10 coisas para ver e fazer em Buenos Aires no verão
Viva um verão diferente na Argentina! Comemore o Natal, visite uma praia e relaxe ao sol.
Ao contrário dos países do hemisfério norte, a Argentina vive o verão entre dezembro e março. Isso faz com que seja um destino preferido para fugir do frio dessas estações, mas sem deixar de aproveitar as tradicionais celebrações da época, que, claro, são vividas de uma forma muito diferente na capital Buenos Aires.
1. Celebrar o Natal em Buenos Aires
Na Argentina, o Natal é celebrado no verão, por isso prepare-se para desfrutar de um Natal cheio de sol e actividades ao ar livre. Apesar do calor, verá as típicas decorações natalícias e até alguns Pais Natais nas ruas.
Uma das formas de participar na tradição natalícia de Buenos Aires é visitar os mercados ao ar livre em San Telmo e Recoleta, onde encontrará antiguidades e outras curiosidades. Além disso, poderá fazer parte do tradicional ambiente natalício da época. Uma óptima maneira de explorar estes bairros e apreciar as suas decorações de Natal é fazer uma visita guiada a Buenos Aires.
Na véspera de Natal, pode-se desfrutar de comida tradicional de Natal, como vitel toné, língua em vinagrete e uma variedade de saladas. Depois do jantar, os presentes são abertos à meia-noite e a festa continua. Os restaurantes e bares ainda estão abertos, por isso pode ficar e festejar com os habitantes locais.
2. Viva o Ano Novo Chinês em Buenos Aires
O Ano Novo Chinês é normalmente celebrado em janeiro ou fevereiro, e em Buenos Aires as celebrações têm lugar na Plaza Parques Nacionales. Lá você vai encontrar dezenas de barracas de comida, artesanato e outros elementos da cultura chinesa. Os pratos típicos incluem o kung pao, um frango marinado picante, e o jiaozi, bolinhos recheados com carne ou legumes.
Nas outras bancas pode comprar artesanato, artigos de decoração, artigos de feng shui e até roupa tradicional. Também é possível participar em cerimónias de chá, demonstrações de caligrafia e na apresentação do Dragão, muito típicas desta cultura oriental. O horário do evento muda anualmente, pelo que terá de verificar antes de participar.
E se lhe apetecer conhecer a fundo a Chinatown de Belgrano, pode reservar uma visita privada onde poderá escolher e personalizar o itinerário, a duração e os locais a visitar. Parece bom, não é?
3. Prove a carne argentina no Chorifest
Se você é um amante de carne e grelhados, o Chorifest é um clássico argentino a não perder. Este evento realiza-se normalmente em meados de fevereiro no Hipódromo de Palermo durante a tarde e a noite de um fim de semana, em pleno carnaval.
Durante o Chorifest há cerca de 30 bancas e carrinhos de comida. É possível encontrar uma grande variedade de pratos, tais como:
- Choripanes tradicionais e receitas originais.
- Carnes diversas, como pães doces, tiras assadas, lombinhos e costeletas.
- Uma grande variedade de pães.
- Diferentes acompanhamentos e toppings, como cebola roxa, pepino, iogurte e batata doce, entre outros.
- Se for vegan, pode continuar a saborear um prato neste festival, pois há opções para todos.
- Cerveja e vinho argentinos.
Gosta da cozinha argentina? Se sim, o meu conselho é que marque uma aula de culinária de empanadas argentinas- vai ficar com água na boca!
4. Desfrute de uma forma sustentável no Vegan Fest
És vegan, gostarias de experimentar comida vegan? Se respondeu sim a qualquer uma destas perguntas, recomendo-lhe que participe no Vegan Fest. Este evento tem lugar no início do verão, embora a data específica possa variar. Pode visitar bancas de comida e assistir a palestras para aprender sobre os animais e a natureza.
Vegan Fest é o evento vegan mais importante da Argentina e da América Latina. É uma experiência enriquecedora, com a participação de profissionais de prestígio que oferecem os seus conhecimentos a todos os visitantes. A entrada é gratuita com inscrição prévia e realiza-se habitualmente no Palácio San Miguel.
Não só encontrará comida, mas também produtos de beleza e de higiene pessoal e todo o tipo de artigos veganos. Quer completar o plano? Reserve um passeio de bicicleta em Buenos Aires e desfrute de uma forma natural e sustentável.
5. Festejar o Carnaval nas ruas de Buenos Aires
O Carnaval Porteño, como é chamado esta celebração na Cidade Autónoma de Buenos Aires, é uma tradição no final de fevereiro e, por vezes, no início de março.
O que mais se vê durante esses dias de festa são as tradicionais comparsas e desfiles. Muitos deles são realizados por crianças e suas escolas. No entanto, há outros eventos maiores que são organizados por bairros como San Telmo, Boedo e La Boca. No fim de semana, as estradas principais são cortadas para dar lugar às comparsas.
Durante esta celebração, também se podem ver e apreciar as murgas. Trata-se de grupos musicais compostos por percussionistas e bailarinos. Podem ser vistos durante os corsos e os desfiles de carnaval. Murga também se refere a um género musical e teatral, por isso será uma experiência e tanto ver uma demonstração ao vivo.
6. Participe do Dia Nacional em Memória da Verdade e da Justiça
Ano após ano, na Argentina, realizam-se actividades durante o Dia Nacional da Memória pela Verdade e pela Justiça, a 24 de março, para recordar as vítimas da última ditadura militar. O objetivo deste evento é convidar a um dia de reflexão e análise da história argentina. Se não estiver muito familiarizado com ela, pode aprendê-la neste dia.
Neste dia, pode fazer o Recorrido de la Memoria (Passeio da Memória). Trata-se de um passeio concebido pelo governo da capital no qual se podem visitar sítios específicos relacionados com os acontecimentos comemorados. Entre eles estão o Parque de la Memoria, o Espacio Memoria - Ex ESMA e o Centro Olimpo.
Por outro lado, é possível visitar lugares como a Usina del Arte ou o Teatro San Martín. Aí poderá desfrutar de actividades culturais como a projeção de documentários ou apresentações e encontros literários. Em cada um deles será possível entender muito mais sobre a história deste país.
7. Desfrutar do Festival MOMUSI com crianças
O Festival MOMUSI é um evento musical destinado às crianças. O festival é organizado pela Associação Civil sem fins lucrativos com o mesmo nome. O seu objetivo é promover os direitos das crianças através da música, bem como fomentar o seu conhecimento musical.
Durante o evento, vários artistas musicais nacionais interpretam canções de vários géneros. Poderá ouvir música originária das aldeias argentinas e do folclore, bem como rock e pop, outros favoritos da população argentina.
Mas se viaja com crianças e quer estar em contacto com a natureza, o meu conselho é comprar bilhetes para o Bioparque Temaiken, que também incluem transferes de Buenos Aires. Um plano perfeito para ver animais em seu habitat natural e desfrutar de um tempo em família.
8. Visitar a praia em Buenos Aires
Durante o verão, passar um dia na praia é quase uma obrigação. Se estiver em Buenos Aires, não pode perder a oportunidade de visitar as suas praias mais próximas:
- Buenos Aires Playa. A apenas meia hora de distância do centro da cidade, encontrará uma variedade de actividades ao ar livre e um parque aquático para os mais pequenos.
- Pinamar. A uma hora de comboio, encontrará vários restaurantes e uma paisagem repleta de árvores que proporcionam sombra para descansar do sol.
- Bagliardi. Situada a sul da capital, permite-lhe desfrutar da praia, dos rios próximos e das culturas de cana-de-açúcar e ameixa. Sem dúvida, é um destino ideal para aqueles que procuram desfrutar da natureza e querem um momento de tranquilidade.
- Villa Gesell. Opção nudista para os mais naturalistas.
- Outras praias que podem ser visitadas são Punta Lara, Palo Blanco e Mar del Sud.
Lembre-se de que na Argentina as praias são públicas, portanto não é preciso pagar para entrar. Muitas delas também aceitam animais de estimação, por isso podes ir com eles. Recomendo que planeie o seu transfer, pois por vezes é mais rápido viajar de comboio do que de autocarro.
Dica de viajante
Não se esqueça de trazer o seu fato de banho, toalhas e protetor solar para estar mais confortável durante a sua visita à praia.
9. Visitar o Parque Costeiro
O Parque de la Costa é outro destino favorito dos habitantes locais e turistas em Buenos Aires. É o parque de diversões número um em todo o país. Note-se que ele está localizado em Tigre, a apenas meia hora de distância do centro de Buenos Aires.
Pode tirar um dia das suas férias para visitar esta área e desfrutar de tudo o que ela tem para oferecer. Desde jogos cheios de adrenalina, a espectáculos ao vivo e gastronomia típica da região. Durante o verão, pode desfrutar do parque Aquafan, onde encontrará jogos aquáticos, ideais para se refrescar sob as altas temperaturas da estação.
10. Faça uma viagem a Tigre desde Buenos Aires
Fazer uma viagem de Buenos Aires ao Delta do Tigre é uma das actividades favoritas dos habitantes locais durante o verão.
Eu recomendo reservar um passeio como este com antecedência, pois o verão é a alta temporada. Tanto os turistas como os habitantes locais têm o mesmo destino ano após ano. Apesar do facto de o local estar cheio de gente, vale bem a pena. No total, irá descer cinco rios enquanto observa a bela paisagem natural da zona.
Depois do passeio de barco, é comum fazer uma excursão de autocarro para explorar Tigre. É possível parar no Passeio Victoria, no Casino Trilenium ou no Museu do Mate. O centro da cidade é ideal para almoçar e passear antes de regressar a Buenos Aires.
Como é o clima em Buenos Aires no verão?
Para algumas pessoas, a melhor época para ir a Buenos Aires é o verão. Nesta época do ano, o clima é perfeito para aproveitar as praias e as atividades ao ar livre, mesmo à noite. Tenha em mente que o verão vai de meados de dezembro a meados de março e pode ser muito quente.
Embora haja uma variedade de atividades e celebrações em que você pode participar, o calor apresenta alguns desafios, especialmente se você não está acostumado. A temperatura média durante estes meses situa-se entre os 28°C e os 30°C. No entanto, a humidade é elevada, as manhãs são quentes e o meio-dia é a hora mais quente do dia. É melhor usar roupas leves.
Como é o fluxo turístico e os preços em Buenos Aires no verão?
Como em muitos países entre dezembro e março o tempo é muito frio, Buenos Aires torna-se um destino popular. Passar um Natal quente é a melhor coisa para muitas pessoas, por isso, se estiver a planear o mesmo, aconselho-o a reservar o seu alojamento e até mesmo os transferes do aeroporto de Ezeiza para Buenos Aires com antecedência.
Como o número de turistas é elevado, também o são os preços. Os custos são elevados, sobretudo no que diz respeito a voos de avião, excursões organizadas, quartos de hotel e até reservas em restaurantes. Recomendo que viaje com bastante dinheiro para o caso de algo correr mal e ter de ultrapassar o seu orçamento.