Melhores bairros de Berlim
A riqueza histórica e a modernidade de Berlim fazem dela uma visita obrigatória para viajantes de todo o mundo, e cada um dos seus bairros alimenta a alma desta cidade animada. E cada um dos seus bairros alimenta a alma desta cidade animada, por isso junte-se a mim para descobrir os melhores bairros de Berlim!
Museus, monumentos, galerias de arte contemporânea, mercados e vida nocturna. Cada distrito e bairro de Berlim conta uma história e oferece algo especial que faz da capital alemã uma cidade fascinante com muito para explorar em qualquer altura do ano.
1. Mitte
Tinha de começar esta lista por falar de Mitte ou Berlin-Mitte, que mais do que um bairro em si, é o mais importante e populoso da cidade, onde se encontra o centro histórico e alguns dos pontos turísticos mais interessantes para explorar. Por isso, se estiver em Berlim e estiver à procura de passeios e excursões disponíveis na cidade, esta zona será obrigatória.
Um local histórico que durante a Guerra Fria pertenceu à RDA, e que após a reunificação alemã ocupou diferentes espaços, até atingir a organização que tem atualmente. Se quiser explorar esta zona, recomendo uma excursão em autocarro turístico, que o levará aos locais mais destacados. Um plano perfeito, especialmente se estiver em Berlim apenas por alguns dias.
Em 2001, os distritos de Berlim foram reorganizados, e alguns deles tornaram-se distritos da cidade, enquanto outros foram reagrupados, como foi o caso de Mitte, Wedding e Tiergarten.
Como há muito para ver em Mitte, vou falar-vos aqui de dois lugares que considero imperdíveis.
Reichstag
Oedifício do parlamento alemão merece uma visita, e a principal atração é a sua cúpula de vidro, que pretende representar a abertura e a transformação política da Alemanha após a Segunda Guerra Mundial.
Se decidir subir à cúpula, pode fazer uma visita guiada de 20 minutos, onde aprenderá factos sobre o edifício e os seus arredores. Estão disponíveis guias áudio em onze línguas, adaptados para crianças e pessoas com deficiência. Recomendo o restaurante no telhado, situado a leste da cúpula, aberto diariamente até à meia-noite.
Informações úteis:
- Preço: a entrada é gratuita, mas é necessário registar-se com antecedência.
- Horário de funcionamento: diariamente, das 9h00 às 21h45. Acesso a cada 15 minutos.
- Endereço: Platz der Republik 1, 11011 Berlim.
Ilha dos Museus
Em Mitte também se encontra esta zona que alberga alguns dos museus mais importantes da Europa. Não perca a oportunidade de reservar os seus bilhetes para visitar este Património Mundial da UNESCO.
Alguns dos museus que pode visitar aqui são o Museu Antigo, o Museu Bode, a Galeria Nacional Antiga e o Museu Pergamon.
Informações úteis:
- Preço: Dependendo do museu que pretende visitar, os bilhetes custam entre 6 e 12 euros.
- Horário de abertura: A maioria dos museus está aberta de terça-feira a domingo, das 10:00 às 18:00. Pode consultar o horário de abertura do museu que pretende visitar no sítio Web oficial da ilha.
- Endereço: Am Lustgarten, 10117 Berlim.
2. Tiergarten
Outra das zonas da cidade mais visitadas pelos turistas que chegam à capital alemã. Neste bairro da cidade encontra-se o enorme parque com o mesmo nome, onde se encontra o jardim zoológico de Berlim, que vale bem a pena visitar, especialmente se estiver a visitar a cidade com crianças pequenas.
Aqui também se encontra a Potsdamer Platz, considerada o centro cosmopolita de Berlim. Recomendo que não percas a zona dos food trucks, uma tendência que está a tomar conta deste espaço para que possas desfrutar de uma variedade de comida de rua. Esta zona está aberta todos os dias das 11h30 às 18h00.
Alguns sítios recomendados no bairro
- Coluna da Vitória.
- Parque Tiergarten.
- Arquivo Bauhaus.
3. Casamento
Situado no bairro de Berlin-Mitte, Plötzensee não é tão conhecido pelos turistas, mas teve um crescimento notável que vale a pena apreciar. Aqui, as rendas são mais baratas do que noutras partes da cidade e o ambiente é mais calmo. É um ótimo lugar para ficar quando se visita Berlim.
Em Wedding encontrará também mercados de rua, parques públicos e galerias, uma vez que muitos artistas emergentes escolheram esta zona da cidade para se instalarem.
Alguns sítios recomendados para visitar no bairro
- Parque Plötzensee, que tem um lago natural.
- Leopoldplatz, mercado dos agricultores.
- Palácio da Justiça.
4. Kreuzberg
Se está à procura de mais do que apenas os melhores museus de Berlim, este bairro oferece uma visão alternativa da cidade. Também conhecido como o bairro turco, devido ao grande número de imigrantes que vivem na zona, Kreuzberg tem muito para explorar, incluindo vida nocturna, fast food e bancas de comida barata, lojas e uma feira da ladra altamente recomendada ao fim de semana.
Outrora a cena punk de Berlim Ocidental, Kreuzberg, um lugar de resistência e rebelião, é agora um bairro moderno e alternativo, onde muitas empresas criativas e meios digitais têm os seus escritórios. Ao longo da Rua Paul-Lincke-Ufer encontrará opções de restauração mais sofisticadas, como a pizzaria Zola e o restaurante mexicano La Lucha.
Alguns sítios recomendados no bairro
- Museu Judaico
- Bergmannstraße, onde se encontram inúmeras lojas, bares e restaurantes.
- Monumento Nacional no Viktoriapark, um miradouro panorâmico da cidade e dedicado à vitória nas Guerras Napoleónicas.
5. Neukölln
Se perguntar em Berlim qual o bairro mais trendy, provavelmente ser-lhe-á recomendada a visita a Neukölln, situado na parte sudoeste da capital alemã e não muito longe do centro da cidade. É um antigo bairro operário que é muitas vezes confundido com Kreuzberg devido à grande comunidade turca, libanesa e curda que aqui vive.
Aqui sentirá uma atmosfera multicultural e artística. Muitos bares, cafés, galerias de arte independentes e lojas vintage fazem deste um bairro que mostra a face jovem e moderna de Berlim.
Alguns sítios recomendados no bairro
- Mercado turco.
- Körnerpark.
- Schillermarkt.
6. Friedrichshain
Cada bairro de Berlim tem uma história e uma personalidade que o torna fascinante e Friedrichshain não é exceção. Também conhecido como F'hain, faz parte do distrito de Friedrichshain-Kreuzberg e é descrito pelo termo alemão Szeneviertel, que significa "trendy" ou "na moda".
Aqui, encontra-se uma cena underground e é um dos bairros que atualmente atrai famílias jovens, estudantes e artistas. Uma das suas atracções é, sem dúvida, a East Side Gallery, com cerca de 1,3 km de comprimento, onde se pode ver um antigo pedaço do que foi o Muro de Berlim, que foi intervencionado por inúmeros artistas e sofreu várias restaurações ao longo da sua história.
Alguns sítios recomendados para visitar no bairro
- Friedrichshain Volkspark Friedrichshain.
- Ponte Oberbaumbrücke.
- RAW Berlin, um antigo complexo ferroviário industrial prussiano, atualmente utilizado para mercados de pulgas de fim de semana, concertos, arte de rua e muito mais.
7. Scheunenviertel
Conhecido como o bairro judeu de Berlim, em Scheunenviertel encontrará muita tradição e história, com memoriais às vítimas do Holocausto, e ao mesmo tempo modernidade, numa zona que é hoje um ponto de encontro de jovens e turistas pela sua vasta oferta de entretenimento.
Recomendo que comece o seu passeio no Hackescher Markt, uma grande praça com inúmeros restaurantes, esplanadas e jardins de cerveja. Há também o Hackesche Höfe, um complexo de pátios, pequenas ruas e edifícios de arquitetura vanguardista, perfeito se quiser desfrutar de uma tarde de compras numa das suas lojas ou tomar uma bebida nos seus numerosos bares e cafés.
Alguns sítios recomendados para visitar no bairro
- Centro Anne Frank.
- Antigo cemitério judeu.
- Nova Sinagoga.
- Parque Monbijou
8. Charlottenburg
Um dos bairros mais exclusivos da cidade e lar de famílias ricas. Situado na parte ocidental de Berlim, nele se encontram galerias de arte, hotéis e boutiques de luxo. Embora tenha uma imagem chique e exclusiva que pode não agradar a alguns viajantes, este bairro também abriga lugares imperdíveis com muita história.
Alguns sítios recomendados para visitar no bairro
- Palácio de Charlottenburg, um lugar que vale a pena visitar se for um admirador da arquitetura.
- Parque Lietzensee.
- Museu da Fotografia.
- Igreja Memorial Kaiser Wilhelm.
9. Prenzlauer Berg
Um bairro boémio, familiar e contracultural que o receberá com numerosos mercados biológicos, cafés saudáveis e muitos carrinhos de bebé. Um lugar na cidade que deixou de ser um refúgio para jovens profissionais descontentes com a situação na Alemanha após a queda do Muro de Berlim, para se tornar um dos bairros mais populosos da capital e onde as jovens famílias decidem instalar-se. O bairro está muito bem servido de transportes públicos e tem muitas atracções turísticas que pode aproveitar se quiser ter uma perspetiva da Berlim eclética e moderna.
Alguns sítios recomendados para visitar no bairro
- Museu Kulturbrauerei.
- Planetário.
- Cemitério Friedhof Schönhause.
10. Schöneberg
Principal zona de Berlimpara a comunidade gay, Schöneberg é um ótimo local para festejar e desfrutar de um passeio pelas esplanadas e bares. Situa-se entre o animado bairro de Kreuzberg e a zona exclusiva que constitui o bairro de Charlottenburg-Wilmersdorf.Hauptstrasse e Postdamer Strasse são as suas ruas principais e é também conhecido como o Bairro Bávaro, onde viveram pessoas como Iggy Pop, Billy Wilder e o próprio Albert Einstein.
Alguns sítios recomendados para visitar no bairro
- Mercado Winterfeld.
- Rudolph-Wilde-Park.
- KaDeWe
Getting around Berlim
Comboio, metro, táxi, bicicleta, tem várias opções para se deslocar na cidade, dependendo de onde quer ir e, claro, do tempo de que dispõe. Se visitar Berlim no verão, por exemplo, é uma boa ideia utilizar os transportes públicos da cidade para evitar longas caminhadas ao sol.
No entanto, se viajar para Berlim no início da primavera, pode desfrutar de agradáveis passeios a pé e até reservar um passeio de bicicleta pela cidade.
Alojamento em Berlim
Para escolher o alojamento mais central possível, deve ter em conta os locais que pretende visitar e a duração da sua estadia na cidade. O aeroporto Willy Brandt de Berlim-Brandemburgo, situado a 40 quilómetros a sul da capital, está ligado ao centro da cidade por linhas de transportes públicos.
Em Berlim, existem várias opções de transfer entre o aeroporto e a cidade, pelo que não será difícil fazer uma ligação ao centro da cidade ou à zona hoteleira.
A zona de Wedding é conhecida pelos seus alojamentos Airbnb e hostelbaratos. Enquanto outros viajantes procuram zonas mais exclusivas, como a Potsdamer Platz, a zona financeira e comercial mais importante da cidade, onde encontrará inúmeros hotéis.
Berlin Welcome Card e Berlin Pass
Finalmente, recomendo-lhe que consulte estas duas opções para desfrutar da sua estadia em Berlim de uma forma prática e com as quais pode poupar tempo e dinheiro.
O Berlin Pass [é um passe turístico que, por um custo fixo](/alemanha/berlim/Berlin Pass/sc-158-1154), lhe oferece, entre outras coisas, entrada gratuita em mais de 50 museus da cidade.
O Berlin Welcome Card é também um cartão turístico que oferece diferentes alternativas de acordo com os dias em que vai visitar a cidade, o que lhe permite poupar dinheiro e aproveitar ao máximo as suas vantagens durante a sua estadia.