Viena em 4 dias: guia para não perder nada
O que se pode fazer numa viagem de 4 dias a Viena? Bem, um pouco de tudo! Especialmente se tomarmos o seguinte itinerário como exemplo.
Viena é uma cidade com muito para ver e fazer, mas se tiver quatro dias completos para a explorar, poderá fazer todas as actividades turísticas divertidas e até explorar destinos interessantes para além das suas fronteiras. Aqui está tudo o que precisa de saber para aproveitar ao máximo cada segundo da sua estadia.
Este itinerário abrange quatro dias completos, excluindo a chegada e a partida.
Dia 1: Passe o dia a explorar o coração de Viena
O centro da cidade mais antiga de Viena é o coração desta bela capital, a grande maioria das atracções estão a poucos minutos umas das outras e o primeiro dia é para explorar os pontos altos.
Apanhar o autocarro turístico de Viena
O serviço de autocarros turísticos de Viena caracteriza-se por duas rotas que ligam os monumentos históricos mais importantes da cidade. O passeio inclui um guia áudio na sua própria língua para que possa ouvir informações sobre as atracções. Esta é uma das melhores formas de se deslocar pela cidade e conhecer rapidamente os destinos que irá visitar nos próximos dias.
- Horário: Um novo autocarro de hora a hora.
- Preço: Um bilhete diário está disponível a partir de 30 euros e pode entrar e sair quantas vezes quiser em diferentes paragens. Os bilhetes podem ser comprados para 48 ou 72 horas.
- Duração: Cada passeio dura aproximadamente uma hora e meia.
Ver o Palácio de Hofburg
Depois da sua visita guiada, recomendo que passe o resto da manhã a explorar a atração turística mais visitada de Viena. O Palácio de Hofburg foi a residência oficial dos Habsburgos durante 600 anos e no seu interior encontra-se o Museu Sissi, um legado da vida da imperatriz mais famosa de Viena.
- Horário de abertura: Todos os dias, das 9h00 às 17h30, de setembro a junho, e até às 18h00, de julho a agosto.
- Taxa de entrada: A partir de 15 euros, esta atração está incluída no Vienna Pass.
- Duração da visita: Deverá passar cerca de 2 horas a visitar o museu.
Visitar a Biblioteca Nacional Austríaca
Uma fabulosa biblioteca de estilo barroco cujos interiores e decorações se assemelham mais a um museu do que a um espaço de estudo. Tem uma coleção de mais de 200.000 livros e uma coleção de arte que inclui frescos, esculturas em mármore e pinturas do século XV.
- Horário de abertura: Das 10:00 às 18:00; horário alargado às quintas-feiras até às 21:00 horas.
- Taxa de entrada: Cerca de 8 euros para um bilhete de adulto.
- Duração da visita: Uma hora é o tempo suficiente para visitar as salas.
- Transporte ou percurso: Saindo do Palácio pela zona do Museu Sissi, a Biblioteca fica mesmo ao lado.
Fazer uma pausa para o almoço
Nesta altura da visita, é possível que já tenha fome. Depois de sair da biblioteca, recomendo que faça uma pausa para almoço num local próximo. Felizmente, esta zona da cidade está repleta de opções gastronómicas variadas e interessantes, alguns exemplos são:
- Josef Bitzinger: Uma excelente escolha para comida vienense local.
- La Taverna del Duca Vienna: restaurante de comida italiana.
- illy Caffè: Se procura um snack ligeiro, o Illy Caffè é uma excelente alternativa.
- Restaurante Kanzleramt: Outra excelente alternativa se quiser experimentar comida tradicional vienense.
Visitar a Cripta dos Capuchinhos
Composta por um total de 150 sarcófagos, é o local de descanso final da realeza austríaca, incluindo o famoso imperador Francisco José. Os caixões têm um nível de pormenor e de trabalho verdadeiramente surpreendente.
- Horário de abertura: das 10h00 às 18h00; horário alargado às quintas-feiras a partir das 9h00.
- Taxa de entrada: 7,50 euros de entrada e gratuita se comprar o Vienna Pass.
- Duração da visita: É uma visita rápida, 30-40 minutos são normalmente suficientes para completar a visita.
- Transporte ou percurso: A partir da sua localização na Biblioteca Nacional, a Cripta fica apenas a 5 minutos a pé pelas belas ruas do centro de Viena.
Explore a Catedral de Viena em pormenor
É hora de conhecer o monumento religioso mais importante da Áustria. No interior da Catedral encontrará vários destaques arquitectónicos e históricos, tais como: o telhado posterior feito de 250.000 telhas, o Sino Pummerin na torre norte, o Púlpito Pilgram, as Catacumbas que guardam os restos mortais de cerca de 10.000 cidadãos vienenses, o Museu da Catedral com uma impressionante coleção de pinturas religiosas e, finalmente, a mítica imagem do Cristo Crucificado.
- Horário de abertura: Das 06:00 às 22:00; aos domingos e feriados o horário de abertura é às 07:00.
- Taxa de entrada: Cerca de 6 euros para o bilhete básico; no entanto, a minha recomendação é comprar o bilhete com tudo incluído, que custa cerca de 15 euros.
- Duração da visita: Precisará de cerca de 2 horas para fazer a visita completa.
- Transporte ou excursão: Uma vez terminada a visita, dirija-se à casa de Mozart em Viena, situada a poucos metros da catedral.
Pôr do sol na torre da Catedral
As torres da Catedral de Santo Estêvão oferecem uma das melhores vistas panorâmicas da cidade. A minha recomendação? Guarde as torres para o final do passeio e espere para ver o pôr do sol. É a melhor maneira de se despedir do seu primeiro dia em Viena, além de poder tirar fotografias do belo centro histórico.
Durma cedo, pois terá de se levantar cedo no segundo dia!
Dia 2: Explorar para além do centro da cidade de Viena
O segundo dia é para explorar para além do centro da cidade de Viena, para ver palácios imponentes, enormes jardins e mercados tradicionais.
Nascer do sol no Mercado Naschmarkt
Acorde com o amanhecer na manhã do seu segundo dia para explorar o mercado tradicional mais conhecido da cidade, o Naschmarkt, que ganhou popularidade entre os turistas por incluir, entre os seus vários pontos de venda, bancas que vendem pão acabado de cozer, flores, carnes e todos os alimentos para o clima, bem como restaurantes e locais de artesanato.
- Horário de funcionamento: Das 06:00h às 18:30h; aos sábados até às 14:00h e encerrado aos domingos.
- Taxa de entrada: Gratuita para o público em geral.
- Duração da visita: Pelo menos uma hora, mas pode ficar o tempo que quiser.
- Transportes ou itinerário: A paragem de metro mais próxima é a Kettenbrückengasse.
Passear em Karlsplatz e na Igreja Borromeu
Karlsplatz é uma bela praça que liga o 4º e o 1º distrito de Viena; um passeio por este local levá-lo-á ao segundo templo religioso mais importante de Viena: a Igreja de São Carlos Borromeu. A sua fachada é impressionante, sendo o elemento arquitetónico mais marcante e interessante as suas duas gigantescas colunas exteriores inspiradas em Trajano , em Roma.
- Horário de funcionamento: das 9h00 às 18h00; domingos e feriados, abertura às 12h00.
- Taxa deentrada: 8 euros para um bilhete de adulto.
- Duração da visita: Uma hora é suficiente.
- Transportes ou itinerário: Saindo do Naschmarkt, a praça fica mesmo à direita. A Igreja Borromeu situa-se no extremo sudeste da Karlsplatz.
Palácio Belvedere de Viena
O conjunto é composto por dois palácios espectaculares ligados por um enorme jardim de estilo francês, possivelmente o mais belo jardim de Viena. Os edifícios que compõem o complexo são: o Belvedere Superior, com uma fachada impressionante que alberga a coleção da Galeria Austríaca, e o Belvedere Inferior, onde se encontra uma exposição de arte barroca austríaca.
- Horário de funcionamento: Todos os dias, das 10h00 às 18h00
- Taxa de entrada: 22 euros para adultos, entrada gratuita se comprar o Vienna Pass.
- Duração da visita: Mínimo de duas horas se quiser visitar os jardins e os interiores.
- Transporte ou percurso: Uma caminhada de 10 minutos ao longo da Prinz Eugen-Straße leva-o até à entrada do complexo.
Fazer uma pausa para o almoço
À saída da visita guiada, vai apetecer-lhe comer qualquer coisa. Recomendo que almoce num dos muitos restaurantes situados em redor do Palácio; terá a garantia de uma grande variedade de ofertas gastronómicas. Algumas recomendações são:
- Art Corner Restaurant Mesmo à saída do Palácio, serve pratos tradicionais gregos e vienenses e tem um grande terraço aberto, ideal se estiver a visitar Viena no verão.
- Restaurante indiano Demi Tass Um dos restaurantes indianos com melhor classificação, a poucos minutos do Palácio.
- Gorilla Kitchen Um restaurante contemporâneo que oferece tudo, desde burritos, bowls, sandes, cafés, bolos e cervejas.
Visitar o Museu Imperial de Carruagens
Na tarde do segundo dia, dirija-se ao 13º distrito para visitar o Museu das Carruagens e o Palácio de Schoenbrunn. A partir da sua localização em Belvedere, pode chegar a esta zona de Viena por vários caminhos. A forma mais direta é apanhar a linha U4 do metro de Viena na estação de Karlsplatz e sair na estação de Schönbrunn, a apenas 5 minutos do Palácio.
Aproveite a oportunidade para visitar uma exposição única. O Museu Imperial de Carruagens é considerado um dos melhores museus de Viena e alberga a mais completa coleção de veículos históricos, incluindo a carruagem funerária da Imperatriz Sissi.
- Horário de abertura: de março a novembro, das 9.00 às 17.00 horas; de novembro a dezembro, das 10.00 às 16.00 horas.
- Taxa de admissão: A partir de 12 euros para um bilhete de adulto, esta atração está incluída no Vienna Pass.
- Duração da visita: 1 hora é o tempo suficiente para ver a exposição.
Visitar o Palácio de Schönbrunn em Viena
O Museu Imperial de Carruagens e o Palácio estão localizados no mesmo terreno, por isso, assim que terminar o museu, recomendo uma visita ao Palácio de Schönbrunn, que serviu de residência de verão da família imperial. Os seus interiores, decorados no mais puro estilo rococó, estão muito bem conservados e a coleção de arte é verdadeiramente impressionante. À saída do palácio, aproveite para passear pelos extensos e belos jardins.
- Horário de abertura: Aberto ao público das 8h30 às 17h30; no verão, em Viena, o horário de funcionamento é alargado e, no inverno, apenas até às 17h.
- Taxa de entrada: A partir de 20 euros para um bilhete de adulto. Esta atração está incluída no Vienna Pass.
- Duração da visita: Cerca de uma hora é normalmente suficiente para completar a visita aos interiores.
Jantar e concerto no Palácio de Schönbrunn
Pode ficar no Palácio ou nos seus arredores para uma noite de jantar e música clássica no Palácio de Schoenbrunn. Mesmo que não seja particularmente apreciador deste género musical, é uma experiência verdadeiramente agradável devido à qualidade dos músicos que apresentam o espetáculo. Este tipo de evento esgota-se rapidamente, especialmente durante a época alta do turismo em Viena.
- Horário: O jantar-espetáculo está disponível a partir das 16:30 ou 17:00, consoante a época do ano.
- Preço do bilhete: Disponível a partir de 80 euros por pessoa.
- Duração da visita: Deve reservar 4 horas para esta experiência.
Dia 3: Explore mais Viena com uma excursão a Salzburgo
Viena é uma cidade com muito para ver e fazer, mas recomendo que passe o seu terceiro dia a explorar para além dos limites da cidade. Visitar Salzburgo, situada a sul de Viena, é uma das melhores coisas a fazer a partir da capital austríaca. Várias empresas oferecem este serviço, pelo que é fácil encontrar um fornecedor.
Património Mundial da UNESCO, Salzburgo é famosa pelo seu belo centro histórico, com a sua arquitetura medieval bem preservada, bem como por ser o local de nascimento de Wolfgang Amadeus Mozart. Ao reservar uma excursão a Salzburgo, tenha em conta os seguintes pontos.
- Preço: Cerca de 250 euros.
- Duração da excursão: Esta é uma aventura de um dia, pelo que terá de reservar pelo menos 12 horas do seu itinerário. As excursões partem geralmente de manhã cedo, entre as 7 e as 8 horas.
Dia 4: Explore os monumentos e museus em redor da Ringstrasse
Se precisar de ver um itinerário mais curto, leia o plano de viagem de 3 dias em Viena, mas se a sua estadia for mais longa, recomendo que continue até à zona onde outrora se erguia a grande muralha que protegia a Viena medieval e que deu lugar a uma das mais importantes avenidas do centro.
Passe a manhã do seu último dia a explorar os edifícios históricos, os parques e os museus aí situados.
Ver o Parlamento de Viena
O Parlamento está instalado num antigo edifício neoclássico que é uma das jóias mais queridas pelos vienenses. A Ringstrasse é outro dos ícones importantes da cidade e pode explorar o museu e a cúpula numa visita guiada, mas estas só estão disponíveis em inglês e alemão.
- Horários: variam consoante a estação do ano e os dias, pelo que recomendo que consulte o sítio Web oficial algumas semanas antes da sua viagem.
- Preço da entrada: A partir de 5 euros para um bilhete de adulto.
- Duração da visita: Uma hora é normalmente suficiente para completar a visita.
- Transporte ou percurso: Pode chegar lá utilizando o elétrico de Viena, a estação Stadiongasse fica a poucos metros da entrada.
Fazer uma visita guiada ao Museu de História da Arte
O Museu de História da Arte não é apenas interessante em termos de conteúdo, mas o próprio edifício é uma magnífica obra de arte e arquitetura. É uma viagem por toda a história artística da humanidade, desde a arte grega, a arte românica, a arte egípcia, os pintores e escultores do século XV, Velázquez e muito, muito mais.
- Horário de abertura: Das 10:00 às 18:00 às quintas-feiras e horário alargado até às 21:00 horas.
- Taxa de entrada: Para ver toda a coleção, terá de pagar aproximadamente 20 euros. Esta atração está incluída no Vienna Pass.
- Duração da visita: A visita ao museu demorará cerca de 2 horas a ser concluída.
- Transporte ou percurso: A apenas 9 minutos da Ringstrasse, na Dr. Karl Renner-Ring.
Admire o exterior da Ópera de Viena
No final da sua visita ao museu, pode aproveitar a oportunidade para ver a fachada de uma das jóias arquitectónicas da cidade e a casa daquela que é considerada a melhor casa de ópera do mundo. Concebida em estilo neo-renascentista, a fachada da Ópera Estatal de Viena éverdadeiramente impressionante.
- Transporte ou percurso: Dando um passeio ao longo do Anel Kärntner, o edifício da ópera fica apenas a 10 minutos do Museu.
Fazer uma pausa para o almoço
e passear pelo Stadtpark
Depois da visita ao Museu e à Ópera, siga pelo Anel Kärntner até ao Stadtpark, um belo parque de estilo inglês com 65.000 metros quadrados. Aberto ao público desde 1862, é o principal parque da cidade.
Para além de admirar a natureza e a tranquilidade deste pulmão, vale a pena parar para admirar: o monumento Johann Strauss e o edifício Kursalon. Alguns bons restaurantes localizados dentro do parque são: Biergart'l im Stadtpark, YOHAN e Meierei im Stadtpark.
Passe uma noite divertida no Prater
Se estiver a visitar Viena durante o bom tempo, considere passar parte da tarde e a sua última noite no Prater, conhecido por ser o parque de diversões mais antigo do mundo. Construído em 1766, no parque encontrará, para além de muitas outras diversões, uma roda gigante de 60 metros que se tornou um símbolo cultural e um marco para todo o património cultural de Viena.
- Horário de abertura: Aberto ao público todos os dias, das 10h à 1h.
- Taxa de entrada: A entrada no parque é gratuita, mas os passeios custam entre 1 e 5 euros, dependendo da atração. A roda gigante e algumas das principais atracções são gratuitas se adquirir o Vienna Pass.
- Duração da visita: Depende do seu gosto por passeios, mas pode ficar o tempo que quiser.
- Transporte: A forma mais fácil de lá chegar é apanhar o elétrico da linha 1 na estação Hetzgasse. Chegará à estação Prater, que fica a 5 minutos a pé da entrada.
À tarde, explore a Hundertwasserhaus
Saindo do parque para leste, irá encontrar a zona de Hundertwasserhaus. Depois de ter visitado os museus mais requintados e os palácios mais elegantes da cidade, este quarteirão residencial é uma lufada de ar fresco.
Caracterizado pela exuberância arquitetónica, é uma mostra do talento criativo de uma arquitetura mais moderna e evidentemente despreocupada. Foi construído por Friedensreich Hundertwasserhaus, num estilo arquitetónico que faz lembrar a arquitetura de Gaudí em Barcelona, devido ao uso da cor e das formas orgânicas.