10 coisas para fazer em Londres na primavera
A primavera é uma das melhores estações para visitar a cidade de Londres: o clima é muito agradável e são organizados vários eventos para dar as boas-vindas à época mais esperada do ano.
Se tiver a oportunidade de ir a Londres na primavera, está com sorte, pois é sem dúvida a melhor altura para a sua viagem. As temperaturas começam a ficar mais quentes e os dias são mais longos , escurecendo a partir das 18h30. Além disso, embora Londres seja uma cidade turística durante todo o ano, não é tão movimentada como no verão. E se for entre o final de março e junho, terá a oportunidade de desfrutar de vários eventos próprios desta época do ano, como o Dia de São Jorge, a Regata Oxford-Cambridge, o Festival das Flores de Chelsea e o Festival dos Jogos de Londres.
Se quiser saber mais sobre outros eventos populares, visite o post O que ver e fazer em Londres.
1. Regata de Oxford-Cambridge
A Oxford-Cambridge Boat Race, um dos eventos desportivos mais históricos do Reino Unido, é normalmente realizada no início da primavera, entre o final de março e o início de abril. As equipas de remo das Universidades de Oxford e Cambridge competem no rio Tamisa, ao largo de Londres, desde meados do século XIX.
Especificamente, a regata tem quase 7.000 metros de comprimento, de Putney a Mortlake e, como se pode imaginar pela sua longa história, é um dos espectáculos mais populares da cidade de Londres, atraindo 250.000 pessoas todos os anos.
- Quando... Final de março a início de abril.
2. Passeie por Chelsea durante o Chelsea Flower Show
No final de maio, tem lugar em Chelsea o Chelsea Flower Show, um popular festival paisagístico que se realiza há mais de um século. Realiza-se no Royal Hospital in Chelsea, cujos terrenos se estendem por mais de quatro hectares, onde é apresentada uma variedade de belas exposições florais. Todos os anos, quase 200 000 mil pessoas visitam este evento para ver as últimas tendências em paisagismo e decoração.
Além disso, os restaurantes, cafés e lojas do bairro de Chelsea decoram as suas montras e fachadas com flores e plantas. Por isso, se a sua viagem coincidir com este espetáculo, não hesite em passear por este bairro e desfrutar da magia deste espetáculo.
- Quando... No final de maio.
3. Divirta-se sem limites no London Games Festival
O London Games Festival, um festival de dez dias de jogos de vídeo e entretenimento interativo que pretende transformar Londres na capital mundial dos jogos, tem lugar no início de abril. Centenas de amantes dos jogos e dos videojogos reúnem-se para conhecer as últimas novidades, trocar opiniões e, sobretudo, jogar.
Além disso, há exposições, conferências, painéis profissionais e dias de networking para ligar os criadores às rondas de financiamento. Este festival encerra com um desfile espetacular que é uma verdadeira atração para especialistas e fãs. Não perca!
- Quando... Primeiros dias de abril.
4. Início de maio, feriado bancário
Coincidindo com a primeira segunda-feira de maio, é o feriado bancário do início de maio. Historicamente, era um feriado apenas para os que trabalhavam no sector bancário, mas gradualmente estendeu-se a outros sectores e tornou-se um feriado bancário, semelhante ao nosso Dia de maio, o Dia do Trabalhador.
É comum os amigos e a família reunirem-se em parques, jardins e espaços verdes para passar um dia ao ar livre em boa companhia e celebrar o fim do inverno. Pode também optar por fazer um cruzeiro no Tamisa. Se a sua viagem coincidir com este dia, tenha em atenção que as lojas e atracções têm horários de funcionamento reduzidos.
- Quando... Primeira segunda-feira de maio.
5. Celebrar o feriado bancário da primavera
Continuando com os feriados bancários, a última segunda-feira de maio é o Spring Bank Holiday, uma celebração da primavera que é comemorada em todos os cantos de Londres com eventos ao ar livre e festas de rua. É um dia festivo e os londrinos saem para as ruas ou mesmo para a praia para aproveitar este dia de primavera.
Se a sua viagem a Londres coincidir com este dia, recomendo-lhe que vá a Trafalgar Square, onde se realizam vários eventos. Além disso, tenha em conta que algumas lojas estão fechadas durante os feriados e os serviços de transporte têm horários de funcionamento reduzidos.
- Quando... Última segunda-feira de maio.
6. Páscoa em Londres
Obviamente, em Londres não há Semana Santa como a conhecemos em Espanha. Mas há uma série de eventos especiais que coincidem com esta altura do ano. Um dos mais populares é a representação teatral da crucificação de Cristo que tem lugar em Trafalgar Square na Sexta-feira Santa. Há duas sessões gratuitas nesse dia: ao meio-dia, por volta das 12 horas, e à tarde, por volta das 15 horas.
Mas, sem dúvida, as principais actividades relacionadas com estes dias têm a ver com os Ovos de Páscoa. Há demonstrações de ovos de Páscoa, bem como workshops de decoração em lojas seleccionadas, como a Fortnum & Mason na Piccadilly Street. Além disso, durante esta semana, há inúmeras actividades especialmente para os membros mais jovens da família, como as caçadas aos ovos de Páscoa nos principais parques da cidade. Há também workshops especiais noutros locais, como o Royal Botanic Gardens, o London Zoo...
- Quando... Páscoa.
7. Passeie por alguns dos principais parques da cidade
Com a chegada da primavera, as temperaturas arrefecem consideravelmente e os parques tornam-se os principais locais para ir com amigos e família nesta altura do ano. Por isso, recomendo que, se tiver a oportunidade de ir a Londres na primavera, não deixe de visitar um dos principais parques da cidade para desfrutar da natureza no coração da cidade. Tem várias opções, mas aqui ficam algumas das minhas preferidas.
- Hyde Park: Localizado no centro de Londres, ocupa uma área de 140 hectares e é um parque ideal para uma variedade de actividades, como ciclismo, desporto ou mesmo a possibilidade de alugar espreguiçadeiras.
- Richmond Park: Com quase mil hectares, é o maior parque de Londres. Foi declarado Área Protegida e Reserva Natural e Área Especial de Conservação Europeia e uma das suas particularidades é o facto de ser o habitat de centenas de veados. Note-se que não é permitido aproximar-se deles ou alimentá-los durante a sua visita.
- Regent's Park: Situado no noroeste de Londres, é um parque ideal para a prática de desportos. De facto, tem um lago artificial onde se pode praticar remo.
- St. James's Park: Ao lado do Palácio de Buckingham, é o parque real com a história mais longa da cidade, que remonta ao século XVI.
Recomendo a leitura do post 10 melhores parques de Londres para escolher o que mais se adequa ao seu gosto.
- Quando... Durante toda a primavera.
8. Aproveite o melhor das artes cénicas no Greenwich & Docklands International Festival
Se a sua viagem coincidir com o final da primavera e o início do verão, poderá estar com sorte e ter a oportunidade de assistir a um espetáculo no âmbito do Greenwich & Docklands International Festival, um popular festival de teatro e artes performativas ao ar livre. Este é um evento altamente aclamado e faz parte dos Royal Greenwich Festivals. A maioria dos bilhetes é gratuita. Não hesite em consultar o sítio Web antes da sua estadia em Londres para ver se coincide com as suas datas.
- Quando... Data a determinar consoante o ano.
9. Visitar um dos principais museus da cidade
É claro que, na sua viagem a Londres na primavera, não pode perder uma visita aos diferentes museus da cidade, um plano muito económico, uma vez que a maioria deles é gratuita. Um plano muito económico, uma vez que a maioria deles é gratuita. Quer conhecer as melhores opções?British Museum: Foi inaugurado em meados do século XVIII e inclui peças de todas as culturas e fases da história.
- The National Gallery: Localizada em Trafalgar Square, esta galeria de arte tem uma coleção de mais de 2.000 pinturas, incluindo obras de Van Gogh, Velázquez, Titian e Rembrand, entre outros artistas.
- Museu de História Natural: É um dos museus mais visitados de Londres, cativando adultos e crianças. Alberga uma importante coleção de entomologia, botânica, mineralogia, paleontologia e zoologia.
- Tate Modern: Este museu possui uma das mais importantes colecções de arte contemporânea com peças de Andy Warhol, Edvard Munch, Pablo Picasso e Salvador Dalí.
- Museu Sherlock Holmes: Imperdível para qualquer seguidor de Sir Arthur Conan Doyle, onde os visitantes podem ver objectos relacionados com os diferentes casos do detetive, bem como uma coleção de mobiliário da era vitoriana.
Se quiser saber mais sobre outras opções, leia o post 10 melhores museus de Londres.
- Quando... primavera
10. Visitar o Jardim Botânico Real de Kew
Um dos melhores lugares para visitar na primavera é o Royal Botanic Kew Gardens, um jardim botânico localizado a cerca de 30 minutos do centro de Londres, com um total de 500 acres de floresta e mais de 50.000 plantas vivas. Tem cinco estufas e vários pontos de interesse:
- The Bonsay House: Estufa que alberga uma importante coleção de bonsai, alguns com mais de um século e meio de história.
- Princess of Wales Conservatory: Estufa com plantas de origem tropical.
- PalmHouse: Estufa que alberga palmeiras e plantas exóticas.
- Casa Alpina: Estufa que alberga plantas alpinas que só crescem a grande altitude.
- Casa Temperada: Estufa que alberga plantas típicas de climas temperados.
- Treetop Walkaway: Passadiço elevado de aproximadamente 200 metros que oferece as melhores vistas do local.
- The Hive: Reprodução de 17 metros de altura do funcionamento e da estrutura de uma colmeia de abelhas.
- Palácio de Kew: Pequeno palácio datado da segunda metade do século XVII e aberto apenas de março a setembro.
- Climbers & Creepers: Parque infantil com jogos didácticos, estruturas de escalada e escorregas.
Não hesite em consultar o mapa antes da sua visita.
- Quando... Toda a primavera.
Temperaturas da primavera em Londres
As temperaturas da primavera em Londres começam a tornar-se mais agradáveis e não tão extremas como nos meses anteriores. Em geral, a cidade é conhecida pelo seu clima fresco e seco. No entanto, não é raro ser surpreendido por chuva a qualquer altura, e o mesmo dia pode ser caracterizado por sol, frio e chuva.
A temperatura máxima média em março ronda os 11ºC e a mínima média é de 4ºC, em abril oscila entre os 8 e os 16ºC, em maio entre os 11 e os 19ºC e em junho entre os 14 e os 22ºC.
Multidões de turistas na primavera em Londres
O número de turistas em Londres é sempre elevado, mesmo na primavera, mas especialmente a partir de maio e em certas datas como a Páscoa e o período pascal. Mesmo assim, não atinge a época alta em termos de número de visitantes, como acontece em julho e agosto. Por isso, e tendo em conta o afluxo de turistas, recomendo-lhe que visite durante esta estação do ano.
Preços em Londres na primavera
Os preços em Londres na primavera não são tão elevados como noutras épocas do ano, como o verão ou o Natal, especialmente no que diz respeito aos voos e ao alojamento. Mesmo assim, recomendo que reserve os seus voos e hotéis com a maior antecedência possível, para que possa aproveitar os melhores descontos.
O que levar na mala para uma visita a Londres na primavera
Se viajar para Londres na primavera, tenha em conta que as temperaturas não serão tão frias como noutras alturas do ano, mas independentemente do mês da sua visita (março, abril, maio ou junho), recomendo que leve uma camisola ou um casaco de malha. Além disso, é essencial levar um casaco e calçado impermeável, pois a chuva pode surpreender-nos quando menos esperamos.
Os dias de festa da primavera em Londres
Coincidindo com a primavera, há vários feriados públicos em Londres. A primeira segunda-feira de maio é o Early May Bank Holiday e a última segunda-feira de maio é o Spring Bank Holiday. Para além disso, a Sexta-feira Santa e a Segunda-feira de Páscoa são feriados em todo o país. Por isso, se a sua viagem coincidir com estes dias, tenha em atenção que os museus, as principais atracções e os serviços de transporte podem ter horários de funcionamento reduzidos.