10 coisas para ver e fazer em Viena no verão

A capital austríaca está cheia de cultura e cor durante os meses de verão. Festivais, passeios de barco, a natureza na sua forma mais pura e muito mais esperam por si nas suas férias em Viena.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 10 minutos

10 coisas para ver e fazer em Viena no verão

Palácio de verão de Viena | ©Julia

Há muitas coisas para ver e fazer em Viena, mas ainda mais no verão, quando o tempo faz uma pausa e o sol torna tudo muito mais agradável. É a estação perfeita para passar o dia nos parques, nos mercados e nas margens do Danúbio, mas também para assistir aos festivais mais esperados do ano.

Se está a planear visitar a capital austríaca, neste novo artigo vou dar-lhe dez razões pelas quais vale a pena organizar a sua viagem no verão. Quer conhecê-las? Tome nota!

1. Emoção no Festival de Dança de Viena

Festival Internacional de Dança de Viena| ©Karolina Miernik
Festival Internacional de Dança de Viena| ©Karolina Miernik

Viena é uma cidade onde todas as artes têm o seu lugar. Com uma enorme tradição musical e artística, a capital é um ponto de referência para toda a Europa. Um dos seus pontos fortes é a dança e, se vier a Viena no verão, poderá apreciá-la de uma forma única e inesquecível. Durante os meses de julho e agosto, realiza-se o famoso ImPulsTanz, um festival anual de dança que mostra o melhor desta forma de arte.

Se decidir vir, não só poderá assistir a concertos e espectáculos de alguns dos bailarinos mais conceituados do país, como também poderá participar em workshops e conferências organizadas pelos mestres do ofício. O festival é organizado em diferentes locais da cidade, alguns dos quais ao ar livre. Se quiser apreciar uma bela dança clássica ou mexer o seu esqueleto enquanto desfruta do bom tempo, este festival será um dos seus eventos favoritos.

Informações úteis

  • Preço: Não existe um bilhete de entrada geral para o festival, mas os bilhetes para os diferentes eventos são comprados a preços que variam entre cerca de 10 e 30 euros, consoante o ano.
  • Local: O festival tem vários locais espalhados pela cidade, por exemplo, a Ghegastraße 1030, onde normalmente se realizam os workshops.
  • Data: Do início de julho ao início de agosto.

2. Experimente o jazz ao ar livre no Jazz Fest Wien

Festival de Jazz de Viena| ©Mocheny
Festival de Jazz de Viena| ©Mocheny

Dizem que a melhor maneira de ouvir jazz é ao vivo, para poder testemunhar as conversas improvisadas dos instrumentos e a atmosfera que isso gera. Se é um dos apreciadores de um bom concerto de jazz, que melhor cenário do que assistir ao Jazz F est Wien na cidade da música?

Coincidindo com a chegada do verão, Viena organiza todos os anos um festival dedicado ao jazz, embora também dê espaço a outros géneros emergentes e até a algumas lendas musicais da ópera. Durante quase duas semanas, todos os tipos de concertos têm lugar em toda a cidade.

Cada ano é organizado por um coletivo diferente que tenta trazer todas as novidades nacionais e internacionais do ano. A música é uma linguagem compreendida por todos, e se quiser conhecer Viena de uma forma diferente, recomendo que visite um destes concertos e se deixe levar.

Informações úteis

  • Preço: depende do espetáculo. Alguns são gratuitos e outros variam entre 10 e 30 euros.
  • Local: O festival organiza concertos e workshops em diferentes locais em Viena, que podem mudar todos os anos, por isso recomendo que verifiques o programa de cada edição.
  • Data: De finais de junho a meados de julho.

3. Experimente a cultura austríaca no Kultursommer em Viena

No Kultursommer| ©Mohammed
No Kultursommer| ©Mohammed

Um dos eventos mais esperados do ano em Viena, que reúne música, dança, teatro e até espectáculos de circo acrobático, é o famoso Kultursommer, um festival que se realiza todos os Verões e que oferece um vasto programa cultural para todas as idades. Com mais de 1000 espectáculos, pode encontrar de tudo, desde concertos de hip hop a música clássica, de espectáculos de dança e teatro aos artistas mais conceituados e aos jovens talentos em ascensão.

Se vem a Viena com crianças, este festival também é para elas, pois há programas especiais organizados para os mais novos se divertirem.

Este festival dura habitualmente cerca de um mês e é a oportunidade perfeita para conhecer melhor a cultura austríaca e mover-se ao ritmo da sua música e do seu ambiente descontraído. Vai perdê-lo?

Informações úteis

  • Preço: este festival é gratuito, basta reservar com antecedência no sítio Web oficial.
  • Local: existem até 40 locais diferentes, pelo que recomendo que verifique o programa de cada ano e o anote no mapa.
  • Data: do início de julho ao final de agosto.

4. Ouvir a Filarmónica nos concertos noturnos de verão

Palácio e parque de Schoenbrunn| ©Dimitry Anikin
Palácio e parque de Schoenbrunn| ©Dimitry Anikin

Poder ver o Palácio de Schoenbrunn é um luxo de que se pode desfrutar em qualquer altura do ano, mas posso assegurar-vos que no verão tem um privilégio que faz com que valha a pena vir nesta altura do ano. Durante uma das noites de verão, nos jardins do palácio, é organizado um concerto da Filarmónica de Viena, totalmente gratuito.

Este evento realiza-se normalmente no final de junho, para dar início ao verão. Nos imensos jardins do palácio é montado um grande palco para aumentar a acústica e centenas de pessoas vêm ouvir ao vivo esta impressionante orquestra internacional.

Como já deve ter adivinhado, toda a gente quer assistir, por isso, apesar de ser gratuito, reserve os seus bilhetes com antecedência para não perder este evento único de verão em Viena.

Informações úteis

  • Preço: gratuito.
  • Local: nos jardins do Palácio de Schoenbrunn.
  • Data: Durante uma das noites da última semana de junho.

5. Refrescar-se na piscina flutuante do Danúbio

Rota do Danúbio| ©Hewraman
Rota do Danúbio| ©Hewraman

O que pode ser mais apelativo do que um mergulho quando o sol está a brilhar? As piscinas são um dos locais mais procurados durante os meses de verão, mas em Viena há uma piscina que todos os anos atrai todas as atenções, pois está construída numa das margens do Danúbio e, para além de ser refrescante, tem uma vista incrível sobre a cidade.

Todos os Verões, o enorme navio Badeschiff, encalhado no Danúbio, abre a sua piscina para aproveitar o bom tempo e só nos meses de verão é montado um bar para que possa acompanhar o seu mergulho com uma deliciosa bebida. Não consigo pensar num plano melhor depois de uma manhã de museus ao sol do que dar um mergulho nesta divertida e curiosa piscina no meio da cidade.

Informações úteis

  • Preço: cerca de 7 euros para a entrada geral.
  • Localização: nas margens do Danúbio, em Donaukanal 1010.
  • Data: a piscina está aberta durante todo o ano, mas é no verão que é mais popular.

6. Desfrute de um piquenique no reservatório de Lainzer

Na reserva de Lainzer| ©Otto Schlappack
Na reserva de Lainzer| ©Otto Schlappack

Quando chega o bom tempo, uma das coisas mais populares a fazer é passar algum tempo ao ar livre e tirar partido dos parques e reservas naturais das redondezas. Felizmente, há vários parques para descobrir em Viena durante os meses de verão e são ideais para um piquenique em família.

Se quiser afastar-se dos clássicos parques barrocos e imponentes do centro de Viena, recomendo que aproveite o bom tempo para ir à famosa reserva natural de Laizer, a apenas uma hora do centro de Viena.

Os autocarros partem da Wien Liesing Bahnhof (estação ferroviária de Wien Liesing) até aos portões do parque. Este local era antigamente um terreno de caça e ainda hoje é possível ver veados em estado selvagem, especialmente nos meses mais quentes. Pode comprar um cesto de comida para levar de um restaurante local ou trazer algumas sandes e desfrutar de um dia ao ar livre.

Se preferir, também pode consultar outros passeios de um dia perto de Viena para aproveitar ao máximo o bom tempo.

Informações úteis

  • Preço: a entrada é gratuita, apenas terá de pagar o autocarro para lá chegar, que pode custar cerca de 3 euros.
  • Localização: a reserva situa-se em Lainzer Tor, Hermesstraße 1130.
  • Data: Aberto durante todo o ano, mas vale a pena fazer uma visita de um dia nos meses de verão.

7. Aproveite o bom tempo para visitar os mercados públicos

Karmelitermarkt.| ©Paul Bauer
Karmelitermarkt.| ©Paul Bauer

Os mercados públicos são uma das maiores atracções para as pessoas que vêm visitar Viena, pois são uma amostra muito autêntica da essência austríaca, dos produtos que consomem e da forma como se comportam. Por vezes, aprende-se mais sobre uma cidade observando os habitantes locais a comprar fruta nos mercados do que indo a um museu de história.

No entanto, embora seja bastante comum ver os mercados espalhados pela cidade várias vezes por semana, é no verão que conseguem atrair as multidões. Enquanto no resto do ano apenas os habitantes locais vêm comprar produtos básicos, nos meses mais quentes são frequentemente montadas bancas de comida e os comerciantes oferecem degustações para atrair os curiosos. É uma experiência culinária única e autêntica, e um ótimo local para comer qualquer coisa ao ar livre enquanto continua o seu passeio.

Há vários mercados que são mais concorridos no verão, mas os dois mais famosos são o Naschmarkt e o Karmelitermarkt.

Informações úteis

  • Preço: O acesso aos mercados é gratuito e depende do que se consome e do que se gasta.
  • Localização: o mercado Naschmarkt fica perto da estação de metro Kettenbrückengasse e o mercado Karmelitermarkt fica perto da estação de metro Taborstraße.
  • Data: ambos os mercados estão abertos de manhã, de segunda a sábado, mas é nos meses de verão que se instalam as bancas de comida de rua.

8. Fazer um passeio de barco no rio Alte Donau

Em Alte Donau| ©jimbohne
Em Alte Donau| ©jimbohne

Consegue pensar num plano melhor do que um passeio de barco num dos rios mais famosos da Europa? Viena é dividida por este poderoso rio e há uma zona do seu afluente que se tornou uma das áreas de entretenimento mais populares de toda a cidade. Chamada Alte Donau, esta zona tem estabelecimentos de restauração, passadiços de madeira para passear e um pequeno porto fluvial de onde partem frequentemente barcos para um passeio de uma ou duas horas.

Durante os meses de verão, é ideal para este tipo de atividade, pois os dias são mais longos e a temperatura é suficientemente agradável para desfrutar da viagem. Quando terminar, pode ficar na zona a tomar uma bebida e a desfrutar da frescura da água. Também tem a possibilidade de alugar um barco.

Algumas informações úteis

  • Preço: cerca de 15 a 25 euros.
  • Localização: Na zona de Alte Donau existem vários pontos de onde partem os barcos.
  • Data: Recomendado durante os meses de verão para aproveitar as altas temperaturas.

9. Subir o Kahlenberg para ver a cidade de cima

Vista do Kahlenberg| ©Ben
Vista do Kahlenberg| ©Ben

Se veio a Viena por 3 ou 4 dias e quer aproveitar o bom tempo e o céu limpo de verão para ver a cidade de cima, não consigo pensar num lugar melhor para o fazer do que no topo do Kahlenberg, uma colina no norte da cidade que tem uma vista panorâmica de Viena. Se gosta de caminhadas e quer aproveitar o bom tempo, pegue na sua mochila e vá passar o dia nesta famosa colina.

Para lá chegar, basta apanhar o autocarro da linha 38A, que o deixará junto ao parque de estacionamento a partir do qual pode começar a subir. Este percurso é adequado para todos e posso garantir-lhe que ficará impressionado com a vista em miniatura da cidade a partir do topo.

Informações úteis

  • Preço: é gratuito, só tem de pagar os cerca de 3 euros do autocarro.
  • Localização: Colina Kahlenberg, situada a norte da cidade de Viena.
  • Data: É melhor ir a partir de junho, quando as temperaturas são quentes e agradáveis e a precipitação é quase inexistente.

10. Relaxar e desfrutar do sol num autocarro turístico

Paragem do autocarro turístico de Viena| ©Anton
Paragem do autocarro turístico de Viena| ©Anton

Idealmente, deveria poder chegar a Viena com tempo suficiente para ver todas as atracções turísticas sem pressas. No entanto, é verdade que, por vezes, é difícil arranjar tempo para férias e só se pode fazer uma curta escapadela de verão a Viena. Nestes casos, não se preocupe; existe uma forma cómoda e rápida de ver a cidade em apenas uma hora e meia.

Os autocarros turísticos oferecem passeios diários pelas zonas mais importantes da cidade, para que possa ver os pontos turísticos obrigatórios sem ter de andar muito.

Este é definitivamente um plano ideal se vier no verão e as altas temperaturas começarem a deixá-lo desconfortável. A melhor parte? Pode ir ao piso superior, que é ao ar livre, ou, se não aguentar o calor, descer ao piso térreo, onde pode desfrutar do ar condicionado enquanto um guia lhe conta factos interessantes sobre os locais por onde passa.

Informações úteis

  • Preço: cerca de 30 euros para um passeio de 1,5 horas.
  • Localização: Existem várias empresas, mas todas partem do centro de Viena.
  • Data: Estes autocarros funcionam durante todo o ano, mas são ideais para escapar ao calor do verão durante algumas horas.

Reservar um autocarro turístico de Viena

Multidões de turistas em Viena no verão

O verão em Viena| ©Martin Alvarez Espinar
O verão em Viena| ©Martin Alvarez Espinar

Os meses de verão são os meses em que se pode tirar o máximo partido da capital austríaca, mas são também os meses mais movimentados para os turistas. Se está a planear visitar Viena entre junho e setembro, deve estar ciente de que haverá muitos turistas como você, por isso recomendo que reserve com a maior antecedência possível.

Mesmo assim, agosto é a época mais concorrida em Viena durante os meses de verão. No entanto, é sempre uma boa opção ir em julho ou setembro. Continuará a haver muita gente, mas não haverá as longas filas de espera no centro da cidade.

Já o convenci a vir a Viena no verão? Então não pense duas vezes e reserve as suas férias para conhecer a bela capital da Áustria na sua melhor época.