11 coisas para ver e fazer em Berlim em outubro
Vai viajar para Berlim em outubro e quer tornar a sua viagem especial? Elaborei uma lista de eventos que o vão tornar especial.
Já sabe tudo o que há para fazer em Berlim? Estou aqui para te dar uma ajuda no planeamento da tua viagem, pois outubro é um mês especial na capital alemã. Se procurava uma oportunidade para conhecer a cidade de uma forma única, não podia ter escolhido um mês melhor, pois outubro é o mês de vários eventos como corridas, festivais e dias especiais.
A primeira coisa que vem à mente quando se pensa em Berlim em outubro é a Oktoberfest, e de facto este é um dos grandes eventos do mês. No entanto, há muitas outras surpresas à sua espera, como a possibilidade de ver a cidade iluminada e de conhecer de perto a sua história. Está curioso? Então continue a ler e tome nota de todos os planos que encontrei para si.
1. Celebrar a Oktoberfest na capital alemã da cerveja
Gostas de cerveja? Então fez bem em escolher Berlim como destino, especialmente se for em outubro. Durante as primeiras semanas deste mês, realiza-se a famosa Oktoberfest. Embora a sua origem esteja na cidade de Munique, a capital alemã não fica atrás e celebra-a com centenas de litros de cerveja.
Existem diferentes locais, mas o mais famoso, e o que eu recomendo, é o Kurt-Schumacher-Damm. A entrada é gratuita e, para além da cerveja (só Paulaner), há atracções para todas as idades, mercados e espectáculos.
Uma tenda com cerca de 80 metros quadrados é montada no meio da Kurt-Schumacher-Damm, uma praça um pouco afastada do centro de Berlim, mas à qual se chega de transportes públicos.
Para além da bebida
Não pense que se trata apenas de beber. Também pode comer alguns pratos típicos alemães, como o Brez'n (pão salgado em forma de arco) ou o Hend'l (frango assado).
Para te sentires ainda mais integrado, já pensaste em alugar um fato Dirnd'l? É o vestido bávaro que toda a gente vai usar, como manda a tradição.
Factos interessantes
- Quando: primeiras semanas de outubro
- Onde: Kurt-Schumacher-Damm
- Preço: entrada livre (as cervejas são pagas no interior por cerca de 10 euros cada)
- Atividade bónus: se depois da Oktoberfest ficar com vontade de ir mais longe, pode sempre descobrir mais sobre esta bebida alemã por excelência no tour da cerveja em Berlim.
2. Abrigar-se do frio nos museus de Berlim
Em outubro, não está um frio insuportável em Berlim, mas começa a gelar e haverá dias durante a sua viagem em que lhe apetece abrigar-se e evitar actividades ao ar livre. Para esses momentos, não há melhor plano do que aproveitar os museus de Berlim e tudo o que eles têm para oferecer.
Aqui está uma seleção do que eu acho que são os mais interessantes:
- Neues Museum: se estiver interessado no Egipto e na sua arte, este é o museu ideal para si. Poderá ver achados arqueológicos únicos, múmias, esculturas, jóias? E, claro, a sua joia da coroa, a escultura de Nefertiti.
- Museu da RDA: a RDA (República Democrática Alemã, Alemanha de Leste ou Alemanha Oriental) foi a parte da Alemanha que teve um Estado Socialista durante a Guerra Fria, pois nessa altura o país estava dividido em dois. Este museu tem como objetivo mostrar aos visitantes como era a vida dos cidadãos nessa parte do país. Há também partes interactivas que o tornam muito divertido e educativo.
- Museu do Muro de Berlim: esta é também uma visita obrigatória, pois permite-lhe compreender o passado mais recente da Alemanha, fazendo uma visita guiada ao período entre guerras e à divisão temporária do país.
- Museu Pergamon: é dedicado à arte islâmica e do Médio Oriente e alberga a maravilhosa Porta de Ishtar. É imperdível, mas estará encerrado durante vários anos e não poderá ser visitado.
3. Descobrir Berlim a partir do ar
Provavelmente já ouviu ou viu como algumas pessoas, quando visitam Nova Iorque, fazem voos de helicóptero para ver a cidade de cima e ver os arranha-céus a partir do ar. Pois bem, sabia que também o pode fazer na sua viagem a Berlim e que a experiência é fantástica?
Esta atividade está disponível em qualquer altura do ano, mas no outono é especial porque se pode ver a folhagem da estação que dá um toque muito bonito às paisagens vistas de cima, muito mais do que noutras alturas.
O voo de helicóptero sobre Berlim também tem a particularidade de incluir um transfer de limusina e um certificado de voo no final da excursão. Não o perderia de certeza.
4. Comemore o Dia da Unidade Alemã e participe nas celebrações.
O dia 3 de outubro é o Dia da Unidade Alemã, uma vez que na mesma data, em 1990, o país foi reunificado após a queda do Muro de Berlim. Há muitas maneiras de o celebrar se estiver lá, como juntar-se a um passeio histórico pela cidade ou participar nos eventos organizados nesse dia e nos dois dias seguintes.
O evento mais importante é, sem dúvida, o grande concerto no Portão de Brandemburgo. E na Strasse 17 encontrará também bancas de comida e bebida. Mas não é tudo: o que as famílias mais gostam é a roda gigante no Tiergarten, onde também há contadores de histórias e espectáculos teatrais.
Passaram mais de 20 anos desde a queda do Muro de Berlim em 1989, algo que os alemães celebram todos os anos. Após a revolução pacífica dos habitantes da RDA (a zona soviética da Alemanha da Guerra Fria), foi necessário mais um ano para assinar o Tratado de Unificação, que é comemorado no feriado de 3 de outubro.
Factos interessantes
- Quando: 3 de outubro
- Onde: Portão de Brandenburgo e Tiergarten
- Preço: entrada livre
5. Deixe-se iluminar por Berlim durante o Festival das Luzes
Quer tirar as melhores fotografias de Berlim? Se for à cidade em outubro, está com sorte, porque durante dez noites, a meio do mês, tem lugar o Festival das Luzes. Neste festival, os edifícios mais emblemáticos da cidade alemã são iluminados a partir das 20h00 até à meia-noite.
Como é ao ar livre, não há taxa de entrada, por isso é uma oportunidade única para passear por Berlim e vê-la de uma forma totalmente diferente e mágica. Não pense que é apenas uma questão de colocar algumas luzes - as instalações são verdadeiras obras de arte e atraem milhões de pessoas todos os anos.
Embora se possa andar de um lado para o outro para ver todas as instalações, o meu conselho é apanhar um autocarro turístico de Berlim. Estes autocarros têm normalmente um teto aberto, pelo que terá uma excelente vista sobre os edifícios iluminados.
Factos interessantes
- Quando: meados de outubro
- Onde: em vários locais da cidade
- Preço: entrada livre
6. Corra pelo Jardim Zoológico de Berlim durante a corrida Bridgestone
Os seus ténis de corrida nunca faltam na sua mala? Então, talvez queira inscrever-se na Bridgestone, uma corrida de 10 quilómetros que se realiza em Berlim todos os anos em outubro. Junte-se a mais de 7.000 participantes num percurso que atravessa o Tiergarten, um dos parques mais importantes, famosos e bonitos da capital alemã, onde também se encontra o jardim zoológico.
Não é uma distância muito longa e o melhor é que é uma óptima forma de dar a volta a Berlim. Para além de passar pelo Tiergarten, também terá como ponto de partida e chegada o Palácio de Charlottenburg, que não poderia ser um destino melhor.
Prefere apenas assistir à corrida? Podes fazê-lo gratuitamente, mas se quiseres vê-la a partir do jardim zoológico terás de pagar a respectiva taxa de entrada (cerca de 17 euros).
Factos interessantes
- Quando: meados de outubro
- Onde: diferentes locais da cidade
- Preço: cerca de 25 euros de taxa de inscrição
7. Assustar-se na noite de Halloween em Berlim
Na última noite de outubro, dia 31, o terror invade as ruas de Berlim, mas também a diversão, os disfarces e as festas. Se estiver por lá por esta altura, não se surpreenda se vir zombies, fantasmas ou personagens de filmes famosos a correr ou a caminhar pela cidade.
Os berlinenses parecem gostar de se assustar, porque a noite de Halloween tem uma série de actividades que também não vai querer perder. O meu conselho é que use um disfarce, especialmente se for participar em qualquer um dos planos que sugiro.
Corrida de Halloween em Berlim
Não se preocupe, mesmo que não seja um corredor experiente, pode participar na Halloween Run Berlin, uma corrida de meio quilómetro. Claro que vai precisar de uma boa roupa para ser tão assustador como os restantes participantes. Nesta curta distância, conseguem incluir pequenos desafios que a tornam ainda mais divertida.
Quando terminar, espera-o uma grande festa na meta com música ao vivo e barraquinhas de doces, porque será que o Halloween pode ser celebrado sem doces? Tudo isto com a torre Waldhochseilgarten Jungfernheide iluminada e criando uma atmosfera algo misteriosa perfeita para a ocasião.
Caminhada Zombie do Dia das Bruxas
Se correr não é a sua praia, mas não quer recusar um passeio por Berlim, já ouviu falar da Halloween Zombie Walk? Acho que vais gostar. É uma grande caminhada que tem lugar mesmo antes do Halloween (no fim de semana anterior) e que tem uma enorme adesão na cidade.
Por volta das 17 horas, centenas de zombies iniciam o que parece ser um apocalipse. A caraterização dos participantes é impressionante, pelo que se sentirá realmente como se estivesse a enfrentar uma ameaça de mortos-vivos se for ao Klosterruine, a zona onde eles saem.
Horrornächte
Queres algo um pouco mais calmo? O Horrornächte é um festival noturno de cinema que se realiza todas as noites de Halloween no parque de diversões Filmpark Babelsberg, que há anos foi um estúdio de cinema. Aí são organizadas actividades e espectáculos um pouco assustadores mas muito divertidos, bem como uma oportunidade para conhecer o recinto.
Toda a área está decorada para a ocasião, com sangue artificial e actores fantasiados para que se sinta ainda mais imerso na experiência.
8. Descubra a arte de Berlim no Festival Burlesco
O Festival Burlesco de Berlim pode não ser para todos, mas é certamente uma óptima maneira de passar uma noite de outubro na cidade. Desde há vários anos, dezenas de acrobatas, mágicos e dançarinos vêm a Berlim durante um dos últimos fins-de-semana do mês, demonstrando os seus talentos ao público.
No total, mais de 10 artistas alemães e internacionais participam para dar um toque vintage e divertido às noites berlinenses.
A reputação deste festival correu o mundo, por isso, se quiser assistir, recomendo que reserve o seu bilhete com antecedência no sítio Web oficial do evento.
Informações úteis
- Quando: meados de outubro
- Onde: Karl Marx Strasse e outro na Potsdamer Strasse
- Preço: cerca de 30 euros.
9. Abra a sua mente no Venus Berlin
Uma das palavras que poderia definir o carácter de Berlim é "mente aberta". Há poucos assuntos tabu na cidade e o erotismo não é um deles, razão pela qual todos os anos em outubro é organizado o Venus Berlin, um evento para mostrar as últimas novidades eróticas.
Adequado apenas para adultos, este festival está aberto a profissionais mas também ao público em geral.
Nem toda a gente está disposta a assistir a este festival, mas a verdade é que é muito famoso em Berlim e, se quiser abrir a sua mente e conhecer o lado mais moderno e vanguardista da cidade, pode achá-lo interessante. Acima de tudo, o evento que atrai as maiores multidões é um grande desfile de moda, onde designers emergentes mostram as suas criações de lingerie.
Factos interessantes
- Quando: fim de outubro
- Onde: Hammarskjöldplatz
- Preço: cerca de 35 euros
10. Fazer compras num dos maiores mercados de segunda mão de Berlim
Junte-se às mais de 100.000 pessoas que acorrem à feira da ladra de Karlshorst no início de outubro. Como tradição anual, as bancas que vendem roupa e artigos em segunda mão são montadas neste bairro do sul de Berlim.
Se gosta de regatear, este é o local ideal para si, mas também pode simplesmente dar um passeio. No total, há mais de 800 vendedores aqui, por isso é provável que encontre alguma coisa! Se tenciona comprar alguma coisa, recomendo que traga algum dinheiro (nem sempre é possível pagar com cartão de crédito).
Em geral, este tipo de mercado é muito comum em Berlim, embora o mercado de Karlshorst só seja organizado durante os primeiros dias de outubro. Embora não esteja localizado tão centralmente como alguns dos outros mercados, pode lá chegar facilmente através da linha de metro Berlin S3.
Factos interessantes
- Quando: todo o mês de outubro
- Onde: Karlshorst
- Preço: entrada livre
11. Fuga para a floresta de Grunewald
Apetece-lhe sair um pouco da cidade? A apenas meia hora de transportes públicos do centro de Berlim fica Grunewald, uma floresta que está mais bonita do que nunca em outubro, em pleno outono.
No total, são mais de três mil hectares de floresta que pode explorar a pé ou de bicicleta. É um lugar muito relaxante, especialmente porque faz fronteira com o rio Havel, a oeste, onde se pode fazer um piquenique ou tocar um sino para um ferry que o levará à ilha Lindwerder, cheia de tílias e caminhantes.
Em outubro, toda a área fica coberta por um manto de folhas douradas e castanhas, dando-lhe o aspeto de uma floresta de conto de fadas. Para uma vista ainda mais impressionante (e uma boa oportunidade para tirar fotografias), recomendo a subida ao Grunewaldturm. Terá de subir mais de 200 degraus, mas lá de cima (55 metros de altura) terá uma vista panorâmica completa da floresta, do rio Havel e da área circundante.
Factos interessantes
- Quando: todo o mês de outubro
- Onde: Grunewald
- Preço: entrada livre
12. Reservar uma excursão a Potsdam
Quando chega o outono, os tons de dourado, castanho e amarelo colorem Berlim e os seus arredores. Embora qualquer lugar seja um bom lugar para ver a nova paisagem, especialmente em outubro, a minha recomendação é reservar uma viagem de Berlim a Potsdam, que muitas pessoas conhecem como o Versalhes alemão pelos seus jardins e palácios.
Potsdam fica a menos de uma hora de Berlim, por isso é uma boa ideia passar lá um dia. Não encontrará ninguém que o desaconselhe, uma vez que esta cidade foi declarada Património Mundial pela UNESCO. As suas ruas, palácios, espaços exteriores... Parecem saídos de um conto de fadas.
Recomendo um passeio pelo centro da cidade e pelas margens do rio Havel, mas não pode deixar de visitar os Jardins de Sanssouci. Aí, não só podes passear pelos jardins, cheios de estátuas e plantas, como também terás a oportunidade de visitar os complexos pal acianos que pertenceram a Frederico II, o Grande, o terceiro rei da Prússia.
Factos interessantes
- Quando: todo o mês de outubro
- Onde: Potsdam
- Preço: cerca de 20 euros
Clima em Berlim em outubro
O bom de ir a Berlim em outubro é que as temperaturas, embora frias, não são extremas. Isto significa que as máximas não ultrapassarão os 15°C, mas também não descerão abaixo dos 6°C. Os dias de chuva chegam a este mês, mas também não vão estragar muitos dos seus planos, uma vez que a previsão de chuva é de cerca de 10 dias.
Em suma, outubro é um dos últimos meses para desfrutar do tempo mais ameno e até mais quente em Berlim. No entanto, será necessário levar consigo alguns agasalhos, pois começará a arrefecer, especialmente à noite, que se torna cada vez mais cedo (por volta das 18 horas).
Preços em Berlim em outubro
Dependendo da altura em que viajar em outubro, os preços serão mais altos ou mais baixos. Porquê? Porque se a sua visita coincidir com grandes eventos, como a Oktoberfest, é possível que os preços do alojamento aumentem, assim como os dos voos. Nesse caso, faça a sua reserva com bastante antecedência.
No resto do mês, os preços são mais acessíveis, uma vez que outubro não é época alta e o frio começa a chegar à cidade, o que não atrai tantos turistas.
Precisa de organizar mais alguma coisa? Não se esqueça de tomar nota das datas e dos eventos para não perder nada.