Melhores coisas para fazer em Cambridge

Desde impressionantes edifícios históricos a recantos menos conhecidos, Cambridge tem sempre algo de especial reservado para cada visita.

Melhores coisas para fazer em Cambridge

Julieta Navarro

Conhecida pela sua prestigiada universidade, Cambridge é um local onde a história se encontra com a inovação. Alguns chamam-lhe "a cidade sábia", enquanto outros preferem dizer que Cambridge é a cidade à volta da universidade.

Este destino não é apenas fascinante pelas suas instituições académicas, mas também pela riqueza do seu património arquitetónico, pelas figuras de renome que saíram da alma mater da cidade, pelos seus museus e pelo encanto do seu ambiente natural. Passear pelas suas ruas, percorrer os seus canais de barco ou explorar os seus segredos mais escondidos são apenas algumas das actividades que fazem desta cidade um lugar inesquecível, e aqui estão as melhores coisas para fazer em Cambridge.

1. Visitar a Universidade de Cambridge

Claro que o melhor é começar pelo princípio e, neste caso, estamos a falar da alma mater e do coração da cidade: a Universidade de Cambridge.

Fundada em 1209, esta instituição destaca-se pela sua história, prestígio e beleza arquitetónica, sendo uma das mais notáveis e respeitadas universidades do mundo. Ao percorrer as suas31 faculdades diferentes, como o famoso Churchill College, o King's College ou o Darwin College, ficará imerso numa atmosfera cheia de história e conhecimento. Os pátios ajardinados, as bibliotecas e as capelas farão com que se sinta como se estivesse a passear por um museu ao ar livre. Além disso, muitos dos edifícios estão abertos ao público, o que lhe permite conhecer melhor a vida estudantil e as grandes mentes que passaram por estas salas de aula, como Isaac Newton, Charles Darwin e Stephen Hawking.

Detalhes interessantes

  • Duração: 2 a 3 horas, consoante a visita guiada que escolher e o número de faculdades que decidir visitar.
  • O que deve saber: esta cidade universitária é uma das mais vastas, para além das faculdades, tem 9 museus, incluindo o Jardim Botânico, uma livraria majestosa com uma história que remonta a 1416, para não falar das suas impressionantes capelas. Se quiser conhecer todos os recantos, pode passar dias aqui, mas se estiver interessado nos destaques, pode reservar com antecedência a sua visita guiada à Universidade de Cambridge para que um especialista o possa guiar pelo campus.

Reservar uma visita guiada à Universidade de Cambridge

2. Fazer um passeio de barco pelos canais de Cambridge

Não se pode visitar Cambridge sem desfrutar de um dos seus passeios mais emblemáticos: um passeio de barco no rio Cam.

Punting", como é chamada esta atividade, consiste em navegar num pequeno barco plano, impulsionado por uma longa vara que guia o barqueiro pelo rio, ou seja, é a versão inglesa das gôndolas. Mas os barcos não são a única parte que tenta emular a experiência italiana, alguns dos locais visitados também partilham semelhanças, por exemplo a histórica Ponte dos Suspiros que atravessa o rio entreThird Court e New Court. Sem dúvida que o arquiteto Henry Hutchinson tinha visto a Ponte dos Suspiros em Veneza, quando foi construída cerca de 230 anos antes.

É claro que as vistas e a história por detrás desta ponte mudam completamente a atmosfera. Durante a viagem, desfrutará de vistas deslumbrantes de alguns dos colégios mais famosos, como oKing's College e o Trinity College. É uma atividade relaxante e a forma perfeita de ver Cambridge de uma perspetiva diferente, enquanto se deixa levar pelo ritmo suave do rio.

Detalhes de interesse

  • Duração: 45-60 minutos.
  • O que deve saber: pode optar por alugar um barco e remar você mesmo, ou contratar um guia para o levar num passeio de barco enquanto lhe conta histórias sobre a cidade. Os barcos estão disponíveis durante todo o ano, mas é no verão que são mais populares.

Reservar um passeio de barco

3. Escape para Stonehenge

Embora tenha sido descoberto um local sagrado mais antigo do que Stonehenge, este monumento megalítico classificado como Património Mundial continua a ser um dos locais mais enigmáticos e visitados do Reino Unido.Stonehenge tem sido objeto de fascínio durante séculos e o seu objetivo exato permanece um mistério.

Alguns acreditam que era um templo religioso com as suas várias pedras de altar rodeadas de monólitos, enquanto outros consideram que é um antigo observatório astronómico onde milhares de pessoas vêm todos os anos para ver o solstício de inverno. Estando apenas a cerca deduas horas de Cambridge, vale bem a pena uma viagem a este monumento. Seja qual for a sua teoria pessoal, a energia que se sente à volta deste círculo de pedras é especial.

Pormenores interessantes

  • Duração: Excursão de dia inteiro.
  • O que deve saber: Muitas excursões combinam uma visita a Stonehenge com uma paragem na cidade de Bath, onde se pode relaxar como nos tempos antigos. Se quiser tirar o máximo partido da sua experiência, não se esqueça de reservar uma excursão a Bath e Stonehenge, e não se esqueça de trazer roupa confortável e algo que o proteja do vento, uma vez que o local está situado numa planície aberta.

Reservar uma excursão a Bath e Stonehenge

4. Perder-se nas ruas da cidade

Cambridge é uma cidade ideal para ser explorada a pé. As suas ruas empedradas, a mistura de arquitetura histórica e contemporânea e o ambiente descontraído convidam-no a passear e a descobrir pequenas coisas que podem não constar dos guias.

Passear pela cidade sem um plano definido permitir-lhe-á admirar locais como a Praça do Mercado, o Jardim Botânico, a Capela do King's College e os pátios do colégio. Ao longo do caminho, encontrará cafés encantadores, livrarias antigas e pequenos museus para enriquecer ainda mais a experiência.

Detalhes interessantes

  • Duração: entre 2 e 3 horas se planear apenas percorrer o exterior dos pontos turísticos, no entanto, este tempo pode ser alargado conforme as suas paragens.
  • O que deve saber: Cambridge é uma cidade segura e facilmente acessível a pé. Recomendo começar no centro histórico e explorar as ruas circundantes. E se lhe apetecer aprender sobre tesouros escondidos, mitos e histórias locais, pode reservar uma visita guiada a Cambridge, os guias fornecem informações valiosas e respondem às suas perguntas em direto.

Reservar uma visita guiada a Cambridge

5. Descubra os fantasmas de Cambridge

Cambridge não é apenas conhecida pela sua rica história académica, mas também pelo folclore popular que envolve as suas ruas, pântanos e pântanos com lendas e contos obscuros.

Participar numa visita guiada aos fantasmas da cidade leva-o a desvendar os mistérios que rodeiam alguns dos edifícios mais antigos, utilizando as suas células cinzentas, ao estilo de Sherlock Holmes.

Ao inscrever-se numa visita guiada nocturna a Cambridge, os guias especializados levá-lo-ão por becos sombrios e recantos esquecidos, enquanto contam histórias de aparições, fenómenos sobrenaturais e segredos obscuros que deixaram a sua marca na história de Cambridge. Desde histórias da Dama Cinzenta a aparições nos colégios, estas visitas guiadas não deixarão ninguém indiferente.

Detalhes interessantes

  • Duração: entre 60 e 90 minutos.
  • O que deve saber: as visitas guiadas costumam realizar-se à noite para dar um toque mais assustador, por isso leve um casaco se estiver frio.

Inscrever-se para uma visita guiada de fantasmas

6. Visitar o Museu Fitzwilliam

O Museu Fitzwilliam é uma das principais atracções culturais de Cambridge. Parte da Universidade de Cambridge, o museu abriga quase meio milhão de obras, uma vasta coleção de arte e antiguidades que vão desde a Idade Antiga até o século XXI.

No interior, é possível admirar obras de artistas como Turner, Monet e Picasso, bem como uma coleção de manuscritos iluminados, cerâmicas, esculturas e artefactos de civilizações antigas. O próprio edifício neoclássico é uma obra de arte digna de ser admirada. É um local ideal para passar uma tarde imerso em cultura e arte, e a entrada é gratuita.

Detalhes interessantes

  • Duração: entre 2 e 3 horas, aproximadamente.
  • Oque deve saber: O museu está situado na Trumpington Street, um local perfeito para parar se pretender reservar um bilhete para o autocarro turístico da cidade. O horário de funcionamento é de segunda a sábado das 10:00 às 17:00 e domingo das 12:00 às 17:00. Embora a entrada seja gratuita, algumas exposições temporárias podem estar sujeitas ao pagamento de uma taxa. O museu tem uma cafetaria e uma loja de recordações, perfeitas para uma pausa durante a sua visita.

Comprar um bilhete para o autocarro turístico

7. Experimente a cerveja artesanal de Cambridge

Cambridge é uma das cidades universitárias mais antigas e divertidas da Europa e a cerveja local é a chave para este estatuto. Tal como noutras universidades de prestígio, a vida de estudante combina-se com a diversão para quem procura relaxar entre as aulas ou celebrar o fim dos exames.

Esta mistura deu origem a uma rica cultura de cerveja artesanal que é obrigatória quando se faz uma visita aos pubs clássicos de Cambridge. Um dos pubs mais emblemáticos é oThe Eagle, um local que testemunhou marcos históricos e culturais. Fundado no século XVII, este pub serviu pints a figuras lendárias como Winston Churchill e Charles Darwin. Até Francis Crick, um dos descobridores da estrutura do ADN, anunciou a sua descoberta revolucionária durante o almoço aqui, em 1953.

O Eagle foi também frequentado por membros dos Pink Floyd, que, tal como muitos outros estudantes de arte da cidade, encontraram inspiração na atmosfera criativa deste pub e de outros locais, como o The Cambridge Blue ou o risqué Champion of the Thames. Além disso, a cena da cerveja artesanal em Cambridge tem crescido, oferecendo uma vasta seleção de cervejas locais que reflectem o lado divertido e contemporâneo desta cidade "sábia".

Detalhes interessantes

  • Duração: aproximadamente 2 a 3 horas.
  • O que deve saber: esta é uma atividade ideal para grupos de amigos ou casais. Não se esqueça de reservar com antecedência, especialmente nos fins-de-semana. Um tour de cerveja por esses pubs icônicos é uma ótima maneira de se conectar com as histórias por trás da história de Cambridge.

Reservar um pub crawl clássico

8. Vá para a Praça do Mercado de Cambridge

Para se conectar com a autêntica atmosfera local de Cambridge, uma visita à Cambridge Market Square é obrigatória. Este mercado ao ar livre, localizado no coração da cidade, é o lugar perfeito para encontrar produtos frescos, artesanato, roupas, livros vintage e todos os tipos de lembranças.

Com uma história que remonta à Idade Média, o mercado continua a ser um ponto de encontro tanto para os habitantes locais como para os turistas. Para além das compras, pode desfrutar da comida local nas bancas de comida de rua, que oferecem tudo, desde especialidades inglesas a sabores internacionais.

Detalhes interessantes

  • Duração: cerca de 1 hora.
  • O que deve saber: pode encontrar este mercado em Market Hill, pode mesmo lá chegar com o autocarro turístico, e abre as suas portas de segunda a domingo das 10:00 às 14:00, embora algumas bancas possam variar.

Comprar um bilhete para o autocarro turístico

9. Adoce o paladar no Fitzbillies

Uma visita a Cambridge não está completa sem provar os lendários pães de Chelsea do Fitzbillies, um doce pegajoso e picante que esta padaria tem aperfeiçoado desde 1920. Estes pãezinhos, recheados com sultanas e mergulhados numa mistura irresistível de canela e açúcar, tornaram-se um emblema da cidade, ao ponto de serem produzidos mais de 200.000 por ano.

A loja original na Trumpington Street viu gerações de estudantes e visitantes desfrutarem deste clássico entre conversas. Para além dos seus famosos scones, o Fitzbillies oferece uma excelente seleção de brunch, almoços e o tradicional chá da tarde. Numa atmosfera que evoca ahistória e a tradição de Cambridge, é o local perfeito para fazer uma pausa, recarregar as baterias e desfrutar de algum tempo de tranquilidade.

Detalhes interessantes

  • Duração: 15 minutos a 1 hora, consoante se decida tomar um brunch ou apenas um scone.
  • O que deve saber: estão situados em 51-52 Trumpington St, a duas ruas do Museu Fitzwilliam, ao qual se chega depois de comprar um bilhete para o autocarro City Sightseeing Estão abertos de segunda a sexta-feira, das 8:00 às 18:00 horas. Aos sábados, das 9h às 18h30 e aos domingos, das 9h30 às 18h30. O chá da tarde começa às 16:00 e é normalmente muito concorrido.

Comprar um bilhete para o autocarro turístico

10. Visitar a roda do relógio de Corpus

O Corpus Clock, situado na fachada da Biblioteca Taylor do Corpus Christi College, é uma curiosa atração que combina ciência, arte e um pouco de filosofia.

Este relógio único, inaugurado em 2008, não tem ponteiros ou números visíveis. Em vez disso, o tempo é marcado por uma série de luzes LED que rodeiam o seu mostrador dourado, enquanto uma figura metálica em forma de lagosta, conhecida como**"The Chronophage**" (devorador do tempo), parece devorar cada segundo que passa. O Corpus Clock foi concebido para representar a natureza incontrolável do tempo, algo que está sempre a avançar, mesmo quando não damos por isso.

Detalhes interessantes

  • Duração: aproximadamente 15 a 20 minutos.
  • O que deve saber: o relógio está situado numa rua pública, na 58 Trumpington St, pelo que pode ser visitado a qualquer hora. No entanto, é à noite que o efeito de luz é mais espetacular.

11. Admirar a Capela do Colégio do Rei

A King's College Chapel é uma das atracções mais emblemáticas de Cambridge. Construída entre 1446 e 1515, é um magnífico exemplo da arquitetura gótica tardia. A sua impressionante abóbada em leque é a maior do mundo, e os seus vitrais, datados do século XVI, são considerados uma obra-prima da pintura em vidro.

Durante a sua visita, pode admirar tanto a arquitetura exterior como o impressionante interior, onde se realizam concertos e eventos especiais. Além disso, se tiver a sorte de visitar Cambridge na altura do Natal, a capela é o cenário do famoso serviço da véspera de Natal "Nine Lessons and Carols".

Detalhes de interesse

  • Duração: cerca de 1 hora.
  • O que deve saber: localizada na King's Parade. A entrada na capela está incluída no bilhete de entrada do King's College. É um dos locais mais visitados da cidade, pelo que é aconselhável reservar com antecedência, especialmente durante a época alta.