10 coisas para fazer em Londres no verão
Se está a planear uma viagem de verão a Londres, veja estas 10 coisas que pode fazer nas férias para se divertir muito!
Numa cidade como Londres, no verão, há muitas coisas fantásticas para fazer, para além de ver as típicas atracções turísticas da cidade.
Excursões, música, cinema ao ar livre, dança, passeios de barco... e isto é apenas uma pequena amostra do que se pode fazer em Londres, o resto conto-vos mais abaixo!
1. Passeio pelo centro de Londres com uma visita guiada
Aproveitando o bom tempo que faz em Londres no verão, se é um daqueles viajantes que gostam de se perder nas ruas de uma cidade para a explorar centímetro a centímetro, então recomendo-lhe que faça uma visita guiada ao centro para descobrir todos os recantos e segredos escondidos no coração desta bela cidade.
Durante a visita, será acompanhado por um guia que lhe contará muitas histórias e anedotas sobre a cidade que talvez não conheça e poderá escolher entre um passeio a pé, de autocarro ou de bicicleta (esta opção é sempre mais divertida!) para explorar o centro de Londres e ver monumentos como:
- Catedral de São Paulo
- Torre de Londres
- Big Ben e o Palácio de Westminster
- Abadia de Westminster
- Palácio de Buckingham
- Parque de St. James
- Trafalgar Square
- Covent Garden
- Ponte da Torre
- E muito mais...
No final da visita guiada ao centro de Londres, terá aprendido muitas coisas novas, tirado muitas fotografias para as suas redes sociais e, acima de tudo, ter-se-á divertido imenso.
2. Navegue pelo Tamisa num cruzeiro com jantar
As noites de verão em Londres são uma delícia. Para uma noite romântica e diferente durante a sua estadia, recomendo que vá até à margem do rio para desfrutar de um jantar num cruzeiro no Tamisa.
Será uma das mais belas recordações da sua viagem! Uma ocasião para jantar fora com um pouco mais de requinte e num ambiente muito original, como um barco elegante, para celebrar algo especial.
Além disso, enquanto navega ao longo do Tamisa, pode assistir ao pôr do sol a partir do convés e ver as luzes coloridas da cidade acenderem-se lentamente enquanto bebe uma taça de champanhe.
Os monumentos ao longo do leito do rio brilham de uma forma especial e parecem ainda mais espectaculares do que durante o dia - é um momento mágico! Ah, e não se preocupe com o preço de um cruzeiro no Tamisa, porque muitos são acessíveis.
3. Ver o interior do Palácio de Buckingham
A maioria dos viajantes que visitam Londres têm como recordação uma fotografia da fachada do Palácio de Buckingham com a Guarda da Rainha ao fundo, mas todos os Verões, quando os portões do palácio abrem ao público, alguns sortudos conseguem entrar para ver o interior, depois de a Rainha Isabel II ter ido de férias.
No verão, só é possível ver o interior do Palácio de Buckingham durante algumas semanas do ano (entre o final de julho e o início de setembro), pelo que a procura é extremamente elevada e os bilhetes esgotam num piscar de olhos, uma vez que há muito poucas oportunidades.
Se gostaria de percorrer os corredores do Palácio de Buckingham e não quer perder esta oportunidade, o meu conselho é que reserve os seus bilhetes online e com bastante antecedência.
O que é que vai ver?
Durante a visita guiada não verá os aposentos privados da Família Real, mas verá os "State Rooms", as salas onde a Rainha recebe os seus convidados em eventos oficiais e onde realiza as suas audiências públicas. E é absolutamente espetacular!
Sugiro que reserve um dia das suas férias de verão em Londres para fazer algo tipicamente "britânico" como visitar o Palácio de Buckingham, assistir à Mudança da Guarda e tomar um chá da tarde. No post Como assistir à Mudança da Guarda e ao Palácio de Buckingham conto-vos tudo em pormenor sobre esta experiência.
4. Aproveite o melhor cinema ao ar livre
Quando o tempo está bom, os londrinos aproveitam cada momento para se divertir fazendo atividades ao ar livre. E as noites de verão são a altura perfeita para ver um filme sob as estrelas e comer pipocas, não acha?
- O Luna Cinema (julho e agosto): Realiza sessões de cinema em vários locais de Londres e exibe filmes para todos os gostos: comédias românticas, musicais, blokbusters e muito mais.
- Film4 Summer at Somerset House (agosto): A praça interior da Somerset House transforma-se num "cinema ao ar livre", exibindo filmes em primeira mão e clássicos - por vezes, há convidados especiais nas projecções!
- More London Free Festival (setembro): No anfiteatro ao ar livre The Scoop, junto à Tower Bridge, pode desfrutar gratuitamente dos melhores clássicos e sucessos de bilheteira do cinema.
5. Ver o Solstício de verão em Stonehenge
Aproveite as suas férias em Londres para fazer uma viagem aos arredores da cidade e ver locais tão espantosos como Stonehenge, o monumento pré-histórico mais famoso da Europa.
Esta época do ano é perfeita para visitar Stonehenge, pois durante o solstício de verão, grupos de druidas e um público muito singular juntam-se para realizar rituais mágicos que celebram a união entre a Terra e o Sol. É um acontecimento muito curioso!
Embora seja possível visitar este megálito por conta própria, tendo em conta a dificuldade de chegar lá através de transportes públicos e a distância a que se encontra de Londres (130 quilómetros), a opção que recomendo é fazer uma visita guiada de autocarro a Stonehenge.
Mas não se esqueça de reservar os seus bilhetes online e com a maior antecedência possível para garantir o seu lugar, pois em ocasiões especiais como o solstício de verão, os bilhetes esgotam muito rapidamente. No post Excursões a Stonehenge a partir de Londres, conto-lhe em mais pormenor tudo sobre esta emocionante aventura.
6. Ver o pôr do sol num telhado em Londres
Depois de um dia atarefado de passeios, caminhadas e visitas turísticas, vai precisar de fazer uma pausa e, no verão, isso é ainda mais importante quando o calor aperta.
Os telhados de Londres são pequenos oásis nas alturas, onde pode escapar à azáfama das ruas de Londres e respirar e tomar uma bebida refrescante enquanto observa o pôr do sol sobre a linha do horizonte da capital britânica. Certo?
Muitos dos telhados da cidade só estão abertos durante a época de verão, por isso, antes de ires a um deles, aconselho-te a consultares os respectivos sítios Web para te certificares de que não estão fechados.
Alguns dos telhados mais fixes de Londres incluem:
- The Culpeper (Whitechapel): 40 Commercial St, London E1 6LP, Reino Unido.
- The Vista Bar (Trafalgar Square): 2 Spring Gardens Trafalgar Square London SW1A 2T
- Golden Bee (Shoreditch): Singer St, Londres EC1V 9DD, Reino Unido
- Aviary (Shoreditch): 22-25 Finsbury Square, Londres, EC2A 1DX
7. Experimente a magia dos musicais do West End
Para além do cinema, um dos outros espectáculos que pode apreciar em Londres no verão são os musicais do West End.
Pode não gostar muito de teatro, mas posso garantir-lhe que a impressionante encenação e os vibrantes números musicais irão, durante algumas horas, mergulhá-lo num mundo de fantasia de cair o queixo.
Experimentar a magia dos musicais do West End londrino é, sem dúvida, uma das experiências obrigatórias durante a sua estadia em Londres. Especialmente se estiver a viajar com a sua família, as crianças vão divertir-se imenso com toda a música, cores e luzes no palco!
Se está a planear incluir um musical nos seus planos para Londres, aconselho-o a comprar os seus bilhetes online e com a maior antecedência possível antes de viajar, uma vez que há espectáculos com uma procura muito elevada, os teatros do West End tendem a encher muito rapidamente e as bilheteiras penduram logo o sinal de "Esgotado".
8. Fazer um piquenique no St. James's Park
Central, acolhedor e íntimo. Estes são os adjectivos que melhor definem o St James's Park, o mais antigo dos Parques Reais da cidade e situado muito perto do Palácio de Buckingham.
É um sítio maravilhoso para fazer um piquenique num dia de sol em Londres, porque a vegetação está muito bem cuidada e as vistas junto ao lago artificial são lindas. Também não é um dos parques mais populares da capital, por isso não costuma haver grandes multidões a interromper a atmosfera bucólica e campestre do James's Park.
Pode deitar-se na relva macia e ouvir o canto dos pássaros ou ler um livro enquanto apanha sol. Além disso, se estiver a viajar para Londres em família, as crianças vão adorar ter algum tempo livre para brincar, correr e saltar.
9. Calce suas botas no festival gastronômico Taste Of London.
Durante o mês de junho, o Taste Of London Festival realiza-se no Regent's Park, reunindo os chefes mais prestigiados da cidade para surpreender os amantes da gastronomia com as suas propostas culinárias.
O evento não é gratuito, mas vale a pena pagar a entrada, pois dá-lhe a oportunidade de provar muitos dos pratos oferecidos nas bancas de comida ali reunidas, que pertencem a restaurantes muito famosos como "Burger&Lobster", "Bao", "Lina Stores" ou "Sagardi", entre muitos outros. Além disso, pode ver como preparam os alimentos, participar em workshops, provas de vinhos e até comprar alguns produtos alimentares como recordação.
Participar no Taste Of London Festival durante as férias de verão será como ir diretamente para o paraíso para um foodie! E se ainda tiver fome de mais quando sair, pode sempre fazer um tour gastronómico pelas ruas de Londres, onde descobrirá pequenas jóias culinárias que tornarão a sua viagem à capital britânica ainda mais agradável.
10. Dançar no Carnaval de Notting Hill
Os ritmos caribenhos tomam as ruas do bairro de Notting Hill para um grande carnaval no último fim de semana de agosto, que faz lembrar os famosos carnavais do Rio de Janeiro ou de Tenerife. Se está com vontade de festejar... este é o seu momento!
Este festival celebra a cultura das Caraíbas em grande estilo com um impressionante desfile de carros alegóricos e dançarinos vestidos de penas e lantejoulas que dançam ao som da melhor música das Caraíbas.
Siga os carros alegóricos enquanto percorrem Notting Hill ao som das melodias exóticas do desfile, ou fique algures para comer frango jamaicano e beber umas cervejas - vai divertir-se imenso e tirar fotografias fabulosas cheias de cor e boas vibrações!