Ponte dos Suspiros de Veneza: tudo o que precisas de saber

Não perca uma visita à Ponte dos Suspiros, um dos lugares mais misteriosos e emblemáticos da cidade de Veneza.

Carmen Navarro

Carmen Navarro

leitura de 8 minutos

Ponte dos Suspiros de Veneza: tudo o que precisas de saber

Ponte dos Suspiros, Veneza | ©Nick Karvounis

Com mais de 400 pontes a atravessar os canais de Veneza, a Ponte dos Suspiros deve estar na sua lista. Embora tenha uma história obscura de ter sido usada para transportar prisioneiros, hoje é um dos lugares mais românticos de Veneza. De facto, existe até uma famosa tradição relacionada com esta ponte.

Convido-o a conhecer esta tradição, a conhecer os segredos que rodeiam esta ponte, a desfrutar das vistas que oferece e a contemplar o lado arquitetónico e artístico desta construção.

Visitar a Ponte dos Suspiros entrando no Palácio Ducal

Dentro da Ponte| ©Dimitris Kamaras
Dentro da Ponte| ©Dimitris Kamaras

A Ponte dos Suspiros não é ao ar livre como as outras pontes de Veneza, mas corre ao longo da fachada traseira do Palácio Ducal. Parece ser uma espécie de túnel fechado que liga uma antiga prisão da Inquisição ao palácio, pelo que a única forma de atravessar a ponte e circular no seu interior é reservando um bilhete para o Palácio Ducal.

Ao atravessar a Ponte dos Suspiros em direção às prisões, irá caminhar no mesmo local e ter as mesmas vistas que os prisioneiros tinham há séculos atrás. Ao mesmo tempo, notará também que o passadiço da ponte está dividido em duas partes e separado por um muro. Isto foi feito para que os prisioneiros que caminhavam em direcções opostas nunca se pudessem ver ou cruzar.

Recomendo que visite o interior da ponte tanto de dia como de noite, pois a vista muda completamente. Tanto a temperatura no interior como as vistas das janelas da ponte são muito diferentes em ambas as alturas do dia.

Reserve o seu bilhete para o Palácio Ducal.

O que é que a Ponte dos Suspiros tem de especial?

Vista da Ponte dos Suspiros| ©Soroush Karimi
Vista da Ponte dos Suspiros| ©Soroush Karimi

Chamada de Ponte dei Sospiri pelos habitantes locais, este marco icónico de Veneza foi construído em 1600 e liga o Palácio Ducal à prisão histórica do outro lado do canal.

É preciso dizer que a história da ponte é um pouco obscura. Inicialmente, os prisioneiros em julgamento em Veneza eram mantidos nas câmaras subterrâneas da prisão, no interior do Palácio Ducal. No entanto, à medida que o número de prisioneiros aumentou, a prisão foi expandida para um edifício do outro lado do canal, chamado Prisão Nova, e a Ponte dos Suspiros foi construída principalmente para transportar os prisioneiros diretamente do julgamento para as suas celas.

Segundo a lenda, o nome da ponte provém dos suspiros dos prisioneiros que a atravessavam a caminho das suas celas ou da câmara de execução, vislumbrando a beleza de Veneza através das pequenas janelas. A ponte tornou-se um monumento simbólico de Veneza quando o aclamado poeta romântico Lord Byron a mencionou no seu livro de 1812 Childe Harold's Pilgrimage.

Reserve o seu bilhete para o Palácio Ducal.

Desfrute das melhores vistas da Ponte dos Suspiros a partir de uma gôndola

Pôr do sol na Ponte dos Suspiros| ©Alessio Furlan
Pôr do sol na Ponte dos Suspiros| ©Alessio Furlan

A maneira mais fácil de ver a Ponte dos Suspiros do lado de fora é entrando numa das pontes vizinhas. A mais fácil de alcançar é a Ponte Paglia, próxima à Praça de São Marcos e logo atrás do Palácio Ducal. Apesar de ser uma das pontes mais movimentadas de Veneza, recomendo que vá até lá, pois a luz vem de trás e ilumina a Ponte dos Suspiros na perfeição - exatamente o que precisa para uma fotografia de alta qualidade!

A outra opção é a Ponte Canonica, uma ponte muito menos popular e que não se encontra numa das ruas principais da cidade. Deste ponto, não só pode admirar a Ponte dos Suspiros sem ser empurrado impacientemente por outros turistas, como também pode tirar uma fotografia da lagoa por detrás da ponte - uma combinação perfeita!

Se lhe apetecer mimar-se, então a forma mais luxuosa de ter uma vista da ponte é reservar um passeio de gôndola. São um pouco caros, mas pode passar diretamente por baixo da ponte e tirar fotografias mentais ou reais sempre que quiser e de qualquer ângulo que desejar.

Preços dos passeios de gôndola

  • Durante o dia, paga 80 euros por um passeio de meia hora. Por cada vinte minutos adicionais, paga mais 40 euros.
  • À noite, pagará 100 euros por um passeio de 40 minutos e 50 euros por cada 20 minutos adicionais.
  • A forma mais económica será certamente partilhar a experiência com outros turistas ou amigos.
  • Além disso, para mais informações, recomendo este post sobre os preços das gôndolas.

Reservar um passeio de gôndola

Melhor altura para visitar a Ponte dos Suspiros

Vista da Ponte dos Suspiros| ©Dimitris Kamaras
Vista da Ponte dos Suspiros| ©Dimitris Kamaras

Veneza está sempre cheia de turistas e a Ponte dos Suspiros é um dos pontos turísticos mais populares de Veneza. Idealmente, deve visitar a ponte durante a época baixa (ou seja, todos os meses exceto junho, julho e agosto) em Veneza, quando a cidade está relativamente menos cheia de turistas. Desta forma, não só poderá visitar o interior da ponte e vê-la à distância sem ser incomodado, como também poderá reservar uma visita guiada a Veneza com maior tranquilidade e conforto.

No entanto, se for a Veneza em julho, agosto ou durante a época do Carnaval de Veneza, não terá outra alternativa senão visitar a ponte durante as horas de menos movimento (quando há menos turistas na ponte). Recomendo que se dirija para lá de manhã cedo (entre as 8h30 e as 11h) ou à tarde/noite (entre as 18h e as 20h), pois a ponte não é muito visitada a estas horas tardias.

Lembre-se que a Ponte dos Suspiros é um dos locais mais fotografados da cidade. Se pretende tirar uma fotografia do exterior, então a hora não é muito importante. Embora, por experiência própria, a melhor altura para uma fotografia de recordação seja entre uma hora e 30 minutos antes do pôr do sol. E se for de um ponto de altitude igual ou inferior, tanto melhor.

Reserve uma visita guiada a Veneza.

Arquitetura da Ponte dos Suspiros

À noite, na Ponte dos Suspiros| ©Marit & Toomas Hinnosaar
À noite, na Ponte dos Suspiros| ©Marit & Toomas Hinnosaar

Esta bela ponte está suspensa sobre o canal do Rio Palazzo, tem cerca de 11 metros de altura e é feita de mármore branco da Ístria. Se olhar para este edifício mais de perto, notará vinte cabeças de máscaras.

A ponte altamente ornamental é também feita de calcário branco, um material típico da maioria dos edifícios construídos em Veneza durante o Renascimento. O arquiteto Antonio Contino era sobrinho e aprendiz de Antonio da Ponte, o mesmo homem que desenhou o viaduto mais famoso de Veneza, a Ponte de Rialto. Curioso, não é?

A ponte em arco não é ao ar livre, como a maioria das pontes da cidade, e tem apenas duas pequenas janelas rectangulares em treliça. Por isso, só é possível visitar o interior da ponte se tiver acesso ao Palácio Ducal. A ponte tem um passadiço que se divide em duas partes, cada uma com a mesma superfície que a outra - nem um centímetro a mais! Sente-se a influência da perfeição que o Renascimento semeou.

Reserve o seu bilhete para o Palácio Ducal.

Horários e preços para visitar a Ponte dos Suspiros

Dinheiro em euros| ©cottonbro
Dinheiro em euros| ©cottonbro

É claro que pode ver a Ponte dos Suspiros a qualquer hora do dia, uma vez que está numa área muito visível, e à noite está bem iluminada. Por outro lado, se quiser ficar no interior e olhar para o exterior a partir dos passadiços interiores da ponte, não há nada com que se preocupar, uma vez que está aberta **das 8:30 da manhã até às 20 **:00 da noite. No **entanto, está encerrada ao público nos dias 25 de dezembro, 1 de janeiro e 6 de janeiro.

Há uma pequena distinção a fazer em termos de preços dos bilhetes. Os que entram gratuitamente e os que têm de pagar uma taxa de entrada de cerca de 10 euros por pessoa. Recorde-se que não existe uma visita apenas para a ponte, uma vez que para chegar à ponte é necessário entrar pelo Palácio Ducal.

  • Entrada gratuita: É válida para os residentes de Veneza, membros do ICOM, pessoas com deficiência acompanhadas por um acompanhante, guias e intérpretes autorizados e crianças até aos cinco anos de idade.
  • 10 euros de entrada: Para todos os outros casos.

Reserve o seu bilhete para o Palácio Ducal.

Como chegar à Ponte dos Suspiros

Vaporetto no Grande Canal| ©David Jones
Vaporetto no Grande Canal| ©David Jones

A Ponte dos Suspiros é uma das melhores pontes de Veneza. Logicamente, dependendo da zona em que se encontra, terá de escolher uma forma ou outra para chegar à famosa Ponte dos Suspiros. No entanto, saber como se deslocar em Veneza é fundamental para poupar tempo e dinheiro.

  • Apartir da Piazzale Roma, a melhor maneira de lá chegar é de vaporetto. Neste caso, recomendo a linha 1 que pára em Vallaresso, a linha 2 que pára em Giardinetti ou as linhas (5.1 ou 4.1) que param na paragem de San Zaccaria.
  • Apartir da estação de comboios deVeneza Santa Lucia, a melhor maneira de lá chegar é de vaporetto. Recomendo a linha 1 com paragem em San Zaccaria ou a linha 2 com paragem em Giardinetti.
  • Apartir de Veneza Lido, pode optar pelo vaporetto da linha 1, com paragem em Vallaresso, ou da linha 5.2, com paragem em San Zaccaria.

Reservar uma visita guiada a Veneza.

A tradição romântica da Ponte dos Suspiros

Pessoas à espera da gôndola para atravessar a ponte.| ©Son of Groucho
Pessoas à espera da gôndola para atravessar a ponte.| ©Son of Groucho

Hoje em dia, a ponte está associada a uma lenda diferente, que diz que se um casal se beijar num passeio de gôndola ao pôr do sol sob a ponte, ser-lhe-á concedido o amor eterno. Além disso, a imagem típica de dois amantes a passear de gôndola ao pôr do sol é nada mais nada menos do que uma simulação de um passeio sob esta ponte. Se é adepto do romantismo, certamente que lhe vai soar familiar.

Além disso, se sair ao pôr do sol em Veneza e se aproximar da ponte, verá como a maioria dos casais segue esta tradição, alguns até se juntam quando já é noite em Veneza. Uma tradição que se tornou parte da cultura italiana.

No passado, porém, nem toda a gente associava a ponte a algo romântico, mas sim a algo fúnebre e triste, pois servia de corredor para os prisioneiros entrarem nas suas celas ou serem levados para a sua execução. Hoje em dia, essa ideia já não é contemplada. Além disso, desde que o poeta romântico Lord Byron começou a escrever sobre esta ponte icónica, não demorou muito para que a lenda dos suspiros de sofrimento fosse renovada por uma em que os suspiros eram de felicidade e amor.

Reserve uma visita guiada a Veneza.