10 coisas para ver e fazer no Rio de Janeiro em dezembro

Dias de sol, feiras de Natal e eventos ao ar livre, é assim que é visitar o Rio de Janeiro em dezembro - aqui está o que não pode perder!

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 10 minutos

10 coisas para ver e fazer no Rio de Janeiro em dezembro

dezembro no Rio | Alexandre Araujo

O Rio de Janeiro é uma cidade apaixonante que será capaz de o conquistar com a sua variedade de propostas para passar o ano. De facto, dezembro é um mês quente, com temperaturas agradáveis que variam entre os 23° e os 29°. É a época mais aguardada pelos cariocas, pois chega o Natal e começa oficialmente o verão. As atividades se concentram em aproveitar ao máximo o que há de melhor para fazer no Rio, como os planos nas favelas, o topo do Cristo Redentor e as festas natalinas.

Se está a planear viajar para esta região brasileira, recomendo que aproveite as melhores actividades no Rio de Janeiro que se realizam durante estas datas. Pode assistir de perto à iluminação da árvore de Natal flutuante, celebrar a passagem de ano com a festa do Revellion e explorar os mercados de Natal.

1. Assistir à iluminação da árvore de Natal na Lagoa, no Rio de Janeiro

Árvore flutuante| ©Paulo Rezende
Árvore flutuante| ©Paulo Rezende

Há anos, a iluminação da árvore de Natal na Lagoa é um evento muito aguardado, pois dá início oficial à época festiva. É uma árvore flutuante sobre a água que mede aproximadamente 85 metros e tem mais de três milhões de luzes. É normalmente temática e todos os anos é inspirada em diferentes elementos culturais da cidade.

O melhor é que pode ser vista dos principais miradouros locais, como o Pão de Açúcar, um afloramento rochoso cujo ponto de vista oferece uma vista inigualável do Rio, para que possa assistir à iluminação a partir de um local privilegiado e confortável. Aliás, em alguns anos, é possível até ver um Papai Noel pendurado nos trilhos do bondinho. Por tudo isso e pelas incríveis vistas panorâmicas da cidade, sugiro que você reserve seus ingressos para o Pão de Açúcar no Rio de Janeiro com antecedência.

Comprar um bilhete para o teleférico do Pão de Açúcar

2. Comemorar o Natal no Rio de Janeiro

Decorações de Natal| ©Rodrigo Soldon
Decorações de Natal| ©Rodrigo Soldon

O Rio de Janeiro é conhecido pela simpatia do seu povo, pelas festas ao ar livre, pelas favelas e pelos coloridos eventos de Natal. Nesta cidade sul-americana, o Natal é vivido de uma forma especial: depois da iluminação da árvore na Lagoa, começa a época mais bonita do ano. Entre o mar e as montanhas, é possível apreciar a alegria e os ritmos populares, bem como as celebrações e tradições peculiares que emanam da influência dos povos nativos e das colónias europeias.

O que há de especial no Natal carioca são as trocas de presentes nos bairros, os fogos de artifício, as casas pitorescas enfeitadas com luzes e presépios, além da animação noturna. Para comemorar a passagem de ano, sugiro ir aos melhores restaurantes para saborear a tradicional ceia que inclui o ingrediente estrela, mais conhecido como Bacalhau. É um tipo de peixe muito saboroso, com variações doces e salgadas.

O Natal local é orientado para a família e para a diversão, por isso recomendo que passe pelo menos 3 dias no Rio de Janeiro. Algumas das actividades que podem ser realizadas são:

  • Visitar a loja de departamentos Lojas Americanas, para fazer suas compras de Natal.
  • Passar pela Feira Hippie do Rio de Janeiro, que acontece todos os domingos do ano e tem eventos especiais durante o Natal.
  • Percorrer os bares mais procurados, que ganham vida após a meia-noite da véspera de Natal.
  • Explorar a cidade e subir ao Cristo Redentor, monumento brasileiro que ganha uma energia aliciante na época natalícia.

Reserve um passeio pelo Cristo Redentor, Pão de Açúcar e Selarón

3. Passear pelas feiras de Natal do Rio de Janeiro

Mercado da Saara| ©aspicio
Mercado da Saara| ©aspicio

Os mercados de rua são populares durante todo o ano no Rio de Janeiro, mas em dezembro ganham uma atmosfera única. Com a chegada do espírito natalício à cidade, estes locais enchem-se de música, cheiros e artesanato da época. Não é preciso se agasalhar, pois o clima agradável da região vai fazer companhia enquanto se degusta bebidas locais e se explora pratos tradicionais. Os melhores favela tours no Rio de Janeiro o levarão a mercados populares menos lotados. Alguns dos mercados que eu sugiro que você visite são:

  • Lojas Americanas: um bazar com uma variedade de artigos de Natal, especialmente ornamentos decorativos e presentes. Também pode encontrar bancas de rua para provar pratos sazonais.
  • Mercado Saara: um mercado de pulgas barato localizado no centro, em dezembro costuma ser muito movimentado, pois há todos os tipos de lojas. As melhores excursões no Rio de Janeiro costumam levá-lo a este tipo de lugares com divertidas propostas de Natal.
  • Mercado Hippie em Ipanema: este é o mercado de Natal ideal para comprar objectos raros, presentes únicos, artesanato local e arte ao ar livre.

Fazer um tour pela favela Santa Marta

4. Não perca as actividades sazonais no Boulevard Olímpico.

Boulevard Olímpico| ©Riotur.Rio
Boulevard Olímpico| ©Riotur.Rio

O Boulevard Olímpico é um espaço renovado perto do porto marítimo que não pode deixar de visitar durante a sua estadia na cidade. Em dezembro, um trenó do Pai Natal costuma parar aqui para distribuir guloseimas aos mais pequenos. Há também um parque infantil público com actividades como bonecos robóticos, áreas de gelo artificial, fábricas de brinquedos, casas de doces, cabines de maquilhagem de fantasia, espectáculos acrobáticos e teatro ao ar livre. Se planear ficar pelo menos 3 dias no Rio de Janeiro, terá tempo suficiente para desfrutar de

. A entrada no parque custa cerca de 2 euros. Também é possível apreciar o espetáculo de fogo de artifício no Natal e no Ano Novo num local cómodo e sem obstáculos. Por outro lado, está perto de monumentos importantes e atracções divertidas, como a Praça XV, que é uma joia arquitetónica, o AquaRio, que é o maior aquário marinho da América do Sul, e a Cidade do Samba, onde são preparados os desfiles do Carnaval do Rio.

Reserve um passeio pelo Boulevard Olímpico

5. Visite as favelas do Rio de Janeiro e sinta o clima natalino local

Favela de Santa Teresa| ©AHLN
Favela de Santa Teresa| ©AHLN

As favelas tornaram-se recantos míticos do Brasil, onde abundam as casinhas coloridas, as rodas de samba ao ar livre e as barracas de comida de rua. A maior delas é a Rocinha e a mais importante é a Santa Marta. Ao visitá-las, saiba que são comunidades com problemas como desigualdade social, criminalidade e confrontos policiais. É seguro visitá-las, mas nunca por conta própria, pois é preciso tomar certos cuidados.

Recomendo aproveitar os melhores favela tours do Rio de Janeiro, principalmente em dezembro. Nesta altura do ano, há um ambiente natalício e, de facto, organizam-se churrascos para celebrar o Natal. Além disso, as famílias recebem os estrangeiros com alegria, mostrando as suas tradições cariocas. As favelas mais turísticas são:

  • Favela Rocinha: é habitada por comunidades de camponeses que migraram para as montanhas para ficarem mais perto da cidade. É possível caminhar pelas ruelas estreitas, ter uma vista panorâmica da cidade e ver murais artísticos.
  • Favela Santa Marta: um bairro popular ao qual se pode aceder por teleférico para ver as casas coloridas e a estátua de Michael Jackson.
  • Favela Vidigal: atualmente é uma das favelas com melhor reputação, pois é segura para os visitantes. Os seus habitantes são simpáticos e existem pensões onde são organizados jantares para todos os públicos, bem como pousadas tradicionais.

Reservar um tour na favela da Rocinha

6. Suba ao Cristo Redentor e aproveite o início do verão

Cristo Redentor| ©Mílton Jung
Cristo Redentor| ©Mílton Jung

dezembro é o início do verão, por isso é a época perfeita para fazer caminhadas e desfrutar de vistas desobstruídas nos principais mirantes da cidade. Recomendo subir no Cristo Redentor, um emblema localizado no topo do Morro do Corcovado, que pode ser visto de diferentes pontos. É ideal para visitar na época do Natal, pois todos os anos são organizadas actividades diferentes para as festas.

Os passeios ao Cristo Redentor no Rio de Janeiro são uma experiência a não perder, pois é um monumento emblemático conhecido mundialmente. A estátua é um símbolo religioso que, segundo as tradições cariocas, protege a cidade. Os bilhetes custam a partir de 6 euros e as crianças com menos de quatro anos têm entrada gratuita. Para lá chegar, pode utilizar o Trem do Corvado, uma minivan ou aproveitar os trilhos ao ar livre.

Comprar bilhetes para o Trem do Corvo do Cristo Redentor

7. Visite a exposição de presépios no Festival de Presépios do Rio de Janeiro

Festival de Presépios do Rio de Janeiro| ©Claudio Lara
Festival de Presépios do Rio de Janeiro| ©Claudio Lara

O Festival de Presépios do Rio de Janeiro é um grande evento que acontece no Natal. Detém o prémio Guinness para a maior exposição de presépios ao ar livre do mundo. Como tal, reúne arte, cultura e história num único espaço. Os participantes utilizam diferentes tipos de materiais e técnicas, por isso vale a pena uma visita detalhada. É a maior mostra do espírito natalino carioca, que tem um estilo próprio durante a época dos presépios.

Há ainda presépios vivos e exposições com bonecos gigantes. Além dos presépios, é possível assistir a espectáculos de música tradicional, espectáculos infantis e apresentações da cultura carioca. Este evento faz parte do Brasil Natal Fest, que é um conjunto de eventos que dão vida ao Natal, e inclui os seguintes festivais:

  • Vila do Papai Noel: é a Vila do PapaiNoel que inclui atrações ao ar livre para as crianças, com música, brincadeiras e maquiagem.
  • Festival de Noéis: é uma exposição artística e cultural montada na Avenida das Américas, no Rio de Janeiro, que apresenta várias esculturas de Papai Noel.
  • Sabor de Natal: é um festival gastronómico que leva a provar os sabores da época natalícia no Rio de Janeiro. As barracas costumam oferecer arroz colorido, panetone, farofa, camarão em grande quantidade e muito mais.

8. Veja o Ano Novo na festa anual de Réveillon na praia de Copacabana.

Réveillon| ©Claudio Lara
Réveillon| ©Claudio Lara

Para deixar o ano velho para trás e se concentrar nas novas energias do próximo ano, os cidadãos do Rio de Janeiro se inscrevem em uma festa divertida até o amanhecer conhecida como Reveillon. Trata-se de um evento anual, cuja principal atração é o fogo de artifício à meia-noite.

Mais especificamente, tem lugar na praia de Copacabana e é importante aderir ao código de vestuário: toda a roupa deve ser branca, por isso tenha isto em mente quando fizer a sua mala. Isso se deve a uma antiga tradição brasileira que prevê boa sorte para quem recebe o ano dessa forma.

Durante a festa, há shows ao ar livre em Copacabana, bem como em locais próximos, como Flamengo, Ilha de Paquetá, Parque de Madureira, Sepetiba, Guaratiba, Ramos e outros. A entrada é gratuita, mas os bares da região oferecem locais VIP longe das multidões a custos variáveis, dependendo do estabelecimento. Esta é uma das melhores actividades no Rio de Janeiro, uma vez que se realiza a contagem decrescente e, ao mesmo tempo, em honra das tradições cariocas, são oferecidas flores a Yemanjá, a deusa do mar.

9. Aproveite os eventos de Natal para estrangeiros organizados por sociedades e embaixadas no Rio de Janeiro

Desfile de Natal da Cocacola| ©José Roitberg
Desfile de Natal da Cocacola| ©José Roitberg

Se está a viajar sozinho e planeia estar no Rio de Janeiro durante 3 dias ou mais, provavelmente não quer ficar aborrecido ou passar as férias sozinho. Para criar um espaço social seguro, as principais embaixadas e sociedades internacionais organizam eventos só para estrangeiros. Por exemplo, a Commonwealth Society (BCS) organiza todos os anos actividades divertidas, como festas temáticas, lanches e concertos para britânicos. O International Club of Rio (InC) organiza eventos para todos os tipos de estrangeiros, como peças de teatro, festas de Ano Novo, feiras gastronómicas e muito mais.

Se viajar para o Rio de Janeiro a partir dos EUA, sugiro que aproveite a American Society of Rio de Janeiro (AmSoc Rio), que oferece piqueniques ao ar livre, espectáculos de fogo de artifício, happy hours, excursões de grupo e outros eventos festivos em dezembro. Alguns são gratuitos, mas é preciso verificar com antecedência quais exigem pagamento e reserva.

10. Desfrute dos espectáculos culturais no Teatro Municipal e na zona envolvente

Reveillon| ©Mercado Viagens
Reveillon| ©Mercado Viagens

O Teatro Municipal é um edifício cultural ideal para assistir a espectáculos de Natal no Rio de Janeiro. Tem uma presença imponente, com a sua arquitetura antiga e variedade de estátuas. É um excelente lugar para aprender e divertir-se, que o surpreenderá com as suas luxuosas instalações. Apresenta espectáculos de ballet, concertos de ópera e eventos de Natal, com um programa que varia todos os anos.

Está localizado muito perto da escadaria Selarón, no bairro boémio do Rio de Janeiro, um local popular e pitoresco onde se realizam bailes de samba ao ar livre. Na zona, é possível encontrar artesanato boémio de inspiração natalícia e fazer um passeio gastronómico pelas bancas de rua ou restaurantes das redondezas.

Dicas para visitar o Rio de Janeiro em dezembro

Conhecendo o Rio de Janeiro| ©sandeepachetan.com
Conhecendo o Rio de Janeiro| ©sandeepachetan.com
  • Evite andar em áreas desertas, pois o Rio pode ser uma cidade insegura se não tomar certas precauções.
  • Nunca visite as favelas por conta própria, é melhor aproveitar os favela tours no Rio de Janeiro, pois são comunidades com uma história complicada, onde vale a pena circular com cuidado.
  • Não imitar o vestuário dos cariocas, é considerado desrespeitoso.
  • Aproveitar para experimentar a gastronomia típica da época natalícia, vale completamente a pena, pois é variada e saborosa.
  • Se estiver a planear coisas para fazer no Rio de Janeiro à noite, ande preferencialmente de táxi, pois é a opção mais segura.
  • Planeie com antecedência quantos dias vai ficar e as actividades a fazer, em dezembro há tanto para fazer que recomendo reservar pelo menos 3 dias no Rio de Janeiro. Não se esqueça de comprar os bilhetes para as atracções populares com antecedência, pois este mês é época alta.