Guia prática do metro de Londres
Tem a certeza de que vai apanhar o metro de Londres para se deslocar pelas suas ruas? Não perca este post para tirar o máximo proveito do transporte mais rápido da cidade.
Viajar no metro de Londres pode parecer um pouco complicado no início, com tantas linhas e paragens, mas depois de se familiarizar com ele e apanhar-lhe o jeito, verá que a sua utilização é bastante intuitiva. Para facilitar a sua deslocação nometro de Londres, este guia diz-lhe tudo o que precisa de saber sobre o seu funcionamento, os seus horários, os bilhetes disponíveis, como comprá-los e muito mais. Verá como acabará por se deslocar pela capital britânica como um londrino!
Obter um mapa do metro de Londres
Sendo um dos maiores do mundo, o metropolitano de Londres liga muito bem as diferentes partes da capital britânica e estabelece a ligação com a maior parte das atracções turísticas de Londres, pelo que é provável que o utilize para se deslocar durante a sua estadia.
Recomendo que descarregue um mapa do metro de Londres em PDF para o seu telemóvel, para que o possa ter sempre no bolso e consultá-lo sempre que precisar.
Outra opção que sugiro é fazer o download da aplicação oficial Transport for London (disponível em iOS e Android), onde para além do mapa do metro pode também pesquisar rotas e direcções na cidade para planear as suas viagens, ver as alturas mais calmas para viajar, consultar os horários dos autocarros e comboios ao vivo, bem como ver as últimas actualizações da rede de transportes.
Quanto custa um bilhete? Como funciona o metro de Londres?
O metro de Londres está dividido em 9 zonas radiais que começam no centro histórico e cobrem quase toda a cidade. A maioria das principais atracções turísticas da capital do Reino Unido situa-se nas zonas 1 e 2, pelas quais é provável que passe constantemente, a menos que esteja alojado longe do centro.
As tarifas do metro de Londres variam consoante o local de partida e de chegada. Ou seja, a tarifa de uma viagem que começa e termina na Zona 1 será diferente de uma viagem que começa na Zona 1 e termina na Zona 3. O preço de um bilhete de metro simples é bastante elevado. Por exemplo:
- O custo de um bilhete da zona 1 para a zona 3 é de cerca de £5,50 (aproximadamente €4,60).
- O custo de um bilhete da zona 1 para a zona 4 é de cerca de £6,00 (cerca de €7,00).
Para saber o custo exato da sua viagem antes de viajar, recomendo que visite o sítio Web dos Transportes de Londres, onde encontrará todas as tarifas mais recentes. Do ponto de vista financeiro, não é muito aconselhável comprar este tipo de bilhete se for passar vários dias na cidade e planear utilizar o metro com frequência. Também não é recomendado em termos de tempo, porque terá de parar nas máquinas de venda automática para o comprar sempre que o quiser utilizar.
Existem bilhetes de época para utilizar o metro de Londres?
Felizmente, existem alternativas ao bilhete único do metro de Londres que o ajudarão a poupar dinheiro nas suas viagens no metro de Londres: o Oyster Card, o Travelcard ou o Visitor Oyster Card.
O cartão Oyster
O Oyster Card é um cartão recarregável com um crédito que lhe permite obter tarifas mais baratas do que comprar um bilhete simples.
Durante as horas de ponta, a "tarifa de ponta" aplica-se de segunda a sexta-feira entre as 6h30 e as 9h30 e entre as 16h00 e as 19h00, enquanto a tarifa "fora de ponta" se aplica a todas as outras horas, fins-de-semana e feriados.
Como comprar um Oyster Card?
Pode comprar o seu cartão Oyster nas máquinas de venda automática em qualquer estação de metro da cidade. A vantagem deste sistema é que, se não for muito fluente em inglês, pode mudar a língua da máquina para inglês e seguir os passos que lhe são indicados. Desta forma, não haverá confusão. Basta escolher o montante que pretende colocar no cartão, depois o método de pagamento e já está!
E para carregar o cartão, é muito simples. É feito nas mesmas máquinas onde compra o seu Oyster Card e pode ser carregado com um cartão bancário ou dinheiro.
Acabaram-se os problemas.
Como é que o utilizo?
Para aceder ao metro de Londres com um Oyster Card, tem de o passar no sensor amarelo do torniquete, tanto à entrada como à saída. Este último passo é essencial, mesmo que encontre as portas do torniquete abertas, porque o Oyster Card calcula a tarifa da viagem quando passa o cartão para sair.
Se se esquecer de o fazer, o cartão detectará que a viagem está incompleta e não poderá calcular o seu percurso, pelo que será penalizado no seu saldo.
Como é efectuado o reembolso?
Até fevereiro de 2020, para obter um cartão Oyster Card, era necessário depositar 5 £ (cerca de 6 libras) como depósito, que no último dia da viagem era reembolsado juntamente com o saldo remanescente (desde que tivesse 10 £ (cerca de 12 libras) ou menos) numa das máquinas de venda automática onde o comprou, quando já não estivesse a utilizar o cartão.
A partir daí, o depósito de 5 libras (quase 6 euros) será automaticamente reembolsado como saldo após um ano, quando efetuar uma viagem com o cartão. Após esse período, pode pedir o reembolso no prazo de seis meses, caso contrário não será elegível.
O processo de reembolso implica a desativação do cartão na máquina de venda automática, que pode ser guardado como recordação da viagem, uma vez que se trata apenas de um pedaço de plástico. No entanto, se planeia regressar a Londres num futuro próximo, não precisará de devolver o cartão, uma vez que este não expira e pode sempre utilizá-lo novamente numa data posterior, recarregando-o.
O Travelcard
O Travelcard é outra alternativa ao bilhete único e ao Oyster Card para viajar no metro de Londres. Trata-se de um cartão que dá direito a viagens ilimitadas na rede de transportes públicos de Londres durante um determinado período de tempo.
Embora existam Travelcards mensais e anuais, estes destinam-se aos residentes da capital britânica, enquanto os Travelcards de 1 dia e de 7 dias são vendidos para os turistas.
Como comprar um Travelcard?
Existem várias formas de comprar um Travelcard, uma vez que estes estão disponíveis em diferentes pontos de venda. Consoante o local, o cartão será emitido num ou noutro formato.
- Estações ferroviárias: O Travelcard é emitido nos balcões da National Rail sob a forma de um bilhete de cartão impresso. Para adquirir um Travelcard de 7 dias, é necessário apresentar uma fotografia tipo passe. É uma opção interessante, pois pode obter descontos de 2 por 1 em várias atracções, tais como bilhetes para a Catedral de São Paulo ou para o Museu Madame Tussauds.
- Estações de metro: Aqui pode comprar um Travelcard de 1 dia. Se desejar adquirir o Travelcard de 7 dias, receberá o cartão carregado num Oyster Card. Ao contrário do National Rail Travelcard, este é emitido pelo metro de Londres e não dá direito a descontos de 2 por 1 nas atracções turísticas.
Como é que o Travelcard é utilizado?
Enquanto o Oyster Card é de plástico e deve ser passado através do leitor amarelo no torniquete para obter acesso, o Travelcard é de cartão e deve ser passado através das ranhuras no torniquete, tanto à entrada como à saída.
Que cartão escolher: o Oyster Card ou o Travelcard?
A pergunta de um milhão de dólares! A escolha entre um Oyster Card ou um Travelcard dependerá da duração da sua estadia em Londres e da frequência com que planeia utilizar o metro. Por exemplo, se tenciona utilizar o metro duas a quatro vezes por dia durante curtos períodos de tempo, como quatro dias em Londres ou cinco dias em Londres, ou se pretende viajar para os arredores de Londres, é melhor optar por um Oyster Card com saldo ("Pay as you go"), pois pode beneficiar do "limite diário".
Trata-se de um sistema que funciona durante um período de 24 horas e que tem um limite máximo de gastos por dia, consoante as zonas.
Cada vez que fizer uma viagem no metro, o crédito será deduzido do seu cartão Oyster até atingir esse limite e, a partir daí, as suas viagens serão gratuitas, uma vez que não será deduzido mais crédito do seu cartão Oyster. No entanto, se planeiapassar uma semana ou mais em Londres e vai utilizar o metro para se deslocar continuamente na zona central, então a opção mais económica é escolher um Travelcard de 7 dias.
Posso partilhar um Oyster Card ou Travelcard com outra pessoa na mesma viagem?
Não, não pode. Se viajar para Londres com outra pessoa, cada um deve ter o seu próprio Oyster Card ou Travelcard, mas se viajar separadamente no futuro, pode pedi-los emprestados ou partilhá-los porque, se os comprar nas estações de metro, nenhum dos cartões está associado a um cartão de identificação ou nome.
Cartão Oyster para Visitantes
Se vai utilizar frequentemente o metro de Londres para se deslocar pela cidade durante as suas férias, deve ter em atenção que, se adquirir o pacote London Pass + Travel, será cobrado o cartão eletrónico Visitor Oyster Card durante a duração do seu London Pass (1 a 10 dias), o cartão turístico de Londres para que possa visitar as principais atracções turísticas de Londres. OVisitor Oyster Card é um cartão semelhante ao Oyster Card tradicional mas, ao contrário do Oyster Card, foi concebido especificamente para turistas. Este pacote é uma excelente forma de se deslocar pela cidade utilizando os transportes públicos, para além de lhe dar acesso a mais de 80 atracções turísticas - vai tirar muito partido dele!
Pode adquiri-lo a partir de £84 (cerca de 71,5 euros), tendo em conta as tarifas dos transportes públicos de Londres. O pacote London Pass + Travel é a forma mais económica de se deslocar na capital do Reino Unido, uma vez que, independentemente da zona em que viaje, não será deduzido qualquer crédito do cartão quando atingir o limite diário.
Qual é o horário do metro de Londres?
O metro está aberto das 5 da manhã à meia-noite, quando parte o primeiro e o último comboio de cada linha. Isto significa, por exemplo, que se um comboio partir à meia-noite, circulará até à última paragem da linha. Aos fins-de-semana (sextas-feiras e sábados), o horário do metropolitano de Londres é alargado em algumas linhas (Piccadilly, Central, Jubilee ou Northern) e estas estão abertas 24 horas por dia.
A título de curiosidade, os transportes públicos em Londres encerram no dia 25 de dezembro. Na noite da véspera de Natal, o serviço começa a ser reduzido e não há autocarros noturnos. O serviço recomeça a funcionar a 26 de dezembro ("Boxing Day"), mas de forma reduzida.
Tenha isto em mente se planeia passar o Natal em Londres. Os comboios circulam com uma frequência muito elevada de2-3 minutos e normalmente não há atrasos no serviço, pelo que o metro de Londres é uma das melhores formas de se deslocar na cidade.
As crianças pagam bilhete no metro de Londres?
- As crianças com menos de 11 anos podem viajar gratuitamente nos Transportes de Londres, desde que acompanhadas por um adulto, que pode entrar com um máximo de 4 crianças.
- As crianças com idades compreendidas entre os 11 e os 15 anos podem viajar gratuitamente em eléctricos e autocarros e obter descontos em todos os outros transportes, como o metro, o London Overground, o TfL Rail e o DLR, se tiverem um cartão com fotografia Zip Oyster 11-15.
- Os adolescentes de 16 e 17 anos podem adquirir um cartão Zip Oyster +16 que lhes dá direito a viagens gratuitas ou descontos nos transportes de Londres. Por exemplo, 50% de desconto nas tarifas "pay as you go" para adultos no Tube, autocarro, TfL Rail, London Overground, DLR e na maioria dos serviços National Rail em Londres.
Quantas linhas existem no metro de Londres?
O metro de Londres é composto por 11 linhas e 274 estações que cobrem mais de 1.500 metros quadrados, quase toda a cidade.
Para além das linhas "oficiais", existem duas outras: o DLR (comboios ligeiros sem condutor que circulam no leste e sudeste da capital britânica) e o London Overground (uma linha que circula acima do solo no norte e noroeste da cidade). As linhas do metropolitano de Londres são:
- Bakerloo, linha castanha.
- Central, linha vermelha.
- Circle, linha amarela.
- District, linha verde.
- Hammersmith & City, linha cor-de-rosa.
- Jubilee, linha cinzenta.
- Metropolitan, linha púrpura.
- Northern, linha preta.
- Piccadilly, linha azul escuro.
- Victoria, linha azul clara.
- Waterloo & City, linha azul-verde.
Sugestões de viagem no metro
- Tenhao seu bilhete pronto para passar rapidamente pelos torniquetes, especialmente se estiver a apanhar o metro na hora de ponta (antes das 9h30 ou por volta das 18h00) para facilitar o fluxo de passageiros que entram e saem da estação.
- Se puder, planeie as suas viagens fora das horas de ponta no metropolitano de Londres. Normalmente, está apinhado de passageiros que entram e saem de todos os cantos da capital. Isto é especialmente verdade entre as 6h30 e as 9h30, bem como entre as 17h e as 19h. Desta forma, poderá deslocar-se no metro com maior tranquilidade.
- Antes de viajar,consulte a aplicação ou o sítio Web do metro de Londres para saber se existem incidentes nas linhas que pretende utilizar ou se alguma estação está encerrada para manutenção. A aplicação dá-lhe informações actualizadas sobre o serviço e até fornece percursos alternativos.
- Desloque-se pela plataforma para encontrar mais espaço. Quando chegar à plataforma, não se aglomere à entrada. Se vir que há muitas pessoas numa secção da plataforma, continue a andar para onde há menos pessoas. Pode até encontrar um lugar livre se se quiser sentar.
- Saiada carruagem antes de entrar. Poderá entrar mais facilmente e sem ser empurrado por outros passageiros.
- "Cuidado com o espaço! Por razões de segurança, coloque-se sempre atrás da faixa amarela no chão quando estiver à espera na plataforma e preste atenção ao espaço entre a carruagem e a plataforma quando entrar ou sair.
- Tenha cuidadocom os seus pertences no metro. Tenha cuidado com os carteiristas, como faria em qualquer outra cidade, e certifique-se de que mantém os seus objectos de valor seguros durante a viagem.
- Se perder uma estação ou entrar na linha errada, não se preocupe, os comboios circulam frequentemente, por isso, basta sair na estação seguinte e verificar cuidadosamente o mapa para encontrar o percurso correto.
- Os comboios do metro de Londres circulam a cada 2-7 minutos, dependendo da linha, por isso, basta sair na próxima paragem e procurar um mapa do metro na plataforma para o guiar.
- Coloque-se do lado direito das escadas rolantes e deixe o lado esquerdo livre para quem as quiser subir mais rapidamente.
- Se viajar com crianças ou bagagem, utilize os acessos apropriados no metro de Londres. Em todas as estações existem torniquetes com um degrau mais largo e cujas portas demoram mais tempo a fechar para facilitar o acesso.
- Se tiver alguma dúvida, não hesite em pedir ajuda ao pessoal do metro de Londres ou a qualquer outro utilizador do metro de Londres - eles poderão certamente dar-lhe uma ajuda se precisar!