10 coisas para ver e fazer em Salzburgo com crianças
Salzburgo é o destino perfeito para umas férias relaxantes, especialmente se estiver a viajar com crianças - aqui estão as melhores coisas para fazer com os mais pequenos!
Salzburgo é a porta de entrada para o noroeste da Áustria, onde se situam os mais belos Alpes europeus. Situa-se perto de um importante posto fronteiriço, uma vez que a ligação à cidade alemã da Baviera fica apenas a meia hora de distância.
Aqui podes desfrutar de umas férias divertidas com as crianças, pois há muitas coisas para fazer em Salzburgo, como a Flauta Mágica, o teleférico, os Jogos Aquáticos do Palácio Hellbrunn, as casas de Mozart, entre outros. Há também um jardim zoológico para aprender sobre os animais, bem como parques temáticos com passeios e áreas de escalada.
1. Fazer um passeio de autocarro turístico
Uma visita guiada de autocarro turístico a Salzburgo é uma excelente forma de as crianças conhecerem a cidade sem se cansarem. Este tipo de excursão leva-o aos locais mais representativos. Além disso, a principal vantagem é o facto de ter duas linhas:
- A linha amarela, que percorre a cidade de ponta a ponta, dando prioridade ao centro histórico, aos palácios e aos museus.
- A linha azul, que se concentra nos arredores de Salzburgo e chega até à cidade fronteiriça alemã. É a melhor opção se quiser conhecer o património multicultural da cidade.
Se não souber o que escolher, não se preocupe! Pode combinar as duas linhas para uma melhor experiência. As crianças vão divertir-se a aprender sobre Mozart, minas de sal e actividades nos Alpes austríacos.
Os autocarros são sempre acolhedores e confortáveis, com WiFi, ar condicionado e um guia áudio disponível em 13 línguas, incluindo o inglês. Pode entrar e sair nas paragens da sua escolha, enquanto explora locais como o Palácio Mirabell, a Fonte do Cavalo, a Catedral de Salzburgo, a Igreja da Santíssima Trindade e a Praça Mozart.
2. Conheça a Flauta Mágica do Teatro de Marionetas de Salzburgo
A Flauta Mágica é um espetáculo familiar único, que tem lugar no Teatro de Marionetas de Salzburgo. O teatro está em atividade na cidade desde 1913 e é, sem dúvida, um marco da cultura musical austríaca.
Este espetáculo é um clássico para todas as idades, onde se pode ver as marionetas a ganharem vida por marionetistas profissionais. As crianças ficarão certamente encantadas e impressionadas, uma vez que se trata de um espetáculo de Mozart com danças, canções e muitas surpresas.
O espetáculo dura cerca de duas horas, pelo que é ideal se planear visitar Salzburgo em dois dias. Para o espetáculo, os marionetistas têm de aprender a tocar os instrumentos, pelo que recebem aulas no teatro.
3. Visitar a Loja de Ovos de Natal de Salzburgo (aberta todo o ano)
ONatal em Salzburgo é uma loja deNatal aberta todo o ano. As crianças passarão algum tempo de qualidade aqui, onde a especialidade são os ovos de Natal. Tudo é feito à mão ou decorado à mão, por isso é uma experiência caseira.
É uma das melhores coisas para fazer em Salzburgo em dezembro, mas não é exclusiva deste mês. O que a loja tem de divertido é o facto de poder antecipar o Natal sempre que quiser.
4. Apanhar o teleférico para Untersberg
Em Salzburgo há muitos pontos altos de onde se pode ver a cidade. Untersberg é um deles, ao qual se pode aceder a partir do teleférico de Untersberg. Está classificado como uma das melhores atracções, pois oferece vistas de cortar a respiração.
É um desafio e tanto, pois está localizado a 2.000 metros de altitude. Recomendo que esteja preparado com tudo o que as crianças precisam e um kit de primeiros socorros. Para poupar alguns euros, pode comprar o Salzburg Card, que lhe dá acesso gratuito.
Em alguns casos, as crianças não precisam do cartão, pois podem entrar gratuitamente. No entanto, no caso do teleférico, têm de pagar uma taxa de cerca de 26 euros ida e volta. Se quiser visitar várias atracções turísticas em família, é melhor reservar o Salzburg Card para elas, a partir de 15 euros.
Além disso, o teleférico também pode ser acedido pela linha 25 dos transportes públicos.
Algumas das vistas panorâmicas do teleférico são as seguintes
- Berchtesgaden: esta é a zona onde se encontram as minas de sal, perto da fronteira com a cidade alemã da Baviera.
- O Vale Rosittental: poderá passar por cima deste impressionante vale, pelo que terá um vislumbre superficial do lago Salzkammergut.
- Região de Salzkammergut: é um distrito montanhoso conhecido pelas suas paisagens, cultura e gastronomia.
- Lago Chiemseea: situado entre Salzburgo e a Baviera, é de cortar a respiração a partir das alturas. Se está à procura de coisas para fazer em Salzburgo no inverno, deve saber que durante esta estação é utilizado como pista de patinagem no gelo.
- Montanha Dachstein: o pico mais alto da Áustria, ideal para desportos radicais na neve.
- Gelo perpétuo da cordilheira Hohen Tauern: é um glaciar muito importante, que pode desaparecer devido ao aquecimento global. Na área, pode aprender mais sobre as acções ambientais recomendadas.
- Montanha Geiereck: prepare a sua máquina fotográfica para obter as melhores imagens desta área a partir das alturas.
Além disso, nesta viagem, poderá desfrutar de opções de refeições na estação central do teleférico. Por exemplo, o restaurante em Hochalm am Untersberg, onde pode desfrutar da cozinha tradicional de Salzburgo.
5. Aproveite os Jogos Aquáticos no Palácio Hellbrunn
Os Jogos Aquáticos são máquinas de propulsão que funcionam no Palácio de Hellbrunn. É um dos lugares mais tranquilos e mágicos da Áustria. A zona onde se encontram tem um estilo renascentista e foi construída pelo arquiteto italiano Santino Solari.
O conceito de utilização de micro fontes de água começou por ser uma forma de humor negro. No passado, eram utilizadas para molhar os convidados nas festas da monarquia. Hoje em dia, são uma área recreativa, ideal para as crianças.
O Palácio de Hellbrunn encanta os turistas há décadas, que o percorrem admirados com a sua arquitetura única. Uma das principais atracções são os jardins que rodeiam o palácio com fontes, grutas e lagos. Sem dúvida, este é um dos melhores passeios em Salzburgo, pois capta a atenção de crianças e adultos, com muitas gargalhadas e surpresas!
Outros destaques são o teatro de veados mecânicos, as grutas misteriosas, os animais esculpidos em pedra, as esculturas da mitologia grega e os passeios pelos cenários de Sound of Music e Tears.
6. Saiba mais sobre a vida de Mozart
Mozart tem alguns dos lugares mais especiais em Salzburgo, especialmente se estiver a viajar com crianças. Na cidade, encontrará museus, salas de concerto, bem como as casas onde o compositor orquestral viveu.
O local de nascimento de Mozart
Para começar o passeio em ordem cronológica, recomendo uma visita ao local de nascimento de Mozart. É aqui que se comemoram os seus primeiros anos, pois foi a sua casa até aos vinte anos de idade.
É um espaço de inspiração musical e pode ser distinguido de qualquer ponto da rua pela sua cor amarela. Um facto curioso é que parte da casa foi demolida por bombas durante a Segunda Guerra Mundial. No entanto, o grupo responsável pela preservação do património de Mozart comprou-a e reestruturou-a quase na perfeição.
Nestes corredores, Mozart teve o seu primeiro contacto com a música, pelo que vale bem a pena uma visita. Se quiser visitar, a entrada custa cerca de 12 euros por pessoa. É possível obter passes combinados para a casa de nascimento e a residência por cerca de 18 euros. No entanto, a melhor maneira de poupar dinheiro é usar o Cartão de Salzburgo.
Residência Mozart
Na residência de Mozart encontrará objectos valiosos da sua carreira e vida pessoal. Aqui viveu durante muitos anos e experimentou uma maturidade musical, que se reflectiu na sua obra. De facto, no museu, descobrirá que muitas das suas obras foram consolidadas aqui.
Concerto de Mozart
Para terminar a visita, pode assistir a um concerto de Mozart em Salzburgo. O espetáculo é realizado num palco do século XVII. Apresenta também as melhores peças da carreira de Mozart.
Este espetáculo tem lugar no Palácio Mirabell e dura aproximadamente uma hora. Oferece um intervalo, ideal se estiver a assistir com crianças.
7. Passeio pelo jardim zoológico de Salzburgo
O Zoológico de Salzburgo é ideal para todas as idades, por isso é uma atração que pode ser visitada em família. As crianças aprenderão sobre a conservação de espécies como a cabra montesa austríaca. Existem mais de 150 espécies, o que equivale a cerca de 1500 animais.
Os animais são mantidos em contacto com a natureza, pelo que, durante o passeio, é muito importante respeitar o seu habitat e o seu espaço pessoal. Note-se que existem passeios noturnos e passeios de safari.
Para chegar ao jardim zoológico é necessário ir ao Parque Hellbrunner. Por favor, note que os adultos pagam aproximadamente 15 euros, enquanto as tarifas para crianças começam em 4 euros.
8. Divirta-se nos melhores parques temáticos da cidade
O charme de Salzburgo é baseado em catedrais, museus, palácios, locais de música e casas coloniais. No entanto, há diversão para todos, aqui pode encontrar parques temáticos com atracções divertidas.
Kletterpark Waldbad Anif
O Kletterpark Waldbad Anif é um parque florestal com muitos desafios e atracções para os aventureiros. Dispõe de instalações confortáveis, geridas por pessoal prestável que o acompanhará em todos os momentos.
Cada atividade tem um nível de dificuldade adequado à idade, há zonas de escalada, saltos à corda para adultos e crianças e circuitos florestais. No total, existem oito níveis organizados da seguinte forma:
- Níveis1 a 3: dificuldade fácil.
- Níveis4 a 6: dificuldade média.
- Níveis7 e 8: dificuldade elevada.
Os bilhetes custam a partir de 7 euros, o que faz com que seja uma atividade com uma excelente relação qualidade/preço, que vale bem a pena.
Fantasiana Erlebnispark Strasswalchen
Fantasiana Erlebnispark Strasswalchen é um parque acolhedor, ideal para visitar com crianças. Há muitas diversões e jogos, bem como barracas de comida na área circundante.
O parque não é muito grande, pelo que é possível percorrê-lo num curto espaço de tempo. Há esculturas de personagens de filmes, cinemas 4D, espectáculos com animais, montanhas-russas e outras diversões.
9. Aprender nos melhores museus de Salzburgo
Salzburgo é uma cidade histórica, por isso os seus museus têm muito para oferecer. Pode conhecer os seus espectáculos culturais e musicais, que enriquecem o património local.
Museu do Brinquedo
O Museu do Brinquedo é um espaço interativo onde as crianças se divertirão imenso. Dispõe de um cinema, bem como de áreas de aprendizagem onde poderão conhecer o processo de fabrico.
Há uma variedade de bonecas e brinquedos, que são relíquias de tempos antigos. Existem também salas temáticas e exposições temporárias, consoante a época do ano. A entrada custa a partir de 5 euros.
Museu das Marionetas
Em Salzburgo também pode visitar o Museu da Marioneta, que está localizado na Fortaleza de Hohensalzburg. É conhecido como o mundo das marionetas, pois tem relíquias históricas valiosas. Aqui pode aprender sobre a Flauta Mágica, a história da monarquia e os segredos do rio Salzach.
As suas exposições estão diretamente relacionadas com o Teatro de Marionetas de Salzburgo, onde os espectáculos são realizados por marionetistas profissionais.
Note-se que o horário de abertura é o mesmo que o da fortaleza e o preço está incluído no preço de entrada em Hohensalzburg. Pode também tirar partido do Cartão de Salzburgo, que reduz os custos durante a sua viagem.
10. Subir aos miradouros da cidade
Para além do teleférico de Untersberg e da Fortaleza de Hohensalzburg, existem outros locais que oferecem vistas panorâmicas de Salzburgo. Aqui estão algumas opções!
- Humbolt Terrace: é um lugar privado e sem aglomeração, ideal se você planeja visitar Salzburgo com crianças. Está localizado perto da Igreja de São Marcos e tem vista para uma bela rua colonial, onde se pode apreciar o pôr do sol.
- Maria Plain: localizada na periferia de Salzburgo, é também um destino longe das multidões.
- Kapuzinerberg: é uma montanha à qual se pode aceder por um caminho de baixa dificuldade.
- PonteMüllner Steg: está situada na margem do rio Salzach e é ideal para apreciar a cidade velha. Pode visitá-la à noite para observar as luzes da cidade.
Dicas para visitar Salzburgo com crianças
Viajar com crianças é uma experiência muito agradável, mas requer cuidados especiais para evitar contratempos durante a estadia. De um modo geral, é importante mantê-las hidratadas, ter medicamentos na mala e mantê-las quentes se estiver a planear coisas para fazer em Salzburgo no inverno.
Obter o Salzburg Card
O Salzburg Card é um benefício de que toda a família pode tirar partido. Existe também uma tarifa especial para crianças entre os seis e os 15 anos.
As crianças com menos de cinco anos não têm de pagar nada, mas é importante saber se precisam de comprar um bilhete para as atracções que pretende visitar. Este cartão pode ser adquirido para 24, 48 ou 72 horas, consoante a sua estadia.
Planeie o seu itinerário
As crianças tendem a cansar-se, por isso é importante organizar um itinerário dinâmico. Ao longo do percurso, pode comprar-lhes gelados ou guloseimas tradicionais. Inclua também pausas, pelo menos de hora a hora.
Tire partido das atracções gratuitas
Em Salzburgo, há muitas atracções gratuitas para crianças, incluindo descontos para estudantes. Durante a sua visita, não deixe de as aproveitar. É também importante verificar se existem eventos gratuitos durante a época em que planeia viajar.
Fazer um seguro de saúde
Um seguro de saúde ou de vida é obrigatório se viajar com crianças. Isto dar-lhe-á paz de espírito, uma vez que eles terão assistência médica imediata em caso de emergência. Existem seguros a partir de 1 euro por dia, pelo que recomendo que escolha uma opção abrangente que cubra as suas necessidades.
Envolvê-los em actividades
Evite as actividades exclusivas para adultos, pois as crianças ficarão rapidamente fatigadas. Embora os sítios históricos sejam interessantes, as crianças mais pequenas podem ainda não estar interessadas neste tipo de locais. Em vez disso, leve-as a parques temáticos, concertos, ao jardim zoológico ou a qualquer atração dinâmica onde possam aprender enquanto se divertem.