Mais sobre: Provas de vinho e visitas a adegas em Lisboa
As coisas para ver e fazer em Lisboa podem muito bem incluir a participação numa prova de vinhos. A capital portuguesa oferece opções suficientes para agradar a todos os amantes do vinho e tem vindo a competir fortemente com o Porto, tradicionalmente a cidade mais importante do país no sector do vinho.
Nos arredores de Lisboa, a poucos quilómetros da cidade, existem várias adegas que produzem vinhos de qualidade com uma longa tradição. Algumas excursões organizadas a partir da capital portuguesa incluem visitas que terminam com uma prova dos seus produtos, embora também se possa ir por conta própria se tiver um carro. Se não quiser sair da cidade, encontrará também vários locais que permitem aos visitantes participar em provas.
1. Excursão à Arrábida e Sesimbra com prova de vinhos
Uma das melhores opções se quiser conhecer (e provar) alguns dos vinhos produzidos nos arredores de Lisboa é esta excursão a Sesimbra e à Arrábida com prova de vinhos. A primeira é uma pequena vila piscatória que conserva muito do seu encanto, enquanto a segunda é um Parque Natural de onde se obtêm as melhores vistas possíveis sobre o Atlântico.
Embora estas duas visitas já façam valer a pena a excursão organizada, durante o passeio há duas paragens relacionadas com o mundo do vinho.
No coração da Arrábida há uma quinta familiar dedicada à produção dos melhores vinhos da região. Aí poderá desfrutar de uma pequena prova para conhecer o seu trabalho enquanto lhe explicam alguns dos segredos do seu cultivo.
A segunda paragem é na Casa Museu José Maria da Fonseca, um dos mais antigos produtores de vinho do país. Aqui, para além de uma pequena prova dos seus produtos, será acompanhado por um guia que lhe mostrará a adega e explicará todo o processo de fabrico dos seus vinhos.
2. Prova de vinhos na Taylor's
Se fez uma visita guiada ao bairro de Alfama, em Lisboa, terá passado pelo Chafariz del Rei, a primeira fonte da cidade. Muito perto dele encontra-se a sala de provas de vinhos Taylor's, um local a não perder se quiser provar os melhores vinhos do Porto da capital portuguesa.
O local tem dois espaços distintos: no rés do chão existe uma grande loja, enquanto no piso superior existem 3 salas de provas. Se desejar, pode participar numa delas por cerca de 5€.
As provas que se realizam no local são perfeitas para o introduzir no mundo do vinho do Porto e compará-los com os da região de Lisboa. Como em outros aspectos de Portugal, há uma certa rivalidade entre Porto e Lisboa que também se estende à produção de vinho.
Se quiser tornar a sua visita à Taylor's ainda mais proveitosa, a casa oferece a opção de participar em provas de outro produto muito apreciado no país: o azeite. Também servem uma óptima seleção de queijos portugueses, enchidos e as tradicionais amêndoas amargas. Claro que também pode provar o famoso pastel de nata.
3. Excursão privada de um dia a Sintra: prova de vinhos
Não há dúvida de que as excursões a Sintra são um must para quem vai passar pelo menos 3 dias em Lisboa. Com esta proposta, terá também a oportunidade de fazer uma paragem em Colares para visitar uma adega e provar alguns dos melhores vinhos da região.
A zona vitivinícola de Colares (que inclui também São João das Lampas e São Martinho) situa-se a sul da Serra de Sintra, com um clima muito marcado pela proximidade do Atlântico. O carácter único da sua produção vinícola valeu-lhe, já em 1908, a atribuição de uma Denominação de Origem própria.
Embora a produção destes vinhos seja pequena, as suas castas únicas e métodos de cultivo muito particulares tornam-nos muito apreciados pelos enólogos.
A adega a visitar e onde se realiza a prova também se destaca por estar situada num edifício impressionante. O seu amplo interior alberga um grande número de barris, num ambiente perfeito para o envelhecimento do vinho em madeira.
4. Venha Vinho
Situada na animada Rua da Bica de Duarte Belo (a Bica para os locais), esta loja de vinhos tornou-se conhecida entre aqueles que desejam provar os melhores vinhos do país. A loja organiza provas e cursos de degustação, além de oferecer algumas excursões a adegas próximas e explicações sobre a harmonização com vinhos portugueses.
Todos os vinhos aqui oferecidos, bem como os pequenos petiscos que os acompanham, são portugueses. Um dos seus pontos fortes, para além da qualidade dos produtos, é a personalidade do proprietário, que está sempre disposto a dar informações sobre os vinhos do país.
5. Da Vinha
Mais do que uma sala de provas e uma loja de vinhos, From The Vine é um verdadeiro projeto que visa promover o conhecimento internacional dos vinhos portugueses. Para o efeito, propõe provas nas quais é possível comparar vários vinhos de diferentes regiões para aprender a distinguir as nuances de cada tipo de vinho.
A prova é conduzida por um especialista em vinhos local que ajudará os participantes a reconhecer as características da produção de cada região vinícola portuguesa.
O local está situado no coração de Lisboa, na rua Tv. do Fala-Só, muito próximo do Jardim de São Pedro de Alcântara. Se quiser participar numa das suas provas, tudo o que tem de fazer é reservar através do seu site.
6. Sala de provas de vinhos Vinhos de Portugal
Uma das zonas clássicas por onde passa qualquer autocarro turístico em Lisboa é a Praça do Comércio. É precisamente aqui que se encontra a Sala de Provas Vinhos de Portugal, mais um dos espaços dedicados ao vinho, onde pode optar por conhecer melhor a atual produção de vinhos do país.
Cada um dos seus funcionários está preparado para aconselhar os clientes sobre o mundo do vinho português. A opção mais económica é adquirir um dos vouchers de prova que a empresa oferece, que incluem a degustação de vários vinhos (cujo número depende do voucher adquirido) de várias regiões vitivinícolas.
7. Tivoli Avenida Liberdade Lisboa
Para além das suas extraordinárias instalações e fantástica localização, o hotel Tivoli Avenida Liberdades de Lisboa é também conhecido pelas suas provas de vinhos portugueses em algumas das salas com as melhores vistas da cidade.
As provas incluem a degustação de 5 vinhos diferentes com a orientação de um especialista do sector que guiará os participantes. Para além disso, são também oferecidos vários aperitivos preparados pelo chef do hotel.
Os vinhos incluídos abrangem quase todas as regiões vitivinícolas de Portugal, desde o vinho do Porto aos vinhos da Madeira ou de Setúbal. É importante que, se quiser participar, faça a sua reserva com pelo menos 24 horas de antecedência, contactando o hotel.
8. Adega Mãe
Uma das mais prestigiadas adegas de toda a região de Lisboa também está aberta para a participação em provas de vinhos. Trata-se da Adega Mãe, situada no concelho de Torres Vedras, a cerca de 40 minutos da capital.
Para lá chegar, pode contratar uma das excursões organizadas que têm a adega como destino final. A outra opção é ir de carro, seja de aluguer ou com viatura própria, caso tenha ido à capital portuguesa por esta via.
As provas que se realizam nesta adega incluem quatro vinhos diferentes, dois brancos e dois tintos. Com a orientação de um especialista, pode aprender a apreciar as diferenças entre eles, bem como participar no processo de vinificação graças a uma visita à própria adega.
As provas são acompanhadas por vários petiscos típicos da região, o que faz desta visita uma experiência única para conhecer uma multiplicidade de aspectos que vão para além das características dos próprios vinhos, uma vez que o seu cultivo é parte inerente do modo de vida dos habitantes da região.
9. Quinta do Piloto
A sul de Lisboa fica a pequena vila de Palmela, facilmente acessível de autocarro ou comboio. Embora existam várias opções para provas de vinhos, o meu conselho é escolher a Quinta do Piloto, por ser a mais facilmente acessível.
Além disso, esta propriedade produz vinhos há mais de um século. Durante a visita, vão mostrar-lhe como se processa todo o processo, mostrando-lhe as diferentes etapas ao vivo.
Claro que uma visita a esta propriedade familiar não pode deixar de culminar com uma óptima prova de alguns vinhos feitos com fermentação natural, algo pouco comum no país.
10. Quinta do Gradil
As primeiras referências históricas a esta quinta remontam a nada menos que 1492, embora tenha sido a partir de 1760, quando foi comprada pelo Marquês de Pombal, que adquiriu maior prestígio. A partir da década de 90, as suas caves e vinhas foram modernizadas e a Quinta tornou-se um ponto de referência na zona para os visitantes que pretendem conhecer os vinhos da região.
Situada no Cadaval, a cerca de 50 quilómetros da capital, entre a terra e o mar, o edifício e a paisagem envolvente merecem, por si só, uma visita.
Se quiser participar numa prova de vinhos, a forma mais cómoda de lá chegar é de carro, embora também possa procurar excursões organizadas a partir de Lisboa. Estas incluem uma visita guiada à Quinta para conhecer as suas origens históricas e a sua relação com o Marquês de Pombal.
Há também acesso a um fantástico miradouro de onde se pode contemplar a vinha e a paisagem envolvente da Serra de Montejunto.
Finalmente, há uma prova de quatro vinhos produzidos na Quinta, que podem ser adquiridos na loja situada no mesmo complexo.
11. Passeio de barco de 2 horas ao pôr do sol com um copo de vinho em Lisboa
Embora não seja uma prova de vinhos propriamente dita, esta é uma das actividades mais sugestivas que se pode fazer em Lisboa enquanto se bebe um copo de vinho. Trata-se de uma curta viagem de duas horas ao longo do rio Tejo, no momento em que o pôr do sol começa a mudar a cor do céu e da cidade.
Este cruzeiro ao longo do Tejo permitir-lhe-á também contemplar alguns dos monumentos da capital portuguesa de um ponto de vista único. Tudo acompanhado de um copo de vinho para tornar a experiência ainda mais completa.
Porquê fazer uma prova de vinhos se está em Lisboa?
A verdade é que, com todas as experiências que Lisboa oferece aos seus visitantes, pode surgir a questão de saber se vale a pena passar algumas horas a fazer uma prova de vinhos. Como em todas as viagens, a resposta depende em grande parte dos seus gostos, para não falar do tempo que tem disponível. Na minha opinião, se é um apreciador desta bebida, não deve perder uma experiência deste género.
As provas de vinhos são a atividade perfeita para descobrir em profundidade tudo o que envolve cada um dos vinhos que prova. Não só aprenderá a distinguir os diferentes tipos de vinho, como também conhecerá os tipos de uvas, as nuances de cada vinho e como apreciá-los com todos os seus sentidos, do paladar ao olfato.
Embora os mais conhecedores da cultura do vinho tirem o máximo partido das explicações dos especialistas, se for apenas um amador também não deve deixar de embarcar nesta experiência. Acima de tudo, trata-se de apreciar os sabores de uma forma mais profunda.
Que tipos de vinho vai provar nas provas de vinho em Lisboa?
Atualmente, a região de Lisboa está a tornar-se uma das regiões mais prósperas do mundo do vinho português. Num país em que os vinhos do Porto, da Madeira ou do Alentejo dominavam o mercado, a irrupção dos vinhos de Lisboa está a desenvolver-se a um ritmo acelerado.
Isto não significa que os vinhos da região de Lisboa não tenham uma história consolidada, mas até há pouco tempo eram um pouco ignorados por muitos apreciadores de vinho, especialmente os de fora de Portugal. O seu nível de qualidade, aliás, tem vindo a aumentar graças às novas técnicas utilizadas.
A região de Lisboa alberga cerca de 10 sub-regiões que produzem castas como o moscatel de Setúbal ou os brancos de Bucelas, para além de vinhos com tiragens muito curtas mas de grande qualidade, como os de Colares ou Carcavelos.
Como vinho surpresa, devido às suas excelentes características, não deve deixar de provar os vinhos de Palmela, que estão a ganhar medalhas em diversos concursos internacionais.