Mergulho e Snorkel em Philipsburg
Philipsburg é uma ilha rodeada de baías, ideal para mergulho e snorkelling. Aqui está tudo o que precisa de saber antes de se lançar nesta aventura.
Philipsburg é a capital de St Marteen, uma região holandesa situada no coração das Antilhas das Caraíbas de Barlavento. Tem uma história curiosa, uma vez que partilha território com a zona francesa de St Martin. A sua localização estratégica permite-lhe atravessar dois países num piscar de olhos.
Esta divisão particular resulta do tratado entre os Países Baixos e a França em 1648, que transformou a ilha em dois micropaíses. A vida local é muito interessante, uma vez que algumas pessoas vivem num lado, mas trabalham no outro. Ambas são populares pela diversidade de actividades aquáticas disponíveis, incluindo o mergulho e o snorkelling.
Quais são os melhores sítios para mergulhar e fazer snorkelling em Philipsburg?
O mergulho e o snorkelling são duas actividades populares em Philipsburg. Se é a sua primeira vez na ilha, sugiro que identifique as melhores zonas para mergulhar.
St. Marteen oferece uma variedade de locais de mergulho, ideais para mergulhar em naufrágios, aprender novas habilidades aquáticas ou explorar as formações rochosas do mar.
Rocha crioula
O RochedoCrioulo é um dos melhores locais para praticar snorkeling ou mergulho. De facto, muitas excursões de Philipsburg dirigem-se para esta área e, se estiver por sua conta, pode nadar, mas deve tomar precauções. Há animais no mar e poderá encontrar barcos em excesso de velocidade. A forma mais segura e confortável de lá chegar é de ferry a partir de Grand Case.
Pode encontrar mais informações sobre os horários no terminal de ferry de Philipsburg.
Nível exigido: Intermediário, recomenda-se experiência prévia em mergulho ou snorkel.Recomendado se... você quer nadar em mar aberto, mas não quer ir muito longe de Philipsburg.
Praia de Friars
Na Friars Beach pode mergulhar e fazer snorkeling em águas desafiantes mas seguras que o convidam a sair da sua zona de conforto. A vida nocturna nesta praia também é muito interessante. Pode aproveitar as festas temáticas que se realizam quase todos os dias.
A melhor altura para visitar a ilha é durante o verão, ou seja, de junho a setembro. Além disso, a ilha fica a vinte e cinco minutos de carro de Philipsburg.
Nível exigido: intermédio.Recomendado se... for aventureiro e quiser explorar uma joia pouco conhecida.
Praia do Oriente e Praia Maho
Orient Beach é uma praia de águas cristalinas, perto de Friers Beach. Aqui pode fazer snorkeling ou experimentar o mergulho. É importante ter cuidado com os surfistas e barcos, pois eles passam pela área a cada poucos minutos.
Perto fica Maho Beach, onde há sempre camas flutuantes e tubos de mergulho. Os aviões descolam nesta zona, pelo que é preciso ter cuidado com os olhos, pois expelem vento e calor intensos.
Nível exigido: Intermédio.Recomendado se... tiver alguma experiência e quiser aventurar-se em novos desafios aquáticos.
Baía de Simpson
Simpson Bay fica a vinte e cinco minutos de Philipsburg. É uma baía com as condições ideais para a prática de snorkeling e caiaque. Pode encontrar visitas guiadas a partir de 50 euros, que o levarão a explorar o mar de uma forma descontraída.
É uma zona repleta de peixes e corais, e até as crianças podem participar na aventura.
Nível exigido: ideal para principiantes.Recomendado se... procura um plano para relaxar em Philipsburg, enquanto explora a vida subaquática das Índias Ocidentais das Caraíbas.
O labirinto ou o labirinto de Mike
Se procura diversão com mergulho ou snorkeling, The Maze é a sua melhor aposta. É uma área repleta de raias manta, lagostas, peixes coloridos e tartarugas marinhas.
Também é possível encontrar tubarões, mas é importante manter a calma e seguir um protocolo de segurança. A partir de The Maze, pode nadar até Teigland, para ver naufrágios e raias-águia.
Nível exigido: Realiza-se em águas abertas, pelo que é importante ter um nível intermédio. Pode participar se for um principiante, mas deve ser acompanhado por um guia.Recomendado se... quiser explorar águas profundas pela primeira vez, mas não tiver muita experiência de mergulho.
Prickly Pear Cays
Prickly Pear Cays é uma ilha deserta, embora nos últimos anos tenha começado a movimentar-se, graças à vida turística. Se quiser explorar os segredos do mar, deve definitivamente planear uma escapadela a esta reserva marinha em particular. Esta praia oferece algumas das melhores coisas para fazer em St. Maarten, incluindo experiências de mergulho e snorkelling.
A melhor maneira de lá chegar é de avião ligeiro, a duração da viagem é de aproximadamente vinte minutos. O preço varia entre 135 e 420 euros, é uma experiência cara, mas que vale bem a pena. Há também passeios que o levam a esta ilha das Antilhas.
Nível exigido: apenas especialistas.Recomendado se... estiver à procura de uma opção privada. É aconselhável ir em grupo ou em casal, pois fica longe de Philipsburg.
Baía de Cole
As melhores vistas panorâmicas e fotografias do mar das Caraíbas podem ser tiradas durante a sua aventura aquática em Cole Bay. É uma baía com águas claras e calmas e a melhor parte é que algumas excursões permitem-lhe nadar com tubarões. Pode optar por mergulhar, ou ficar como observador e fazer snorkel.
Nível exigido: principiante a intermédio.Recomendado se... quiser ver a vida marinha de Philipsburg.
Tiki Hut em Divi Little Bay
Muitos guias de mergulho e snorkel agendam suas aventuras no Tiki Hut, localizado em Divi Little Bay. É uma área completamente segura e divertida tanto para principiantes como para especialistas. Pode organizar um itinerário de acordo com o seu nível e expectativas para umas horas de natação e exploração.
É uma das baías mais próximas de Philipsburg, estando apenas a nove minutos de distância.
Nível exigido: Adequado para todos os níveis.Recomendado se... quiser fazer snorkel ou mergulhar num ambiente seguro.
Ilha Pinel
A ilha Pinel é uma pequena ilha em Sint Maarten, localizada a vinte minutos de Philipsburg. É obrigatório visitá-la, pois é um dos segredos mais bem guardados das Índias Ocidentais. As suas águas calmas permitem-lhe nadar com tartarugas marinhas, bem como descobrir os recifes de coral.
Nível exigido: principiante.Recomendado se... procura uma ilha de fácil acesso onde possa praticar snorkeling ou mergulho por conta própria.
Green Cay
Green Cay é uma ilha próxima da ilha Pinel, ideal para a prática de snorkeling. Pode ser alcançada em cerca de vinte minutos e está localizada na secção de St. Maarten. Maarten. O fundo do mar desta zona oferece belos corais, bem como uma grande variedade de vida marinha.
Nível exigido: principiante.Recomendado se... quiser tirar partido das águas cristalinas, para descobrir os segredos do mar.
Baía de Mullet
Mulley Bay é uma costa ideal para mergulhadores, pois oferece as condições necessárias para um mergulho. As pessoas que têm pouca experiência na exploração do mar podem fazer snorkel.
Nível exigido: intermédio.Recomendado se... quiser desfrutar de um mergulho fácil. Depois, pode aproveitar as instalações de duche da zona ou simplesmente beber uma cerveja local na praia.
Baía Feliz
É uma baía que pertence à zona francesa de São Martinho. É de fácil acesso, quer de ferry, quer a pé por um caminho pedonal conveniente. É um local privilegiado para a prática de snorkeling, pois tem pouco tráfego turístico e uma longa extensão de corais para explorar.
Nível exigido: principiante.Recomendado se... procura uma opção fora dos circuitos habituais.
É melhor mergulhar ou fazer snorkel em Philipsburg?
O mergulho e o snorkelling partilham muitas semelhanças, uma vez que ambos permitem explorar o mar e os seus ecossistemas. Em Philipsburg, é possível encontrar espaços para ambos os desportos aquáticos. Maarten incluem experiências de mergulho e snorkelling
Para escolher a melhor opção, deve avaliar a sua experiência e preferências. O snorkelling é uma atividade aquática de observação, que tem lugar a uma profundidade de alguns metros. O mergulho, por outro lado, mergulha-o nas profundezas do mar, desafiando o seu corpo e mente.
Se tem pouca experiência, sugiro que comece pelo snorkelling. Poderá ver espécies maravilhosas de recifes e corais sem se afastar demasiado da sua zona de conforto. Para começar a mergulhar, pode ter aulas ou reservar uma visita guiada.
A boa notícia é que existem áreas para todos os níveis, desde principiantes a especialistas. Note-se que, em Philipsburg, até há zonas onde as crianças podem mergulhar.
Quanto custa uma viagem de mergulho e snorkeling em Philipsburg?
O preço destas actividades pode variar, dependendo do tipo de pacote que adquirir. Em geral, o mergulho e o snorkelling são atracções de luxo. Pode encontrar opções a partir de 50 euros, mas os pacotes mais completos variam entre 100 e 200 euros.
Geralmente incluem guia, treinamento básico, acompanhante e roupa de mergulho. O preço também pode variar consoante a duração. Alguns são concebidos para um par de horas, enquanto que é possível reservar mergulho e snorkelling para vários dias.
Para além dos passeios pela cidade, os desportos aquáticos são algumas das melhores coisas para fazer em Sint Maarten durante a sua estadia.
Quando se pode mergulhar e fazer snorkel em Philipsburg?
A melhor altura para se aventurar no mar é de novembro a julho. As ilhas têm, sem dúvida, o privilégio de gozar de bom tempo durante oito meses consecutivos. Nesta altura, há muitas pessoas a mergulhar e a fazer snorkelling devido à beleza do mar.
É claro que não recomendo programar a sua viagem durante a época dos furacões. Especificamente de agosto a outubro, as chuvas e tempestades se intensificam, tornando o mar perigoso.
Também pode programar a sua viagem perto do Natal para aproveitar as actividades de St. Martin em dezembro.
Recomendo levar protetor solar e retocá-lo de duas em duas horas para evitar uma insolação. Além disso, as Antilhas das Caraíbas oferecem um clima tropical extremamente quente, mas a brisa do mar ajuda a refrescar.
Qual é a melhor altura para mergulhar e fazer snorkelling em Philipsburg?
Para esta experiência, recomendo que se levante de manhã cedo, para que possa aproveitar o dia inteiro debaixo de água. Durante a noite, porém, o mar tem ondas fortes com picos altos. A melhor altura do dia é das 10:00 às 16:00 horas.
Existem animais noturnos perigosos nas Caraíbas, outra razão para não fazer esta aventura à noite. Por exemplo, pode encontrar o peixe-leão. Trata-se de uma espécie invasora do Indo-Pacífico. Tem 18 espinhos venenosos e camufla-se quando não há luz suficiente.
É aconselhável praticar desportos aquáticos sem acompanhamento em Philipsburg?
Nas praias de Philipsburg pode encontrar equipamento de segurança para alugar, para que possa fazer snorkelling sozinho. No entanto, pode ser perigoso. A vantagem de reservar uma visita guiada é o facto de ser acompanhado por profissionais.
A maioria dos guias locais não recomenda que se afaste das zonas seguras e não recomenda a prática de snorkelling sem acompanhamento. Se quiser mergulhar ou fazer snorkel sozinho, deve trazer equipamento extra, tomar precauções e estar consciente dos riscos.
Equipamento adicional para desportos aquáticos não acompanhados
Se decidir mergulhar ou fazer snorkel sozinho em Philipsburg, é importante que leve consigo um kit de segurança completo.
- Manómetro, para saber a profundidade a que se encontra.
- Máscara de mergulho, que lhe permitirá ver debaixo de água.
- Barbatanas de mergulho, para evitar a perda de energia debaixo de água.
- Agarrafa de mergulho, que lhe fornecerá o oxigénio necessário para respirar debaixo de água.
- Fato de mergulho ou casaco de snorkel, para manter o corpo quente.
- Bússola, para o ajudar a orientar-se facilmente.
- Lanterna, se decidir mergulhar à noite ou explorar zonas profundas, este é um item indispensável.
- Faca de mergulho, indispensável no caso de ficar preso numa rede de pesca.
Precauções a ter com desportos aquáticos sem acompanhamento
A principal precaução a ter quando se pratica mergulho ou snorkelling é não o fazer sozinho. Se decidir aventurar-se sozinho, deve ter em conta o seguinte
- Não se afastar demasiado das zonas seguras.
- Nunca mergulhe ou pratique snorkeling se estiver constipado.
- Planear o seu mergulho.
- Verificar o funcionamento do seu equipamento.
- Lembre-se que o limite máximo de mergulho com equipamento de segurança é de 20 metros. Se não tiveres equipamento, recomendo-te que não vás mais fundo do que 6 metros.
Lembre-se de que, ao mergulhar ou fazer snorkel em grupo ou em casal, todos podem ajudar-se mutuamente.
Riscos dos desportos aquáticos sem acompanhamento
- Se efetuar mal o mergulho e a subida, pode sofrer de problemas pulmonares, como a sobreexpansão pulmonar.
- Se respirar mal debaixo de água, pode hiperventilar e perder a consciência.
- Se tiver uma cãibra, pode afundar-se rapidamente no fundo do mar.
- Se ficar sem ar ou se ficar preso a um objeto, precisará de ajuda. É por isso que é essencial ter um companheiro.
Que espécies posso ver se fizer snorkeling ou mergulho em Philipsburg?
Há muitas espécies para explorar no Mar das Caraíbas. Se planeia mergulhar ou fazer snorkel em Philipsburg, pode aproveitar a oportunidade para conhecer o ecossistema marinho da região.
Peixe-papagaio
O peixe-papagaio é uma espécie ameaçada de extinção, por isso não se deve tocar nele. É responsável pela guarda dos recifes de coral das Caraíbas.
Tang
O peixe-espiga, ou peixe-cirurgião, é um tipo de peixe muito famoso, pois é retratado como Dorys em Procurando Nemo. É nativo do Mar Índico-Pacífico, mas algumas comunidades podem ser encontradas no Mar das Caraíbas. Existe também uma variação amarela, cujos olhos azuis o vão cativar.
Raias-manta e raias-águia
Este é um animal marinho muito apelativo, mas é importante ter cuidado. São simpáticas e ficam perto das pessoas durante o mergulho, mas podem ficar irritadas se lhes tocarmos ou pisarmos. A raia-águia é uma espécie manchada, nativa do Mar das Caraíbas. Tendem a deslocar-se em águas pouco profundas, pelo que é provável que encontre algumas em baías.
Algumas espécies podem ser venenosas, pelo que é importante mergulhar com um guia.
Peixe-anjo francês e peixe-trombeta
O peixe-anjo francês é uma espécie pacífica, encontrada no Oceano Atlântico ocidental. No entanto, é possível encontrar algumas manadas ao largo da costa de Philipsburg.
O peixe-trombeta também se encontra frequentemente nas Antilhas das Caraíbas. É assim chamado devido à sua forma alongada, que lhe permite camuflar-se nos ecossistemas marinhos.
Corais
Os recifes de coral do Mar das Caraíbas são notáveis pelas suas cores vivas. Em Philipsburg pode encontrar muitas espécies diferentes, especialmente se fizer uma aventura de snorkelling. Geralmente, há mais corais em áreas onde a água é clara e pouco profunda.
Também é possível explorar formações de pólipos de coral, bem como corais pedregosos. Além disso, algumas das espécies que se podem encontrar são o Deer Horn, o Elkhorn e o Brain Coral.
Se for a Philipsburg, não pode perder este espetáculo natural. Para além disso, a ilha também tem mangais, prados de fanerogâmicas e lagos de água salgada.
Dicas para mergulhar e fazer snorkel em Philipsburg
- Prepare-se mental e fisicamente antes de mergulhar. É muito importante que a sua mente e o seu corpo estejam relaxados para evitar gastar oxigénio demasiado cedo.
- Philipsburg tem cerca de cinquenta locais de mergulho, por isso escolha as opções que se adequam ao seu nível de experiência.
- Nunca mergulhe antes de apanhar um avião. Recomenda-se que se espere pelo menos vinte e quatro horas para eliminar o azoto do corpo.
- Se encontrar um animal, mantenha a calma e afaste-se lentamente. Os movimentos bruscos podem desencadear um ataque.
- Não tocar nos corais ounos animais marinhos, pois alguns podem ser venenosos.