12 coisas para ver e fazer em Viena com crianças

A cidade de Viena é especialmente amiga das crianças. Há muitos planos centrados nos mais pequenos e neste post partilho convosco uma lista com os 10 melhores.

Carlos Bleda

Carlos Bleda

leitura de 9 minutos

12 coisas para ver e fazer em Viena com crianças

Viena com crianças | © Anton Uniqueton

Viena é, sem dúvida, uma das mais belas cidades da Europa. O seu ar imperial com grandes palácios e arquitetura barroca são algumas das virtudes que a tornam um destino especial. Talvez, por isso, se pense que Viena é um destino mais para adultos. No entanto, tem uma grande variedade de actividades para as crianças.

Muitas atracções turísticas e museus têm programas específicos para crianças. Para além disso, encontrará um museu dedicado exclusivamente às crianças, um parque de diversões, grandes parques infantis e muitas outras opções que fazem dela um destino familiar altamente recomendado.

1. Descubra o Jardim Zoológico do Palácio de Schönbrun

Jardim Zoológico de Schönbrun| ©bruno_mesmin
Jardim Zoológico de Schönbrun| ©bruno_mesmin

Nos imensos jardins do Palácio Real de Schönbrunn existem espaços onde as crianças podem brincar e divertir-se mais do que os adultos.

Um deles é o Zoológico de Schoenbrunn, considerado o mais antigo zoológico do mundo e o melhor da Europa. Foi o imperador Francisco I que mandou construir uma coleção de animais nos jardins do palácio, em 1752.

Desde então, tem sido o lar de milhares de espécies de animais e tem sido visitado por milhões de pessoas. Sereservar o seu bilhete para o Schoenbrunn Zoo Vienna, os mais pequenos vão gostar especialmente das mais de 700 espécies de animais no jardim zoológico, incluindo a famosa família de pandas, elefantes africanos, rinocerontes e tigres, entre muitos outros. Há espectáculos de todos os tipos em que as crianças podem interagir diretamente com alguns dos animais. É, sem dúvida, um local ideal para passar um dia em família.

Reserve o seu bilhete para o Schönbrunn Zoo Vienna

2. Ver a cidade de cima na roda gigante Wiener Riesenrad

No Prater de Viena| ©Jorge Franganillo
No Prater de Viena| ©Jorge Franganillo

Com tantos palácios, museus e monumentos, não é raro que os mais pequenos se aborreçam a dada altura. É sempre uma boa ideia recompensá-los com actividades que lhes dêem 100% de prazer, e que melhor lugar para o fazer do que um parque de diversões? No enorme parque Prater, no leste de Viena, encontrará um parque de diversões completo com o mesmo nome do próprio parque.

A principal atração do Prater de Viena é uma roda gigante, por isso não se esqueça de reservar o seu bilhete para a Wiener Riesenrad, que é o seu nome oficial. Construída em 1897, tem 65 metros de altura e oferece uma das melhores vistas panorâmicas de toda a cidade. Para além da roda gigante, há montanhas-russas, carrosséis, carrinhos de choque e todo o tipo de diversões para todos os gostos. Os bilhetes custam cerca de 10 euros, um preço razoável para um dia divertido em família.

Reserve o seu bilhete para a Roda Gigante Wiener Riesenrad

3. Não perca o espetáculo de cavalos da Escola Espanhola de Equitação

Estábulos da Escola Espanhola de Equitação| ©John Harwood
Estábulos da Escola Espanhola de Equitação| ©John Harwood

Outra atividade popular para as crianças é uma visita à famosa escola de equitação de Viena. Conhecida como Spanische Hofreitschule, ou Escola Espanhola de Equitação, este é um dos locais mais prestigiados em termos de treino de cavalos. É possível visitar as instalações e assistir aos espectáculos equestres que se realizam todas as semanas.

O local é muito particular, pois tem a decoração elegante de uma casa de ópera, mas com a superfície de areia onde os cavalos treinam juntamente com os seus cavaleiros. Os espectáculos de saltos de obstáculos e de dressage são muito populares, pelo que, se decidir vê-los em família, é melhor reservar o seu bilhete o mais cedo possível. Também pode desfrutar do treino na Escola Espanhola de Equitação em Viena. Os mais pequenos em casa vão certamente ficar entusiasmados com a experiência.

Reservar uma formação na Escola de Equitação Espanhola de Viena

4. Ser protagonista de um conto de fadas no Palácio Schoenbrunn

Palácio de Schönbrunn Viena| ©Ji Goal
Palácio de Schönbrunn Viena| ©Ji Goal

Recomendo que marque a sua visita ao Palácio de Schönbrunn o mais cedo possível, pois é um dos principais palácios de Viena e um dos locais mais visitados da cidade. Neste enorme complexo pode visitar as salas e os jardins do palácio e existe um programa especial para as crianças, para que possam desfrutar da visita de uma forma única.

Para dar uma ideia do modo de vida dos Habsburgos, a família real que ocupava o palácio, há um local perto da entrada onde as crianças podem vestir-se com trajes da época. Para além de se vestirem como verdadeiros nobres, também se divertirão a preparar uma mesa digna de um jantar imperial e muitas outras actividades didácticas com as quais aprenderão e se divertirão.

Marcar uma visita ao Palácio de Schönbrun

5. Adoce a viagem das crianças

Bolo Sacher| ©Jj Thompson
Bolo Sacher| ©Jj Thompson

Viena é também famosa pelas suas sobremesas doces, sendo o Bolo Sacher o prato mais popular da cidade. Mas há muitas outras sobremesas e pratos doces que vão adoçar a viagem das crianças, e dos adultos, claro. Para além de visitarem o Hotel Sacheronde servem o lendário bolo, recomendo que vão à padaria Demel, uma das mais famosas da cidade, onde se vendem os melhores doces de Viena.

Outra paragem obrigatória para quem gosta de doces e especialmente de gelados é a Zanoni & Zanoni, onde têm os melhores gelados de Viena, bem como uma área de pastelaria.

E se quiser levá-los a um lugar que eles vão adorar, não se esqueça de reservar um menu para o Hard Rock Cafe em Viena

Reservar um menu para o Hard Rock Cafe Viena

6. Visitar o Museu de História Natural de Viena

Museu de História Natural| ©Vienna Tourist Board
Museu de História Natural| ©Vienna Tourist Board

Animais, dinossauros, minerais e pedras preciosas... Todas estas coisas tendem a cativar as crianças e ainda mais se lhes for permitido interagir e aprender com elas. Por isso, não deixe de reservar o seu bilhete para o Museu de História Natural.

Considerado um dos melhores museus de Viena, alberga uma exposição de mais de 20 milhões de objectos, minerais e restos de seres vivos reunidos sob o mesmo teto por iniciativa dos Habsburgos. Neste museu há exposições temporárias e colecções permanentes centradas na aprendizagem das crianças de uma forma divertida e lúdica. A coleção de fósseis e dinossauros é normalmente a sua preferida, embora haja algo para todos.

É um local perfeito para visitar com toda a família, uma vez que os adultos também o apreciarão e apreciarão especialmente o valor de algumas das suas jóias, como a famosa Vénus de Willendorf, que tem a sua casa no Museu de História Natural de Viena.

7. Não perca o parque infantil Labyrinthikon

Conhecer o Labyrinthikon| ©Julio D
Conhecer o Labyrinthikon| ©Julio D

A diversão nos Jardins do Palácio Schönbrun não termina com uma visita ao jardim zoológico. Há também zonas verdes que são especialmente atractivas para as crianças. Nos mesmos jardins há um parque infantil com um labirinto divertido rodeado de sebes e fontes para um encanto extra. Perder-se no Labyrinthikon, como o parque é conhecido, é especialmente divertido para os mais pequenos.

Note-se que este parque nos jardins do palácio só está aberto em determinadas épocas do ano, de março a princípios de novembro.

8. Visitar o museu infantil Zoom

Museu Zoom| ©sassi
Museu Zoom| ©sassi

O Museu Zoom é um local concebido exclusivamente para crianças, o que o torna um local obrigatório para os mais pequenos se visitar Viena. O programa e as actividades do museu estão em constante mudança, mas oferecem sempre diferentes opções para diferentes faixas etárias.

Todas as actividades se centram nos sentidos e vão desde pinturas à mão a workshops de música e jogos. Todas elas são dirigidas por professores de arte qualificados para entreter e ensinar as crianças. As actividades do museu têm lugares limitados e são muito procuradas, pelo que é aconselhável reservar com antecedência.

9. Descobrir a casa das borboletas

Na casa das borboletas| ©chiara balza
Na casa das borboletas| ©chiara balza

Outro local que costuma causar uma impressão especial nas crianças, mas também nos adultos, é a Casa das Borboletas.

Em Viena, é conhecida como Schmetterlinghaus e é uma casa de borboletas com uma grande coleção de crisálidas e borboletas, estas últimas a esvoaçar livremente no seu interior.Ver centenas de borboletas a voar em uníssono é sempre uma bela experiência, mas se tiver sorte, uma delas pode pousar em si e atuar como um "guia" improvisado para este lugar mágico. Outra atração são as crisálidas que, se tiver sorte, poderá observar quando se abrem e dão lugar a outra borboleta. Situa-se entre o Museu Albertina e o Parque Burggarten, na Josefsplatz.

10. Mergulhar na casa do mar com a família

Dentro da Casa do Mar| ©Isiwal
Dentro da Casa do Mar| ©Isiwal

Outro museu que vale a pena visitar com as crianças é a Casa do Mar. O edifício alberga numerosos aquários de água doce e salgada com milhares de espécies marinhas em exposição, com áreas temáticas e actividades divertidas. Destacam-se o túnel de tubarões a 360 graus, a zona dos crocodilos e as recriações das zonas de corais. Há actividades para crianças e menos crianças, como a possibilidade de mergulhar com tubarões ou de os alimentar, bem como espectáculos e visitas guiadas.

Para além dos aquários e dos animais marinhos, outra das atracções deste local é o seu terraço no telhado. No décimo primeiro andar da torre que alberga a Casa do Mar existe um restaurante e um bar com vistas de 360º sobre a cidade de Viena. A plataforma de observação pode ser visitada para além do jardim zoológico e do restaurante.

11. Deixe-se cativar pelo teatro de marionetas de Viena

Teatro Marionettentheater| ©Roman Gerhardt
Teatro Marionettentheater| ©Roman Gerhardt

O Marionettentheater, ou Teatro de Marionetas, é famoso em Viena e no resto da Europa pelos seus espectáculos com marionetas particularmente realistas e cuidadosamente criadas.

O teatro pertence ao Palácio de Schönbrunn e acolhe espectáculos de peças tão conhecidas como Hansel e Gretel, Aladino, Pinóquio ou a sua peça especial O Segredo de Sissi sobre a famosa imperatriz da Áustria.

A decoração do teatro em si deixá-lo-á encantado, mas não pode deixar passar a oportunidade de ver uma das suas peças se estiver a viajar com a família. Os principais espectáculos são apresentados em várias línguas, embora, só pelo seu valor visual, não seja necessário compreender a língua da peça.

12. Passear pelo centro histórico numa carruagem puxada por cavalos

Catedral de Santo Estêvão| ©Bwag
Catedral de Santo Estêvão| ©Bwag

O centro histórico de Viena é um dos mais belos e completos de todas as capitais europeias. Nas suas ruas há inúmeros monumentos para ver, como a Catedral de Santo Estêvão, a Câmara Municipal ou a Ópera, que não pode deixar de visitar. Por ser tão grande, percorrê-la pode ser um pouco trabalhoso para as crianças, embora exista uma forma especial de a percorrer que certamente mudará a atitude dos mais pequenos em casa.

Pode fazê-lo no típico fiaker, uma carruagem tradicional puxada por cavalos, herdada da aristocracia da capital austríaca. Estas carruagens permitem aos adultos apreciar as vistas da cidade enquanto as crianças têm uma experiência única. Pode escolher entre vários percursos de diferentes distâncias e comprimentos e estas carruagens partem principalmente das praças Stephansdom ou Michaelerplatz.

Dicas para visitar Viena com crianças

Passe de Viena| ©Michelle B
Passe de Viena| ©Michelle B

Agora que já sabe o que fazer na capital austríaca com crianças, é altura de pegar na caneta e no papel e anotar alguns conselhos para quem viaja para Viena com crianças :

  • Os transportes públicos da cidade são gratuitos para crianças com menos de 6 anos.
  • A maior parte das principais atracções turísticas também são gratuitas para crianças com menos de 6 anos, com algumas excepções.
  • Muitos dos museus da cidade são gratuitos para crianças com menos de 18 anos.
  • Se adquirir o Vienna Pass, que eu recomendo, os transportes e muitos museus e monumentos estão incluídos e são gratuitos para crianças com menos de 15 anos.
  • A maioria das atracções turísticas tem pacotes de bilhetes para famílias, por isso não se esqueça de perguntar na bilheteira.
  • A gastronomia também pode ser uma atração para as crianças. Os bifes panados conhecidos como schnitzel, as salsichas e os doces como o bolo Sacher são os favoritos dos mais pequenos. Os restaurantes não costumam ter menus infantis, mas estão disponíveis doses mais pequenas para as crianças.

Reserve o seu Vienna Pass