Mais sobre: Excursões à Ilha Saona a partir de Punta Cana
A Ilha Saona está protegida pela Barreira de Coral de Bávaro, pelo que se pode nadar nos seus 68 quilómetros de águas cristalinas e sem ondas. As visitas aos seus mangais, reservas naturais, praias, piscinas naturais e santuários estão entre as melhores coisas para fazer em Punta Cana.
Passeios de catamarã, lancha, helicóptero ou submarino, são muitas as experiências disponíveis quando se viaja de Punta Cana para a Ilha Saona. Só tem de escolher a melhor altura para visitar a ilha dominicana e reservar a excursão que mais lhe convém.
1. Passeio de catamarã e lancha rápida à Ilha Saona
Imagine o cenário: praias azul-turquesa, vegetação selvagem por todo o lado, estrelas-do-mar gigantes, tartarugas marinhas, areia dourada, recifes de coral e um ambiente festivo. É o que lhe oferece esta excursão de catamarã à Isla Saona.
A excursão começa normalmente com o pick-up no seu hotel e leva-o até Bayahibe, onde embarca num catamarã que vai diretamente para uma praia idílica, a popular Piscina Natural da Isla Saona.
Assim que o barco ancorar, poderá ver os peixes à sua volta e também poderá ver asteróides. Se a sua viagem a esta ilha dominicana for motivada pelo santuário de estrelas-do-mar, recomendo que planeie a sua visita a Punta Cana em janeiro, a melhor altura do ano para observar as estrelas.
Na praia pode contar com a animação do passeio, com boa música, petiscos e bebidas. Por volta do meio-dia, costuma-se almoçar nesta praia e, depois de um dia de diversão, regressar ao ponto de recolha.
Detalhes interessantes
- Preço: A partir de 74 €.
- Duração: 9 horas.
- O que o passeio geralmente inclui: Transporte de e para o seu hotel. Almoço buffet com comida típica dominicana. Lanches leves. Bebidas nacionais ilimitadas.
- Prós: Este é o plano ideal para os viajantes que querem passar um dia na praia com uma diferença e num espaço festivo para adultos.
- Contras: Os grupos tendem a ser grandes.
2. Excursão à Ilha Saona e Altos de Chavón
Combine uma visita à Ilha Saona com uma aldeia mediterrânica nas Caraíbas e o Parque Nacional de Cotubanama com esta excursão de um dia a partir de Punta Cana. Está certamente ao nível das excursões à praia de Macau oferecidas na zona.
Depois de reunir o grupo, seguirá para La Romana, onde passeará por Altosde Chavón, uma pitoresca aldeia mediterrânica onde se encontra o Museu Arqueológico Regional de Altos de Chavón.
Esta pequena cidade é uma terra de cultura e paixão pelas artes, por isso é mais conhecida como a Cidade dos Artistas e as suas ruas alternam entre a recreação mediterrânica eo mar das Caraíbas.
Em direção à ilha de Saona
Depois do passeio, o grupo embarca numa lancha rápida em Bayahibe, onde logo se avista o segundo ponto de interesse da excursão, El Peñon, um penhasco rodeado pelas terras dos primeiros índios Taino, os habitantes originais da ilha.
O guia explicará a história do lugar enquanto o barco atravessa os manguezais para ancorar na Piscina Natural da Ilha Saona, uma praia de águas cristalinas protegida por um grande recife de coral.
Uma vez na praia, é possível mergulhar no mar, participar nas actividades lúdicas preparadas pelos animadores, descobrir as estrelas-do-mar, voar entre os cardumes de peixes ou simplesmente desfrutar das bebidas oferecidas pelo seu operador.
Por volta do meio-dia, é servido um almoço típico e a festa continua no barco. À tarde, o barco leva-o de volta ao seu ponto de origem.
Detalhes de interesse
- Preço: A partir de 94 euros.
- Duração: 10 horas.
- O que pode incluir a excursão: Serviço de transporte de ida e volta desde os principais hotéis de Punta Cana. Serviço de guia profissional. Entrada aos Altos de Chavón. Entrada para a Ilha Saona. Almoço típico dominicano. Bar aberto com bebidas nacionais.
- Prós: Combina o turismo terrestre e marítimo, incluindo a versão dominicana de uma aldeia mediterrânica e o campo das Caraíbas, o que capta a atenção dos turistas e dos habitantes locais.
- Contras: A capacidade do grupo de 50 pessoas pode ser demasiado grande para alguns viajantes.
3. Excursão à Ilha Saona de submarino com mergulho e snorkel.
A viagem de Punta Cana à Ilha Saona demora pouco mais de uma hora. Durante o trajeto, descobrirá um mundo subaquático de diferentes texturas e cores. De facto, a água é tão cristalina que é difícil acreditar que é real. É por isso que o melhor é ver com os seus próprios olhos com um mergulho no Mar das Caraíbas.
A melhor forma de apreciar o espetáculo é a bordo de um submarino turístico e é isso que este tipo de excursão oferece.
As vistas panorâmicas que se obtêm a partir das clarabóias do submarino são lindas. Tire as suas fotografias e experimente o primeiro encontro com a fauna marinha que este passeio oferece, um dos favoritos dos mais pequenos (tome nota desta atividade entre as suas coisas para fazer em Punta Cana com crianças.
Mergulho e snorkel
A Isla Saona é um paraíso dominicano para mergulhadores de todos os níveis. Aproveite ao máximo um mergulho e depois experimente uma das melhores experiências de snorkelling em Punta Cana.
Nade até se fartar ou pegue na sua máscara e snorkel para mergulhar nas águas pouco profundas. Ao meio-dia, pode fazer uma pausa na praia de areia branca, onde o espera um buffet de almoço com bebidas ilimitadas.
No regresso, o barco pára na Piscina Natural onde se encontram as estrelas-do-mar. A excursão termina no ponto de origem.
Detalhes de interesse
- Preço: A partir de 139 euros.
- Duração: 10 horas.
- O que pode incluir a excursão: Almoço buffet. Bar aberto com bebidas nacionais. Passeio pela ilha de Saona e pela piscina natural de Saona. Serviço de transporte de e para o seu hotel.
- Prós: A fauna marinha da Ilha Saona é vibrante e variada. A bordo do submarino, pode apreciar a vista ou tirar fotografias sentado no barco. De certeza que vai encontrar as famosas estrelas-do-mar da zona.
- Contras: A capacidade do submarino é de 30 pessoas e a recolha nos vários hotéis é demorada.
4. Excursão VIP de Helicóptero às praias da Ilha Saona
Natação, visitas exclusivas às praias, almoço de lagosta e vistas panorâmicas inesquecíveis da Ilha Saona são as premissas deste tipo de excursão. Venha, é uma experiência que estimula os sentidos nas Caraíbas dominicanas.
Depois de o recolherem no seu hotel ou vivenda, são levados para o heliporto em Bávaro, onde vos espera uma bebida de boas-vindas, antes de embarcarem no helicóptero para voarem até à Ilha Saona.
Será meia hora a grande altitude, de onde se pode ver a Barreira de Cor al em todo o seu esplendor, bem como Bayahibe, a Piscina Natural de Saona, o Parque Nacional de Cotubanama e muitas outras jóias da ilha a partir do alto.
Após a excursão, aterrará numa praia exclusiva, onde poderá dar um mergulho nas águas cristalinas que acabou de ver aos seus pés. Depois de uma hora a mergulhar no mar das Caraíbas, um suculento almoço de três pratos, bebidas e cocktails ilimitados esperam por si enquanto descansa na areia branca.
Detalhes de interesse
- Preço: A partir de 325 euros.
- Duração: 3 horas.
- O que normalmente inclui a excursão: Transporte de ida e volta ao hotel ou villa em Punta Cana. Uma foto de recordação. Passeio de helicóptero de 50 a 60 minutos de e para a Ilha Saona. Almoço com menu VIP (inclui paella de marisco e lagosta). Bebidas alcoólicas e cocktails ilimitados.
- Prós: As vistas são espectaculares (este é o passeio preferido dos fotógrafos na Ilha Saona). Oferece uma perspetiva diferente para apreciar o Mar das Caraíbas sem multidões e com uma atenção de luxo.
- Contras: O passeio de 3 horas passa rápido.
5. Excursão privada à Ilha Saona para grupos
Com este passeio o grupo normalmente se encontra no estacionamento principal em Bayahibe para embarcar num barco privado para a Ilha Saona.
A brisa do mar, os coqueiros, os manguezais e as águas azul-turquesa servem de pano de fundo para este passeio de 1 hora que logo chega a um dos pontos mais bonitos de Saona: Playa del Toro, onde se pode dar um mergulho e ver os primeiros cardumes de peixes do passeio.
Depois, o passeio continua pela vila de pescadores de Mano Juan, onde está localizado o santuário de tartarugas. Aí aprenderá a distinguir as diferentes espécies da ilha.
No final do passeio, terá tempo livre para almoçar na zona. A especialidade é a lagosta e os preços são razoáveis, pelo que poderá deliciar-se com ela.
Depois regressará ao barco para navegar pelos mangais do Canal Catuano. Este ecossistema alberga um grande número de espécies marinhas, como lagostas, tartarugas e até pequenos tubarões das Caraíbas. A partir daí, chegará à última paragem, a Piscina Natural, o ponto de encontro por excelência de todos os barcos.
Detalhes de interesse
- Preço: A partir de 450 € para 15 pessoas.
- Duração: 10 - 11 horas.
- Oque pode incluir a excursão: Transporte em barco exclusivo para o grupo. Transferências de e para o seu hotel ou villa.
- Prós: O barco privado evita multidões e geralmente é flexível com seu itinerário, é um dos passeios de barco recomendados em Punta Cana.
- Contras: O passeio leva-o ao longo de belas praias, mas não inclui serviços adicionais, tais como taxas de entrada em reservas naturais, comida ou bebidas. No entanto, a comida costuma ter um preço razoável na Ilha Saona.
6. Excursão às praias da Ilha Saona
Depois de ser recolhido no seu hotel, será levado a Bayahibe para embarcar no barco para um passeio à Playa Palmilla, Playa Los Flamencos e Playa Caleta. A excursão leva-o a explorar um misterioso navio naufragado, a passear por mangais, bancos de areia branca e pelo Centro de Conservação de Tartarugas Marinhas, localizado na Playa Mano de Juan, bem como a encontrar estrelas do mar.
A excursão leva-o ao longo de quatro praias idílicas, rodeado por peixes tropicais e tartarugas-de-pente nos recifes de coral. Ao fim da tarde, o grupo refugia-se entre as intermináveis fileiras de palmeiras para um almoço buffet. Se desejar, pode adicionar lagosta ao seu prato por um suplemento adicional.
No final do dia, será brindado com rum dominicano antes de ser conduzido de volta ao seu ponto de origem. Veja este clip e conheça o destino que o espera.
Detalhes interessantes
- Preço: A partir de 99 euros.
- Duração: 9 - 10 horas.
- O que a excursão pode incluir: Passeio de lancha rápida a quatro praias ao redor da Ilha Saona. Entrada ao Parque Nacional de Cotubanama. Almoço buffet. Bebidas nacionais ilimitadas. Transporte de ida e volta para o hotel ou vila.
- Prós: É um passeio excecional que permite ver belos parques nacionais, manguezais, um santuário de tartarugas e estrelas-do-mar.
- Contras: O serviço de transporte vai e volta de todos os hotéis num autocarro ou minibus. Você vai passar pelo menos 2 horas (1 hora em cada sentido) no transporte.
Dicas para uma excursão à Ilha Saona
- Trazer máquinas fotográficas à prova de água. Na superfície da ilha pode tirar belas fotografias, mas os verdadeiros tesouros estão no fundo do mar e as fotografias vendidas na ilha variam entre 10 € e 30 € (sim, não estou a exagerar). Não sei o que pensas, mas eu acho que vale a pena o investimento na máquina fotográfica.
- Lembra-te que a viagem de Punta Cana até à Isla Saona demora 1 hora e 15 minutos. São mais de duas horas de ida e volta. Os passeios que são oferecidos com 3 horas permitem, na verdade, um tempo reduzido nas praias da ilha. As excursões com mais de 6 horas são os melhores passeios de um dia em Punta Cana.
- Se viajar com crianças pequenas, dirija-se por sua conta aos locais de acolhimento das excursões - porquê? Cada operador tem um autocarro ou miniautocarro que fornece um serviço de recolha diário para a excursão do dia. Muitas vezes, são necessárias 1 a 2 horas para ir do seu hotel ou vivenda até ao porto ou cais de embarque, o que pode ser desconfortável para os mais pequenos.
- Proteja as estrelas-do-mar. O colorido destas espécies é tremendamente atrativo e é claro que é um prazer tocar-lhes, mas por favor proteja a fauna marinha evitando o contacto com elas. Observe-as à distância, tire todas as fotografias que quiser, mas não as tire do mar, pois o stress que gera pode matá-las.
A melhor altura para ir à ilha de Saona
O clima é temperado e as águas são calmas durante todo o ano, mas se estiver interessado em encontrar as tartarugas-de-pente do Santuário de Tartarugas Marinhas Mano de Juan - o maior e mais conhecido da ilha - marque a sua visita à Ilha de Saona entre agosto e setembro.
Para os mais interessados em estrelas-do-mar gigantes, recomendo que planeiem a vossa visita à Ilha de Saona em janeiro, quando estes asteróides são abundantes.
Quais são as vantagens de fazer uma visita guiada em vez de visitar a ilha Saona por conta própria?
Existem apenas quatro formas de chegar à ilha de Saona:
- Combinando catamarã e barco privado (devido às dimensões dos catamarãs é necessário mudar para embarcações mais pequenas em Bayahibe).
- Por barcos privados directos.
- De submarino.
- De helicóptero.
Não existe uma ligação terrestre entre Punta Cana e esta ilha dominicana. Se decidir ir por conta própria, terá de contratar serviços para cada praia que decidir visitar, pelo que a melhor alternativa é visitar a Ilha Saona com uma excursão ou tour.