O que ver no Madame Tussauds de Londres: as melhores figuras
O nome Madame Tussauds pode não ser familiar. Mas se eu vos falar do museu de cera de Londres, a história é outra. Junte-se a mim e descubra tudo sobre o museu de cera mais famoso do mundo.
Atualmente, os museus de cera são muito populares. Estão espalhados por todo o mundo, nas principais cidades, e são uma atração turística popular. De todos os museus de cera do mundo, um destaca-se dos restantes, o Madame Tussauds.
Este museu alberga a maior exposição mundial de figuras de cera de personalidades mundialmente famosas de diferentes áreas. As esculturas são tão bem trabalhadas que ficamos com a impressão de estarmos perante uma pessoa real.
Se comprar bilhetes para o Madame Tussauds em Londres, pode descobrir como são criadas as esculturas e admirar o resultado final, bem como os cenários, que também são feitos com a máxima atenção ao pormenor.
1. David e Victoria Beckham na secção Party
O casal Beckham é um dos favoritos dos britânicos e há sempre multidões para os fotografar. Para além da sua fama, o realismo com que estas figuras foram criadas é surpreendente.
Ambos estão numa secção chamada Party. Nesta parte, passeará pela passadeira vermelha e verá as esculturas das estrelas mais populares das festas da alta sociedade, como Angelina Jolie, Brad Pitt ou George Clooney.
2. Kendall Jenner na Semana da Moda
A famosa modelo destaca-se nesta secção destinada às grandes figuras da moda e fá-lo pela sua pose e pelo cenário em que se encontra. Sentir-se-á como se estivesse atrás da passerelle com a modelo, que é retratada com um realismo impressionante.
Nesta secção para os fãs das passarelas da moda, encontrará modelos como Zendaya ou Cara Delevigne. As roupas destas esculturas também são de alta costura.
3. James Bond, o agente britânico mais famoso do mundo.
É claro que o agente 007 tem a sua figura, ou melhor, figuras no museu. Vários dos actores que interpretaram 007 e algumas das suas personagens vestem os seus fatos e aparelhos típicos da personagem. Daniel Craig parece ganhar vida no cenário onde a sua figura está exposta.
Na secção "Film", dedicada ao cinema e que acompanha James Bond, há actores históricos como Charles Chaplin. Há também realizadores famosos como Steven Spielberg e personagens como o ET.
4. O homem mais rápido do mundo. Usain Bolt
Há muitas esculturas que valem a pena na área dos desportistas, mas a de Usain Bolt causou uma impressão especial. Se não, diga isso ao homem de carne e osso que ficou espantado com a sua própria figura de cera. Parece que ele vai fugir a qualquer momento.
As grandes estrelas do desporto partilham o espaço com o velocista. Para os espanhóis, uma selfie com a figura de Rafa Nadal é obrigatória. Alguns dos desportistas mais notáveis que têm a sua escultura são Michael Jordan, Muhammad Ali, Cristiano Ronaldo e muitos outros.
5. Sua Majestade a Rainha de Inglaterra.
Estando em Inglaterra, não podia faltar a figura de Isabel II. E a devoção que lhe dedicam em Londres é visível nos pormenores da sua figura de cera. Uma das mais fotografadas do museu, ela é sem dúvida tão realista que não se sabe se deve ou não fazer-lhe uma vénia.
É claro que não pode perder outras figuras da família real britânica. Ao lado da Rainha, na secção "Royal", estão o Duque e a Duquesa de Cambridge e o Príncipe Harry. São, sem dúvida, as figuras mais fotografadas pelos londrinos.
6. Nelson Mandela entre os líderes mundiais
Há uma secção dedicada aos grandes líderes mundiais, entre os quais se destaca Nelson Mandela. Uma personagem muito querida cuja figura é especialmente cuidada em termos de pormenores como as expressões faciais e o seu guarda-roupa, com as suas camisas representativas que mudam de tempos a tempos.
Outros grandes líderes e dirigentes mundiais também têm as suas figuras de cera. Alguns como Obama ou Trump ou políticos britânicos como Boris Johnson têm as suas figuras no museu.
7. Conheça Albert Einstein
O físico mais famoso do planeta não poderia faltar no museu. A sua figura está ao lado de um quadro negro que contém algumas das suas fórmulas mais famosas e é uma das esculturas mais bem conseguidas em termos de pormenores faciais. O seu famoso bigode é também muito bem conseguido.
Partilha o espaço com os grandes cérebros da história. Inventores, artistas, escritores... Steven Hawking, Shakespeare, Picasso ou Van Gogh são alguns exemplos.
8. Michael Jackson regressa à vida
A figura do Rei da Pop é simplesmente espetacular. Com uma das suas poses de dança características, parece que está prestes a fazer o seu famoso Moonwalk a qualquer momento. A sua roupa é idêntica à original que usa no videoclip de "Billie Jean"
Na área da música, ao lado de Michael temos todos os grandes nomes da história. Madonna, Adele, Bob Marley, Freddy Mercury...
9. O Homem-Aranha, nosso amigo e vizinho, muda-se de Nova Iorque para Londres.
A Marvel tem a sua própria secção, que inclui uma experiência cinematográfica em 4D. Entre os muitos super-heróis representados, a figura do Homem-Aranha é particularmente interessante, pois está literalmente pendurada no teto. Como é que fizeram uma figura de cera naquela posição no teto? Esta é uma pergunta que todos se interrogam quando vêem a figura do Homem-Aranha.
Para os fãs de banda desenhada e da Marvel, há também figuras de cera do Hulk, do Capitão América e do Homem de Ferro.
10. Reviver o mais mítico duelo de sabres de luz da saga Star Wars
Os fãs da Guerra das Estrelas podem realizar um sonho e subir a bordo da Millennium Falcon onde personagens como Darth Vader, R2-D2 e Obi Wan os esperam para uma oportunidade de fotografia. Nesta secção dedicada à obra de George Lucas, destaca-se a recriação do duelo da cena do Duelo dos Destinosem A Ameaça Fantasma.
As esculturas de cera são a peça central do museu, mas não são a única forma de desfrutar do museu. O Madame Tussauds também oferece aos seus visitantes as chamadas**"experiências**" que combinam figuras de cera com recriações de luz, som ou palco. Estas experiências são:
Experiência Sherlock Holmes
Esta é uma das actividades mais populares do museu e consiste num teatro interativo em que os espectadores têm de ajudar os actores a resolver um crime como o faria Sherlock Holmes.
Passeio no Espírito de Londres
Esta exposição faz uma viagem pela história da cidade de Londres e fá-lo através de recriações de cenários históricos como a Catedral de S. Paulo, o Palácio de Buckingham e o Big Ben.
Breve história do museu Madame Tussauds
O nome de Madame Tussauds não foi tão divulgado como os seus museus, mas é interessante descobrir quem foi o precursor dos museus de cera. Madame Tussauds foi uma mulher francesa nascida em 1761 que dedicou a sua vida à escultura. Notabilizou-se pelo seu domínio da cera que extraía dos favos de mel das abelhas, o que a levou a tornar-se artista da realeza francesa. Foi no palácio real de Paris que realizou a sua primeira grande exposição e onde começou a ganhar reputação como artista.
A sua fama levou-o a Londres, onde em 1835 abriu a sua exposição permanente, atualmente conhecida como o museu de cera com o mesmo nome. Marie Tussaud ficou conhecida por esculpir grandes rostos da história de França durante a Revolução Francesa, como os de Luís XVI e Robespierre, e até personalidades como Benjamin Franklin posaram para ela. Mas o seu legado mais famoso foi a sua exposição que, depois de se mudar em 1884 para o edifício que alberga atualmente o museu, foi reconhecida como o primeiro museu de cera do mundo.
Instalações do museu Madame Tussauds
O museu tem vários andares e uma miríade de figuras com as quais vai querer tirar fotografias, pelo que uma visita pode demorar várias horas. Dependendo da calma com que o fizer, claro. A visita requer paciência, pois se quiser tirar uma fotografia com algumas das figuras, terá provavelmente de esperar nas filas que se formam à volta delas. Apesar disso, o edifício dispõe de todo o tipo de instalações para tornar a sua visita o mais agradável possível:
- Cada andar tem casas de banho com fr aldário, se for com os mais pequenos.
- Existe uma loja de recordações para comprar lembranças, bem como uma cafetaria e uma banca de comida.
- Existe um bengaleiro mediante pagamento de uma taxa.
- É acessível a cadeiras de rodas e existem elevadores para todos os pisos.
- Os visitantes têm acesso a WIFI.
Dicas para visitar o museu Madame Tussauds
Se quiser otimizar a sua visita ao museu de cera e aproveitá-la ao máximo, aqui estão algumas dicas que certamente serão úteis:
- Reserve os seus bilhetes online com antecedência.
- Se optar pelo bilhete premium, terá acesso a todas as exposições sem custos adicionais e, mais importante ainda, poupará muito tempo nas filas. Vale bem a pena o custo adicional.
- Veja a opção de excursões que incluem a entrada no museu juntamente com outros monumentos.
- Visite o museu de manhã cedo ou a meio do dia, se quiser vê-lo numa altura mais calma.
Pontos de interesse perto do Museu Madame Tussauds
Como mencionado acima, o museu está localizado numa área que alberga mais do que uma atração turística. Se quiser complementar a sua visita ao museu com outros pontos de interesse, aqui estão os mais próximos:
- O Regents Park: situa-se mesmo atrás do museu e é um dos parques reais de Londres. Tem grandes áreas verdes, cafés, teatros ao ar livre e até uma universidade.
- Jardim Zoológico de Londres: Está localizado dentro do Regents Park e é uma óptima opção, especialmente se estiver a viajar com crianças.
- Museu Sherlock Holmes: Ao lado do museu de cera e na mítica Baker Street, encontra-se outro museu dedicado a esta figura emblemática da literatura inglesa.