10 coisas para ver e fazer em Berlim em janeiro

Se quisesse aproveitar as férias de inverno para vir a Berlim, deixe-me dizer-lhe que esta cidade tem muitos planos durante este mês para que se divirta muito, apesar do frio. Boa comida, festivais, cultura e muito mais estão à sua espera. Vamos começar!

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 9 minutos

10 coisas para ver e fazer em Berlim em janeiro

Portão de Brandenburgo | ©Jorge Bueno

Berlim é uma cidade cheia de coisas para ver e fazer em qualquer altura do ano. É verdade que em janeiro as temperaturas andam sempre perto do zero, mas a capital alemã soube adaptar-se ao frio.

Com uma série de festivais e feiras, os restos do Natal, os saldos no seu melhor e dezenas de ofertas culturais, Berlim é o destino ideal para todos aqueles que gostam do frio e querem conhecer uma cidade única, cheia de arte e tradição. Neste artigo, vou falar-vos de algumas das melhores coisas para fazer em Berlim em janeiro.

1. Apressar os últimos mercados de Natal

Gendarmenmarkt, no mercado de Natal| ©Jorge Franganillo
Gendarmenmarkt, no mercado de Natal| ©Jorge Franganillo

Se ficou com vontade de viver o Natal em Berlim, não se preocupe porque se vier à capital durante o mês de janeiro, ainda vai a tempo de aproveitar os últimos resquícios desta época especial do ano, já que ainda há mercados de Natal abertos até à primeira semana de janeiro.

Pode não fazer sentido comprar decorações de Natal, mas não se esqueça que o interessante destes mercados em Berlim é que estão cheios de bancas de comida e bebida típicas. Garanto-lhe que, por muito frio que possa fazer em Berlim durante este mês, não há nada melhor do que comprar um bom vinho quente e alguns doces de gengibre e canela para o ajudar a enfrentar o tempo.

Além disso, poderá ver as zonas mais emblemáticas do centro da cidade ainda com as suas decorações de Natal e espírito caseiro.

Detalhes interessantes

  • Preço: depende do seu consumo, mas a entrada é livre e gratuita.
  • Localização: Existem vários mercados importantes em cada cidade, como Spandau, Gendarmenmarkt, Potsdamer Platz e Charlottenburg.
  • Data: Os mercados de Natal duram até à primeira semana de janeiro.

Reservar uma visita guiada a Berlim

2. Experimente o luxo da Ópera Semper em Dresden

Teatro de Ópera em Semper| ©Nicolas Vollmer
Teatro de Ópera em Semper| ©Nicolas Vollmer

A Alemanha é um dos países da Europa onde a ópera teve mais peso e importância ao longo da história e se for um amante deste género e vier a Berlim em janeiro, está com sorte. Todos os anos, durante a segunda quinzena do mês, a Semperoper de Dresden organiza um festival de ópera e dança para o qual todos os berlinenses são convidados.

Não vos vou mentir, não é um evento barato, mas se quiserem apreciar ópera, é definitivamente a melhor altura. Poderá ver tanto a ópera clássica alemã como as danças que normalmente têm lugar no pátio da ópera. Vista a sua melhor roupa e vá viver uma noite de sonho ao mais puro estilo de Beethoven.

Detalhes interessantes

  • Preço: pode variar de 40 a 70 euros, dependendo da obra.
  • Localização: A casa de ópera situa-se na Theaterplatz 2, perto da estação Herzogin.
  • Data: Os dias de ópera e dança realizam-se normalmente na segunda quinzena de janeiro.

3. Aproveite a Semana Verde para provar os produtos locais

Eisbein, comida típica alemã| ©Joselu Blanco
Eisbein, comida típica alemã| ©Joselu Blanco

Se gosta de experimentar novos sabores e acha que a melhor forma de conhecer um local é experimentar a sua gastronomia, em janeiro pode desfrutar de Berlim como uma criança. Todos os anos, durante a última semana do mês, é organizada a chamada Semana Verde, um evento nacional em que são expostos todos os produtos agrícolas mais importantes do ano.

Centenas de expositores oferecem a oportunidade de ver e provar produtos típicos, provar vinhos regionais, ver as mais recentes exposições de jardinagem e aprender em primeira mão sobre as matérias-primas utilizadas na confeção de pratos típicos alemães.

Uma forma diferente de conhecer Berlim, cheia de sabor e de novas ideias. Não é por acaso que esta é uma das feiras gastronómicas mais importantes do mundo. Mais um motivo para ir e presentear o seu paladar.

Detalhes interessantes

  • Preço: a entrada é gratuita.
  • Localização: o acesso à Kaiserdamm faz-se de metro. A feira situa-se na Theodor-Heuss-Platz.
  • Data: realiza-se normalmente na última semana de janeiro.

Reservar um tour gastronómico em Berlim

4. Venha ao Festival de Moda de Berlim

Bebelplatz, Berlim| ©Martin aka Maha
Bebelplatz, Berlim| ©Martin aka Maha

Berlim sabe aproveitar ao máximo o seu clima durante todo o ano e é por isso que em janeiro há muitos dos eventos mais importantes para fazer dentro dos salões de eventos e festivais e, sem dúvida, um deles é a Semana da Moda. Uma semana dedicada à moda e às últimas tendências que se realiza todos os anos em Berlim durante a terceira semana de janeiro e que reúne as últimas novidades do mundo da moda e do glamour.

E quer seja um amante da roupa ou simplesmente porque quer assistir a um evento internacional, recomendo que, se estiver em Berlim por esta altura, venha ver o festival e assista a uma das icónicas passerelles. O evento realiza-se habitualmente no recinto de feiras de Bebelplatz, em Berlim, e a entrada é livre, pelo que não tem desculpa para ver com os seus próprios olhos o que vai ser usado na próxima estação.

Detalhes interessantes

  • Preço: o acesso é gratuito.
  • Local: no recinto da feira de Bebelplatz, Bebelplatz, 10117.
  • Data: realiza-se na terceira semana de janeiro.

5. Percorrer a cidade num autocarro turístico e abrigar-se do frio

Autocarro turístico, Berlim| ©Emilio Labrador
Autocarro turístico, Berlim| ©Emilio Labrador

Se estiver em Berlim por alguns dias, pode aproveitar a época baixa para visitar alguns dos locais mais característicos e turísticos da cidade. No entanto, pode acontecer que as baixas temperaturas tornem um pouco desagradável a deslocação de um local para outro. Para estes momentos, recomendo que apanhe um dos autocarros turísticos de Berlim.

Desta forma, poderá percorrer durante duas horas o centro da cidade confortavelmente e com aquecimento, fazendo diferentes paragens para conhecer de perto os principais monumentos e tirar as fotografias desejadas. Com este tipo de plano, poderá ver as zonas mais essenciais numa manhã para ter uma ideia geral da cidade. Sem dúvida, uma forma cómoda e segura e, se vier em janeiro, sem tantas filas de pessoas. Um verdadeiro luxo!

Detalhes interessantes

  • Preço: os autocarros turísticos custam normalmente cerca de 30 euros.
  • Localização: depende da empresa, mas todos partem do centro da cidade.
  • Data: São especialmente recomendados para os meses de inverno, como janeiro, para evitar o frio.

Reservar um lugar num autocarro turístico de Berlim

6. Participar na corrida de Ano Novo

Portão de Brandenburgo| ©Giuseppe Milo
Portão de Brandenburgo| ©Giuseppe Milo

Se decidiu viajar e dar as boas-vindas ao Ano Novo noutra parte do mundo, Berlim é uma das cidades ideais, pois tem vários eventos importantes programados para estes dias. Em particular, no dia 1 de janeiro de cada ano, realiza-se uma corrida oficial a partir da Porta de Brandenburgo, passando por todos os pontos mais importantes do centro de Berlim.

Esta corrida tem uma distância de 4 quilómetros, o que a torna um evento bastante manejável para corredores, amadores e até crianças. É um evento que junta as famílias e toda a comunidade alemã para dar as boas-vindas ao novo ano de uma forma saudável e diferente. Se gosta de fazer desporto e quer participar num evento tradicional, pode inscrever-se sem ter de reservar ou pagar nada, basta aparecer com roupa confortável e desfrutar do percurso.

Detalhes de interesse

  • Preço: é gratuito.
  • Local: a corrida começa na Porta de Brandemburgo e tem uma distância de 4 quilómetros.
  • Data: A manhã de 1 de janeiro.

7. Delicie-se com um reconfortante banquete de tempo frio

A Festa do Frio| ©Alexander
A Festa do Frio| ©Alexander

Berlim é uma cidade fascinante com uma rica tradição que remonta a séculos. Um sinal claro disso é a sua grande oferta gastronómica. A cozinha alemã é uma das mais famosas da Europa e se há algo que a caracteriza é o facto de ser abundante e reconfortante. Se vier a Berlim em janeiro, vai reparar que escurece muito cedo na cidade e as temperaturas descem.

Não consigo pensar numa desculpa melhor do que o frio e a noite para se refugiar numa das típicas tabernas alemãs e provar alguns dos pratos mais emblemáticos desta zona. Desde as famosas salsichas de Frankfurt, à sua particular junta de porco e ao seu Kartofell. Todos os pratos são saborosos e vão aquecê-lo rapidamente, acompanhados por uma boa cerveja artesanal de trigo - um verdadeiro banquete!

Detalhes interessantes

  • Preço: Depende do sítio e da bebida, mas um jantar em Berlim custa normalmente entre 20 e 40 euros.
  • Local: O centro da cidade de Berlim tem vários restaurantes típicos, como o Thomas Eck ou o Ständige Vertretung.
  • Data: Pode festejar em qualquer dia do mês, especialmente quando está mais fresco.

Reservar uma excursão de cerveja em Berlim

8. Refugiar-se do frio nas estâncias de saúde de Berlim

Badeschiff| ©Lukas Koster
Badeschiff| ©Lukas Koster

Quando se viaja para Berlim em janeiro, é preciso ter em mente algumas das dicas mais importantes para evitar quaisquer incidentes, e uma delas é saber lidar com o frio. A capital alemã é bastante rigorosa durante o inverno devido à sua localização, pelo que é uma boa ideia fazer planos para dentro de casa para que não se torne numa viagem desagradável. Felizmente, os berlinenses conhecem uma boa solução para este problema: os spas.

Badeschiff, um local famoso no rio Spree, que no verão tem uma piscina artificial para banhos públicos, transforma-se todos os Invernos num spa no centro da cidade, onde centenas de pessoas vêm em busca de calor e relaxamento. Trata-se de um recinto em forma de barcaça, coberto e cheio de água quente. Uma forma ideal de enfrentar o tempo e relaxar enquanto o faz.

Pormenores interessantes

  • Preço: Os bilhetes custam cerca de 5 euros.
  • Localização: As termas estão situadas no rio Spree, na Eichenstraße 4.
  • Data: Aberto durante todo o inverno, mas idealmente em janeiro, quando as temperaturas são as mais baixas do ano.

9. Divirta-se com um passeio na pista de gelo

Pista de gelo em Potsdamer Platz| ©Nico Paix
Pista de gelo em Potsdamer Platz| ©Nico Paix

Quando o tempo frio chega às cidades, o que pode ser mais apelativo do que deslizar na pista de gelo? Berlim, tal como muitas outras cidades europeias, instala todos os anos, durante o inverno, várias pistas de gelo nos seus bairros mais importantes para que os residentes e os turistas possam desfrutar de um agradável passeio.

Estas pistas são normalmente instaladas durante o mês de novembro e permanecem abertas até ao final de janeiro, aproveitando os meses mais frios para que as pessoas possam desfrutar deste desporto apropriado. O melhor de tudo é que estas pistas estão abertas ao público e a entrada é gratuita. Em janeiro, normalmente não estão muito cheias, pelo que pode desfrutar de uma hora de patinagem à volta da pista e absorver a atmosfera de Berlim.

Detalhes interessantes

  • Preço: As pistas são gratuitas.
  • Localização: Há várias pistas de gelo espalhadas pela cidade, mas uma das mais importantes fica em Potsdamer Platz.
  • Data: As pistas de gelo estão abertas durante todo o mês de janeiro.

10. Delicie-se com os saldos de janeiro

KaDeWe, Berlim| ©Rob Faulkner
KaDeWe, Berlim| ©Rob Faulkner

Depois de terminar o ano cheio de despesas devido à chegada do Natal, janeiro apresenta-se como um mês de arranque e de ofertas e não há melhor prova disso do que os famosos saldos de janeiro que têm lugar em grande parte da Europa e, por conseguinte, numa das capitais mais importantes. Durante todo o mês, a cidade de Berlim começa a ostentar todo o tipo de ofertas, tanto no comércio local como nas principais marcas.

Se estiver em Berlim em janeiro, não pode perder a oportunidade de ir à Ku ́ Damm, uma das mais importantes avenidas comerciais da cidade, em busca de uma pechincha. Berlim é uma das capitais mais caras do continente, por isso, poder pegar uma peça de roupa, acessório ou capricho com até 75% de desconto é uma verdadeira pechincha.

Se vai tentar a sua sorte durante uma manhã em Ku'damm, recomendo-lhe que vá ao KaDeWe, um enorme centro comercial considerado o maior da Europa, com até 6 andares de lojas.

Pormenores interessantes

  • Preço: depende do que quiser comprar, mas tenha em mente que haverá descontos, pelo que pode encontrar verdadeiras pechinchas.
  • Local: uma das avenidas mais recomendadas para as compras de saldos é a Kurfürstendamm, mais conhecida por Ku'Damm.
  • Data: Os saldos de janeiro começam normalmente na primeira semana de janeiro e duram o mês inteiro.

A temperatura em Berlim em janeiro

Berlim, janeiro| ©Mitch Altman
Berlim, janeiro| ©Mitch Altman

Assim que chegar a Berlim, verificará que em janeiro há muita atividade e coisas para fazer na cidade. No entanto, não se deve esquecer que se está em pleno inverno. As temperaturas em todo o país tendem a ser bastante baixas, oscilando entre os 5º e os -2º graus.

Com este tempo, a minha recomendação é levar roupa quente e botas para poder circular pela cidade e tentar procurar actividades no interior, como festivais, concertos, exposições, autocarros de turismo, spas e eventos de inverno.

Berlim é uma cidade que recebe os visitantes de braços abertos. janeiro é um mês tão bom como outro qualquer e cheio de eventos que o farão passar um bom bocado, vai perdê-lo?