10 coisas para ver e fazer em Berlim com crianças
Vai a Berlim com crianças e tem medo que elas se aborreçam? Não se preocupe: a capital alemã oferece muitas actividades para os mais pequenos se divertirem. Aqui estão as mais interessantes
Quando se viaja com crianças, é preciso ter em conta que os interesses delas podem ser diferentes dos nossos. Assim, por muito que os pais adorem um museu, é muito provável que os mais pequenos se aborreçam ao fim de algum tempo. Por esta razão, deve introduzir actividades concebidas para eles.
A vantagem da capital alemã é que não terá problemas em encontrar planos para as crianças se divertirem. Entre outras coisas, poderá levá-las aos maravilhosos parques com áreas dedicadas a elas, visitar alguns museus que certamente captarão a sua atenção ou, se se atrever, até andar num balão de ar quente.
1. Parta à aventura enquanto visita os principais museus e pontos turísticos de Berlim
Com um pouco de habilidade, pode dar um toque de mistério e diversão à sua visita a Berlim com crianças. Basta visitar alguns sítios onde elas descobrirão a vida dos espiões e alguns recantos escondidos da cidade que lhes chamarão a atenção. Eis algumas opções:
- Museu do Espião: Berlim, durante a Guerra Fria, foi uma das cidades com mais espiões no mundo. Embora não seja especificamente concebido para os mais pequenos, eles vão divertir-se imenso a descobrir os objectos dos agentes secretos. Localizado na Leipziger Platz, muito perto da Potsdamer Platz, a taxa de entrada é de 7 euros**(5 euros para crianças**).
- Túnelde Innsbrucker Platz: Este túnel conduz a uma misteriosa estação de comboios subterrânea abandonada. Os bilhetes podem ser adquiridos na entrada sul da estação de metro de Gesundbrunnen e custam cerca de 12 euros.
- O Museu da RDA: Embora se deva explicar muito bem o contexto, pois há algumas partes que podem ser demasiado escuras para eles, há áreas de que eles podem gostar. Está situado na Karl-Liebknecht-Straße. O preço para adultos é de cerca de 10 euros, enquanto as crianças pagam apenas 6 euros.
Descubra a Ilha dos Museus com os seus filhos
Uma visita à Ilha dos Museus é uma obrigação quando se viaja para Berlim, mesmo que se viaje com crianças. Se a visita for bem organizada e não for demasiado longa, não há dúvida de que se podem encontrar muitas coisas interessantes. No entanto, também vale a pena dar uma vista de olhos na lista dos melhores museus da cidade para encontrar alguns que sejam mais divertidos para eles. Aqui estão alguns exemplos:
- Museu dos Videojogos: No seu interior, poderá aprender sobre os primeiros jogos de computador e consolas de videojogos. Localizado em Karl-Marx-Allee 93A. A entrada geral custa cerca de 9 euros, mas as crianças pagam cerca de 5 euros.
- Centro Anne Frank: Dependendo da idade da criança, pode ser interessante levá-la a este museu berlinense associado ao de Amesterdão. Está localizado na Rosenthaler Str. 39. O preço para adultos é de cerca de 6 euros e as crianças com menos de 10 anos são gratuitas.
- Museu de História Natural: um dos museus mais populares para crianças de todas as idades. Na sua coleção pode ver mais de 25 milhões de amostras de minerais, animais e paleontologia. Ah, e dinossauros! O endereço é Invalidenstraße 43 e a entrada para adultos custa cerca de 8 euros (crianças entre os 6 e os 15 anos 5 euros).
Leve-os à melhor exposição sobre o corpo humano
Se os seus filhos adoram ciência, outro sítio para os levar é a exposição Body Worlds, em Berlim. Aqui, eles descobrirão os aspectos mais impressionantes do corpo humano através de uma exposição com mais de 200 figuras, nas quais músculos, órgãos e tecidos são recriados na perfeição.
2. Deixe-os maravilhar-se com a vida marinha no AquaDom.
As atracções no centro de Berlim são quase infinitas, mas tenho a certeza de que não esperava encontrar um grande aquário com mais de 5000 exemplares marinhos de 80 espécies diferentes. Embora as crianças gostem da visita, tenho a certeza de que os adultos também se vão divertir.
Reserve o seu bilhete para o Aquário de Berlim. Está situado junto à Alexanderplatz, no bairro de Mitte. No seu interior, pode ver 35 piscinas diferentes que reproduzem vários tipos de espaços naturais. A própria estrutura do local é espetacular, pois trata-se de um aquário cilíndrico com um elevador interior através do qual se sobe rodeado por um milhão de litros de água salgada.
Como é habitual, os animais que costumam atrair mais a atenção das crianças são os tubarões, embora as raias, os polvos, os cavalos-marinhos e os peixes-gato também sejam interessantes.
Informações práticas
- Horário de funcionamento: todos os dias da semana entre as 11 e as 17 horas.
- Preço: os maiores de 15 anos pagam cerca de 19 euros, enquanto a taxa de entrada para as crianças é de cerca de 15 euros.
3. Divertir-se no Legoland Discovery Centre
Com os seus 3500 metros quadrados de superfície, a reserva de bilhetes para o Legoland Discovery Centre é obrigatória se viajar com crianças. É um dos locais mais visitados pelas famílias berlinenses e turistas com crianças entre os 3 e os 10 anos, idades para as quais as actividades são recomendadas.
Neste espaço, para além de contemplarem construções espectaculares feitas com Legos, os mais pequenos poderão brincar e criar as suas próprias estruturas. Também tem uma sala que exibe um filme 4D, atracções e a biblioteca de Merlin.
Uma das áreas deste centro é a Miniland, onde as crianças (e os adultos) podem ver os monumentos mais famosos de Berlim feitos com peças de Lego.
Informações práticas
- Preço: a entrada para adultos e crianças custa cerca de 19 euros.
- Horário de abertura: diariamente, das 10h00 às 17h00. A última entrada deve ser efectuada antes das 15 horas.
4. Ver a cidade a partir de um balão
Por cerca de 29 euros, recomendo que não perca a oportunidade de reservar bilhetes para um passeio de balão Die Welt. A não ser que tenham medo das alturas, esta é uma das actividades que as crianças mais recordarão de toda a viagem.
O balão, preso por um cabo de aço, descola a cada 15 minutos de perto do Checkpoint Charlie. Durante o voo, será possível ver a Porta de Brandemburgo, ter uma perspetiva do rio Spree e ver uma vista diferente do Reichstag.
5. Participe numa aventura assustadora no Dungeon Dragon
Se vai com crianças e adolescentes, não pode perder a oportunidade de reservar bilhetes para o Dungeon Berlin, onde conhecerá a história mais arrepiante da capital alemã, uma atividade familiar muito diferente e original!
Com o seu bilhete terá acesso a um total de 10 recriações dos momentos mais aterradores de Berlim, juntamente com um guia especializado e vários actores e actrizes que o irão entreter durante a sua visita. Conhecerá personagens importantes da história, como a Dama de Branco e o Bobo da Escuridão, fará um passeio de jangada e experimentará uma queda de nada menos que 12 metros no escuro.
Há uma grande variedade de horários para que possa encaixar esta atividade no seu programa de férias. Das 11h30 às 17h45, aproximadamente, e a entrada custa 23 ¤ para maiores de 15 anos e 17 ¤ para crianças dos 8 aos 14 anos.
6. Explorar os parques e jardins de Berlim
Qualquer pessoa que tenha visitado a capital alemã (mesmo que tenha viajado para Berlim no inverno) terá reparado na quantidade de famílias que se reúnem nos seus parques e jardins para passear. Basta reservar uma visita guiada a Berlim para ver com os seus próprios olhos. Se vier com crianças, é melhor seguir os habitantes locais e escolher o espaço verde que melhor se adapta aos seus gostos.
Uma das atracções destes espaços verdes é que quase todos têm parques infantis.
- Para os mais activos, por exemplo, o parque situado nas pistas do antigo aeroporto de Tempelhof é a melhor opção. Aí poderão andar de bicicleta ou de skate sem qualquer problema.
- Se é um amante de contos de fadas, não há melhor lugar do que o Volkspark Friedrichshain, onde encontrará uma fonte decorada com esculturas das personagens criadas pelos Irmãos Grimm. É também o parque público mais antigo da cidade e tem um lago, instalações desportivas e, no verão, um cinema ao ar livre.
- O parque chamado " Os Jardins do Mundo " é definitivamente um lugar que pode tornar-se um dos favoritos das crianças durante a sua viagem a Berlim. Localizado no bairro de Marzahn-Hellersdorf, esta área não só alberga um fantástico labirinto e um parque infantil, mas também diferentes estilos de jardins (do chinês ao britânico) e comida de todo o mundo.
7. Se estiver de visita no verão, dirija-se às praias da cidade ou aos lagos mais próximos
Embora não tenha uma praia, se viajar para Berlim no verão, encontrará várias zonas perto do rio preparadas para que os habitantes locais e os visitantes possam nadar e fazer um piquenique na zona.
- As praias urbanas mais interessantes são a Kinderbad Monbijou (mais familiar) e a Badeschiff, com um ambiente mais festivo.
- Os lagos que rodeiam a capital e aos quais se chega facilmente de metro são o Wannsee, o lago da floresta de Grunewald e o Müggelsee.
Naturalmente, a outra grande opção relacionada com a água é um cruzeiro à volta da capital alemã. Não hesite em reservar um cruzeiro em Berlim. De certeza que vai adorar.
e se viajar no inverno, leve-os a patinar no gelo
É seguro dizer que Berlim no inverno troca os banhos pelas pistas de gelo. Especialmente se viajar para Berlim no Natal, encontrará pistas de gelo em várias das praças mais importantes da cidade. Uma delas é o Winterwelt ( Mundo de inverno), uma espécie de parque de diversões situado em plena Potsdamer Platz.
Muitos berlinenses também vão aos mesmos lagos onde se banham no verão, mas desta vez para patinar na superfície gelada.
8. Entre no MACHmit!, a mistura perfeita de parque infantil e museu
Um dos sítios mais curiosos para levar os seus filhos em Berlim é o MACHmit ! Inaugurado em 1993 com a intenção de ser uma mistura entre um parque infantil e um museu. Especificamente, as suas actividades são concebidas para crianças entre os 4 e os 12 anos.
Situado no bairro de Prenzlauer Berg, este sítio foi concebido especificamente para a participação das crianças. Para começar, ficarão certamente maravilhadas quando virem o local onde se encontra, uma vez que em 2003 foi transferido para o interior de uma igreja neo-gótica renovada. Eis alguns dos seus principais espaços:
- Na sala principal de exposições, na nave central, encontra-se uma grande estante de madeira em forma de labirinto vertical, pela qual se pode subir.
- Outro espaço muito procurado é a sala dos espelhos, bem como a saboaria, a tipografia e a biblioteca. Há também uma sala de jogos e várias exposições educativas que mudam de tema todos os anos.
- Finalmente, no local onde se encontrava o altar, foi instalado um anfiteatro onde se realizam vários espectáculos enquanto os pais passam o tempo na cafetaria.
Informações práticas
- Endereço: Senefelderstraße, 5.
- Horário de funcionamento: quintas e sextas-feiras, das 14h às 18h; sábados e domingos, das 10h às 18h.
- Preço: cerca de 7 euros.
9. Entrar na história de Robin dos Bosques
Uma das vantagens de explorar os bairros de Berlim para além do centro é o facto de se encontrarem lugares que não se esperam. Para as crianças, por exemplo, há poucos sítios mais divertidos do que o Robin Hood Spielplatz, um parque temático inspirado na popular personagem.
Em Savignyplatz, perto de Kurfürstendamm, encontrará uma maravilhosa recriação da floresta de Sherwood, o local onde Robin Hood viveu as suas aventuras. O ponto central do parque, que ocupa cerca de 14.000 metros quadrados, é um enorme castelo cheio de torres e casas. A partir deste ponto, através de uma ponte, chega-se às casas na árvore onde Robin Hood e os seus camaradas viveram.
A área de lazer estende-se por todo o parque: campos desportivos, um parque aquático, trenós e mesas de piquenique.
Mais aventuras para as crianças: a área de jogos do navio pirata
Se o Robin dos Bosques não as convencer, talvez um navio pirata o faça. Este está localizado num parque infantil perto do Palácio de Charlottenburg, por isso pode ser uma paragem perfeita se decidiu visitar este esplêndido monumento.
A principal atração do parque é obviamente o navio pirata, que as crianças mais velhas podem tentar subir usando as redes de escalada e sentir-se como um verdadeiro corsário durante algumas horas.
10. Passe algum tempo no Tierpark ou no Jardim Zoológico de Berlim
Com a reunificação de Berlim, a cidade viu-se com algumas instalações duplicadas. Entre elas, dois jardins zoológicos. Ambos ainda hoje estão em funcionamento e proporcionam, muitas vezes, bons momentos para os mais pequenos.
O Jardim Zoológico de Berlim, situado perto de Kurfürstendamm, é considerado o que tem o maior número de espécies animais do mundo, com mais de 16.000. É também o jardim zoológico mais visitado da Europa. Entre as suas atracções, destaca-se o seu enorme aviário, bem como o aquário com tubarões e piranhas. Tem também uma área infantil onde as crianças podem interagir com ovelhas, cabras, póneis e burros.
O outro jardim zoológico da cidade, o Tierpark, é muito mais pequeno, albergando apenas cerca de 900 espécies diferentes.
Dicas e truques para viajar com crianças
- Faça uma lista de todas as coisas para ver e fazer em Berlim: desta forma, poderá explicar cada um dos monumentos e museus e, assim, tornar a visita mais agradável para os membros mais novos da família.
- Tirarpartido do autocarro turístico: Todos sabemos que as crianças tendem a cansar-se rapidamente de andar pela cidade. Os autocarros turísticos de Berlim são a alternativa perfeita para visitar os monumentos mais importantes da capital alemã sem se cansarem. Basta estudar as paragens para saber onde sair e onde voltar a entrar.
- Transportes públicos: as crianças com menos de 6 anos podem viajar gratuitamente, enquanto as crianças dos 6 aos 14 anos têm direito a uma tarifa reduzida. Os transportes também são facilmente acessíveis com carrinhos de bebé.
- Bicicletas: Berlim é uma cidade muito amigável para aqueles que preferem andar em duas rodas. Se preferir algo mais organizado, existem vários passeios de bicicleta interessantes.
- Museus: A maioria dos museus tem entrada reduzida para crianças.