Transferes do Aeroporto de Punta Cana

O Aeroporto Internacional de Punta Cana fica bastante próximo da maioria das praias e resorts de Punta Cana, mas nem sempre é fácil deslocar-se sem o meio de transporte adequado. É por isso que vos trago um guia com as melhores opções para o vosso transfer do aeroporto.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 10 minutos

Transferes do Aeroporto de Punta Cana

Punta Cana | © Danny de Groot

A 30 quilómetros do paraíso, situa-se o Aeroporto Internacional de Punta Cana. Se vai para este destino maravilhoso, saberá que há muitas coisas para ver e fazer a partir do momento em que este aeroporto o recebe. O terminal tornou-se o aeroporto mais visitado da República Dominicana. Como Punta Cana é um projeto turístico planeado, o aeroporto fica a uma curta distância da Praia de Bávaro e de todo o centro de Punta Cana, pelo que o seu transfer não deve ser uma preocupação.

A partir do momento em que decide passar férias em Punta Cana, deve saber que tem diferentes opções para ir do Aeroporto Internacional de Punta Cana para o seu hotel. Muitos hotéis oferecem diretamente uma minivan só para si, enquanto outros lhe dirão que a transferência não está coberta e que terá de a resolver por si próprio. Quer seja de minivan, táxi, carrinha, carro alugado ou mesmo autocarro, neste artigo vou apresentar-lhe os prós e os contras de cada uma destas alternativas.

Minivan direta para o seu hotel: a opção mais popular

Viajar de minivan| ©dwightsghost
Viajar de minivan| ©dwightsghost

Se vai de férias para Punta Cana, deve saber que a melhor opção é ficar num hotel, colocar uma pulseira no pulso e usufruir do pacote com tudo incluído. E quando dizemos tudo incluído , queremos dizer tudo incluído, o que inclui o transporte do aeroporto para o hotel. Geralmente é feito em minivans fornecidas diretamente pelos hotéis, que guardam suas bagagens e em cerca de 25 minutos a partir do embarque você estará no seu quarto.

Da mesma forma, esse serviço pode ser contratado de forma particular ou terceirizada. Ou seja: há empresas que fornecem este serviço de minivan a vários hotéis ou que você, por sua conta, pode contratar para ser deixado à porta do seu hotel. Em todo o caso, esta é a opção que mais recomendo, mas apenas se estiver hospedado na zona de Punta Cana e Playa Bávaro.

Sugiro esta opção principalmente para seu conforto. Se entre as coisas para fazer com crianças em Punta Cana determinar que precisa de um transfer seguro para elas, então esta é a melhor opção para toda a família. Aqui pode ter um motorista simpático que o levará calmamente e com bastante ar condicionado diretamente para o seu hotel, sem ter de estar a falar ou a procurar terceiras opções enquanto tem várias malas consigo. Por favor, note que se estiver alojado num hotel na zona de Uvero, não poderá utilizar esta opção.

Informações práticas

  • Tempo de deslocação: cerca de 25 minutos
  • Preço: cerca de 35 euros, mas muitos hotéis costumam incluí-lo aquando da reserva.
  • Vantagens desta opção: é a mais confortável, uma vez que viajará num transporte semi-privado diretamente para o seu hotel com ar condicionado e a sua bagagem estará segura.
  • Desvantagens desta opção: se não estiver incluída na sua reserva de hotel, pode ser dispendiosa. Além disso, não é útil se o seu hotel for em Uvero.
  • Recomendado se: quiser chegar ao seu hotel de forma rápida e cómoda, com o melhor preço.

Uma carrinha de luxo: a opção mais privada

Transfer privado| ©Chethan KVS
Transfer privado| ©Chethan KVS

Quer chegar ao seu hotel num transporte de luxo à sua altura? Então Punta Cana é o destino perfeito, porque assim que chegar ao Aeroporto Internacional de Punta Cana pode alugar um SUV ou uma carrinha de luxo preta que o deixará no seu hotel, seguindo o seu horário e as suas orientações.

Não se trata apenas de luxo pelo luxo: por exemplo, se levar muita bagagem ou se precisar de viajar estritamente sozinho para o hotel ou com os seus companheiros, então um SUV pode ser extremamente útil, porque viajará com o máximo conforto e a uma velocidade imbatível. Um SUV com estas características anda muito mais depressa do que um monovolume ou um táxi convencional, por isso, se precisar de chegar o mais depressa possível, por exemplo, para chegar a tempo à partida de uma excursão à praia de Macau, esta é a sua melhor opção.

Deve ter em conta que uma excursão deste tipo será mais cara, por isso, se tiver um orçamento apertado, não a pode contratar. Em contrapartida, ganha-se muito em rapidez e também em acessibilidade, pois com uma carrinha deste tipo poderá ir até aos hotéis mais afastados, como os situados em Uvero Alto. Tudo isto sem esquecer o luxo de uma carrinha preta deste tipo e o conforto da viagem, uma vez que conduzirá com os vidros descidos, ar condicionado e proteção máxima.

Informações práticas

  • Duração da viagem: depende da localização do seu hotel. Se for em Playa Bávaro, não mais de 20 minutos.
  • Preço: mais de 50 euros.
  • Vantagens desta opção: é a mais privada, mais segura, mais rápida e mais cómoda de todas.
  • Desvantagens desta opção: é muito mais cara e as diferenças em relação a outros serviços não são tão grandes.
  • Recomendado se: precisar de chegar rapidamente ao seu hotel no transporte mais privado possível.

Apanhar uma carrinha partilhada: a opção mais económica

Transfer partilhado| ©Stefano Costantini
Transfer partilhado| ©Stefano Costantini

Punta Cana é um destino bastante exclusivo e os transportes públicos não são comuns. Para começar, porque é um lugar consideravelmente isolado do resto das cidades dominicanas, mas também porque é um aeroporto privado, propriedade do Grupo Puntacana, que normalmente serve apenas Punta Cana e não está longe da praia. Mas, de qualquer forma, se quiser poupar dinheiro e o seu hotel não fornecer transporte, então uma carrinha partilhada é a melhor opção.

Há hotéis que contratam empresas de transporte e levam os seus hóspedes nestas minivans, mas são viagens partilhadas. Ou seja: consoante a hora e a data, as carrinhas fazem um percurso por vários hotéis e deixam os respectivos hóspedes. É por isso que o transfer pode demorar um pouco mais e, ao partilhá-lo, pode ser mais económico.

Há várias formas de o reservar: pode contratar diretamente as empresas que o fazem ou as sugeridas pelo seu hotel, ou quando chegar ao aeroporto, pode pagar o serviço juntamente com outros passageiros que estarão no mesmo plano que você. Embora possa parecer um pouco inseguro, é uma boa forma de poupar dinheiro e, como Punta Cana é bastante perto, não há grandes inconvenientes em termos de tempo. Se não conseguiu reservar uma carrinha como esta para a ida e vai ficar pelo menos sete dias em Punta Cana, então pode fazê-lo para a viagem de regresso.

Informações práticas

  • Duração da viagem: depende do número de paragens em outros hotéis efectuadas pela carrinha. No total, não deve demorar mais de 40 minutos a chegar ao seu hotel a partir do momento em que sai do aeroporto.
  • Preço: cerca de 25 euros
  • Vantagens desta opção: é uma das mais económicas, sem comprometer a rapidez.
  • Desvantagens destaopção: tem de partilhar a viagem com outras pessoas que vão para outros hotéis.
  • Recomendado se: não tiver problemas em partilhar com outras pessoas e quiser poupar algum dinheiro.

Um táxi: a opção mais clássica

A caminho do hotel| ©Juan Carlos Arranz
A caminho do hotel| ©Juan Carlos Arranz

OK: nem sempre é necessário reservar um transfer privado ou semi-privado com antecedência se estiver em Punta Cana. O Aeroporto Internacional de Punta Cana é o aeroporto mais movimentado da República Dominicana, por isso acredite que haverá muitos turistas à espera de um táxi. Embora seja provável que tenha de fazer fila e esperar por um táxi, garanto-lhe que é uma opção segura, porque neste aeroporto haverá sempre taxistas disponíveis. Além disso, o serviço é organizado, pois o próprio aeroporto disponibiliza uma tabela oficial de tarifas.

Se decidir apanhar um táxi, certifique-se de que este tem capacidade para transportar toda a sua bagagem. Uma carrinha não será o mesmo que um carro particular, mas se levar pouca bagagem, então um carro pequeno será o melhor e poupará algum dinheiro. Além disso, sugiro que seja muito claro sobre o nome do hotel para onde vai, porque há vários com nomes semelhantes e tanto você como os taxistas podem ficar confusos.

Em qualquer caso, esta não é a opção mais barata ou mais rápida. O meu conselho é verificar previamente se há minivans que possa apanhar, mas também é verdade que o aeroporto de Punta Cana está aberto a todas as horas e as minivans muitas vezes não estão disponíveis à noite. Também tem de ter em conta o seu horário: se tiver, por exemplo, um dos melhores passeios de catamarã em Punta Cana já agendado, então precisa que o taxista o leve a um ponto específico e não necessariamente ao hotel. Por isso, por vezes, quando não há muita atividade no aeroporto e não tem mais informações do hotel, pode ser do seu interesse apanhar um táxi.

Informações práticas

  • Duração do trajeto: depende do hotel a que se dirige, mas entre 20 e 30 minutos.
  • Preço: cerca de 30 euros para os pequenos táxis e mais de 40 euros para as carrinhas.
  • Vantagens desta opção: estará sempre disponível no aeroporto.
  • Desvantagens destaopção: pode ter de esperar e fazer fila para apanhar um táxi.
  • Recomendada se: chegar muito tarde ao aeroporto ou não tiver tempo para reservar ou pesquisar outra forma de efetuar o transfer

Alugar um carro para toda a sua estadia: a melhor opção se quiser conhecer melhor a cidade

Alugar um carro| ©Dan Gold
Alugar um carro| ©Dan Gold

Está habituado a conduzir? Então em Punta Cana tem sempre a opção de alugar um carro e conduzir do aeroporto para o seu hotel. Mas lembre-se de algumas coisas: Punta Cana é uma costa isolada no leste da República Dominicana e tudo é muito próximo, por isso um carro só é realmente útil se quiser ver outras partes da ilha, como Samaná ou Santo Domingo.

Quando chegar ao aeroporto, pode alugar um carro. Neste aspeto, o aeroporto está bastante bem equipado, com diferentes empresas de aluguer de automóveis onde pode ser atendido, como a Avis, a Sixt ou a EuropCar Rental. Sugiro que, se quiser mesmo alugar um carro, faça a sua reserva online com antecedência, porque se for diretamente, perderá a oportunidade de encontrar boas ofertas. Depois de alugar um carro, pode chegar à praia de Bávaro em cerca de 20 minutos.

Quanto ao orçamento, tudo depende da empresa que escolher e da quantidade de dias que vai utilizar o carro. Um carro de tamanho médio para 5 pessoas pode rondar os 35 euros por dia, mas se precisar de um SUV pode facilmente ultrapassar os 50 euros. No entanto, pode certamente obter um pacote que agrade a toda a sua família, mas é bastante económico se ficar apenas alguns dias. Deve também certificar-se de que o seu hotel dispõe de um parque de estacionamento e de que não cobra um suplemento pelo mesmo.

Informações práticas

  • Tempo de deslocação: até à praia de Bávaro em 20 minutos.
  • Preço: cerca de 35 euros por dia para carros médios e mais de 50 euros para carrinhas.
  • Vantagens desta opção: permite-lhe a autonomia para conhecer a maior parte da ilha.
  • Desvantagens desta opção: estacionar o carro pode ser difícil em alguns hotéis e se você estiver hospedado sozinho em Punta Cana não lhe fará muito bem.
  • Recomendado se: precisar de viajar para além de Punta Cana e não tiver problemas em conduzir durante as suas férias.

Autocarros e guaguas: a opção mais complicada

Autocarro de Punta Cana| ©Carlos Duran
Autocarro de Punta Cana| ©Carlos Duran

Apesar de ser visitada por milhões de pessoas, Punta Cana é bastante isolada, pelo que falar de autocarros é bastante complicado. De facto, não existem autocarros ou guaguas, como são conhecidos, nas instalações do aeroporto, mas sim no exterior. Se precisar de apanhar um autocarro, sugiro que, se chegar durante o dia, vá a pé até à rotunda à saída do aeroporto e apanhe um autocarro lá.

Esse autocarro pode ser um autocarro urbano, que é uma minivan com um máximo de 30 passageiros e que o deixará no cruzamento de Veron, onde terá de apanhar outro autocarro para a praia de Bavaro ou para o seu destino final em Punta Cana. As empresas de autocarros, como a SITRABAPU ou a TRAUMABAPU, partem da rotunda do aeroporto, mas no cruzamento de Verón é possível apanhar rotas para outras partes do país, incluindo Santo Domingo, onde se pode ir e voltar num dia com uma excursão. É de notar também que, se for de noite, é muito provável que estes autocarros já não estejam a funcionar.

Embora sejam todos bastante baratos e entre os dois bilhetes de autocarro possa viajar por menos de 2 euros, nesta opção não terá espaço para a sua bagagem, terá de sair a pé do aeroporto e terá também de mudar de autocarro numa zona desconhecida, com várias empresas a trabalhar e a competir entre si. Não é o sistema mais adequado e aconselho-o vivamente a não ser que seja um mochileiro ou que vá com pouca bagagem e num plano de máxima poupança.

Informações práticas

  • Duração da viagem: pode demorar cerca de uma hora, principalmente devido às transferências que tem de efetuar.
  • Preço: pouco menos de 1 euro por bilhete
  • Vantagens desta opção: poupa-se o mais possível porque os bilhetes de autocarro são muito baratos.
  • Desvantagens desta opção: tem de sair do aeroporto a pé e também terá de apanhar dois autocarros diferentes numa zona onde nunca esteve antes.
  • Recomendado se: tiver um orçamento apertado e pouca bagagem, porque não terá espaço para a colocar nos autocarros.

Comparação das diferentes opções

  • Minivan direta para o seu hotel
  • Duração da viagem: cerca de 25 minutos
  • Custo aproximado da viagem: cerca de 35 €, mas muitos hotéis incluem-no de antemão.
  • Recomendado se: quiser chegar ao seu hotel de forma rápida e cómoda, ao melhor preço.
  • Uma carrinha muito luxuosa
  • Tempo de viagem: se o seu hotel for em Playa Bávaro, não mais de 20 minutos.
  • Preço aproximado da viagem: mais de 50 €.
  • Recomendado se: precisa de chegar rapidamente ao seu hotel no transporte mais privado possível.
  • Apanhar uma carrinha partilhada
  • Tempo de viagem: depende do número de paragens noutros hotéis, mas não deve demorar mais de 40 minutos.
  • Custo aproximado da viagem: cerca de 25 euros.
  • Recomendado se: não tiver problemas em partilhar com outras pessoas e quiser poupar algum dinheiro.
  • Um táxi: a opção clássica
  • Duração da viagem: depende do hotel para onde vai, mas entre 20 e 30 minutos
  • Preço aproximado da viagem: cerca de 30 euros para os pequenos táxis e mais de 40 euros para as carrinhas.
  • Recomendado se: chegar muito tarde ao aeroporto ou não tiver tempo para reservar outro transfer.
  • Alugar um carro para toda a sua estadia
  • Tempo de viagem: até à praia de Bávaro em 20 minutos
  • Preço aproximado da viagem: cerca de 35 € por dia para carros médios e mais de 50 € para carrinhas
  • Recomendado se: precisa de viajar mais longe do que Punta Cana e quer conduzir
  • E os autocarros?
  • Tempo de viagem: pode demorar cerca de uma hora para fazer a transferência entre autocarros
  • Tarifa aproximada: pouco menos de 1 euro por bilhete
  • Recomendado se: tiver um orçamento apertado e pouca bagagem.