10 coisas para ver e fazer em São Martinho em outubro

A ilha de São Martinho tem uma vasta gama de actividades turísticas que pode desfrutar durante o mês de outubro. Quer saber quais são as imperdíveis?

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 10 minutos

10 coisas para ver e fazer em São Martinho em outubro

Ilha do lado francês | Roger reyes

São Martinho é uma ilha dividida entre dois países. Por um lado, existe a parte francesa a norte, cuja capital é Marigot, e a sul, a parte holandesa, cuja capital é Philipsburg. É uma ilha do Mar das Caraíbas, com uma grande procura de actividades turísticas.

Durante a sua estadia em outubro, não terá tempo a perder. Desde o início, encontrará muitas coisas para ver e fazer em Sint Maarten. Por exemplo, passeie pela Orient Beach e pela Maho Beach para desfrutar das águas quentes, das paisagens pitorescas e de alguns desportos aquáticos. Além disso, prove as frutas da época no Mercado de Marigot, festeje o Halloween nos bares da ilha, etc.

1. Faça um passeio fotográfico gratuito pela ilha de São Martinho

Conhecer a ilha| ©Ansel Adams
Conhecer a ilha| ©Ansel Adams

Em outubro, São Martinho é um local com temperaturas moderadas e nuvens. Estas são algumas das condições que pode utilizar a seu favor, para tirar fotografias fantásticas durante a sua estadia. Crie uma rota com os principais destinos de seu interesse na ilha e faça um tour fotográfico gratuito.

Você pode passear pela cidade de St. Martin e visitar lugares como a Igreja de St. Martin of Tours e o Tribunal de Philipsburg. Além disso, a pitoresca Front Street ou rua comercial de Philipsburg, o passeio marí timo com uma vista privilegiada do mar e dos barcos, entre outros locais.

Se desejar, pode também dar um passeio pela praia de Maho, onde encontrará contrastes fabulosos para as suas fotografias. Não só desfrutará do céu azul, do mar e da areia branca, como também verá aviões a descolar e a aterrar a poucos metros da praia. Sem dúvida, um cenário ideal para as suas fotografias.

Esta atividade pode ser realizada por conta própria ou associada a uma visita privada a St. Maarten. Neste último caso, terá a oportunidade de definir o itinerário de acordo com os seus gostos e necessidades, mas será acompanhado por um guia local, que o levará diretamente a cada atração e lhe contará a respectiva história.

Reservar uma visita privada a São Martinho

2. Refresque-se durante os dias mais quentes de outubro em Sint Maarten no Empório Guavaberry

Empório Guavaberry| ©Wilson Hum
Empório Guavaberry| ©Wilson Hum

Outra coisa a fazer durante a sua estadia em São Martinho em outubro é visitar o Empório Guavaberry. Lá, encontrará o licor nacional da ilha, as Guavaberries, bem como uma grande variedade de licores de frutas exóticas para o refrescar nos dias mais quentes do mês.

Ao chegar a este Marco Histórico Nacional, construído no local de uma antiga sinagoga (1781) e localizado em Philipsburg (lado holandês), verá uma pitoresca casa de cedro com palmeiras e barris à sua volta. Pode entrar para conhecer a história do local, tirar fotografias e fazer algumas provas gratuitas.

Entre os produtos que pode provar e comprar está o rum Guavaberry. Além disso, a icónica Guavaberry Colada, os vinhos de ananás, manga, lima, maracujá e laranja colhidos na ilha. Sem dúvida, este é um destino imperdível que pode ser visitado por conta própria ou incorporado na rota de qualquer visita guiada a São Mart inho em que participe.

Reservar uma visita guiada a São Martinho

3. Aproveite a baixa temporada turística de outubro na ilha de São Martinho e dê um passeio pelas suas praias

Praia do Oriente| ©alljengi
Praia do Oriente| ©alljengi

A ilha de Sint Maarten tende a ser um destino pouco turístico em outubro, o que é bom se estiver na cidade durante esse mês. Poderá passear pelas praias mais movimentadas sem receio de multidões que o impeçam de encontrar um lugar para se deitar, relaxar e desfrutar do mar.

Terá certamente muitas opções para escolher, uma vez que a ilha alberga cerca de 37 praias. No entanto, duas delas destacam-se como as mais populares:

  • A Praia do Oriente (lado francês), com a sua areia branca, águas cristalinas, espreguiçadeiras para descansar e restaurantes pitorescos. Encontrará também muitas actividades aquáticas: windsurf, snorkeling, caiaque, kitesurf, surf, etc.
  • Praia Maho (lado holandês). Nesta praia não se desfruta apenas da areia e do mar, pois a principal atração deste local é ver os aviões a descolar e a aterrar no Aeroporto Internacional Princesa Juliana, situado nas proximidades.

Embora possa fazer esta atividade por conta própria , também tem a opção de se juntar a uma excursão a Orient Beach e Maho Beach em Sint Maarten com um guia local. Desta forma, poupará tempo a deslocar-se de uma praia para a outra e aprenderá um pouco sobre a história de cada local que visitar.

Reservar uma excursão a Orient Beach e Maho Beach

4. Explore a ilha de Sint Maarten de buggy numa aventura off-road

Buggy na praia| ©Documerica
Buggy na praia| ©Documerica

As condições são boas para aventuras de buggy todo -o-terreno em Sint Maarten durante grande parte do ano, mas outubro é definitivamente a melhor altura para explorar a ilha. Pode desfrutar de um clima quente e fresco devido à baixa cobertura de nuvens e aos ventos moderados deste mês.

Para fazer esta experiência, basta contactar um local de aluguer de buggies. Eles fornecer-lhe-ão um carro todo-o-terreno com espaço para um máximo de seis pessoas. Além disso, receberá algumas dicas e regras básicas para conduzir o buggy.

Após o aluguer do buggy em St. Maarten, começará a conduzir pelas estradas acidentadas da ilha, criando o seu próprio itinerário. Poderá visitar lugares como Grand Case, Maho Beach, Mullet Bay Beach, Orient Bay Beach, entre outros destinos. Tudo isto, enquanto desfruta da adrenalina e velocidade do buggy.

Alugar um buggy

5. Vá até Cole Bay, em St. Maarten, e desfrute de um delicioso gelado italiano

Baía de Cole| ©alljengi
Baía de Cole| ©alljengi

Há muitas coisas para ver e fazer em Sint Maarten em outubro, e uma delas é definitivamente Cole Bay. Este é um subúrbio da ilha, localizado no lado holandês. Aí encontrará o famoso Carrousel Gelateria Bar, onde poderá aliviar o calor da estação provando uma variedade de refrescantes gelados italianos.

Este edifício peculiar, de forma redonda, pertence à Destilaria Toppers. De facto, entre as dezenas de sabores de gelado disponíveis, encontra-se o Toppers Rum. Também pode comer waffles e até comprar alguns dos runs artesanais expostos.

E se viajar com crianças, elas podem divertir-se na zona de jogos, que inclui um carrossel. Depois, pode continuar com as actividades do seu itinerário, por exemplo, visitar a experiência pirata no Rusty Parrot em St. Maarten, que fica a cerca de 15 minutos de carro.

Reservar uma experiência pirata no Rusty Parrot

6. Experimente frutas frescas da estação no Mercado Marigot, em St. Maarten

Mercado de Marigot| ©Richie Diesterheft
Mercado de Marigot| ©Richie Diesterheft

O Mercado de Marigot é um local popular na ilha de Sint Maarten. Lá, encontrará produtos frescos da época para satisfazer o seu paladar. As laranjas sumarentas colhidas em outubro e os ananases doces são um must com o seu aroma inebriante.

Ao percorrer as mais de 100 bancas deste mercado tradicional ao ar livre, encontrará produtos artesanais (conservas) feitos a partir de frutos tropicais. Encontrará também pratos tradicionais preparados diretamente no mercado (bacalhau frito, churrasco, peixe frito, etc.).

Encontrará também legumes (banana, mandioca, inhame, etc.) e uma variedade de peixes, lagostas e caranguejos. Tudo trazido pelos pescadores e agricultores locais todas as manhãs. Enquanto isso, outras barracas do mercado oferecem uma grande variedade de artesanato, lembranças, moda e muito mais.

Em suma, este é um lugar muito pitoresco e tradicional da ilha. Por esta razão, costuma ser incluído entre os destinos obrigatórios das melhores excursões e passeios de um dia em Sint Maarten.

Informações úteis

  • Preço: a entrada no mercado é gratuita.
  • Horário de funcionamento: O mercado está aberto das 8:00 às 18:00 horas.

7. Faça um passeio de barco panorâmico à volta da ilha de Sint Maarten e observe o mar das Caraíbas ao pôr do sol

Passeio de barco| ©Lord Sheffield
Passeio de barco| ©Lord Sheffield

O pôr do sol de outubro na ilha de São Martinho é particularmente belo e pode ser apreciado no conforto de um barco. Apesar da nebulosidade de 39% durante este mês , os raios de sol são perfeitamente filtrados através das nuvens, criando uma série de contrastes deslumbrantes no céu e nas águas das Caraíbas.

A aventura começa normalmente no porto de Anse Marcel. Aí, parte-se num barco com um capitão e a sua tripulação. Uma vez a bordo, pode relaxar enquanto navega ao longo da costa da ilha de São Martinho. Sentirá a brisa do mar e os últimos raios de sol do dia a acariciar a sua pele.

Além disso, neste passeio pela costa de São Martinho, terá uma visão privilegiada do chamado pôr do sol das Caraíbas, que tinge o céu com dezenas de cores quentes. Um espetáculo natural que o deixará sem palavras e que servirá de pano de fundo para muitas fotografias.

Depois do pôr do sol, terá uma vista panorâmica da ilha e dos arredores, que poderá desfrutar enquanto navega de volta ao ponto de partida. Para além disso, na zona do bar, terá a oportunidade de desfrutar de um aperitivo e de uma bebida, incorporada no passeio ou adquirida por sua conta.

Informações úteis

  • Preço: o preço médio deste passeio panorâmico costeiro é de cerca de 79 euros por pessoa.
  • Duração: A duração do passeio é de cerca de três horas.

8. Aproveite o vento de outubro na ilha de São Martinho para praticar windsurf e kitesurf

Windsurf| ©JD Lasica
Windsurf| ©JD Lasica

O mês de outubro em São Martinho oferece ventos constantes, predominantes de leste, com uma velocidade média de pelo menos 20 quilómetros por hora. Aproveite este tempo para praticar windsurf e kitesurf nas praias paradisíacas da ilha.

Para começar esta aventura, pode dirigir-se a Orient Beach. Esta é uma das praias mais emblemáticas e maiores do lado francês da ilha. Aí, desfrutará de um incrível contraste natural formado por belas águas azuis e cerca de cinco quilómetros de areia branca de coral.

Ao chegar à praia, pode contratar o serviço de um instrutor profissional. Desta forma, terá uma pessoa ao seu lado que lhe ensinará as regras de segurança para o windsurf e lhe dará algumas dicas para o kitesurf. Isto no caso de ser um principiante.

Encontrará também vários locais onde poderá alugar o equipamento necessário para cada desporto náutico. No caso do windsurf, há a prancha de surf, o arnês, o mastro e a vela. Por outro lado, para o kitesurf, é necessário o papagaio, a barra de controlo, o arnês, o leash e a prancha.

9. Faça uma paragem em Cole Bay, na ilha de São Martinho, e tire fotografias fantásticas

Baía de Cole| ©Richie Diesterheft
Baía de Cole| ©Richie Diesterheft

As temperaturas durante o mês de outubro tendem a variar entre os 31ºC e os 26ºC, o que pode ser um pouco quente, especialmente se estiver a viajar com crianças. Se for esse o caso, talvez seja melhor incluir no seu itinerário algumas actividades indoor. É o caso de uma visita ao Inspired Selfie, para tirar fotografias fantásticas.

Este é um local situado na zona de Cole Bay, que promove a arte de rua de artistas locais: Jimmy Sabas aka MASH-1, Annemiek Van Kerkhof-Posthuma, Charisse Lovine Evana Piper, entre outros. Terá acesso a um total de 20 salas diferentes com diferentes murais e instalações imersivas.

Durante esta experiência, terá não só a oportunidade de apreciar a arte em cada mural, mas também de testar os seus sentidos. Passeie livremente por cada uma das salas e surpreenda-se com a sala de cabeça para baixo, divirta-se na colorida sala de carnaval, pose em frente à parede de doces e muito mais.

Informações úteis

  • Preço: A entrada para adultos custa cerca de 25 euros, as crianças dos 4 aos 11 anos pagam cerca de 18 euros e as crianças com menos de 3 anos têm entrada gratuita.
  • Horário de funcionamento: 11:00 às 19:00 (Terça-feira a Sábado). Encerra às segundas-feiras e aos domingos.

10. Festeje o Halloween nos bares e discotecas da ilha de Sint Maarten

Dias de Halloween| ©Kenny Eliason
Dias de Halloween| ©Kenny Eliason

Se é um entusiasta do Dia das Bruxas e está na ilha de São Martinho em outubro, então não pode perder o Dia das Bruxas. Nas ruas, nos restaurantes, nos centros comerciais, nas lojas, nos bares e nas discotecas desta ilha, viverá um verdadeiro ambiente de festa.

Não há dúvida de que na ilha de São Martinho não há desculpa para não se divertir na noite mais assustadora do ano. Não faltam lugares para vestir a sua melhor fantasia ou maquilhagem e, por sua vez, passar uma noite inesquecível.

Por exemplo, alguns dos bares e discotecas que pode visitar são os seguintes:

Temperaturas em Sint Maarten em outubro

outubro em São Martinho| ©Jason Nicholls
outubro em São Martinho| ©Jason Nicholls

As temperaturas em São Martinho durante o mês de outubro tendem a oscilar entre os 31ºC (máxima) e os 26ºC (mínima). Durante este mês na ilha, os termómetros raramente ultrapassam os 32ºC ou descem abaixo dos 24ºC.

Ao longo do mês de outubro, assiste-se a cerca de 14 dias de chuva na ilha e a ventos moderados vindos de leste. A temperatura da água do mar mantém-se estável nos 29°C, o que é bastante conveniente se planear fazer alguma das experiências de mergulho e snorkelling e excursões em Philipsburg St Martin.

Chegadas de turistas a Sint Maarten em outubro

Praias em outubro| ©Jason Nicholls
Praias em outubro| ©Jason Nicholls

O mês de outubro na ilha de São Martinho é uma época pouco turística devido à época dos furacões nas águas das Caraíbas. Por conseguinte, ao planear a sua viagem, encontrará preços baixos para o alojamento e as viagens de avião.

Graças ao baixo tráfego turístico, não terá de experimentar os chamados engarrafamentos, que são muitas vezes um dos principais inconvenientes para se deslocar de um extremo ao outro da ilha. Além disso, as praias são mais calmas devido à menor afluência de pessoas.