Mais sobre: Bilhetes e visitas aos palácios de Viena
Independentemente da época do ano em que decidir visitar a capital austríaca, uma das melhores coisas para ver e fazer em Viena é, sem dúvida, um passeio pela história e arquitetura da cidade através dos seus belos palácios e casas senhoriais.
Como depressa se aperceberá, Viena está cheia deles, pelo que pode ser difícil escolher quais os palácios a visitar. Aqui está uma lista de algumas das melhores alternativas, concebidas para quem visita Viena pela primeira vez, mas também para aqueles que querem um passeio fora dos circuitos habituais. Boa aventura!
1. Palácio de Schönbrunn Viena
Nenhuma visita a Viena estaria completa sem uma paragem numa das atracções turísticas mais populares de Viena; Património Mundial da UNESCO, o Palácio de Schönbrunn foi a residência oficial da família imperial. É uma bela residência com interiores rococó magnificamente preservados que falam perfeitamente do luxo e ostentação dos reis da época. Por isso e muito mais, uma visita guiada ao Palácio de Schoenbrunn e aos seus belos jardins é um must em qualquer viagem à cidade.
Onde o encontrar e como lá chegar
O Palácio de Schönbrunn situa-se na Schönbrunner Schloss Strasse, 47; encontrará na cidade de Viena vários meios de transporte que o levam até este destino, como o elétrico (linhas 10 e 58), o autocarro (linha 10A) e o metro (linha UA). A estação de metro mais próxima, Schönbrunn, fica apenas a alguns minutos a pé do palácio.
Informações úteis
- Horário de abertura: O horário de abertura varia consoante a época do ano. Durante todo o ano, o horário de abertura é às 08h30. De 1 de abril a 30 de junho, encerra às 17h30; de 1 de julho a 31 de agosto, às 18h30; de 1 de setembro a 31 de outubro, às 17h30; de 1 de novembro a 31 de março, às 17h30.
- Preço: A visita guiada inclui um passeio por Viena e custa 56 euros.
2. Palácio de Hofburg de Viena
O Palácio de Hofburg é o maior palácio de Viena, uma magnífica residência de estilo barroco que serviu de casa à dinastia dos Habsburgos durante pelo menos 600 anos. Pessoalmente, considero-o umavisita obrigatória em qualquer tour por Viena, tanto para ver o Museu Sisi, a imperatriz mais icónica do país, como para admirar o interior dos fantásticos apartamentos imperiais.
Onde encontrar e como lá chegar
Localizado no coração de Viena, na Michaelerplatz 1, chegar ao Palácio de Hofburg de Viena é muito fácil e dispõe de vários meios de transporte: a estação de metro Herrengasse (linha U3) fica apenas a 8 minutos do Palácio; a paragem Burgring, a 6 minutos do complexo, serve o elétrico da cidade (linhas 1,2 e D) e o autocarro (linhas 2A e 57A).
Informações úteis sobre o complexo
- Horário de abertura: O palácio está aberto durante todo o ano às 09:00. De setembro a junho está aberto até às 17.30h e de julho a agosto até às 18h.
- Preço: O bilhete de entrada para adultos custa aproximadamente 15 euros por visitante; se comprar o Vienna Pass, esta atração está incluída.
3. Palácio Belvedere de Viena
O Belvedere é um complexo de edifícios constituído por dois belos palácios de estilo barroco ligados por um belo jardim de estilo francês. A sua construção foi iniciada com o objetivo de servir de residência de verão ao Príncipe Eugénio de Saboia.
A conclusão do complexo foi demorada e praticamente nada resta dos interiores palacianos. No entanto, vale a pena visitar o Palácio do Belvedere Superior para ver o Museu de Arte do Belvedere, as belas fachadas e os belos e bem conservados jardins.
Onde nos encontrar e como lá chegar
Os terrenos do complexo estão situados no 3º distrito da capital. Se estiver sozinho, a entrada principal do complexo fica na Rua Prinz Eugen. A forma mais fácil de lá chegar é de elétrico, apanhando a linha D para Schloss Belvedere, a 2 minutos a pé, ou a linha 71 para Unteres Belvedere, a 6 minutos a pé.
Informações úteis
- Horário de abertura: Aberto ao público diariamente das 10 às 18 horas.
- Preço: A entrada no Palácio do Belvedere Superior custa 17 euros.
4. Palácio de Hetzendorf
Hetzendorf é um palácio barroco de tamanho médio. Embora não esteja aberto ao público, uma vez que alberga a Escola de Moda de Hetzendorf, o seu exterior e capela são jóias escondidas.
Além disso, o Hetzendorf situa-se mesmo atrás do Palácio Imperial, pelo que pode aproveitar para o visitar depois da sua visita guiada ao Palácio de Schoenbrunn. De facto, a bela capela do Schloss Hetzendorf pode ser visitada durante a maior parte do ano. Para além disso, no pátio à entrada do palácio, encontrará um agradável pub-restaurante com uma vista magnífica sobre o terreno. Se visitarViena no verão, considere tomar um café ou uma cerveja neste local agradável.
Onde fica e como lá chegar
O palácio está localizado na Hetzendorfer Str. 79. A forma mais fácil de lá chegar é apanhar o metro de Viena (linha U6) para a estação Schloss Hetzendorf, que fica apenas a 2 minutos a pé. Também pode apanhar o elétrico (linha 62).
Informações úteis
- Horário de abertura: A Escola de Moda e Design está aberta de segunda a sexta-feira, das 07:30 às 15:30 horas.
- Preço: Não disponível para visitas interiores. O acesso à capela é gratuito.
5. Palácio Mollard-Clary
O Palácio Mollard-Clary é um fabuloso edifício barroco construído na década de 1680 pelo Conde Franz Von Mollard. A fachada do edifício é impressionante e muito bonita, bem como os seus interiores, que poderá ver se decidir visitar os museus que a Biblioteca Nacional Austríaca alberga no seu interior desde 2005.
-
Museu do Balão: Fundado em 1956, é o único museu do mundo dedicado à exposição de uma fantástica coleção de globos.
-
Museu do Esperanto: É mais um centro de documentação e arquivo fundado em 1927 e centrado no Esperanto.
Onde encontrar e como lá chegar
O Palácio Mollard-Clary está situado na Herrengasse 9, no 1º distrito de Viena. Fica muito perto do Palácio de Hofburg e do famoso Museu do Relógio. Chegar a esta zona da cidade é muito simples: pode utilizar o elétrico de Viena (linha 1), cuja paragem mais próxima é Rathausplatz/Burgtheater, a 9 minutos a pé da entrada do Palácio. Também pode utilizar o metro da cidade (linha U3), cuja paragem mais próxima, Herrengasse, fica apenas a 3 minutos a pé.
Informações úteis
- Horário de abertura: O horário de abertura dos museus varia consoante a estação do ano; durante todo o ano estão abertos das 10h00 às 18h00, mas de junho a setembro estão abertos todos os dias, mas de outubro a maio estão abertos de terça-feira a domingo e fechados à segunda-feira.
- Preço: A entrada nos museus no interior do Palácio custa cerca de 15 euros por pessoa. A entrada é gratuita para os menores e com o Vienna Pass, a entrada está incluída.
6. Palácio Kinsky
O Palácio Kinsky é o nome dado a um maravilhoso palácio barroco no centro da capital austríaca. Originalmente construído no século XVIII como um mandato da coroa para o Conde Duan, foi mais tarde adquirido pela família Kinsky da Boémia.
O interior barroco do palácio está magnificamente preservado, um testemunho do cuidado que os seus proprietários tiveram ao longo dos anos. Vale a pena visitar a Praça Freyung para admirar a fantástica fachada amarela e branca e o seu fabuloso portão de entrada.
Onde fica e como lá chegar
Localizado na Freyung 4, encontrará vários meios de transporte para chegar a Kinsky. O mais recomendado é o elétrico de Viena (linha 1), uma vez que a paragem Schottentor fica apenas a 5 minutos a pé; a estação de metro Herrengasse fica a 7 minutos a pé (linhas U1 e U2).
Informações úteis
- Horário de abertura: Infelizmente, o Palácio Kinsky não está disponível para visitas turísticas ao seu interior, uma vez que o palácio funciona como um prestigiado centro de eventos privados.
7. Palácio Pálffy
O Palácio Pálffy foi propriedade da família principesca Pálffy no século XVII. Tem uma fachada interessante em estilo renascentista, mas o que mais chama a atenção são os seus interiores em excelente estado de conservação.
Atualmente, o edifício é utilizado como centro de eventos, espectáculos musicais e vários tipos de funções públicas. Alberga também o Museu Phantasten, uma área de exposição dedicada principalmente à Escola de Realismo Fantástico de Viena. Aí encontrará uma média de 150 obras e esculturas de artistas austríacos e internacionais.
Onde fica e como lá chegar
Este belo palácio está localizado na Josefsplatz, no centro de Viena, e encontrará vários meios de transporte para lá chegar. A melhor maneira é apanhar o metro de Viena (linha U6) até à estação Palffygasse ou o City Tram (linha 43) até à estação Palffygasse, que fica apenas a 6 minutos a pé da entrada do Palácio.
Informações úteis
- Horário de abertura: O pequeno Museu Phantasten está aberto aos sábados e domingos, das 11 às 17 horas.
- Preço: A entrada é gratuita.
8. Palácio Auersperg
Construído entre 1706 e 1710, o Auersperg detém o título de ser o mais antigo palácio barroco de Viena, o que faz dele um dos edifícios históricos mais famosos e amados pelos vienenses.
A disposição atual do edifício inclui um majestoso restaurante que serve cozinha tradicional austríaca e internacional. As salas do palácio prestam-se à organização de todo o tipo de eventos exclusivos, desde casamentos, eventos empresariais, conferências, eventos de gala e até concertos - um ótimo plano para uma noiteem Viena.
Onde nos encontrar e como lá chegar
O Palácio está localizado na Auerspergstraße 1, no coração do centro da cidade de Viena. Encontrará vários meios de transporte público para chegar a esta área, incluindo o metro (linha U3) e o elétrico da cidade (linha 46), ambos parando no terminal de Auerspergstraße, localizado a apenas dois minutos do Palácio.
Informações úteis
- Horário de abertura: As instalações e os escritórios do Palácio Auersperg estão abertos das 09h00 às 19h00, de segunda a sexta-feira.
- Preço: Não há visitas guiadas ao interior do Palácio, mas há concertos frequentes de música clássica pela Orquestra Residente de Viena. O preço da experiência é de aproximadamente 45 euros.
9. Palácio Trautson
Propriedade do Conde Johann Leopold Donat de Trautson, o palácio foi construído em 1712, tendo como inspiração para a fachada a luxuosa Câmara Municipal de Amesterdão. Deste facto deriva a sua fachada cheia de detalhes e elementos arquitectónicos.
O edifício não está aberto ao público, mas é possível admirar o seu exterior e visitar as áreas circundantes, incluindo os jardins e o Laranjal.
Nos seus anos de glória, o Palais Trautson foi um dos locais de dança e de festa mais elegantes da cidade. Em 1760, a imperatriz Maria Teresa adquiriu-o e converteu-o no quartel da Guarda Húngara. Durante grande parte da sua história, permaneceu propriedade da realeza húngara até 1961, altura em que a Hungria vendeu a propriedade ao Estado austríaco, que a utiliza atualmente como sede do Ministério da Justiça.
Onde fica e como lá chegar
Situado na Museumstraße 7, no 7º distrito, dispõe de vários meios de transporte público para chegar a este local. Pode chegar lá de metro (linha U3), a estação mais próxima é a Volkstheater, que fica apenas a 4 minutos a pé. Também pode utilizar o elétrico da cidade (linha 49); a estação mais próxima é a Auerspergstraße, que fica apenas a 3 minutos a pé do palácio.
Informações úteis
- Horário de abertura: O edifício é de uso privado e não há horário fixo para visitas.
- Preço: Entrada gratuita para as estufas e jardins e para admirar a fachada exterior.
10. Palácio Epstein
O Palácio Epstein de Viena foi construído no final do século XIX por ordem do banqueiro Gustav Ritter Von Epstein.
C oncebido em estilo renascentista, tem uma altura vertical de cinco andares e é um dos edifícios mais bem conservados da sua época em Viena. Ao longo dos anos, o espaço serviu para diversos fins e faz agora parte doParlamento de Viena, cujo edifício principal fica mesmo ao lado e foi projetado pelo mesmo arquiteto.
Onde o encontrar e como lá chegar
O palácio situa-se na Dr. Karl Renner-Ring 1. Para chegar a esta zona de Viena, apanhando o elétrico da cidade (linha D), a estação mais próxima Ring/Volkstheater fica a apenas um minuto a pé. Outra forma de chegar aqui é apanhar o metro de Viena (linha U3) e a estação mais próxima, Volkstheater, fica apenas a 4 minutos a pé.
Informações úteis
- Horário de funcionamento: As instalações estão abertas ao público de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, das 10h às 13h.
- Preço: O Palácio Epstein oferece visitas guiadas gratuitas todos os sábados, das 11h30 às 13h30. As visitas estão disponíveis apenas em alemão e inglês e devem ser reservadas com antecedência por correio eletrónico ou telefone.