O que ver e fazer em Montreal em 3 dias
Descubra as melhores atracções de Montreal durante a sua estadia e surpreenda-se com a história, a cultura, a arquitetura e a gastronomia da cidade. Confira os lugares imperdíveis para o seu roteiro.
Montreal é uma cidade canadiana com muitos contrastes, que pode facilmente descobrir durante a sua estadia. Basta planear um itinerário que lhe permita visitar os principais destinos e aproveitar ao máximo cada minuto nesta cidade costeira.
Por exemplo, entre as melhores coisas para fazer em Montreal durante 3 dias, pode visitar a Velha Montreal, as zonas naturais da cidade como o Jardim Botânico e o Parque Olímpico de Montreal. Pode também afastar-se da azáfama da cidade e dar um passeio à volta de Montreal para visitar Ottawa ou a cidade do Quebeque.
Dia 1: Visita à Velha Montreal
Para o seu primeiro dia em Montreal, o plano é muito simples, deve percorrer a Velha Montreal e visitar o maior número possível de destinos. É o caso do mercado local, do Parque La Fontaine, do Boulevard St Laurent, de Chinatown, da Basílica de Notre-Dame e do Porto Velho.
1. Mercado Jean-Talon
Após o seu transfer do aeroporto de Montreal, pode relaxar no hotel e começar a explorar a cidade. Neste sentido, o itinerário do primeiro dia pode começar no Mercado Jean-Talon, a cerca de 15 minutos de carro do centro da cidade.
Este mercado está presente em Montreal desde 1932, pelo que é um local com muita história e tradição. Aqui encontrará bancas de comida e uma grande variedade de produtos frescos, trazidos pelos agricultores, artesãos e pescadores locais. Pode também comprar queijos, enchidos, vinhos, flores, plantas e muito mais.
- Preço: entrada livre.
- Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 8:00 às 18:00 horas, e domingo, das 8:00 às 17:00 horas.
- Endereço: 7070 Henri Julien Ave, Montreal.
2. Parque La Fontaine
O próximo destino é o Parque La Fontaine, localizado a cerca de 21 minutos de transportes públicos do Mercado Jean-Talon (Estação Côte-Vertu de Jean-Talon). Trata-se de um pequeno pulmão natural dentro da cidade, com cerca de 34 hectares.
No parque, encontrará percursos pedestres e de bicicleta. Há também dois lagos interligados, uma fonte e um parque infantil. E se visitar Montreal no inverno, a água estará congelada, proporcionando-lhe um fantástico ringue de patinagem.
- Preço: entrada gratuita.
- Horário: de segunda a domingo, das 6:00 à meia-noite.
- Endereço: 3819, avenue Calixa-Lavallée, Montreal.
3. Boulevard St Laurent
Do Parc La Fontaine terá de caminhar cerca de 23 minutos na direção da R. Sherbrooke até ao Boulevard St Laurent. Em alternativa, pode apanhar os transportes públicos na paragem Ontario / Atateken, a cerca de 4 minutos do parque, que o levarão ao seu destino em cerca de 18 minutos.
Ao chegar a esta rua, notará imediatamente que é bastante movimentada, tanto por turistas como por habitantes locais. Há um grande número de lojas onde pode comprar lembranças, restaurantes com gastronomia de todo o mundo, bares, cafés, entre outros.
Além disso, o Boulevard St Laurent acolhe uma importante exposição de arte de rua, que é renovada todos os anos, devido ao Festival Mural. Terá a oportunidade de admirar estas obras de arte coloridas e criativas e, claro, tirar algumas fotografias.
4. Chinatown de Montreal
A próxima paragem do seu itinerário é a Chinatown de Montreal, que fica a cerca de 4 minutos a pé do Boulevard St Laurent. Trata-se de um local com uma história que remonta ao século XIX, construído por imigrantes chineses no local de um antigo bairro judeu. Encontrará lojas, supermercados, restaurantes e cafés.
Durante o seu passeio por Chinatown, verá alguns edifícios culturalmente significativos, incluindo os seguintes:
- O Paifang ou Portão do Arco, localizado nos quatro pontos cardeais do bairro.
- O Centro Cultural da Comunidade Chinesa de Montreal, com actividades de origami, workshops gastronómicos e muito mais.
- APraça Sohuaits: com músicos, espectáculos artísticos e uma atmosfera animada.
- O Hospital Chinês de Montreal, construído em 1700.
Pode também aproveitar a oportunidade para comprar produtos frescos: cogumelos, legumes como o capim-limão, raízes, especiarias, peixe, pasta de caril e muito mais. Terá também a oportunidade de provar a comida tradicional oriental: noodles, bolinhos de carne de porco, arroz frito, tofu, rolinhos primavera, bolinhos de massa, pãezinhos cozidos a vapor, etc.
- Preço: entrada livre.
- Horário de abertura: todos os dias do ano, das 9h00 às 21h00 (o horário de abertura pode variar consoante o estabelecimento).
- Endereço: Rue Gauchetière, Montreal.
5. Basílica de Notre-Dame
Depois de terminar o passeio por Chinatown, desça a Rue Saint-Urbain por cerca de 7 minutos e chegará à Basílica de Notre-Dame. Trata-se de um templo inaugurado em meados de 1829 e nomeado Monumento Histórico Nacional.
Este imponente edifício neo-gótico é considerado a primeira igreja católica deste estilo arquitetónico em todo o Canadá. Aqui, poderá apreciar uma importante exposição de arte sacra do século XVII.
Durante a sua visita, pode escolher entre uma visita guiada de cerca de 20 minutos, incluída no seu bilhete, ou simplesmente descobrir o local ao seu próprio ritmo com um folheto informativo. Em qualquer dos casos, ficará maravilhado com os vitrais, esculturas, talhas, cúpulas e frescos desta basílica menor.
- Preço: a entrada custa cerca de 4 euros por pessoa.
- Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 9:00 às 16:30, sábado das 9:00 às 16:00 e domingo das 12:30 às 16:00.
- Endereço: 110 Notre-Dame St W, Montreal.
6. O porto antigo de Montreal
Qualquer altura do ano é a melhor altura para ir a Montreal e visitar o Porto Velho. Este resort está localizado a cerca de 15 minutos da Basílica de Notre-Dame.
No Porto Antigo de Montreal encontrará uma atmosfera animada. Todo o local está repleto de restaurantes, bares, lojas, exposições de arte e muito mais.
Pode explorar ao seu próprio ritmo, caminhar até ao cais para ver os barcos e a paisagem. E se quiser melhorar a experiência, pode comprar bilhetes para os cruzeiros de Montreal para fazer um cruzeiro fluvial ao longo do rio São Lourenço.
- Preço: A entrada no porto é gratuita, mas terá de pagar pelo que consumir ou comprar em cada local.
- Horário: Todos os dias das 6:00 à meia-noite (o horário varia de acordo com as políticas de cada loja).
- Endereço: 333 Rue de la Commune O, Montreal.
Dia 2: Parque Olímpico de Montreal, a Roda Gigante, a Cidade Subterrânea e o Cirque de Soleil
Durante o seu dia 2 em Montreal, pode conectar-se com a natureza sem sair da cidade, visitando o Parque Olímpico. Pode também passear por uma passagem subterrânea com um quilómetro de comprimento, ter uma vista privilegiada de uma roda gigante e até assistir a um espetáculo do Cirque de Soleil.
1. Parque Olímpico de Montreal
A cerca de 23 minutos de transportes públicos ou 17 minutos de carro particular, encontra-se o primeiro destino do dia. É o Parque Olímpico de Montreal, construído em 1976 e composto por várias áreas verdes de interesse cultural, científico e turístico.
Algumas delas são as seguintes:
- O Biodome, neste espaço natural encontram-se réplicas de quatro importantes ecossistemas pertencentes ao continente americano. É o caso da região subpolar, a floresta tropical, um estuário e a floresta Laurentiana.
- O Jardim Botânico, com uma bela estufa, um jardim japonês, um jardim chinês, um jardim de plantas canadianas e algumas plantas de alta montanha.
- O Insectarium, um museu educativo onde aprenderá tudo sobre o mundo dos insectos.
- A Torre Inclinada; trata-se de uma estrutura de 165 metros, considerada o edifício inclinado mais alto do mundo.
Esta rota pode ser um dos melhores passeios de carro em Montreal para desfrutar da natureza e respirar ar fresco sem sair da cidade.
- Preço: Os bilhetes para o Biodome, o Jardim Botânico ou o Insectarium têm um preço individual de cerca de 22 euros por adulto, cerca de 20 euros para idosos com mais de 65 anos, cerca de 11 euros para crianças dos 5 aos 17 anos e grátis para crianças com menos de 4 anos. O acesso à Torre Inclinada custa em média 15 euros por pessoa.
- Horário de funcionamento: o Biodome, o Jardim Botânico e o Insectarium estão abertos das 9:00 às 18:00. Entretanto, a Torre Inclinada está aberta das 13:00 às 17:00 (segunda-feira) e das 9:00 às 17:00 (terça-feira a domingo).
- Endereço: 4545 Pierre-de Coubertin Ave, Montreal.
2. A cidade subterrânea de Montreal
Depois de apreciar o Parque Olímpico de Montreal, o seu próximo destino é a Cidade Subterrânea. Apanhe um autocarro da paragem de Viau para McGill, um percurso que demora aproximadamente 18 minutos. Aí, terá de caminhar um máximo de 2 minutos e estará na famosa rede de passagens subterrâneas da cidade.
Pode caminhar livremente por esta série de túneis que ligam uma área de aproximadamente 30 quilómetros, considerada um dos maiores complexos subterrâneos do mundo. Encontrará restaurantes, bares, várias lojas, galerias, centros comerciais, entre outros.
Sem dúvida, esta é uma boa opção que, para além de visitar os melhores museus de Montreal, visitas guiadas ou outras actividades, lhe permitirá explorar a cidade e ter uma perspetiva diferente da mesma.
3. A Roda Gigante de Montreal
No final da sua visita à cidade subterrânea de Montreal, terá de caminhar durante cerca de 30 minutos na direção da Sainte-Catherine O e Boul. Saint-Laurent. Desta forma, chegará à roda gigante da cidade. Esta é uma atração muito popular entre os habitantes locais e os turistas.
Depois de subir para uma das cabines com ar condicionado da roda gigante de Montreal, começará a ter uma vista aérea da cidade. Atingirá uma altura de aproximadamente 60 metros, o que lhe dará uma visão de 360º de toda a cidade, do rio São Lourenço e dos arredores.
Esta experiência não só lhe dá a oportunidade de apreciar a vista, como também de tirar fotografias fantásticas para mostrar nas suas redes sociais. E, se subir na roda gigante depois do pôr do sol, verá como o sol se funde com o horizonte e, pouco a pouco, a cidade é iluminada por luz artificial.
- Preço: o preço aproximado de entrada é de 30€ por adulto, cerca de 28€ para maiores de 65 anos, cerca de 23€ para os 3 aos 17 anos, e gratuito para crianças com menos de 2 anos.
- Horário de funcionamento: diariamente das 10:00 às 23:00.
- Endereço: 362 de la Commune Street East, Montreal.
4. Circo de Soleil
O último destino do dia pode ser o Cirque de Soleil, que fica a cerca de 3 minutos a pé da Roda Gigante de Montreal. Desfrutará de acrobacias, efeitos visuais alucinantes e uma banda sonora de cortar a respiração.
Dependendo da estação do ano, pode escolher entre o Soleil Crystal e o Soleil Echo, uma vez que estes são os dois espectáculos circenses residentes na cidade. Ambos são ideais para toda a família, por isso, se estiver à procura de coisas para fazer em Montreal com crianças, pode ter a certeza de que os mais pequenos se vão divertir imenso.
- Preço: A entrada geral começa a partir de 57 euros por pessoa.
- Horário de abertura: Os horários tendem a mudar anualmente, mas normalmente há um espetáculo por dia de quarta a quinta-feira e dois espectáculos de sexta a domingo.
- Endereço: Vieux-Port de Montreal.
Dia 3: Visitar os arredores de Montreal
Para o seu terceiro dia em Montreal, pode juntar-se a uma visita guiada a algumas cidades próximas. É o caso da cidade do Quebeque ou de Otava, que ficam apenas a algumas horas de distância.
Opção 1: Participar numa excursão à cidade do Quebeque a partir de Montreal
Se não sabe como chegar ao Quebeque a partir de Montreal, a opção mais rápida e mais segura é juntar-se a uma visita guiada. É sem dúvida uma boa opção a incluir no seu itinerário do terceiro dia.
Esta aventura, considerada uma das melhores excursões de um dia a partir de Montreal, começa com um serviço de recolha à porta do seu hotel ou num local previamente combinado no centro da cidade. Em qualquer um dos casos, irá conectar-se com o seu motorista-guia e viajar de carrinha até à cidade do Québec durante cerca de 2 horas e 30 minutos.
Viajará através da área florestal que rodeia o rio São Lourenço e chegará finalmente à cidade murada do Québec, onde a sua primeira paragem são as Cataratas de Montmorency. Trata-se de uma queda de água de 83 metros de altura que se liga diretamente às águas do rio. Ficará maravilhado com a beleza natural deste lugar.
Depois, irá para a cidade velha do Québec e sentir-se-á como se tivesse viajado no tempo enquanto caminha pelas ruas de pedra e olha para os edifícios históricos de estilo medieval. O seu guia falar-lhe-á da história do local e dar-lhe-á tempo livre para explorar os restaurantes, os cafés, as lojas, etc., ao seu ritmo.
- Duração: a atividade dura geralmente um dia.
- Preço: o custo da visita guiada é de cerca de 91 euros por pessoa.
Opção 2: Fazer uma visita guiada de um dia a Ottawa a partir de Montreal
Visitar Ottawa a partir de Montreal numa visita guiada é outra grande coisa a fazer durante a sua estadia na cidade. Poderá descobrir a história da capital canadiana através dos seus monumentos, paisagens e arquitetura.
Depois de se encontrar com o seu motorista-guia no centro de Montreal ou à porta do seu hotel, partirá para Otava numa viagem de cerca de duas horas em minibus. À chegada à cidade, embarcará numa visita panorâmica dos principais pontos turísticos da cidade.
Alguns dos locais a visitar nesta visita incluem os seguintes:
- O Parlamento do Canadá, um complexo de edifícios que inclui a famosa Torre da Paz. Todos estes edifícios estão localizados no centro de Ottawa, conhecido localmente como "a colina".
- O Mercado ByWard; este é um pitoresco mercado ao ar livre com produtos locais.
- O Canal Rideau, Património Mundial da UNESCO. Esta área tem trilhos para caminhadas a partir dos quais se pode contemplar as águas calmas dos canais de Montreal no verão. E, se visitar no inverno, poderá desfrutar de uma fantástica pista de gelo.
- Preço: O preço médio desta atividade é de cerca de 207 euros por pessoa.
- Duração: A duração da excursão é de um dia.
Destaques das actividades de 3 dias em Montreal
- Dia 1
- Basílica de Notre-Dame
- Segunda a sexta-feira (9:00 às 16:30), sábado (9:00 às 16:00) e domingo (12:30 às 16:00)
- A partir de cerca de 4€ por pessoa
- Dia 2
- A roda gigante de Montreal
- Todos os dias das 10:00 às 23:00 horas
- A partir de 30€ (adultos), 28€ (mais de 65 anos), 23€ (dos 3 aos 17 anos) e grátis para crianças com menos de 2 anos.
- Dia 3
- Excursão à cidade do Quebeque a partir de Montreal
- Duração de um dia
- A partir de 91€ por pessoa