criando uma atmosfera de sonho. Ao longo do passeio, verá uma variedade de espécies de aves e o macaco de folha prateada, que vive na colina Bukit Melawati. Este é definitivamente um dos passeios mais populares para fazer com crianças em Kuala Lumpur.
Detalhes de interesse
- Preço: a partir de aproximadamente 38 euros por pessoa.
- Duração: cerca de 6 horas.
- Meios de transporte: veículo com ar condicionado e barco.
- Benefícios desta opção: Verá as principais atracções da cidade de Kuala Selangor e fará um cruzeiro de barco pela Reserva de Kampung Kuantan, onde verá milhares de pirilampos no escuro. O jantar e o transporte de ida e volta para o hotel estão geralmente incluídos.
- Desvantagens desta opção: pode incluir caminhadas, pelo que é necessário estar em condições físicas médias para desfrutar plenamente da excursão.
5. Excursão às Terras Altas de Cameron
Cameron Highlands é um paraíso natural aninhado nas montanhas, e um destino favorito para uma estadia de pelo menos 2 dias em Kuala Lumpur. Aqui, as montanhas da selva combinam-se com as plantações de chá, permitindo-lhe caminhar por trilhos naturais e visitar aldeias pitorescas. As excursões são normalmente de umdia inteiro, incluindo transporte de e para o hotel ou para um ponto de encontro próximo. Fica a cerca de 150 km de Kuala Lumpur.
Se procura um dia de relaxamento na natureza, esta excursão a Cameron Highlands, a principal formação montanhosa da Malásia, é uma óptima opção. Normalmente, é feita em pequenos grupos de pessoas e acompanhada por um guia local profissional que lhe pode dar muitas informações sobre a zona e a sua cultura. As excursões podem também incluir um almoço de comida tradicional da Malásia.
Um dos locais de paragem obrigatória nestes itinerários é a visita à cascata de Lata Iskandar, cuja queda de água de 25 metros forma uma piscina onde se pode dar um mergulho. A cascata é uma paragem intermédia antes de se chegar a Cameron Highlands, onde se avistam colinas verdejantes cobertas de plantações de chá e morangos e de selva. Se visitar as quintas de morangos, poderá colher os seus próprios morangos.
Detalhes interessantes
- Preço: cerca de £85 por pessoa aproximadamente.
- Duração: cerca de 12 horas.
- Meio de transporte: minibus.
- Vantagens desta opção: Conhecerá as Cameron Highlands, famosas pelas suas plantações de chá e morangos, com conforto e com um guia profissional.
- Desvantagens desta opção: Muitas excursões apenas incluem o pick-up em hotéis seleccionados em Kuala Lumpur.
6. Conecte-se com a natureza no Parque Nacional Taman Negara
Se procura mergulhar na natureza selvagem da Malásia, Taman Negara, o Parque Nacional da Malásia, é uma visita obrigatória. É um lugar de profunda natureza selvagem, lar de animais como tigres, elefantes asiáticos, leopardos, rinocerontes, ursos malaios e uma abundância de aves. Fica a cerca de 3 horas de Kuala Lumpur, pelo que terá de reservar um dia inteiro para o visitar.
A maioria das excursões a Taman Negara inclui transporte de e para o hotel, almoço e um guia local que lhe poderá dar informações sobre o parque e os animais e plantas que aí vivem. A floresta tropical de Taman Negara é considerada a mais antiga do mundo, estimando-se que tenha sido formada há cerca de 130 milhões de anos.
É um local ideal para passear pelos seus trilhos, onde poderá ter a sorte de avistar os animais que aí vivem. Uma das caminhadas mais populares é a do Monte Tahan, que tem quase 2200m de altura e oferece vistas panorâmicas imperdíveis da região.
Outro favorito é o Canopy Walkway, uma rede de pontes suspensas a uma altura de cerca de 45 metros, que se estende por uma distância de cerca de 500 metros. Também pode fazer um cruzeiro de barco pelo rio Sungai Tembeling e admirar a floresta tropical a partir da água.
Detalhes interessantes
- Preço: a partir de aproximadamente 121 euros por pessoa.
- Duração: cerca de 15 horas.
- Meio de transporte: autocarro com ar condicionado.
- Vantagens desta opção: conhecerá Taman Negara é um paraíso natural que lhe oferece a possibilidade de se relacionar com a natureza mais autêntica. A viagem é efectuada num transporte confortável e com um guia local que conhece bem o local.
- Desvantagens desta opção: Recomenda-se um bom estado de saúde e de condição física para desfrutar da experiência.
7. Excursão a Malaca a partir de Kuala Lumpur
Se estiver interessado em conhecer a história e a cultura malaias, um destino muito interessante é a cidade de Malaca, que foi declarada Património Mundial pela UNESCO em 2008. A cidade serviu de elo de ligação entre o Oriente e o Ocidente durante mais de 500 anos e oferece um entrelaçamento das diferentes culturas que deixaram a sua marca no território. Fica a cerca de 150 quilómetros de Kuala Lumpur.
As excursões a Malaca são normalmente de dia inteiro e começam de manhã cedo. Na cidade, podem ver-se edifícios históricos como St James Gate, construído no século XVI; St Paul's Church (o que resta), a igreja mais antiga da Malásia, cuja construção começou em 1521; e Middleburg Bastion, um forte construído pelos holandeses em 1660, entre outros.
Também verá templos, como o Cheng Hoon Teng, cujas origens remontam a 1645; e edifícios dignos de serem vistos, como o Palácio do Sultanato de Melaka, que é uma réplica do palácio do Sultão Mansur Shah, do século XV; ou o Museu Marítimo de Malaca, que imita o navio português Flor de la Mar, que naufragou ao largo da costa de Malaca.
A maior parte destas excursões é efectuada com um guia local especializado, cujos comentários podem fornecer os antecedentes históricos e culturais dos locais visitados para enriquecer a visita. Normalmente, incluem também o transporte de e para o hotel e um almoço de comida típica da Malásia.
Detalhes de interesse
- Preço: a partir de cerca de 45 euros por pessoa.
- Duração: cerca de 11 horas.
- Meio de transporte: autocarro com ar condicionado.
- Vantagens desta opção: conhecerá a cidade de Malaca, um local de grande importância histórica e cultural na Malásia, e os seus edifícios mais representativos.
- Desvantagens desta opção: normalmente inclui apenas o almoço, pelo que as restantes refeições serão por sua conta.