Mais sobre: Passeios de bicicleta por Buenos Aires
A Argentina é uma cidade de grande cultura, gastronomia arraigada, arquitetura sofisticada e história memorável, deixando muitas coisas para ver e fazer em Buenos Aires, sua capital. Se quiser conhecer o melhor que a cidade tem para oferecer, garanto-lhe que um passeio de bicicleta é uma das formas mais agradáveis de o fazer.
A cultura da bicicleta faz parte do quotidiano dos argentinos, por isso, porque não conhecer Buenos Aires como os locais? Neste artigo vais descobrir as melhores rotas com vantagens e desvantagens, os bairros que não podes perder e os preços médios. Quer seja um ciclista regular ou um amador, aqui há algo para todos para explorar Buenos Aires em duas rodas.
1. Conhecer Buenos Aires de bicicleta
Com o passeio para conhecer Buenos Aires de bicicleta, você pode desfrutar de uma visão geral da capital com seus bairros contrastantes, praças, parques e monumentos. O ponto de partida desta aventura é o pitoresco bairro de San Telmo, onde se percorrerá de bicicleta as ruas mais estreitas da zona, rodeado pelo Museu de Arte Moderna, a Casa Mínima, a Galeria Solar de French e muitos outros locais com uma arquitetura encantadora e de valor cultural.
A próxima paragem é o famoso estádio de futebol La Bombonera, seguido das casas pitorescas do Caminito, no coração do antigo porto de La Boca. Depois, o grupo continua pelo badalado Puerto Madero, a zona mais nova e sofisticada da cidade.
Ao meio-dia, alguns operadores incluem o almoço ou uma hora de pausa para recarregar baterias numa zona com uma variedade de restaurantes com opções para todas as dietas. Depois, regressa-se à estrada para seguir para a Reserva Ecológica, onde a sensação de serenidade e tranquilidade inebria e energiza o espírito.
Depois, é tempo de visitar a Plaza de Mayo. Aqui, verá o antigo Cabildo (Câmara Municipal), a Catedral Primaz de Buenos Aires, que foi a antiga residência do Papa Francisco, e a Casa Rosada (Casa Rosa). Esta praça é um lugar emblemático para os argentinos, pois foi palco de muitos acontecimentos transcendentais na história do país. E isso não é tudo.
Durante a tarde também se pode visitar os bairros: El Retiro, Palermo e o cemitério, que são algumas das melhores coisas para fazer em La Recoleta, antes de voltar ao seu ponto de origem.
Detalhes de interesse
- Preço: a partir de 32 euros por pessoa.
- Duração: 4-7 horas.
- Horário: manhã.
- O que o tour pode incluir: serviço de guia especializado no seu idioma, almoço de prato típico argentino, água engarrafada e serviço de aluguel de bicicleta e capacete.
- Meios de transporte: bicicleta manual, elétrica ou de bambu.
- Prós: é o passeio mais completo e cobre o norte, centro e sul de Buenos Aires.
- Contras: Às vezes os grupos podem ser grandes.
2. Passeio de bicicleta de meio dia pela arte urbana de Buenos Aires.
Este passeio de meio dia convida a conhecer outra perspetiva de Buenos Aires, trata-se de pedalar rodeado de obras de arte de rua ecléticas, modernas e muitas vezes transgressoras que retratam a história contemporânea de Buenos Aires em lugares inóspitos da cidade, rodeado por muitos dos melhores museus de Buenos Aires.
Junto com o seu guia local, você vai pedalar por bairros pouco visitados, traçando a conexão entre rótulos e arte, a arquitetura da cidade e as expressões que dão voz aos sem voz.
Durante o passeio, fotografará algumas das obras de arte urbana mais impressionantes de Buenos Aires, como o colorido mural Cuartos de colores do autor Gonzalo Prieto, o belo mural de flores, as meninas abraçadas de Juli Casas e Mar Bou e as plantas Mural cabernet da artista Josefina Di Nucci, e a famosa colagem Pared, uma grande parede cheia de autocolantes, pinturas e frases memoráveis da cultura local.
Durante o percurso, o seu guia partilhará consigo a história e as anedotas por detrás de cada obra de arte em espaços como o bairro de Mugica, San Telmo e o bairro de Barracas, dando-lhe uma melhor compreensão do papel da arte urbana na cidade.
Detalhes interessantes
- Preço: a partir de 78 euros por pessoa.
- Duração: 2 a 4 horas.
- Horário: manhã e tarde.
- O que pode estar incluído no passeio: serviço de guia especializado em arte urbana no seu idioma. aluguer de bicicleta e capacete.
- Meios de transporte: bicicleta de mão, eléctrica ou de bambu.
- Prós: Os grupos são pequenos e oferecem uma visão diferente da tradição artística do país.
- Contras: os itinerários variam consideravelmente entre os operadores, uma vez que a arte de vanguarda está em constante mudança. Não inclui comida ou bebida.
3. Passeio de bicicleta de um dia pelo norte de Buenos Aires
Este passeio de bicicleta de meio dia em Buenos Aires leva-o através do coração histórico, arquitetónico e natural da capital latina da belle époque até à Plaza de las Naciones Unidas, onde uma joia metálica espera por si.
Começará a sua aventura no centro de Buenos Aires, onde experimentará a energia vibrante do distrito financeiro da cidade, a apenas 3 quilómetros do Microcentro. A área em questão é Retiro, onde você ficará impressionado com a majestade dos palácios e edifícios emblemáticos da Belle Époque, enquanto explora a Plaza San Martin, a Basílica do Santíssimo Sacramento, o Círculo Militar, o Plaza Hotel Buenos Aires, a Torre Monumental e seus arredores.
A próxima paragem é no bairro da Recoleta, um distrito conhecido pelo seu cemitério histórico, cafés, gelatarias, museus e monumentos como a Floralis Generica, uma impressionante flor de metal que abre as suas pétalas na Plaza de las Naciones Unidas. A partir daí, continuaremos para o norte até Palermo, onde se encontra o único parque temático religioso de Buenos Aires, que reúne jardins, galerias de hipódromos, o maior templo islâmico da América Latina e o Planetário Galileo Galilei.
Mas a verdadeira joia do passeio está nos parques e no Jardim de Rosas de Palermo, estaremos rodeados de uma exuberante vegetação e beleza natural. Lá, você vai fazer uma pausa da ag itação da cidade, enquanto desfruta das vistas deslumbrantes e da tranquilidade deste espaço natural único.
No caminho de volta, você vai parar na Plaza del Congreso, um dos pontos de encontro mais importantes da cidade, onde você terá a oportunidade de admirar o impressionante edifício que representa o poder legislativo de Buenos Aires. Depois de 4 horas de aventura de bicicleta, você retorna ao ponto de partida com uma experiência inesquecível e uma nova apreciação da história, arquitetura e natureza de Buenos Aires.
Detalhes de interesse
- Preço: a partir de 32 euros por pessoa.
- Duração: 4 horas.
- Horário: manhã.
- O que a excursão pode incluir: serviço de guia com ciclista especializado na sua língua. Aluguer de bicicleta e de capacete.
- Meio de transporte: bicicleta de mão.
- Prós: o grupo é pequeno, o preço é barato e evoca a nostalgia da cidade entre uma variedade dos melhores edifícios de Buenos Aires.
- Contras: só inclui o passeio de bicicleta, não inclui comida ou bebidas. Provavelmente vai querer passar mais tempo nesta área se o seu interesse se inclina para a arquitetura do século XIX.
4. Passeio de um dia de bicicleta pelo sul de Buenos Aires
Um passeio de bicicleta de um dia pelo sul de Buenos Aires é a aventura perfeita para aqueles que desejam explorar o centro histórico da cidade, incluindo suas raízes afro-argentinas, em meio a uma rede de ruas emblemáticas. A aventura geralmente começa em San Telmo, o bairro mais antigo. Aqui, poderá ver como o tempo parou desde o início do século XX, preservando o esplendor do seu centro histórico, que ainda conserva a mística crioula dos portenhos.
A partir daí, o grupo segue para o Parque Lezama, um dos pulmões naturais da cidade, onde se pode conhecer a fundação de Buenos Aires, as histórias da imigração, tendo o Museu Histórico Nacional como ponto central da secção.
Segue-se um passeio de bicicleta até aos limites de La Boca, onde se pode admirar La Bombonera, o famoso estádio de futebol do Boca Juniors, uma das equipas mais populares da Argentina. Depois, continuamos a passar por mansões tradicionais e paróquias para chegar à colorida zona de "El Caminito", que foi o primeiro porto de Buenos Aires e é agora um bairro cheio de artistas locais, antiguidades e artesanato.
Depois de deixar a cidade velha, avançamos com o grupo para Puerto Madero, o segundo porto da cidade, que evoluiu para se tornar o bairro mais vanguardista e eclético da Argentina. Aqui, verá a evolução da cidade através da sua arquitetura e dos seus impressionantes edifícios que redefiniram o horizonte da cidade, com a figura feminina no centro da mudança.
Depois, é altura de ir para a Reserva Ecológica Costanera Sur, uma reserva natural que ocupa 350 hectares entre a cidade e o Rio da Prata. Aqui, pode desfrutar da natureza e da tranquilidade deste oásis verde. A última paragem do passeio é a Plaza de Mayo, onde a cidade de Buenos Aires foi fundada em 1580.
Detalhes interessantes
- Preço: a partir de 32 euros por pessoa.
- Duração: 4 - 5 horas.
- Horário: manhã.
- O que o tour pode incluir: serviço de guia com ciclista especializado em espanhol. Aluguer de bicicleta e capacete.
- Meio de transporte: bicicleta de mão.
- Prós: é um passeio bastante completo e os grupos são pequenos (máximo 8 pessoas), o que torna o passeio mais agradável.
- Contras: não inclui comida, bebidas ou taxas de entrada em qualquer monumento.
5. Passeio de bicicleta pelo centro e La Boca em Buenos Aires
Quer explorar o centro histórico de Buenos Aires e conhecer um dos bairros mais emblemáticos da cidade? Então não pode perder este passeio de bicicleta de meio dia pelo centro da cidade e La Boca. O passeio geralmente começa em San Telmo, um dos bairros mais antigos da cidade, onde seu mercado de pulgas é um ícone imperdível aos domingos. Neste trecho, verá as suas ruas de paralelepípedos e a sua arquitetura colonial.
Depois, continuaremos até Puerto Madero, o bairro mais moderno de Buenos Aires, onde as mulheres que desempenharam um papel importante na história da Argentina são homenageadas nas suas ruas. Aqui desfrutaremos de uma vista deslumbrante do porto e dos arranha-céus da cidade.
E uma vez deixada a sofisticação do porto, pedalaremos para o interior até La Boca, um dos bairros mais coloridos e autênticos de Buenos Aires. Aí, poderás visitar "El Caminito", uma colorida rua pedonal, cheia de lojas de artesanato e restaurantes onde poderás provar a comida típica da cidade. Também não pode perder uma visita ao estádio La Bombonera, casa da famosa equipa de futebol Boca Juniors.
Durante todo o passeio, terá a oportunidade de ouvir os comentários interessantes do seu guia, que lhe dirá tudo o que precisa de saber sobre a história, a cultura e as pessoas de Buenos Aires. Além disso, a utilização do equipamento de ciclismo está incluída, pelo que não terá de se preocupar com nada.
Detalhes interessantes
- Preço: a partir de 32,5 € por pessoa.
- Duração: 4 horas.
- Horário: manhã.
- O que pode incluir a excursão: serviço de guia local especializado na sua língua. Serviço de aluguer de bicicletas com capacete.
- Meio de transporte: bicicleta de mão.
- Prós: o itinerário da excursão é bastante cómodo, o preço é barato e, normalmente, os grupos são pequenos, o que melhora a experiência, tornando-a mais personalizada.
- Contras: Normalmente não inclui almoço, lanches ou água.
Quais são os bairros de Buenos Aires que eu não devo perder?
Os bairros tradicionais, contemporâneos e hipsters convergem em Buenos Aires. Se houve uma capital que inspirou a frase "a variedade é o tempero da vida", foi certamente a capital argentina e estes são os seus bairros de referência:
San Telmo
San Telmo, conhecido pela sua história, cultura e gastronomia. Aqui poderá conhecer o passado da cidade e ver a sua evolução ao longo do tempo. Também poderá visitar alguns dos lugares mais famosos de Buenos Aires, como a Plaza Dorrego ou o Mercado de San Telmo.
Se quiser sair da cidade de bicicleta, mas estar suficientemente perto para não ter de se afastar muito da sua base, este passeio é perfeito para si!
Puerto Madero
Se você quer explorar o lado moderno de Buenos Aires, Puerto Madero é a resposta. Este bairro da moda oferece belas vistas do horizonte da cidade e do seu famoso porto. Aqui, o arquiteto espanhol Santiago Calatrava, inspirado pelo passado histórico da cidade e pela natureza do lugar, desenhou a famosa Puente de la Mujer em 2001.
Além disso, encontrará uma variedade de outros locais bonitos e interessantes, tais como a Coleção de Arte Amalia Lacroze de Fortabat, o Centro de Arte Faena e, para não mencionar a sua reserva ecológica, um deleite visual.
La Boca
La Boca é um bairro histórico e culturalmente enriquecedor de Buenos Aires. Nele se encontra o famoso estádio de futebol La Bombonera e o Caminito, onde se encontram artesãos e artistas locais. É um lugar imperdível para aqueles que desejam conhecer a autêntica cultura argentina.
San Nicolas
San Nicolás é um bairro histórico de Buenos Aires que abriga alguns dos edifícios mais emblemáticos da cidade, como o Teatro Colón e as Galerias Pacífico. Também tem uma abundância de lojas, restaurantes e bares que o tornam perfeito para passear.