10 coisas para ver e fazer em Berlim no verão
Berlim é uma das cidades mais encantadoras da Europa, especialmente durante os meses de verão. Quando o tempo quente chega, a capital alemã oferece inúmeras actividades ao ar livre, desde passeios de barco no rio Spree a concertos ao ar livre.
Embora as principais atracções de Berlim não mudem ao longo do ano, os berlinenses costumam dizer que não existe apenas uma cidade, mas duas: verão e inverno. Por isso, quando chega o bom tempo, todos saem à rua para desfrutar das suas cores, energia, beleza e actividades culturais e de lazer.
Toda a cidade está repleta de festivais e actividades, com mercados de rua, esplanadas, concertos, cinemas ao ar livre e muito mais em quase todos os bairros. Há tanta oferta que pode ser difícil escolher, por isso, para o ajudar, fiz uma pequena seleção do que se passa em Berlim durante o período de verão.
1. Venha ouvir música clássica no Classic Open Air
Se gosta de música clássica e quer ouvi-la num ambiente único, a sua melhor aposta é ir à esplêndida praça Gendarmenmarkt, em Berlim. Todos os anos em julho, realiza-se aí o Classic Open Air, uma série de concertos numa das praças mais monumentais da capital alemã.
As datas mudam todos os anos, pelo que recomendo que as verifique antes de planear a sua visita. Os espectáculos começam normalmente por volta das 19:00 e é possível encontrar bilhetes (que devem ser comprados com antecedência) a partir de cerca de 50 euros.
Embora o foco principal do festival seja a música clássica, nalgumas ocasiões também encontrará actuações de ópera e até alguma música pop.
Para além dos concertos em si, grande parte do encanto do festival vem do local. O Gendarmenmarkt (Mercado dos Gendarmes) situa-se no centro de Berlim, pelo que é fácil chegar lá a pé.
Depois do espetáculo, o melhor é ficar na zona para ver locais como a Igreja Francesa, a Catedral Alemã e o vizinho Palácio de Charlottenburg, todos maravilhosamente iluminados.
2. Festival Internacional da Cerveja de Berlim
Cerveja e Alemanha são duas palavras que muitas vezes vêm juntas na nossa mente. Embora Munique seja a mais famosa pela sua Oktoberfest, o festival que se realiza em Berlim durante o mês de agosto não tem nada a invejar. Se gosta desta bebida, não pode perder a Karl-Marx-Allee e participar nas actividades que se desenrolam nos seus mais de 2 quilómetros de tendas.
As melhores associações de cerveja da Alemanha participam no festival, bem como algumas de outras partes do mundo. No total, encontrará amostras de quase 300 cervejarias diferentes, mas aconselho alguma moderação na hora de provar as mais interessantes.
Para além da cerveja (a estrela indiscutível do evento), encontrará também muitos espectáculos musicais. São 18 palcos no recinto onde vão atuar diferentes bandas nacionais e internacionais.
O melhor é que a entrada no festival é gratuita, pelo que só tem de pagar as cervejas que beber.
3. Passear pelos parques da cidade
Talvez não associe a capital alemã a parques e espaços verdes, mas a verdade é que tem vários grandes espaços verdes. No verão, os berlinenses aproveitam o sol para se dirigirem a estes parques para praticar desporto, conviver, andar de bicicleta ou simplesmente relaxar na relva. Um passeio por uma destas zonas é uma óptima maneira de conhecer Berlim.
Os locais mais populares são o Tiergarten e o Friedrichshain Volkspark, mas se gosta de explorar bairros menos conhecidos, aqui estão alguns outros espaços verdes muito interessantes. Aconselho-o a verificar se consegue chegar a algum deles com o autocarro turístico:
- Tempelhofer Fest: nos terrenos do antigo aeroporto de Tempelhof encontra-se este grande parque que foi convertido numa área de lazer para os berlinenses. Entre outras instalações, tem uma pista de ciclismo e um ringue de patinagem com 6 quilómetros de comprimento. É também um local ideal para um piquenique no relvado.
- Garten der Welt, os Jardins do Mundo: na antiga Berlim Oriental, no bairro de Marzahn, encontra-se esta grande área verde de cerca de 40 hectares. O jardim, rodeado de antigos edifícios da era comunista (que poderá ter visto se tiver feito uma visita guiada de temática comunista), foi inaugurado em 1987 para comemorar o 750º aniversário da cidade. No interior, existem diferentes tipos de jardins: chinês, inglês, italiano, coreano e outros.
- Körnerpark: para muitos, um dos mais belos jardins da cidade, graças às suas balaustradas e a uma fonte em cascata. Situado numa das zonas mais animadas de Berlim, Neukölln, o parque continua a ser um segredo pouco conhecido da capital alemã. Aqui se realizam exposições de arte e pequenos concertos.
4. Canais e passeios fluviais: a relação de Berlim com a água
Há uma série de actividades relacionadas com a água que percorrem Berlim e que são altamente recomendadas se viajar para a cidade em agosto. Quer seja no rio Spree ou ao longo dos seus canais, não faltam opções para conhecer a capital alemã de uma perspetiva completamente diferente.
Talvez a atividade mais completa seja fazer um pequeno cruzeiro no rio. Há várias opções, dependendo do tempo que se quer passar no barco, mas todas elas oferecem um passeio tranquilo em que se desfruta de cada momento.
Outra opção muito boa é fazer um passeio num barco a pedais ou numa jangada, seja no próprio rio, em lagos como o Müggelsee ou o Wannsee ou ao longo de um dos canais que atravessam a cidade.
Praias da cidade
O Mar Báltico fica muito longe da capital, e alguns dos lagos mais próximos onde é permitido tomar banho exigem uma viagem para a qual poderá não ter tempo. Por isso, se quiser nadar, terá de fazer como os berlinenses e dirigir-se a uma das praias urbanas da cidade.
Praticamente todos os bairros de Berlim têm uma. A mais na moda entre os jovens é a de Badeschiff, em Kreuzberg, onde uma grande barcaça foi instalada como piscina na margem do rio.
Se preferir algo mais familiar, na zona de Mitte, no Kinderbad Monbijou, há uma área com piscinas infantis, relvados para se divertir e uma excelente vista para a Torre de TV.
5. Passe os seus serões num Biergarten, os jardins de cerveja.
Por muito que goste de arte, pode achar que depois de passar várias horas na Ilha dos Museus está um pouco saturado. Felizmente, Berlim oferece, no verão, uma excelente forma de relaxar num ambiente fantástico: os Biergartens.
Como o nome indica, que significa "jardim de cerveja", são jardins de cerveja ao ar livre situados em zonas verdes da cidade. Têm uma longa tradição, como prova o facto de um dos mais populares, o Prater, ter aberto as suas portas já em 1837.
Existem muitos mais jardins de cerveja na capital alemã, cada um com o seu estilo único:
- Café am Neuen See: localizado dentro do Tiergarten, muito perto da Kurfürstendamm, este jardim de cerveja está localizado junto a um belo lago e é perfeito para uma cerveja com uma especialidade de comida bávara.
- Biergarten Golgatha: um dos mais antigos e mais famosos da cidade. As suas portas abrem-se de manhã para o pequeno-almoço, mas é à noite que o ambiente se torna mais animado. Situa-se no interior do Viktoriapark, um dos jardins do bairro de Kreuzberg.
- Zollpackhof: ao lado da Chancelaria, na Elisabeth-Abegg-Str. 1, o Zollpackhof é o local perfeito para saborear uma cerveja e um Schnitzel.
- Prater: o mais antigo Biergarten de Berlim, o Prater, está situado em Prenzlauer Berg e manteve as clássicas mesas compridas com bancos para os seus clientes partilharem. Para além da sua oferta de cerveja e comida, acolhe frequentemente entretenimento ao vivo.
Não é um jardim de cerveja propriamente dito, mas o Berlin Ice Bar, situado no centro da cidade, vai surpreendê-lo. O plano mais refrescante do verão espera por si neste lugar espantoso onde tudo o que vê é esculpido em gelo. Pode tomar cocktails que o farão esquecer as altas temperaturas que podem ocorrer no verão em Berlim.
6. Encontre a melhor comida de rua em Berlim no Bite Club
As temperaturas quentes levam os berlinenses para as ruas sempre que têm oportunidade. Os mercados de comida de rua são montados em muitos pontos da cidade, onde centenas de pessoas se juntam para provar todo o tipo de pratos. Se gosta deste tipo de ambiente e, claro, da comida servida, recomendo-lhe que vá ao Bite Club, um dos eventos mais interessantes do género.
Este mercado de comida de rua ao ar livre só está aberto durante os meses mais quentes do ano. Realiza-se habitualmente às sextas-feiras, mas a frequência pode mudar. Consulte o sítio Web para saber as datas definitivas.
Localizado nas margens do rio, na Arena de Berlim, é melhor vir para jantar. Provavelmente não há melhor sítio em toda a cidade para passar uma sexta-feira à noite a provar tudo, desde arancini italiano a hambúrgueres de bao e uma grande variedade de receitas de todo o mundo.
E a comida não é a única atração do Berlin Bite. A partir das 17 horas, o evento transforma-se num verdadeiro festival, com música ao vivo para animar a noite.
Outros sítios para experimentar comida de rua
Se, por qualquer razão, preferir ir a outro sítio para experimentar a comida de rua de Berlim, terá muitas opções por onde escolher. Embora existam muitas, aqui estão apenas algumas que eu acho que podem ser as mais interessantes:
- Markthalle Neun (Kreuzberg): é considerado o primeiro local que iniciou este tipo de evento. Nas suas bancas e camiões encontrará tudo, desde ostras de luxo a peixe e batatas fritas ao estilo britânico. Situa-se na Eisenbahnstraße 42-43 e está aberto às quintas-feiras das 17:00 às 22:00.
- Comida de rua coreana no Platoon Kunsthalle (Prenzlauer Berg-Mitte): Se procura algo mais exótico, a Schönerhauser allee é um ótimo local para experimentar comida coreana. Todas as sextas-feiras à noite, são servidos pratos típicos coreanos, bem como bancas que vendem artigos em segunda mão e artesanato.
- Neue Heimat (Raw - Friedrichshain): um dos mais populares entre os jovens de Berlim. O evento realiza-se às sextas-feiras, a partir das 19h00, e aos domingos, a partir do meio-dia. No total, são montadas cerca de 20 carrinhas de comida e há frequentemente actuações musicais.
- Thai Park (Wilmersdorf): Situado no Preußenpark, este mercado ao ar livre é organizado por grupos de tailandeses que vivem na capital alemã. Está aberto aos sábados e domingos e é um ótimo local para quem quiser experimentar a comida tailandesa.
7. Ir dançar numa grande esplanada junto ao rio.
Antes de mais, a reputação de Berlim como uma cidade com uma grande vida nocturna é bem merecida. No entanto, nesta ocasião, vou propor um plano um pouco mais suave, mas perfeito se gosta de dançar um pouco ou simplesmente tomar uma bebida num ambiente tranquilo.
Para isso, basta ir ao Monbijoupark, um parque que alberga um bar com um grande terraço nas margens do rio Spree. Aqui encontrará todo o tipo de estilos musicais, desde a salsa ao swing, passando por um género tão típico da Europa Central como a valsa.
Se lhe apetecer dançar, só tem de se animar e lembrar-se de que ninguém o julgará pela forma como o faz, mas se não se atrever (ou se não gostar de dançar), o terraço é perfeito para uma bebida e uma pizza. Tudo isto, enquanto desfruta de uma vista fantástica sobre a Ilha dos Museus.
8. Atreva-se a participar no karaoke da feira da ladra do Mauerpark
A capital alemã tem um grande número de mercados de rua em quase todos os bairros. Para além de fazer compras, beber e passear, há também uma variedade de actividades festivas. Se é do tipo que leva o microfone para qualquer bar de karaoke, não pode perder a feira da ladra do Mauerpark.
Para além de ser possivelmente a feira da ladra mais famosa da capital, o Mauerpark é também palco de um evento que costuma receber grandes multidões todos os domingos no verão. No anfiteatro ao ar livre, junto às bancas, há uma grande festa de karaoke em que todos participam, independentemente da idade ou da capacidade de cantar.
A ideia é passar um bom bocado e aproveitar ao máximo as temperaturas de verão. No entanto, se não quiser cantar, basta sentar-se nas bancadas com uma cerveja e desfrutar do ambiente único.
9. Experimentar as variedades de gelados que se oferecem em Berlim
Sem a fama dos gelados italianos, os gelados alemães podem competir com os italianos em termos de qualidade. Não é por acaso que é um dos países que mais consome gelados no mundo. Não se pode deixar a cidade sem ir a uma das suas melhores geladarias e provar os seus maravilhosos produtos.
Tome nota destes nomes, caso se encontre na zona ou se estiver de visita às redondezas e passar por lá:
- Fräulein Frost: os seus gelados caseiros são realmente óptimos, especialmente se pedir algumas das suas especialidades de fruta. Situa-se perto da feira da ladra Maybachufer e da rua Neukölln.
- Rosa Canina: esta pequena cadeia tem três locais em diferentes partes da cidade. A razão do sucesso da Rosa Canina é a criatividade dos sabores dos seus gelados, como manga com maracujá, caramelo com flor de sal ou sésamo preto. Pode encontrá-los no bairro de Kreuzberg ou perto do Friedrichshain Volkspark.
- Eismanufaktur: para muitos, um dos melhores da cidade. Tem vários locais diferentes, embora se estiver no bairro judeu de Berlim deva ir ao que se encontra na Auguststraße 63, no coração do bairro judeu.
10. Ver o pôr do sol a partir da Admiralbrücke
Embora seja algo que se pode fazer durante todo o ano, a melhor altura para ir à Admiralbrücke para um esplêndido pôr do sol é no verão. Para o provar, basta ver a quantidade de berlinenses que se deslocam a esta zona nesta altura do ano.
Para aproveitar ao máximo esta experiência, recomendo que caminhe ao longo das margens do Landwehrkanal até chegar à ponte. No caminho, compre uma cerveja e, quando lá chegar, imite os berlinenses e sente-se no chão para ver o pôr do sol sobre a água.
Normalmente, há um músico de rua para animar o momento e o ambiente prolonga-se até muito depois do pôr do sol.
A cúpula do Reichstag: outro grande miradouro
Uma das visitas obrigatórias em Berlim é a subida à cúpula do Reichstag. Como se trata de um espaço aberto, o verão é a melhor altura para desfrutar da experiência e, se quiser, assistir ao pôr do sol.
Esta cúpula foi desenhada por Norman Foster, um dos arquitectos mais famosos das últimas décadas. Do topo, terás uma vista fabulosa dos edifícios do bairro do Governo e do parque Tiergarten.
Como é o tempo em Berlim no verão
Os meses de verão são os mais quentes do ano, mas isso não significa que seja um calor abrasador. As temperaturas máximas rondam, em média, os 24°C, embora alguns dias ultrapassem os 30°C.
As temperaturas mínimas rondam, em média, os 13°C, embora possa precisar de um casaco fino e quente numa ou noutra noite.
Normalmente, chove durante alguns dias durante esta estação, pelo que deve consultar a previsão meteorológica antes de viajar.
O que vestir em Berlim no verão
De um modo geral, vai precisar de roupa fresca, mas lembre-se que pode querer levar algo para se manter quente à noite. Não se esqueça de levar um fato de banho, caso decida ir a uma das praias ou lagos da cidade.
Também pode querer levar um guarda-chuva, pois a chuva pode surpreendê-lo a qualquer altura.