10 coisas para ver e fazer em Berlim no inverno
O inverno em Berlim caracteriza-se por temperaturas baixas, neve e poucas horas de luz do dia. Mas não deixe que isso o impeça de fazer uma óptima viagem, pois a capital alemã está no seu melhor durante esta época do ano.
A capital da Alemanha, habituada às duras condições dos seus Invernos, não se deixa impressionar pelas baixas temperaturas. Muito pelo contrário, e para além de tudo o que há para ver e fazer em Berlim durante o resto do ano, há uma série de actividades que garantem uma estadia inesquecível.
Durante esta época do ano, pode juntar-se aos berlinenses que patinam numa das suas praças mais emblemáticas ou nos lagos que rodeiam a cidade, ir aos impressionantes mercados de Natal, assistir à chegada das maiores estrelas de cinema do mundo ou fugir ao frio visitando alguns dos melhores museus da Europa.
1. Apreciar a vista do Panoramapunkt
Poderá estar à procura de um ponto de vista para observar a cidade, especialmente se tiver nevado e quiser ver como o manto branco transforma a paisagem. Uma óptima opção é o Panoramapunkt, situado no topo da Torre Kollhoff, no meio da Potsdamer Platz. Para subir, utiliza-se o elevador mais rápido do continente, capaz de percorrer os 100 metros de altura da torre em apenas 20 segundos.
Além do espaço para contemplar as vistas, encontrará também uma cafetaria e uma sala onde poderá ver a interessantíssima exposição multimédia Berliner Blicke, que faz uma revisão da história da zona.
A melhor coisa do Panoramapunkt é a vista panorâmica de 360 graus que oferece de toda a cidade, mas a estética do espaço em si também é muito marcante. Tentou-se recriar a atmosfera dos anos 20 e 30, com claras referências à obra de Fritz Lang.
2. Fazer uma visita guiada ao mercado de Hanukkah em Berlim
Embora a religião judaica não celebre o Natal, há um feriado religioso no bairro judeu em dezembro: Hanukkah. Em Berlim, durante um mês inteiro, o museu judaico da cidade monta um mercado para esta celebração. Recomendo-lhe que vá até lá se quiser conhecer uma outra forma de viver estas datas e aproveitar para fazer uma visita guiada ao bairro judeu.
Neste mercado encontrará muitas coisas interessantes:
- Especialidades culinárias que os judeus comem para celebrar o Hanukkah.
- Pratos tradicionais israelitas, como a pasta de tâmaras e os frutos cristalizados.
- Artigos típicos hebraicos, tais como lâmpadas de Hanukkah, mezuzah (um recipiente com um rolo enrolado com versículos da Torah no interior), dreidels (dados de quatro faces utilizados num jogo tradicional de Hanukkah) ou vários tipos de cosméticos feitos de sais do Mar Morto.
- Os concertos de música tradicional judaica, com canções cantadas em iídiche, realizam-se normalmente aos domingos à tarde.
A entrada no mercado, situado no pátio do Museu Judaico, é gratuita e o mercado está aberto das 12:00 às 18:00.
3. Utilize a linha de autocarro 100 para se deslocar pela cidade
Com as temperaturas frias do inverno de Berlim, provavelmente não lhe apetece passar muito tempo ao ar livre. Felizmente, a capital alemã oferece-lhe muitas opções para se deslocar pelas suas ruas de uma forma mais confortável. Uma delas, e possivelmente a mais fácil, é utilizar a emblemática linha de autocarro 100.
Esta linha, para além da sua utilidade, é um símbolo da cidade, pois foi a primeira a fazer um percurso entre as zonas ocidental e oriental após a reunificação. Vai da estação Zoologischer Garten até à praça Alexanderplatz.
Se não conhece a cidade, estes nomes podem não significar nada para si, mas basta dizer que o percurso passa pelos principais pontos turísticos de Berlim. Se comprar o Berlin WelcomeCard, pode criar o seu próprio itinerário turístico ao preço dos autocarros urbanos da cidade.
Outra boa opção: os autocarros turísticos
Claro que, se preferir que o itinerário seja acompanhado de explicações sobre o que está a ver, pode sempre comprar um bilhete para um dos autocarros turísticos de Berlim.
Com este meio de transporte, pode subir e descer as vezes que quiser e visitar locais como a Porta de Brandemburgo, o Checkpoint Charlie ou o Memorial do Holocausto, entre muitos outros.
4. Passar algumas horas abrigado na Ilha dos Museus.
Embora sejam imperdíveis em qualquer altura do ano, não há melhor altura para visitar a Ilha dos Museus do que no inverno. Não só poderá apreciar a arte exposta, como também passará algumas horas sob um teto quente.
A Ilha dos Museus situa-se mesmo ao lado da catedral. Neste artigo sobre os bilhetes de entrada, encontrará todas as informações necessárias para visitar todos os museus aí existentes:
- Neues Museum: sem dúvida, o que mais chama a atenção é o busto de Nefertiti.
- Alte Nationalgalerie: abriga quadros de pintores alemães como Max Lieberman e Karl Friedrich Schinkel.
- Museu Bode: a sua coleção de esculturas é verdadeiramente impressionante, com obras de artistas como Donatello, Bernini e Canova.
- Altes Museum: foi o primeiro museu inaugurado na ilha. Atualmente, alberga uma importante coleção de arte clássica.
Se ainda tem fome de mais visitas deste tipo, neste artigo encontrará uma lista dos melhores museus de Berlim para planear a sua visita.
5. Atreva-se a patinar em lagos gelados
Os lagos que rodeiam Berlim são uma atração durante todo o ano para muitos berlinenses nos seus dias de folga. No verão, vêm banhar-se na água e, quando esta congela, no inverno, vêm patinar nela. Se gosta desta atividade, deve juntar-se aos berlinenses e ir a um deles:
- O Lago Wannsee, situado a sudoeste da capital, com uma grande área congelada de quase 200 hectares, é um dos melhores destinos para os entusiastas dos desportos de inverno.
- O lago Grunewald, que é preparado durante a época de inverno para os patinadores ou para aqueles que querem andar de trenó.
O melhor destes lagos é o facto de serem facilmente acessíveis a partir do centro de Berlim. Basta apanhar o metro da cidade para chegar a eles num curto espaço de tempo.
Como lá chegar
- Lago Wannsee: se tomar a Alexanderplatz como ponto de referência em Berlim, pode chegar ao lago apanhando a linha de comboio RE1 ou a linha de metro S7.
- Lago Grunewald: a partir do mesmo ponto, apanhe a linha S31.
6. Não deixe de visitar o Winterwelt (Mundo de inverno)
Se há um evento que os berlinenses não podem perder no inverno, é o Winterwelt, o Mundo de inverno. Durante um mês inteiro, até ao início de janeiro, uma verdadeira paisagem de inverno é montada entre os arranha-céus que rodeiam a Potsdamer Platz, uma das praças mais famosas de Berlim.
É, sem dúvida, um ótimo lugar para ir se vier a Berlim com crianças, embora os adultos também se divirtam muito a aproveitar as suas instalações, pois quem vem a esta praça, e você deve ser um deles, tem a oportunidade de desfrutar de várias atracções diferentes:
- Patinagem numa pista de gelo.
- Deslizar por um escorrega de 70 metros de comprimento.
- Jogar eisstock.
- Andarde trenó numa pista de 12 metros de altura.
- Recarregar as baterias numa das barracas de comida instaladas na praça, como a cabana de especialidades austríacas, que o fará sentir-se como se estivesse nos Alpes.
- Desfrute dos concertos de música de Natal e de alguns dos DJ que o animam durante a sua estadia.
Informações práticas
- Horário de abertura: entre as 10:00 e as 22:00, todos os dias da semana. Na véspera de Natal, o parque fecha às 14:00 horas.
- Preço: a entrada é gratuita, embora a pista de tobogã custe 1,5 euros.
Pista de trenó 1,50 euros.
7. Viva as noites de inverno de Berlim nos seus locais de entretenimento mais atmosféricos
A reputação da vida nocturna de Berlim é bem merecida, com locais para todos os tipos de pessoas. E a vida nocturna é diferente , quer se esteja na cidade no verão ou no inverno. No primeiro caso, as esplanadas e as festas ao ar livre são as mais populares, enquanto no inverno nada pode competir com os pubs e discotecas interiores. Se quiser experimentar a vida nocturna da capital alemã, eis alguns locais a visitar:
- Kreuzberg: considerado uma das zonas mais alternativas da cidade, este bairro na parte oriental de Berlim alberga um grande número de locais de todo o tipo.
- Friedrichshain: este bairro, separado do anterior pelo rio, também tem sítios interessantes para quem gosta de dançar. Blau|url=https://www.katerblau.de/::::, com uma estética punk muito bem sucedida.
- Prenzlauer Berg: se preferir ir a sítios mais calmos, Prenzlauer Berg é o sítio ideal para si.
8. Tentar apanhar uma estrela no Festival Internacional de Cinema de Berlim
O Festival Internacional de Cinema de Berlim, conhecido como Berlinale, é um dos maiores festivais de cinema do mundo, juntamente com Veneza, Cannes e San Sebastian. Quem estiver na cidade durante o festival, em fevereiro, terá a oportunidade de conhecer algumas das estrelas que participam no evento ou de ver um dos filmes em competição.
O festival tem a sua sede no Berlinale Palast, embora vários cinemas da cidade aproveitem a ocasião para realizar as suas próprias actividades. Se lhe apetecer, pode ir até à passerelle onde é estendida a famosa passadeira vermelha e assistir ao desfile dos actores e actrizes que assistem às estreias.
Quem quiser ir mais longe e assistir a uma sessão como público não tem a vida facilitada, pois os bilhetes esgotam rapidamente. A única forma é ir à bilheteira de manhã bem cedo e contar com um pouco de sorte.
9. A melhor maneira de vencer o frio: saunas e spas
Embora um pouco menos do que os habitantes dos países nórdicos, na Alemanha há uma grande paixão por saunas e spas. É uma das melhores formas de combater o frio lá fora e pode ser uma óptima maneira de passar algumas horas, se viajar para Berlim no inverno.
Na capital alemã, encontrará vários tipos de estabelecimentos. Às saunas tradicionais e aos spas juntam-se muitos banhos turcos, possivelmente devido à grande imigração do país otomano para a Alemanha há várias décadas.
As saunas são geralmente mistas e a maior parte delas não tem fato de banho. Se for tímido, verifique as condições antes de reservar.
- Grand Hyatt Potsdamer Platz: Muitos descrevem este estabelecimento como um oásis de luxo no coração da cidade.
como um oásis de luxo no centro da cidade. A sua piscina aquecida está rodeada por grandes janelas que oferecem vistas maravilhosas sobre a cidade, uma sauna de estilo finlandês, um banho turco e um ginásio.
- Türkisches Hamam Berlin: Como o nome sugere, este estabelecimento oferece a experiência de um autêntico banho turco no coração de Berlim. Está situado na Bülowstraße 57
- Stadtbad Neukölln: na Ganghoferstraße 3, no bairro de Neukölln, este luxuoso spa foi inaugurado em 1914. No final do seu tratamento, tem a possibilidade de utilizar a piscina de gelo.
10. Divertir-se nos Mercados de Natal
Sem dúvida, o plano estrela no inverno, especialmente se já esteve em Berlim na época do Natal, é visitar os mercados localizados nas praças da cidade. Não deixe de visitar vários deles, desfrutar das atracções e comer e beber o que têm para oferecer.
Um dos maiores e mais populares da capital é o que se encontra na Alexanderplatz:
- Na zona existem atracções que farão as delícias de miúdos e graúdos, a começar pela enorme roda gigante de onde se pode ver uma grande parte da cidade.
- Também se pode patinar numa pista de gelo.
- As belas decorações e a enorme árvore de Natal são uma bela experiência visual.
- Não faltam as bancas de artesanato e as bancas que oferecem comida e bebida.
Outros mercados de Natal interessantes incluem o belo Gendarmenmarkt e Charlottenburg, embora uma viagem a Potsdam (apenas a 30 quilómetros de distância) seja também altamente recomendada para desfrutar do belo mercado aí existente.
Não se vá embora sem provar o glühwein
O glühwein, o vinho quente, é o rei dos mercados de Natal, embora possa ser encontrado em muitos sítios durante o inverno. Ninguém deve deixar Berlim sem o provar, tanto pelo seu delicioso sabor como pela agradável sensação de calor que provoca assim que se começa a beber.
Como é o tempo em Berlim no inverno
Só há uma palavra para descrever o tempo em Berlim no inverno: frio. A média das temperaturas máximas é de uns escassos 3°C, enquanto a média das mínimas ronda os 2°C negativos, embora muitas vezes o termómetro desça muito mais.
A única boa notícia, embora eu recomende que verifique a previsão do tempo antes de viajar, é que estes meses não são demasiado chuvosos. No entanto, quando há precipitação, não é raro que seja sob a forma de neve.
Por outro lado, ao planear as suas visitas, deve ter em conta que a noite cai muito cedo. Em janeiro, por exemplo, o sol põe-se por volta das 16:30.
O que vestir em Berlim no inverno
Um ditado popular em Berlim diz que "não há mau tempo, há má roupa". Pode até ser verdade, mas quem não está habituado a estas baixas temperaturas precisa de uma ajuda extra.
A mala deve ter roupa interior térmica, incluindo algo para as pernas e os pés. As botas são o melhor calçado, especialmente as que são forradas por dentro. É também importante que tenham solas antiderrapantes para o caso de nevar.
Um bom chapéu quente é também essencial, bem como um bom cachecol e luvas. Claro, não se esqueça do seu melhor casaco e de um mackintosh para o caso de nevar.