O que ver e fazer em Salzburgo em 1 dia
Se planeia visitar Salzburgo num dia, terá de aproveitar ao máximo o tempo do seu itinerário. Aqui está uma lista de destinos turísticos imperdíveis.
Salzburgo é um local com um grande legado arquitetónico, histórico e cultural que vai querer descobrir na sua totalidade. Por isso, se só tiveres um dia para explorar a cidade de Mozart, deves organizar o teu itinerário para conheceres os destinos obrigatórios sem perder tempo.
Por exemplo, entre as melhores coisas para fazer em Salzburgo podes visitar o Palácio e os Jardins Mirabell, deixar um cadeado de amor na Ponte Makartsteg e fazer compras na rua comercial Getreidegasse. Também pode passear pela Praça Mozart, tirar fotografias na Praça da Casa do Capítulo, apanhar o funicular até à Fortaleza de Hohensalzburg, etc.
1. Comece o dia com uma visita ao Palácio e Jardins Mirabell
O seu itinerário de um dia em Salzburgo começa no Palácio e Jardins Mirabell, situado a cerca de 6 minutos de carro ou a 15 minutos a pé do centro da cidade. É um local de beleza excecional com uma longa história que remonta ao século XVII.
O palácio está atualmente ocupado como sede do gabinete do presidente da câmara e do conselho municipal. No entanto, tem acesso livre ao famoso salão de mármore, onde se realizam algumas das galas de Mozart.
Passará também pelos pitorescos jardins barrocos, com os seus labirintos e uma enorme fonte. Tudo isto foi construído em 1606. De facto, esta zona é muitas vezes incorporada nas paragens da digressão de A Noviça Rebelde em Salzburgo, recordando o momento do filme em que se canta C, D, E, à volta da fonte.
Informações úteis
- A entrada nos jardins é gratuita.
- Horário de abertura: diariamente das 8:00 às 18:00 horas.
2. Atravesse a ponte Makartsteg e veja uma perspetiva diferente da cidade.
O próximo destino a visitar é a Ponte Makartsteg, a seis minutos a pé dos Jardins Mirabell. Esta estrutura foi construída nas margens do rio Salzach e é uma das pontes que ligam a cidade velha à zona nova da cidade.
Ao atravessar a ponte pedonal, terá a oportunidade de desfrutar de uma vista panorâmica privilegiada: os edifícios medievais, as águas calmas do rio e as imponentes montanhas que guardam a cidade ao longe.
Verá também uma série de cadeados coloridos pendurados nas grades de segurança da ponte, deixados por casais apaixonados. Pode até aproveitar a oportunidade para deixar o seu próprio cadeado.
3. Descubra tudo o que a rua comercial Getreidegasse tem para lhe oferecer
Depois de ter visto a cidade a partir da Ponte Makartsteg, deve caminhar cerca de cinco minutos ao longo da Ferdinand-Hanusch-Platz e chegará à Getreidegasse. Esta é considerada a principal rua comercial de Salzburgo, repleta de todo o tipo de lojas e com um caraterístico ambiente medieval.
Ao longo do caminho encontrará galerias de arte, dezenas de restaurantes, cafés, gelatarias, lojas de moda, joalharias, lojas de artesanato e muito mais. Nesta rua animada, encontrará também a Casa Hagenauer, onde Mozart nasceu a 27 de janeiro de 1756 e que é agora um museu popular.
Informações úteis
- Preço: o passeio pela Getreidegasse é gratuito, mas a entrada geral na casa de Mozart custa cerca de 14 euros por pessoa.
- Horário de funcionamento: o acesso à rua comercial é gratuito 24 horas por dia. A entrada na Casa de Mozart faz-se diariamente das 8h30 às 19h00.
- Endereço: Getreidegasse número 9.
4. Venha até à praça Alter Markt e tome um café no café mais antigo da cidade
No final da rua comercial Getreidegasse, encontra-se a praça Alter Markt. Aqui encontra-se o Café Tomaselli, onde se diz que Mozart costumava ir. Foi fundado em 1705 e é considerado o café mais antigo da cidade. Pode sentar-se e recarregar as baterias enquanto saboreia um delicioso café e uma sobremesa.
Quanto à praça Alter Markt, no meio dela verá uma monumental pirâmide de vidro, que alberga uma estátua. Na área circundante, verá também uma série de edifícios barrocos representativos, incluindo uma espantosa casa de 1,42 metros de largura, conhecida por ser a mais pequena da cidade.
E, se visitar Salzburgo em dezembro, poderá desfrutar de uma grande feira da ladra ao ar livre. Esta feira realiza-se desde o século XIII e oferece uma grande variedade de produtos alimentares, artesanato, moda, recordações e muito mais.
5. Dar um passeio pela Mozartplatz
A cerca de 300 metros ou 4 minutos a pé do Alter Markt, chegará ao próximo destino, a Praça Mozart. Este é um local ao ar livre, frequentado diariamente por habitantes locais e turistas. Poderá desfrutar de algum do esplendor da cidade e tirar algumas fotografias para recordar.
Entre os monumentos e edifícios de interesse que pode ver nesta praça estão os seguintes:
- A estátua de Mozart no centro da praça, inaugurada em 1841 para assinalar o quinquagésimo aniversário da morte do compositor.
- O Museu de Salzburgo, na parte sul da praça. Encontrará pinturas, artefactos, exposições interactivas e muito mais.
- O Museu de Natal, na zona sul da praça, com obras de importância histórica e cultural.
- O Posto de Turismo no extremo norte. Aí, obterá todas as informações turísticas de que necessita. Além disso, a área em redor do edifício é frequentemente o ponto de encontro para algumas experiências, como uma visita guiada a Salzburgo ou outros passeios e excursões de um dia em Salzburgo.
6. Ver a imponente Fonte das Residências
A apenas dois minutos do destino acima, encontra-se a Praça da Residência, cuja principal atração é a Fonte da Residência ou Residenzbrunnen, um monumento de estilo barroco com 15 metros de altura. Trata-se de um monumento de aproximadamente 15 metros de altura, representativo do estilo barroco.
É possível tirar fotografias fantásticas desta fonte, que é composta por uma série de esculturas: cavalos-marinhos e homens numa montanha rochosa que suporta a fonte. Uma obra do arquiteto italiano Vincenzo Scamozzi, considerada uma das melhores fontes da Europa.
Além disso, nesta praça obterá um contraste muito interessante, porque é delimitada pelas fachadas das casas burguesas, a antiga residência (Alte Residenz) com as residências dos príncipes-arcebispos e a nova residência (Neue Residenz) ou o museu da cidade.
7. Visite a Catedral de Salzburgo e aprecie uma obra-prima da arquitetura do século XVII.
Não muito longe da Praça Residenz, mais concretamente a cerca de 160 metros ou dois minutos a pé, encontra-se a próxima paragem do seu itinerário, a Catedral de Salzburgo. Este é um local de culto católico e um destino obrigatório nas melhores excursões de Salzburgo.
Quando chegar à catedral, ficará espantado com a beleza arquitetónica deste edifício de estilo barroco italiano. A estrutura foi construída no século XVII no local de um templo primitivo que remonta ao século VIII, que por sua vez tinha sido erguido no local onde os celtas e os romanos realizavam rituais.
Pode passear pela catedral sozinho e descobrir tudo o que tem para oferecer:
- A fachada de mármore, onde se encontra a estátua de São Paulo com uma espada e a de São Pedro com a chave do céu. Além disso, os santos padroeiros de Salzburgo, São Ruperto e São Virgílio.
- Osórgãos da catedral, quatro dos quais situados nas cruzes e um quinto por cima da entrada.
- A pia batismal de bronze, construída no século XIV e que serviu para batizar tanto Mozart como Joseph Mohr, autor da letra da canção Silent Night.
- As torres da catedral, de onde se pode desfrutar de uma vista panorâmica privilegiada da cidade.
Informações úteis
- Preço: o preço da entrada geral é de cerca de 5 euros por pessoa. As crianças com menos de 18 anos têm entrada gratuita.
- Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 9:00 às 11:30 e das 12:30 às 18:00. Aos domingos, pode entrar das 13:00 às 18:00.
- Endereço: Domplatz 1a, 5020 Salzburgo.
8. Tirar algumas fotografias na Praça da Casa do Capítulo
A cerca de 130 metros ou pelo menos 2 minutos a pé da Catedral de Salzburgo, encontra-se a Kapitelplatz. Aqui, onde outrora se situava a abadia e as casas do clero da cidade, encontrará uma série de atracções que lhe cham arão imediatamente a atenção e das quais não poderá deixar de tirar algumas fotografias.
No seu percurso pela Praça da Casa do Capítulo, poderá apreciar as seguintes atracções:
- A esfera. Trata-se de uma escultura de arte moderna do artista alemão Stephan Balkenhol. É uma esfera dourada que pesa pelo menos duas toneladas, com um homem em cima dela.
- Xadrez gigante, pintado no chão e com peças móveis em tamanho real. Se tiver sorte, poderá ver alguns habitantes locais a jogar um jogo interessante.
- As bancas de venda situadas num dos lados da praça, onde se pode comer, beber ou comprar algumas recordações.
Para além destes locais, terá também a oportunidade de desfrutar de uma vista deslumbrante da Fortaleza Hohensalzbug na Praça da Casa do Capítulo. Este monumento medieval é um local durante todo o ano para concertos de Mozart com jantar em Salzburgo.
9. Visite a Fortaleza de Hohensalzburg e surpreenda-se com um dos castelos mais bem preservados da Europa
A Fortaleza de Hohensalzburg é a próxima paragem do seu dia a explorar a cidade. Este castelo medieval está localizado no topo da montanha Festungsberg, a um máximo de 17-20 minutos a pé do destino anterior.
As formas de subir e descer a fortaleza incluem as seguintes:
- De teleférico. Para o fazer, terá de caminhar da Praça do Capítulo cerca de 92 metros ou um par de minutos até à estação de teleférico vertical. A partir daí, demorará menos de um minuto a chegar a este monumento, o emblema da cidade.
- A pé, subindo um lance de escadas. A partir da Praça da Casa do Capítulo, terá de caminhar cerca de sete minutos em direção à Hoher Weg/Oskar-Kokoschka-Weg. Ao chegar a esta rua, encontrará um longo lanço de escadas, que pode ser descido em cerca de 10 minutos.
Ao chegar à fortaleza, encontrará o antigo arsenal e uma série de museus, que lhe darão uma melhor compreensão da história e da cultura da cidade. Terá também acesso a alguns miradouros com uma vista de 360° sobre a cidade velha, a zona nova, o rio Salzach e as montanhas dos Alpes austríacos que guardam Salzburgo.
Informações úteis
- Preço: a entrada geral na fortaleza inclui a subida e a descida de funicular e custa em média 13 euros para adultos, cerca de 8 euros para crianças dos 6 aos 14 anos e cerca de 29 euros para grupos familiares.
- Horário de abertura: diariamente, das 8h30 às 21h30. O funicular sobe pela última vez cerca de 30 minutos antes do encerramento da fortaleza.
10. Passar um tempo diferente no Mosteiro dos Capuchinhos
O Mosteiro dos Capuchinhos, ou Kapuzinerkloster, é o último destino desta proposta de itinerário para explorar Salzburgo num só dia. Por isso, depois de sair da Fortaleza de Hohensalzburg, terá de caminhar cerca de 20 minutos ou conduzir cerca de 9 minutos em direção a Giselakai e Imbergstiege.
Ao chegar ao mosteiro, irá reparar na sua arquitetura simples e na sua arte sacra. Por exemplo:
- A porta principal de madeira, representativa do estilo gótico.
- Um memorial num dos lados do edifício, dedicado à memória de Stefan Zweig.
- Um fresco datado de 1602, mostrando a adoração dos magos.
- O altar-mor do início do século XVIII.
No mosteiro, terá acesso a um miradouro de onde terá uma vista panorâmica privilegiada da cidade velha. Ao pôr do sol, verá o pôr do sol sobre a cidade e a montanha Festungsberg, cujo pico é a Fortaleza de Hohensalzburg.
Suba no autocarro turístico para percorrer longas distâncias em Salzburgo num só dia
Durante a sua estadia de 1 dia na cidade de Mozart, pode aproveitar as excursões de autocarro Hop on Hop off em Salzburgo para percorrer longas distâncias e poupar tempo no seu itinerário. Este tipo de atividade permitir-lhe-á descobrir a cidade ao seu próprio ritmo e até desfrutar dos comentários de um audioguia.
Viajará no primeiro andar do autocarro turístico de Salzburgo e poderá subir e descer quantas vezes quiser. Terá até 12 paragens designadas, que o levarão às principais atracções da cidade. É o caso da Cidade Velha, da Abadia de Nonnberg, do Palácio e Jardins de Mirabell, da Fortaleza de Hohensalzburg, entre outros.
- Preço: o preço do bilhete para o autocarro é de aproximadamente 34 euros por pessoa.
- Validade: É possível adquirir um bilhete válido por 24 ou 48 horas.
Aproveite o cartão turístico para poupar no itinerário de 1 dia em Salzburgo
Se quiser poupar uma quantidade considerável de dinheiro no seu itinerário de 1 dia na cidade, então o Salzburg Salzburg Card será o seu melhor aliado. Terá entrada gratuita em todas as atracções turísticas da cidade, descontos em concertos, excursões e eventos culturais.
Com o Salzburg Card não terá de se preocupar com as longas filas de espera nas bilheteiras. Também lhe permite utilizar gratuitamente os transportes públicos da cidade: comboio, autocarro, funicular, elevador Mönchsberg, Untersbergbahn e muito mais.
- Preço: O preço começa em 34 euros por pessoa.
- Validade: 24, 48 ou 72 horas, consoante a sua escolha e a partir da primeira ativação.