12 coisas para ver e fazer em Berlim em agosto

Vai viajar para Berlim em agosto? Não sabe como estou invejosa, pois verá que durante este mês há muitas actividades para celebrar o bom tempo e a cultura da cidade.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 12 minutos

12 coisas para ver e fazer em Berlim em agosto

Berlim | © Jeison Higuita

Tenho uma lista interminável de actividades e coisas para fazer em Berlim, mas em agosto, em particular, essa lista parece aumentar ainda mais. Durante um dos meses mais estivais do ano, a capital alemã enche-se de eventos ao ar livre- e o bom tempo incentiva-o! O melhor de tudo é que há eventos para todos os gostos, desde festivais de cerveja a festivais de música.

Organizar a agitada agenda de agosto em Berlim pode ser complicado, mas não se preocupe, encontrei os eventos culturais imperdíveis. Poderá não ter tempo para os visitar a todos, mas prometo-lhe que será mimado pela escolha.

1. Faça um passeio de balão de ar quente e aproveite o bom tempo de agosto para ver Berlim de cima.

Balão de ar quente em Berlim| ©Loozrboy
Balão de ar quente em Berlim| ©Loozrboy

Sempre quiseste experimentar andar de balão de ar quente? agosto é uma das melhores alturas para o fazer em Berlim. Onde? Perto do Checkpoint Charlie.

É aqui que está instalado o Berlin Hi-Flyerd, um balão de ar quente amarrado ao qual se pode subir para se elevar a mais de 100 metros acima da cidade. Não se trata de uma viagem propriamente dita, mas isso torna-a mais acessível em todos os sentidos; custa cerca de 29 euros e há vários "voos" ao longo do dia.

No total, há lugar para 30 pessoas e, uma vez no céu, o Hi-Flyer oferece uma vista panorâmica impressionante de Berlim e de marcos como a Porta de Brandenburgo e o Tiergarten.

A melhor coisa sobre esta atividade em agosto é que o tempo está bom, por isso não há perigo de a subida ter de ser cancelada devido ao tempo ou de não se ter uma boa vista por causa do nevoeiro.

Quer tirar as melhores fotografias de Berlim a partir de cima? Pode reservar o seu bilhete para o Berlin Hi-Flyeronline aqui.

Factos interessantes

  • Quando: durante todo o mês de agosto
  • Onde: perto do Checkpoint Charlie (em Zimmerstraße e Wilhelmstraße)
  • Preço: cerca de 29 euros

Berlim Hi-Flyeronline

2. Prove as melhores cervejas no Festival Internacional da Cerveja em Berlim

No Festival da Cerveja de Berlim| ©ben dalton
No Festival da Cerveja de Berlim| ©ben dalton

Durante o primeiro fim de semana de agosto, terá poucas desculpas para não provar as melhores cervejas artesanais de Berlim. Porquê? Porque está a decorrer o Internationales Berliner Bierfestival. Mais de dois quilómetros de bancas de cerveja com cervejas para todos os gostos na zona de Karl-Marx-Allee. Qual será a sua preferida? Terá de ir para descobrir. O acesso é gratuito, mas terá de pagar por cada copo que beber.

O Berliner Bierfestival reúne mestres cervejeiros de todo o mundo, embora a maioria (mais de duzentos dos quase quatrocentos participantes) seja alemã. Terá assim a oportunidade de provar cerca de 2000 variedades de cerveja, mas terá de ter cuidado. Para não beber de estômago vazio, recomendo que experimente também a comida típica alemã à venda no local (sim, as salsichas são o prato principal).

Para animar a festa , são organizados concertos nos dezoito palcos do recinto. Normalmente, actuam bandas locais, pelo que terá a oportunidade de se atualizar com as tendências musicais de Berlim. Se gosta de cerveja, pode também inscrever-se numa excursão de cerveja com uma degustação das melhores cervejas artesanais alemãs.

Reservar uma excursão de cerveja em Berlim

3. Aproveite o bom tempo em agosto e explore Berlim de bicicleta

Passeio de bicicleta pela East Side Gallery| ©Eric Gilliland
Passeio de bicicleta pela East Side Gallery| ©Eric Gilliland

Quando chegar a Berlim em agosto, vai descobrir que as temperaturas na casa dos 20º incentivam-no a estar sempre ao ar livre. O meu conselho é que aproveite o bom tempo e todos os raios de sol para ver a cidade de uma forma que não pode ver noutras alturas do ano: de bicicleta, num cruzeiro no rio Spree ou mesmo num autocarro de turismo aberto.

Porque não reservar uma excursão de bicicleta? Berlim pode ser uma cidade muito sobrecarregada, pois tem tantos bairros, praças, centros turísticos... A vantagem de andar de bicicleta é que andará mais depressa e as temperaturas amenas farão companhia ao longo do caminho.

Outra opção é apanhar um autocarro turístico por Berlim. No resto do ano, pode não ser uma boa ideia devido à chuva constante, uma vez que a vantagem destes veículos é que se pode andar no piso superior, que é descoberto. agosto é a altura perfeita para entrar e sair, saltando em mais de 15 paragens, e descobrir pontos turísticos tão importantes como a Porta de Brandemburgo, a Ilha dos Museus e o Gendarmenmarkt.

Factos interessantes

  • Quando: todo o mês de agosto
  • Onde: passeios pelo centro de Berlim
  • Preço: cerca de 25 euros (passeio de bicicleta e autocarro turístico)

Reservar um passeio de bicicleta em Berlim

4. Um cruzeiro por Berlim

Num cruzeiro por Berlim|©Kamikaze GT
Num cruzeiro por Berlim|©Kamikaze GT

E aproveitando o bom tempo e as temperaturas agradáveis em Berlim durante o mês de agosto, tem a oportunidade de embarcar num dos melhores cruzeiros de Berlim. Especificamente, pode reservar o seu cruzeiro com jantarno rio Spree, assistir ao belo pôr do sol a partir do barco e ter uma vista maravilhosa do coração de Berlim e descobrir os pontos turísticos mais importantes da cidade enquanto desfruta de uma noite agradável, tais como: o edifício do Reichstag, a Torre de TV de Berlim ou Das Bundeskanzleramt, apelidada de "A Casa Branca" de Berlim.

Factos interessantes

  • Quando: todo o mês de agosto
  • Onde: Ponto de partida: Rosengarten, Wintersteinstraße 24, 10587 Berlim, Alemanha
  • Preço: a partir de 65 euros (passeio de bicicleta e autocarro turístico)

Compre os seus bilhetes para um cruzeiro com jantar em Berlim

5. Visitar os museus de Berlim à noite

Museu da Ilha dos Museus à noite| ©Ralf Kaiser
Museu da Ilha dos Museus à noite| ©Ralf Kaiser

Visitar os melhores museus de Berlim está na sua lista de desejos? Se viajar em agosto, pode fazê-lo à noite, nomeadamente no dia 27 de agosto, quando se realiza a Longa Noite de Berlim. Das 20h às 2h, fora de horas, muitos dos museus e salas de exposição permanecem abertos, com actividades especiais. Normalmente é muito concorrido, pelo que recomendo que reserve os seus bilhetes com antecedência. E se estiver a viajar em qualquer outro dia do mês e quiser saber quais são os melhores museus a não perder, tome nota!

  • Neues Museum: sempre quiseste ver o famoso busto de Nefertiti? Pode fazê-lo neste museu. Além disso, durante a Longa Noite dos Museus, há guias que explicam a história e as lendas da rainha. Há também outras peças que não pode perder, especialmente as que se encontram nas salas dedicadas ao Egipto: múmias, esculturas funerárias... Pode reservar os seus bilhetes com antecedência aqui.
  • Museu da DDR: Gostaria de conhecer a história recente de Berlim? Este museu exibe objectos do quotidiano (desde carros a cosméticos) que foram usados na Berlim comunista após a Segunda Guerra Mundial. Atenção, é um museu bastante pequeno que está sempre cheio, por isso prepare-se para fazer fila se decidir ir durante a Longa Noite. Pode reservar os seus bilhetes com antecedência aqui.
  • Hamburger Bahnhof: os visitantes mais contemporâneos vão gostar muito deste museu com obras de Andy Warhol, Roy Lichtenstein ou Joseph Beuys. Durante a Noite dos Museus, há frequentemente workshops para praticar as suas capacidades artísticas, bem como espectáculos musicais. E os grandes tesouros estão normalmente nas exposições temporárias, não na exposição principal. Pode reservar os seus bilhetes com antecedência aqui.

Factos interessantes

  • Quando: 25 de agosto
  • Onde: vários museus em Berlim
  • Preço: cerca de 18 euros

6. Berlim vista de cima

Helicóptero vermelho no ar|©Engin Akyurt
Helicóptero vermelho no ar|©Engin Akyurt

Outra óptima opção durante esta época do ano é um passeio de helicóptero, sim, é isso mesmo! Se gosta de alturas, este é o passeio perfeito e uma forma diferente de conhecer a cidade. Vistas espectaculares e privilegiadas numa experiência que irá recordar para toda a vida. Durante cerca de 20 minutos ficará a conhecer todos os locais emblemáticos de Berlim.

Uma nova forma de conhecer a perspetiva arquitetónica de monumentos tão importantes e históricos como o Muro de Berlim, a Porta de Brandemburgo, a Torre de TV e a Catedral.

Factos interessantes

  • Quando: todo o mês de agosto
  • Onde: O ponto de partida é Willy-Brandt-Platz, 2
  • Preço: a partir de 198 euros

Reservar um passeio turístico de helicóptero

7. Descubra a Berlim mais urbana no Skate by Night Berlin

Skate à noite em Berlim| ©dronepicr
Skate à noite em Berlim| ©dronepicr

Quer fazer uma visita nocturna a Berlim de uma forma totalmente diferente? Se vai estar na cidade durante o mês de agosto, tem de se inscrever num dos passeios de skate Sk ate by Night, que começam todos os domingos na Alexanderplatz.

O melhor é que os organizadores propõem um percurso diferente todas as semanas, pelo que terá a oportunidade de visitar a cidade velha de Berlim, as margens do rio Spree e muitos outros locais ao cair da noite. Se não tiveres patins, não há problema, pois podes receber um par grátis com o teu bilhete (cerca de 2 euros por percurso).

Se gostas de patinar, os cerca de 12 quilómetros de cada percurso serão uma explosão. Juntar-se-á a um grupo de pessoas (berlinenses e outros turistas como você) nestes passeios desportivos e divertidos. Se não for um especialista, não há problema, desde que saiba levantar-se e travar, é o suficiente. Há também percursos mais fáceis para os principiantes.

É muito fácil inscrever-se no seu sítio Web, onde também pode consultar previamente os percursos para escolher o que mais lhe agrada. Se quiser fazer mais do que um, recomendo que compre um bilhete de época (cerca de 5 euros). Assim que tiveres o teu bilhete, basta encontrares-te com o resto do grupo perto do relógio da Alexanderplatz.

Factos interessantes

  • Quando: domingos em agosto
  • Onde: O ponto de partida é sempre a Alexanderplatz.
  • Preço: cerca de 2 euros

8. Siga o ritmo da música no Festival Tanz Im August

No Festival Tanz Im August| ©pfatterüberalles
No Festival Tanz Im August| ©pfatterüberalles

Gosta de dançar? Quer esteja a dançar ou a assistir, tem um encontro marcado durante as duas primeiras semanas de agosto em Berlim. É nessa altura que se realiza o Tanz Im August, um festival de artes performativas em que diferentes grupos de dança contemporânea actuam em vários locais de Berlim.

A entrada para cada espetáculo custa cerca de 20 euros, embora haja descontos para grupos específicos (como estudantes) e se comprar mais do que um bilhete.

O melhor do Tanz Im August é que mostra os talentos coreográficos de artistas de todo o mundo, tanto locais como internacionais. De facto, algumas das melhores companhias apresentam as suas novas criações neste festival.

Há mais do que um palco, por isso verifique o programa com antecedência. A maioria destes locais são edifícios culturais em Berlim, como o Deutsche Theater ou a St. Elisabeth-Kirche. Elisabeth-Kirche. Se estava a pensar visitar algum destes locais, esta é a sua oportunidade de o fazer de uma forma diferente.

Factos interessantes

  • Quando: primeiras duas semanas de agosto
  • Onde: diferentes edifícios e centros culturais em Berlim
  • Preço: aproximadamente 20 euros (cada espetáculo)

9. Visite a Konzerthaus de Berlim durante o Young Euro Classic em agosto

Berlin Konzerthaus| ©Olivier Bruchez
Berlin Konzerthaus| ©Olivier Bruchez

Embora Berlim seja uma cidade muito moderna, o berço do techno, tem também uma grande sala de concertos, a Konzerthaus, onde todos os anos em agosto se realiza um concurso internacional de orquestras jovens.

Pode não conseguir ir aos concertos durante o resto do ano (os preços podem ser elevados), mas pode aproveitar este evento mais "amador" para obter um bilhete a um preço mais acessível (cerca de 20 euros), ver a famosa sala por dentro e ouvir as actuações e criações dos conjuntos participantes.

O objetivo do Young Euro Classic não é simplesmente premiar a melhor orquestra, mas sim dar-lhes visibilidade e permitir-lhes apresentar tanto uma interpretação de uma obra clássica como a sua própria composição, representando a música do seu país de origem. Durante 16 dias, Berlim vive um evento multicultural em que, através de notas musicais, o mundo inteiro se une.

Claro que, com um palco como o Konzerthaus, que se situa na Gendarmenplatz, tudo soa ainda melhor. Quando estiveres lá dentro, ficarás surpreendido por parecer relativamente "novo". Isto é normal, uma vez que o interior foi deixado em ruínas após os bombardeamentos da Segunda Guerra Mundial, pelo que teve de ser construído na sua totalidade.

Factos interessantes

  • Quando: meados de agosto
  • Onde: Konzerthaus
  • Preço: aproximadamente 20 euros.

10. Ir a um concerto gratuito em Berlim em agosto

Körnerpark| ©riesebusch
Körnerpark| ©riesebusch

O Körnerpark está localizado num dos melhores bairros de Berlim: Neukölln. Não o conhece? O melhor de visitar o Körnerpark em agosto é que há muitas actividades gratuitas ao ar livre, incluindo concertos.

Todos os domingos à tarde, uma banda de jazz, rock ou blues actua num impressionante complexo de jardins concebido no século XX por Hans Richard Küllenberg.

Os concertos, que são gratuitos, têm lugar em frente à galeria Körnerpark que, já que lá está, recomendo que visite; expõe obras de artistas contemporâneos nacionais e internacionais. Quando terminar, é altura de se deitar na relva em frente ao palco e apreciar a música.

Entre o "Sommer im Park" (verão no Parque ) e o centro cultural que é a galeria, o Körnerpark foi revitalizado após a Segunda Guerra Mundial, que o tinha deixado com um aspeto um pouco desolado.

Factos interessantes

  • Quando: todo o mês de agosto
  • Onde: Körnerpark
  • Preço: entrada livre

11. Junte-se a uma multidão de karaoke no Mauerpark

Mauerpark| ©abbilder
Mauerpark| ©abbilder

O anfiteatro ao ar livre do Mauerpark já foi palco de muitos concertos - pode até ser o palco de um dos seus! Calma, não estou a dizer que tem de sair e cantar no meio de um dos maiores e mais conhecidos parques de Berlim (só se quiser), mas encorajo-o a participar no karaoke coletivo que ali é organizado todos os domingos de agosto.

Como combinado, aos domingos à tarde, muitos berlinenses e turistas acorrem ao Mauerpark com algumas cervejas, o que ajuda sempre a ultrapassar a vergonha, e juntam-se com as suas vozes para cantar. Há um microfone no palco e pode-se subir se se tiver coragem, mas também se pode ficar sentado a cantar.

Como é que isto aconteceu? A origem está num mensageiro que andava de bicicleta por Berlim com altifalantes. Incentivou as pessoas a cantarem com ele e, num domingo, decidiu instalar-se no Mauerpark, estabelecendo uma nova tradição que tem sido apoiada por muitos.

Factos interessantes

  • Quando: Domingos de agosto
  • Onde: Mauerpark
  • Preço: entrada livre

12. Dar um mergulho na piscina Badeschiff de Berlim em agosto

Badeschiff| ©Lukas Koster
Badeschiff| ©Lukas Koster

Quem é que não quer dar um mergulho no verão? agosto é um mês quente, mesmo em Berlim, onde as temperaturas podem atingir os 25°C. Para se refrescarem, os berlinenses têm um plano claro: uma visita à piscina Badeschiff. Esta instalação aberta e flutuante fica no centro da cidade e oferece uma vista incrível sobre o rio Spree.

Para além da piscina, que está posicionada sobre o rio, há uma zona de praia perfeita para apanhar sol enquanto se avista ao longe a famosa torre de televisão de Berlim. Esta iniciativa foi sempre celebrada pelos habitantes locais, uma vez que a água do rio Spree está demasiado poluída para ser mergulhada. Em todo o caso, o Badeschiff tornou-se um centro urbano, uma vez que também faz parte do complexo da Arena de Berlim, onde são organizados eventos ao longo de todo o ano.

O acesso à piscina é gratuito todos os dias durante a época de verão, das 20h00 até cerca da meia-noite. A piscina tende a encher, pelo que recomendo que vá de manhã cedo e durante a semana, quando está menos cheia.

Factos interessantes

  • Quando: todo o mês de agosto
  • Onde: Badeschiff (Arena de Berlim)
  • Preço: entrada livre

O tempo em Berlim em agosto

Autocarro turístico pelas ruas de Berlim| ©Janusz Jakubowski
Autocarro turístico pelas ruas de Berlim| ©Janusz Jakubowski

De todas as actividades de verão em Berlim, a maioria concentra-se em agosto, que é o mês com as temperaturas mais elevadas (entre 14ºC e 24ºC). O sol é o principal protagonista e a chuva só aparece por breves instantes (nada que não se resolva levando um pequeno guarda-chuva na mala, para o caso de ser necessário).

Há quase 15 horas de luz do dia, embora à medida que o mês avança, o número de horas de luz do dia diminua. Pela mesma razão, é possível que à noite, a partir das 21 horas, faça mais frio. Não precisa de casaco, mas deve trazer um casaco e calças compridas.

O número de turistas em Berlim em agosto

Guia de passes de Berlim| ©Matthew Dillon
Guia de passes de Berlim| ©Matthew Dillon

As temperaturas amenas e o sol de Berlim em agosto atraem muitos turistas, o que é especialmente notório no preço do alojamento e dos voos. É também um mês em que a maioria das pessoas vai de férias e viaja mais. Para evitar um custo muito mais elevado do que o esperado, tente reservar o seu hotel e voo com antecedência.

Como há mais turistas, notará que Berlim está mais cheia, o que significa filas para entrar em monumentos como o Parlamento alemão. Nesta altura do ano é quando ter [um cartão como o Berlin Pass](/alemanha/berlim/Berlin Pass/sc-158-1154) se torna quase uma necessidade, já que inclui bilhetes para diferentes monumentos e pode evitar algumas filas, ou pelo menos reduzir o tempo que passa nelas.

Em qualquer caso, e embora seja claro que há lugares que merecem ser vistos no interior, recomendo que aproveite o bom tempo para desfrutar das áreas verdes e eventos ao ar livre em Berlim em agosto.

Está tudo pronto para a sua viagem a Berlim? Não faltam coisas para fazer em agosto, por isso diga-me como correu!