Mais sobre: Bilhetes e visitas ao Palácio Belvedere de Viena
O Palácio Belvedere alberga um dos museus mais visitados do país. O edifício, dividido entre o Belvedere Superior e o Belvedere Inferior, foi construído no século XVIII para ser a residência de verão do Príncipe Eugénio de Saboia. Hoje em dia, encontrará no seu interior uma fantástica coleção de arte que não deve perder. Aqui conto-lhe tudo o que precisa de saber para adquirir os seus bilhetes.
Bilhetes para Upper Belvedere de Viena
Bilhetes sem fila para apreciar as melhores obras de arte do museu
Perfeito se quiser apreciar algumas obras essenciais da história da arte mundial sem ter de esperar na fila para entrar. Reserve também algum tempo para passear pelos jardins.
Em muitas ocasiões, as enormes atracções das ruas de Viena fazem com que se perca de vista o que os seus museus albergam. Um bom exemplo é o Palácio Belvedere, um fabuloso edifício construído no século XVIII que atualmente alberga obras de artistas de renome como Gustav Kilmt e Egon Schiele.
Con Bilhetes para Upper Belvedere de Viena poderá visitar as salas situadas no Belvedere Superior, incluindo a mais famosa de toda a coleção: O Beijo de Klimt. Poderá também percorrer os belos jardins que rodeiam o edifício. Tudo isto sem ter de esperar nas longas filas que normalmente se formam para entrar no museu.
Recomendado se... quiser apreciar algumas das melhores obras de arte do país num cenário fantástico e sem ter de fazer fila.
Como adquirir os seus bilhetes para o Palácio Belvedere na bilheteira
Caso não tenha comprado o seu bilhete Bilhetes para Upper Belvedere de Viena ou não tiver o Vienna Pass, com todas as vantagens que isso implica, pode comprá-los na bilheteira do próprio palácio. Para o fazer, tem de utilizar o acesso aos jardins na Rennweg e aproximar-se do edifício do Belvedere Inferior.
Depois de passar o portão que dá acesso ao pátio frontal do palácio, contorne a zona verde em frente ao edifício e vire à direita. É aqui que se encontra a porta do centro de visitantes. Nesta área encontram-se as bilheteiras (onde é quase certo que terá de fazer fila), casas de banho e cacifos onde deve deixar as suas mochilas, caso as traga consigo, uma vez que é proibido trazê-las para dentro.
Os bilhetes para o Palácio Belvedere podem ser adquiridos em vários formatos, consoante as zonas que se pretendem visitar. As áreas que podem ser visitadas são as seguintes:
- Apenas o BelvedereSuperior: onde se encontram quadros de Klimt e de outros pintores.
- Só BelvedereInferior: inclui várias salas com esculturas, a orangerie (o antigo laranjal ), os estábulos e o jardim privado.
- Solo Belvedere 21: contém obras do período pós-guerra.
- BilheteBelvedere: combina a visita ao Belvedere Superior e ao Belvedere Inferior.
- Bilhete completo: para visitar todas as áreas do complexo do palácio.
Desde há alguns anos, o museu tem o mesmo sistema de entrada que o do Palácio de Schoenbrunn. Assim, quando compra o seu bilhete (independentemente da forma como o compra), tem de escolher uma faixa horária para entrar. Uma vez lá dentro, no entanto, o tempo não é limitado de forma alguma.
Uma vez que a compra de bilhetes na bilheteira não permite evitar as filas, o próprio museu aconselha a tentar não reservar a faixa horária entre as 11:00 e as 14:00, uma vez que é quando recebe mais visitantes.
Quanto custam os bilhetes para o Palácio Belvedere?
O preço dos bilhetes comprados na bilheteira ou no site do monumento varia de acordo com o que se pretende visitar:
- Upper Belvedere: embora os preços possam mudar, o bilhete de admissão geral custar-lhe-á cerca de 15,90 euros se o comprar online (18 euros na bilheteira). Os maiores de 65 anos e os estudantes com menos de 26 anos terão de pagar apenas cerca de 13,40 euros (15,50 euros na bilheteira). A entrada é gratuita para crianças com menos de 19 anos. Os titulares do Vienna Card beneficiam igualmente de um desconto.
- Lower Belvedere: o bilhete normal custa cerca de 13,90 euros online (16 euros na bilheteira), enquanto os idosos com mais de 65 anos e os estudantes até aos 26 anos terão de pagar cerca de 11 euros (12,50 euros na bilheteira). As condições para crianças com menos de 19 anos são as mesmas que acima.
- Belvedere 21: se quiser visitar apenas o Belvedere 21, terá de pagar 8,90 euros (10,50 euros na bilheteira). Os seniores com mais de 65 anos e os estudantes até aos 26 anos pagam 6,90 euros (8,50 euros na bilheteira), enquanto as crianças com menos de 19 anos são gratuitas.
- Bilhete Belvedere: Para entrar no Belvedere Superior e Inferior, é necessário comprar um bilhete que custa cerca de 22,90 euros (26 euros na bilheteira) ou 19,90 euros (23,50 euros na bilheteira) se tiver mais de 65 anos ou se for estudante até aos 26 anos. As crianças com menos de 19 anos não pagam.
- Bilhete completo: custa cerca de 24,90 euros (29 euros na bilheteira). As pessoas com mais de 65 anos e os estudantes com menos de 26 anos podem entrar por 21,90 euros (25 euros na bilheteira). Tal como para todos os outros bilhetes, as crianças com menos de 19 anos estão isentas de pagamento.
Por outro lado, a entrada apenas nos jardins do Palácio Belvedere é totalmente gratuita, sem taxa de entrada.
Horário de abertura do Palácio Belvedere
Os jardins podem ser visitados a partir das 6:30 da manhã até às 21:00 da noite. Os horários de abertura dos edifícios são os seguintes
- MiradouroSuperior: de segunda a domingo entre as 10:00 e as 18:00, embora em agosto o horário de encerramento seja normalmente alargado até às 19:00 e às sextas-feiras só encerre às 21:00.
- Baixo Belvedere: das 11:00 às 18:00 de terça-feira a domingo, mas às quintas-feiras não fecha antes das 21:00. Em alguns feriados, o museu está aberto às segundas-feiras.
- Belvedere 21: todos os dias da semana entre as 10:00 e as 18:00.
Existe um guia áudio e quanto custa?
Se quiser fazer a visita guiada com informações sobre tudo o que está a ver, o Palácio dos Belvedere oferece audioguias a todos os seus visitantes.
No Miradouro Superior, encontra-o à entrada e pode escolher entre várias línguas, incluindo o espanhol.
Se quiser um audioguia para o Belvedere Inferior, terá de o levantar na bilheteira, mas só está disponível em alemão ou inglês.
O preço de um audioguia varia entre 5 euros para o Belvedere Superior e 4 euros para o Belvedere Inferior.
Quanto tempo precisa para visitar o Palácio Belvedere?
Embora dependa muito das partes que queria visitar e, claro, dos seus interesses, a visita ao Palácio Belvedere demora normalmente entre 2 e 3 horas. O meu conselho é que se concentre nas colecções pictóricas do Belvedere Superior e nos jardins, pois em Viena encontrará palácios com uma arquitetura interior barroca mais interessante do que o Belvedere Inferior.
O que não perder no Palácio Belvedere
O Palácio Belvedere é uma das visitas obrig atórias se viajar para a capital da Áustria. Não só pela sua arquitetura barroca, mas também por albergar uma das mais interessantes colecções de pintura do país.
Este palácio foi construído no século XV por ordem do Príncipe Eugénio de Saboia. A sua primeira função foi servir de residência de verão e de local de festas para este nobre. Com a morte do príncipe, o edifício passou para as mãos da imperatriz Maria Teresa.
Atualmente, alberga uma série de colecções de arte austríaca, desde a época medieval até aos nossos dias. O complexo tem dois palácios diferentes, o Belvedere Superior e o Belvedere Inferior, ligados por um enorme jardim de estilo francês.
- BelvedereSuperior: Este palácio é o edifício principal do complexo, que pode ser visto pela sua fachada elaborada. Para além da sua arquitetura, o palácio é um dos monumentos mais visitados do país, pois alberga a chamada Galeria Austríaca, uma coleção de quadros de pintores dos séculos XIX e XX. Entre as peças expostas, destacam-se alguns quadros de Gustav Klimt, nomeadamente "O Beijo" e "Judite". A sala Terrena ( onde se realizam alguns concertos interessantes de música clássica), a capela e a sala de mármore também merecem uma visita.
- Belvedere Inferior: mais pequeno do que o anterior e com uma fachada mais simples, as partes mais interessantes deste edifício são a Sala dos Grotescos, a Sala dos Espelhos e a Galeria de Mármore. Em todas estas salas podem ver-se obras escultóricas de alguns dos artistas da chamada Idade de Ouro de Viena, que decorreu entre 1683 e 1780. A entrada no Belvedere Inferior inclui habitualmente uma visita ao Laranjal, que foi utilizado como estufa pela família imperial e que alberga atualmente algumas exposições temporárias.
- Jardins: passear pelos jardins de estilo francês é outra das atracções do palácio. Foram projectados por um dos alunos preferidos do criador dos Jardins de Versalhes. Este espaço verde está dividido em três níveis. Possivelmente, uma das zonas preferidas, especialmente se tiver vindo a Viena com crianças, serão as suas duas cascatas adornadas com estátuas de ninfas e querubins.
- Belvedere 21: neste edifício, situado no exterior do complexo, poderá ver uma interessante coleção de arte austríaca contemporânea. Dependendo do seu gosto, o próprio Belvedere 21 também pode chamar a sua atenção, pois a sua arquitetura é verdadeiramente impressionante.
Como chegar ao Palácio Belvedere
Chegar ao Palácio Belvedere a partir do centro de Viena não é difícil. Por exemplo, a Stephansplatz (onde se situa a Catedral de Santo Estêvão) fica apenas a um quilómetro de distância, pelo que pode facilmente ir a pé até lá.
Para os que não gostam de caminhar (ou se o tempo estiver mau), a capital austríaca oferece vários meios de transporte que podem ser utilizados para chegar facilmente ao palácio:
- Metro - U-Bahn: perto do Palácio Belvedere encontrará duas paragens que lhe convêm, Stadtpark e Karlsplatz. Fica apenas a cerca de 500 metros da entrada do monumento. Outra opção é chegar à estação Hauptbahnhof e entrar no palácio através da entrada para os jardins superiores. Aqui está um mapa das linhas deste meio de transporte.
- Elétrico: possivelmente a melhor opção para chegar ao Palácio Belvedere. Ambas as linhas D e 71 têm paragens perto das entradas do monumento e podem ser apanhadas em frente à Ópera ou perto da Maria-Theresien-Platz e da Câmara Municipal.
- Autocarros de turismo: alguns dos autocarros de turismo de Viena têm uma paragem na Prinz Eugen-Straße, um local perfeito para entrar no palácio.